Repolho Kilaton é um híbrido moderno para a produção de cabeças de repolho saborosas e de alta qualidade, tanto na fazenda quanto na propriedade. Características completas e tecnologia agrícola do vegetal são apresentadas abaixo.
Histórico de seleção
Kilaton é um híbrido da empresa holandesa Syngenta. Ele recebeu esse nome, provavelmente por causa da resistência a uma das doenças mais perigosas das culturas crucíferas - a quilha. É registrado no registro estadual em 2004 para a região Central.
Descrição e característica
O repolho branco híbrido Kilaton é do tipo de amadurecimento tardio. Seu período de vegetação é de 130 a 135 dias, e a colheita é geralmente colhida no final do outono.
O produto é usado tanto na forma bruta quanto em conserva.
Características da planta
As características do vegetal são as seguintes:
- peso da cabeça 3-4 kg;
- a cabeça da cabeça é redonda, alinhada;
- a cor da seção é branca, a densidade é boa;
- as folhas são médias, verde-acinzentadas, cerosas;
- coto interno - médio a curto;
- o sabor é bom, para venda fresca.
O rendimento do híbrido é de aproximadamente 305-600 kg / ha, e o valor máximo registrado é de 753 kg / ha. A porcentagem da produção de produtos comercializáveis é alta, até 90%.
Você sabe A China cresce quase 50% da colheita mundial de repolho, superando a Índia, que ocupa o segundo lugar, quase 4 vezes.
Cabeças de repolho são adequadas para armazenamento a longo prazo (até 7 meses), preservando a atraente cor verde do exterior e a fácil descamação do vegetal.
O repolho é resistente à quilha crucífera, fusarium e necrose pontual interna.
Mais qualidades e possíveis desvantagens da variedade
- O híbrido provou seu lado positivo pelos seguintes fatores:
- alta produtividade;
- excelente comercialização de cabeças de repolho;
- resistência a doenças.
As desvantagens relativas dessa cultura incluem uma alta necessidade de nutrição mineral.
A cabeça do repolho é armazenada por vários meses em um ambiente fresco e escuro.
Características do cultivo de mudas
A chave para uma alta safra de vegetais no local - plantar mudas saudáveis. No caso de híbridos, as sementes devem ser compradas para cada estação em um local comprovado, uma vez que as sementes auto-coletadas não mantêm as características da planta.
Datas de semeadura e preparação de sementes
Ao determinar o período de semeadura, as condições climáticas da região de residência devem ser levadas em consideração. Para a banda do meio, esse tempo cai no final de março.
Você sabe A primeira hibridação das plantas foi realizada em 1717 pelo jardineiro inglês T. Fairchild, que atravessou diferentes tipos de cravos perenes.
As sementes de híbridos de qualidade profissional geralmente são vendidas com agentes pré-tratados para prevenção e germinação de doenças. Uma característica deste tratamento é a sua cor brilhante e essas sementes não estão sujeitas a imersão adicional.Se no saco e nas próprias sementes não houver sinais de processamento, Você pode executar os seguintes procedimentos:
- deixe as sementes em uma solução de permanganato de potássio ou alho picado (em um copo de água 30 g de polpa) por cerca de 1 hora, depois lave com água limpa e seque;
- resistir às sementes por 10 minutos em uma solução a 3% de cloreto de sódio e retirar para plantar e secar as que se afogam;
- coloque as sementes na geladeira com uma temperatura de + 1 ... + 2 ° C por dia.
Preparação de solo para mudas
Para semear, é aconselhável comprar uma mistura especial de solo em um centro de jardinagem ou em um departamento especializado de uma loja de departamentos. Esse solo não precisa de processamento adicional. Se você tiver os componentes necessários, poderá preparar o solo com suas próprias mãos, concentrando-se na seguinte receita:
- Desinfetar 1 kg de solo do jardim, para o qual é derramado com uma solução de permanganato de potássio ou calcinado no forno por 30 minutos a uma temperatura de +75 ... + 85 ° C.
- Adicione 1 kg de húmus ao chão.
