O tomate sempre foi um dos vegetais mais populares na agricultura. Entre todas as variedades de tomate, a Beleza é especialmente popular - é difícil encontrar um jardineiro que nunca a plante em seu terreno. Nosso artigo convida você a se familiarizar com as características detalhadas da variedade, suas vantagens e desvantagens, bem como as regras básicas de cultivo e as características dos cuidados.
Caracterização e descrição da variedade
O aumento da atenção e amor pelo Bonito deve-se ao seu excelente gosto, alta produtividade e despretensiosidade nos cuidados. A variedade pertence aos tomates altos, mas isso depende principalmente das condições climáticas. Com um clima quente favorável, o arbusto pode crescer até 4 metros, mas nas regiões norte a altura máxima do bonito não excederá 2–2,5 metros.
A inflorescência é simples - cada ramo geralmente dá de 9 a 13 frutos. A variedade é distinguida por um sistema radicular bastante desenvolvido, um caule forte e galhos muito grandes que precisam ser amarrados.
Não é difícil descobrir os tomates da variedade Beauty - eles podem ser facilmente determinados pela aparência e pelo sabor. Os frutos são de forma cilíndrica, de cor vermelha brilhante, seu peso médio varia de 60 a 110 g e sua característica distintiva é uma longa vida útil - de 2 a 3 semanas após a colheita. Em termos de sabor, a variedade não é inferior aos híbridos novos - os frutos são muito doces, com polpa carnuda e uma pele densa que permite que o tomate tolere bem o transporte.
Além disso, o Handsome também possui um número mínimo de sementes e três câmaras dentro de cada fruta, e isso não é todos os benefícios da variedade. Seu nível de rendimento é muito alto - sujeito a todas as práticas agro-técnicas, até 8 kg de tomate podem ser coletados de um arbusto. Um papel significativo nisso é desempenhado pela resistência da variedade a condições climáticas adversas, doenças e pragas.
Você sabe O consumo regular de tomate e seus produtos processados pode reduzir significativamente o risco de câncer.
Prós e contras da variedade
Os frutos dessa variedade, como qualquer outro, têm seus pontos fortes e fracos.
- Entre as muitas vantagens do Handsome, podemos destacar:
- alta produtividade;
- despretensiosidade no cultivo;
- boa resistência a mudanças climáticas repentinas, doenças e pragas;
- alta transportabilidade;
- apresentação apresentável;
- excelente sabor;
- universalidade na aplicação;
- vida útil longa.
Tempo ideal de cultivo de tomate
Como o Handsome pertence a variedades com tempo médio de amadurecimento, os tomates atingem a maturação total já em 100 a 115 dias após a primeira germinação.
As regras básicas do crescimento
Cultivo de tomate Bonito é possível tanto em campo aberto quanto em casa de vegetação - a produtividade será igualmente alta no primeiro e no segundo caso. A variedade é bastante despretensiosa e, portanto, o processo de cultivo não causará dificuldades - basta apenas executar atempadamente procedimentos agrícolas padrão para cuidar da planta.
Importante! Batata é o pior precursor — abster-se de cultivar no mesmo local que o outro representante da Solanaceae.
Cultivo de mudas
É recomendável plantar mudas de 1,5 a 2 meses antes de plantar em um local permanente - ou seja, no final de fevereiro - no início de março. Antes disso, as sementes devem ser submetidas à desinfecção, a fim de eliminar os possíveis agentes causadores de várias doenças. Para fazer isso, você pode usar uma solução a 1% de permanganato de potássio (1,5 g por 100 ml de água): a semente é envolvida em gaze por 15 a 20 minutos e depois lavada com água. Além da desinfecção, este procedimento também ajuda a acelerar as mudas.