- Mexa no chão 2 colheres de sopa. colheres de sopa de cinzas de madeira.
Para a semeadura, você pode usar qualquer recipiente adequado, para o qual você deve escolher uma cobertura de vidro ou outro material. No futuro, para cada planta precisará de um recipiente separado de plástico ou turfa.
Importante! Com a preparação independente do solo, você não pode usar a terra de um lugar onde as plantas da família crucífera já tenham crescido antes!
Condições e cuidados com as culturas
Antes de semear as sementes, umedeça bem o solo no recipiente. Plante as sementes a uma profundidade de 1,5–2 cm, depois polvilhe com terra e cobertura. A próxima rega é realizada somente após as mudas estarem mordendo para reduzir a probabilidade de uma “perna preta” nas mudas jovens. O recipiente com as culturas é deixado a uma temperatura de + 17 ... + 20 ° C e, após a germinação, é necessário baixá-lo para + 8 ° C à noite. Para o repolho semanal, a temperatura começa a subir novamente para + 15 ° C.
No caso de semeadura precoce, as mudas devem ser adicionalmente iluminadas com phytolamps especiais, para que o horário de verão seja de 12 a 15 horas.
Se as sementes foram semeadas densamente, alguns dias após a germinação deveriam diminuir, deixando para cada muda um terreno livre de cerca de 2 cm². Após o aparecimento de 2 folhas reais, o repolho é plantado em recipientes separados, e esse processo é chamado de “colheita”.
As regras mais importantes neste momento são as seguintes:
- cada broto deve ser enterrado no solo por folhas de cotilédone;
- raiz de repolho não deve ser dobrada. Se não couber em um pote novo, deve ser encurtado em um terço;
- após um mergulho, o solo é levemente umedecido e as plantas são transferidas para um local fresco e sombreado (+ 10 ... + 15 ° C).
Para as mudas se tornarem fortes e saudáveis, é necessária nutrição adicional. A seguinte programação é recomendada:
- uma mistura de 4 g de superfosfato, 2 g de fertilizante de potássio e 2 g de nitrato de amônio é dissolvida em 1 litro de água (por 50 plantas). A cobertura é aplicada ao solo pré-umedecido 7 dias após um mergulho;
- após 14 dias, o tratamento é repetido, dobrando a quantidade de fertilizante por litro;
- 3 dias antes do transplante final, é utilizada uma solução de 3 g de nitrato, 5 g de superfosfato e 8 g de fertilizantes potássicos por 1 litro de água.
Endurecimento de mudas
Para que o repolho se enraíze rapidamente em campo aberto, as mudas devem ser preparadas para novas condições, entre as quais o mais importante é o efeito de baixas temperaturas e luz solar intensa.
Importante! 7 dias antes do transplante, a frequência de rega é minimizada o máximo possível, se possível, interrompendo completamente a hidratação. Essa técnica permite que você diminua levemente o crescimento do repolho e evite que as mudas se estiquem demais.
O endurecimento das mudas começa 2 semanas antes do plantio e, no primeiro dia, basta abrir a janela da janela por 3 horas. Gradualmente, a quantidade de tempo com acesso ao ar fresco aumenta, levando os contêineres primeiro para a varanda ou alpendre e depois para a rua. Nos últimos dias antes do plantio, as mudas devem passar o dia todo ao ar livre. Nos primeiros dias, as plantas devem ser sombreadas à luz do sol.
Na última noite, o repolho está bem umedecido antes do plantio.
Plantar mudas no chão
Para uma cama de repolho, escolha uma área ensolarada com solo fértil. Os golpes com uma reação levemente ácida ou neutra, que contêm uma porcentagem significativa de húmus, são considerados mais adequados. Antes de plantar repolho, você pode cultivar pepinos e cenouras, cebolas e ervilhas. É indesejável re-plantar o vegetal no mesmo local, bem como após as culturas relacionadas (rabanete, rutabaga, rabanete e daikon).
Antes do plantio, a terra deve ser cavada até a profundidade da baioneta da pá e nivelar a superfície da cama. Como Kilaton é uma variedade tardia, a distância entre as fileiras deve ser de 70 cm e entre as plantas seguidas - de 60 a 70 cm.
Para o transplante, você deve escolher um dia nublado ou chuvoso. Caso isso não seja possível, o trabalho é realizado à noite.
O processo é realizado na seguinte ordem:
- De acordo com o esquema planejado, eles cavam um buraco para cada muda na baioneta de uma pá e o derramam com 1 litro de água.
- Em cada poço, você pode adicionar 1 colher de chá de nitrofoska e 2 colheres de sopa. colheres de sopa de cinzas misturadas com o solo.
- A planta deve ser removida da panela com um pedaço de terra e aprofundada no buraco até o nível das primeiras folhas verdadeiras.
- A terra ao redor do repolho é bem compactada e a uma distância de cerca de 30 cm do caule, faz um recesso circular para irrigação.
- Depois de molhar com água não fria, polvilhe um local ao redor do repolho com solo seco e uma camada de húmus e polvilhe com cinza para evitar pulgas de barro.
Mudas precisam ser aprofundadas na primeira folha
É aconselhável sombrear a cama, especialmente se o tempo estiver ensolarado. Para isso, é adequado agrofibra branca, que pode ser puxada sobre o repolho. Essa proteção é deixada até que as mudas cresçam.
Cuidados com as plantas
Após o transplante para o canteiro, o repolho precisa de cuidados e proteção constantes contra pragas. A principal tecnologia agrícola da safra é descrita abaixo.
Você sabe Repolho azedo embebido em vinho de arroz era o principal alimento para os construtores da Grande Muralha da China.
Fertilizantes e Rega
A condição mais importante para uma boa colheita de repolho é a rega abundante. Pode ser fornecido de várias maneiras:
- adicionando água aos sulcos. Esta opção não é muito adequada para regar plantas jovens, porque muitas vezes não atinge pequenas raízes imóveis;
- aspersão tradicionalque é bastante universal, mas não econômico;
- irrigação por gotejamento, o que exigirá custos iniciais, mas fornece umidade a cada planta o mais uniformemente possível.
Na fase de amadurecimento da cabeça, a rega deve ser reduzida
Nos primeiros 10 a 14 dias após o transplante, cada muda precisa ser regada em 3 a 4 dias, com um consumo de 6-8 l por m². Sob condições climáticas padrão, no futuro será suficiente umedecer as plantas 1-2 vezes por semana, fornecendo 10 a 12 litros de água por m².
Para o repolho, é melhor usar a rega matinal ou noturna com água parada a uma temperatura de cerca de + 20 ° C. Nos dias quentes de verão, a planta aceita com gratidão um banho refrescante pela manhã ou à noite.
A cobertura da cultura do repolho é realizada no momento de maior crescimento de massa decídua e formação de cabeça.
Você pode usar o seguinte esquema:
- se nenhuma fertilização foi aplicada no buraco de plantio, após 12 a 14 dias, cada muda de couve pode ser derramada com 500 ml de esterco diluído (na proporção de 1:10);
- 30 dias após o desembarque, a mesma mistura é usada novamente;
- Na terceira vez, você precisa fertilizar as plantas após 2 semanas, adicionando superfosfato (30 g por 10 l) à mesma solução. Para cada muda, são necessários 1-1,5 litros;
- Após 20 dias, você poderá derramar o repolho novamente com a solução do parágrafo anterior.
Afrouxamento do solo
O primeiro afrouxamento do solo (4-5 cm de profundidade) é realizado após as mudas jovens enraizarem-se bem. Ao mesmo tempo, as ervas daninhas aparecem na cama. Uma semana depois, o afrouxamento já é mais profundo, de 6 a 8 cm e depois de 8 a 10 cm. Esse processo é interrompido na fase de fechamento das folhas das cabeças de repolho vizinhas.
Graças ao amontoamento, a planta cresce mais massa radiculare execute-o cerca de 25 dias após o plantio de repolho no jardim. Inicialmente, as plantas são regadas ou alimentadas e, em seguida, varrem o chão até as primeiras folhas.