O solo das mudas de tomate pode ser comprado ou retirado do jardim - o principal é que a terra é leve e solta. Uma boa opção seria usar pastilhas de turfa - além de economizar espaço, as sementes nelas se sentirão confortáveis e se desenvolverão bem. Os recipientes mais adequados para mudas de tomate da variedade descrita são caixas de mudas - as sementes são plantadas em covas rasas, levemente polvilhadas com terra e cobertas com um filme ou uma tampa no topo.
O cuidado adicional das mudas inclui a criação de uma temperatura adequada, iluminação e rega oportuna. Como o tomate é extremamente exigente em iluminação, a quantidade ideal de tempo gasto pelas mudas à luz deve ser de pelo menos 16 horas por dia.
Para que os brotos não se estiquem, o regime de temperatura precisa ser moderado - durante o dia, as colheitas devem estar em uma temperatura de +17 a + 23 ° C e à noite é necessário reduzir esse indicador para +13 ... + 15 ° C. Quanto à rega, é muito importante não exagerar e não encher as mudas, caso contrário as colheitas deteriorarão rapidamente. O procedimento deve ser iniciado somente depois que a primeira folha aparecer nos brotos - no futuro, a frequência de rega é reduzida para uma vez por semana.
Preparação de solo para plantio de mudas
A preparação do solo para as mudas deve começar no outono, para que no inverno suas camadas superiores estejam completamente congeladas. Normalmente, os procedimentos preparatórios incluem a limpeza completa do leito de detritos e detritos de plantas, escavando o solo e colocando fertilizantes.
Já em meados de setembro, é necessário colher completamente as ervas daninhas e as folhas caídas - os detritos das plantas não apenas poluem o local, mas também servem como um viveiro do desenvolvimento de micróbios e bactérias perigosos. Em seguida, o solo deve ser escavado a uma profundidade de cerca de 25 cm - para que o solo fique totalmente saturado com a quantidade necessária de umidade e ar.
A etapa final na preparação do solo é saturá-lo com nutrientes, e aqui você deve agir com muito cuidado, pois o excesso de fertilizante pode prejudicar seriamente o tomate e, em vez da suposta configuração de frutas reforçadas, as plantas começarão a crescer ativamente massa verde. A mistura de solo mais adequada para o tomate é a seguinte composição: 50% de turfa, 30% de areia e 20% de composto. Com base nisso, ambos os componentes orgânicos - esterco ou húmus e microelementos podem ser usados como fertilizantes.
Especialmente o tomate precisa de potássio e nitrogênio (45-50 g por 1 m².). A fertilização é recomendada não depois, mas durante a escavação, para que todas as camadas do solo sejam igualmente saturadas com substâncias úteis. Após uma implementação de qualidade de todos os procedimentos necessários, você pode prosseguir com segurança para o plantio de mudas.
Tecnologia de plantio de mudas
O transplante é sempre um estresse para as plantas, por isso é recomendável endurecer as mudas algumas semanas antes do procedimento planejado. Para fazer isso, pela primeira vez, ventile brevemente a sala onde as culturas estão localizadas, após o que as mudas serão levadas ao ar livre.
Este evento é melhor realizado em um dia nublado, no entanto, em caso de tempo ensolarado, você deve esperar até a noite para que as plantas tenham tempo para crescer mais forte e bem tolerado o sol escaldante. O momento do plantio de mudas depende muito da região - na faixa do meio, geralmente é o começo ou meados de junho. É importante que, a essa altura, seja estabelecida uma temperatura estável do ar - não inferior a + 13 ° C, sem o risco de um possível resfriamento.
As recomendações gerais para o plantio de mudas de tomate são as seguintes:
- Imediatamente antes do procedimento de transplante, as mudas devem ser bem regadas - para que a probabilidade de danos nas raízes durante o transplante seja significativamente reduzida e a remoção de plantas do tanque cause muito menos dificuldade.
- O próximo passo é cavar buracos, e sua profundidade deve ser de 8 a 9 cm a mais do que os recipientes em que as plantas estavam antes. Os poços acabados são preenchidos com água e deixados por algum tempo.
- Depois que a água nos poços é finalmente absorvida, as mudas são cuidadosamente removidas dos recipientes anteriores e aprofundadas no solo. A distância ideal entre os arbustos deve ser de pelo menos 60 cm - então as plantas se desenvolverão bem, sem interferir umas com as outras.
- Após as manipulações com as plantas, os buracos são levemente polvilhados com terra, abarrotados e cheios de água (1-1,5 litros para cada tomate).
- Imediatamente após o transplante de mudas, o canteiro deve ser coberto com um filme para proteger as plantas do frio noturno imprevisto. Depois de algum tempo, depois que as mudas se enraizaram, o filme pode ser removido.
- A princípio, enquanto o processo de adaptação das plantas ocorre, é proibido regá-las. Normalmente, para os tomates, leva de 8 a 10 dias, após os quais você pode executar o primeiro procedimento de irrigação.
Você sabe Na natureza, o tomate geralmente não pesa mais que 1 grama, mas os frutos das cultivares podem atingir 1 quilogramas e mais
Recursos de cuidados variados
A despretensiosidade deste homem bonito entre os tomates permite obter uma boa colheita saborosa sem nenhum custo específico - é importante apenas seguir todos os procedimentos agrícolas necessários.
Fertilizantes e rega
De acordo com as garantias dos jardineiros, o Handsome é indiferente ao vestir-se, mas para aumentar o nível de produtividade, esse é um procedimento obrigatório.
Jardineiros experientes recomendam alimentar a variedade não mais que 3 vezes por estação - para isso, é melhor agendar previamente esses eventos:
- Primeira vez o curativo deve ser realizado 20 dias após o transplante das mudas para o solo, ou seja, durante o período de floração. Durante o primeiro procedimento, é importante não carregar as plantas com fertilizantes nitrogenados, o que causará um aumento ativo da massa verde e desacelerará o início da frutificação, portanto, é melhor limitar-se a um curativo fraco - infusão de excrementos de pássaros ou verbasco. Para maior eficiência, você também pode adicionar um copo de cinza - isso estimulará muito o surgimento de plantas jovens e as nutrirá com todas as substâncias necessárias.
- Próxima alimentação produzido uma semana após a formação dos primeiros ovários. Para fazer isso, você pode usar uma receita tão simples - adicione 1 colher de sopa de qualquer fertilizante mineral a uma solução pronta de fezes de pássaros (10 l) (preparações como Kemira e Argamassa são ideais) e 4 gramas de permanganato de potássio. Como o Handsome pertence a variedades altas, a vazão da solução deve ser de pelo menos 2 litros por arbusto.
- Terceiro e procedimento final a cobertura deve ocorrer durante a coleta das primeiras frutas. Isso pode ser feito com a mesma solução que o segundo curativo, ou você pode dar preferência aos fertilizantes à base de potássio - cinzas ou sulfato de potássio. Para fazer isso, adicione 1 colher de sopa de cinzas em um balde de água e gaste à taxa de 2,5 litros por arbusto. Queda de flores e ovários indica falta de boro nas plantas. O problema é facilmente resolvido pulverizando flores e folhas com uma solução de ácido bórico (1 g por 1 litro de água).
Quanto à rega, é importante não umedecer demais o solo, mas também não deixá-lo secar. Tomates bonitos precisam de rega abundante 1-2 vezes por semana com água excepcionalmente quente. É importante executar esse procedimento à noite, ou seja, após o pôr do sol, gastando pelo menos 1 balde de água para cada arbusto. Depois de esperar até que seja absorvido, é aconselhável afrouxar o solo raso, tentando não danificar as raízes.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Uma das principais características da variedade é a necessidade de formar um arbusto em uma haste. Esse evento deve começar no início da estação de crescimento, ou seja, várias semanas após o transplante, pois desde tenra idade as plantas começam a formar brotos laterais.