Controle de Pragas e Doenças
O repolho é atacado por pragas ao longo da estação de crescimento e isso pode reduzir significativamente o rendimento das culturas.
Os seguintes insetos causam mais danos:
- pulga crucífera come folhas de repolho e hibernação jovens, geralmente sob restos de plantas ou no solo. Os insetos acordam em março e se desenvolvem na folhagem das ervas daninhas crucíferas e, após o plantio de repolho, eles se mudam para ele. O pico de atividade das pragas ocorre em clima quente e seco, das 10 às 13 e das 16 às 18 horas. A prevenção será a limpeza de detritos vegetais, afrouxamento do solo, sombreamento de mudas e rega adicional no calor;
- mosca de repolho trava no início de maio. Suas larvas devoram as raízes e o caule do repolho. A proteção das moscas será a escavação do solo no outono, o controle de ervas daninhas e o abate, bem como o tratamento de plantas com infusão de bardana (2,5 kg de folhas esmagadas em 9 litros de água morna, tensão após dois dias de infusão). Também pode ser usada proteção química - pulverização com clorofos ou tiofos;
- pequeno borboletas de mosca branca eles comem repolho tanto por larvas quanto por adultos. As larvas vivem no interior das folhas e, alimentando o fungo de fuligem secretado pela substância, mancham a folha em preto. Aspersão e afrouxamento regulares, bem como o uso de armadilhas de cola, ajudarão a controlar a população de moscas-brancas e, se necessário, podem ser usados inseticidas Aktara, Confidor etc.
- fornalha - Uma borboleta noturna que usa repolho para pôr ovos. As lagartas que emergem comem as folhas externa e interna. As lagartas invernam no solo, portanto a escavação no outono é muito eficaz no controle de insetos. As borboletas podem ser capturadas na luz e polvilhadas com repolho com “Bolofos”, “Emboscada” e outras drogas.
Kilaton é resistente à quilha - uma doença fúngica que afeta a cultura na fase de plântula e impede a formação da cabeça do repolho.
Outras possíveis doenças das culturas são:
- míldio É perigoso para as plantas jovens, cujas folhas, em caso de infecção, ficam cobertas de manchas amarelas e cinza, além de placas por dentro. No caso do desenvolvimento da doença, as folhas morrem e o repolho deixa de se desenvolver normalmente, acabando morrendo. Um fator de risco significativo é a alta umidade e, aos primeiros sinais da doença, recomenda-se a pulverização com 1% de líquido Bordeaux (0,5 l por balde de água). Quando usada em mudas, esta solução deve ser diluída 2 vezes;
- bacteriose pode ser mucosa ou vascular, a doença é transmitida por insetos ou resíduos de plantas. Manchas características aparecem nas folhas ou caule. Prevenção é tratamento especial de sementes, colheita de canteiros no outono e rotação de culturas;
- ferrugem branca Causa um revestimento branco em pó nas folhas e é causada por alta umidade e baixa temperatura. Para o tratamento, é usada a pulverização com "Ridomil". Os invernos de fungos são muito bons em detritos de plantas, portanto é necessária uma limpeza completa do local no outono.
Colheita e armazenamento
A colheita deve ser realizada em clima seco, usando um cortador afiado para cortar a cabeça de repolho. Para armazenamento prolongado em suspensão, é necessário deixar um pedúnculo longo, caso contrário é cortado em 3 cm Os vegetais coletados devem ser separados. Para o armazenamento, deixe as cabeças de repolho intactas sem rachaduras e sinais de danos causados por geadas e pragas.
Na sala de armazenamento, é necessário garantir ventilação mensal, temperatura de cerca de 0 ° C e umidade de 85 a 95%. Cabeças de repolho são colocadas em caixas em uma única camada ou dispostas em prateleiras embrulhadas em papel. Também é possível armazenar em areia seca ou suspensa no teto pelo toco.
O repolho Kilaton é um híbrido sustentável promissor para armazenamento no inverno. Graças à imunidade a doenças, seu cultivo permite obter um alto rendimento.Importante! Uma cabeça de repolho será melhor armazenada se permanecer coberta por 2-3 folhas superiores.