A formação de um arbusto é um dos procedimentos mais importantes para uma colheita precoce: graças a isso, as plantas começam a dar frutos em tempo hábil e sem qualidade, sem se concentrar na formação de excesso de massa verde.
Para variedades indeterminadas, incluindo Beauty, é permitido um caule com 7-8 borlas de flores. O enteado deixado sob o primeiro pincel de flores se desenvolverá mais rapidamente. Em tomates altos, deve ser alto o suficiente - cerca de 11 a 13 folhas.
Um papel importante também é desempenhado pela remoção oportuna das folhas inferiores - até uma distância de 35 a 40 entre elas e o solo. Isso é necessário, em primeiro lugar, para proteger as plantas de várias fontes de doenças e garantir o fluxo de ar. O próximo passo após a formação das 7-8 escovas é beliscar o ápice para limitar o crescimento das hastes. A frequência deste procedimento depende da atividade das plantas - é recomendável que o tomate Krasavchik seja plantado pelo menos 2 vezes por semana.
Importante! Durante a remoção dos brotos laterais, os galhos precisam necessariamente de uma liga para o suporte.
Cultivo do solo e capina
Afrouxar e remover ervas daninhas do solo não são métodos agrotécnicos menos obrigatórios para aumentar o rendimento. É muito importante que o solo sob as plantas esteja sempre solto - para isso, o procedimento é realizado após cada rega, combinando-o periodicamente com a remoção de ervas daninhas. A profundidade do cultivo do tomate depende da estação de crescimento - nas primeiras semanas após o plantio, a norma permitida é de 11 a 13 cm, após o que esse indicador cai para 7 a 9 cm, para não prejudicar o sistema radicular. No caso de solo pesado, é necessário afrouxar mais profundamente, mas apenas os lugares onde as raízes ainda não chegaram.
Após algum tempo, a remoção de ervas daninhas também deve ser adicionada ao afrouxamento: o procedimento evitará expor as raízes e acelerará significativamente o início da frutificação, uma vez que a presença de ervas daninhas tem um efeito extremamente negativo no crescimento e na qualidade da colheita. Recomenda-se remover as ervas daninhas manualmente, pois os dispositivos mecânicos podem danificar as raízes crescidas dos tomates.
Doenças e pragas
Os jardineiros, que cultivam a variedade descrita há muito tempo em suas camas, notam a incrível resistência do bonitão a várias doenças, em particular ao fusário, mosaico e cladosporiose. No entanto, a resistência das plantas não isenta de medidas preventivas que podem prevenir a infecção.
Em campo aberto, o tomate é muito mais propenso a doenças, pois a maioria se espalha em condições de alta umidade. As doenças solanáceas mais perigosas incluem praga tardia - manchas marrons em todos os órgãos do solo da planta, incluindo os frutos, informarão sobre sua aparência.
No caso de excesso de fertilizantes nitrogenados, a probabilidade de infecção do tomate também é possível. podridão cinza ou raiz - pequenas manchas redondas aparecem nas plantas, gradualmente cobertas com mofo. Outra doença fisiológica que ocorre como resultado do alagamento do solo é quebra de tomate. A rega frequente e abundante pode provocar uma ruptura da pele da fruta, pelo que perdem a sua apresentação e atratividade.
Quanto às pragas, no processo de cultivo, é mais comum encontrar insetos nocivos:
- Ácaro aranha. Uma lesão na placa da folha é característica dela - primeiro ela aspira todo o suco, depois é entrelaçada com uma fina teia de aranha branca. A principal razão para o aparecimento desta praga é o ar seco, de modo que o ácaro representa o maior perigo para as plantas com pouca água ou com arejamento.
- Mosca branca - destrói a colheita principalmente na fase das larvas. Fixando-se às folhas, ela suga todos os sucos e um revestimento preto de fungos aparece nas próprias plantas, provocando a morte rápida dos frutos.
- Wireworm - Não prejudica tanto os órgãos terrestres das plantas como suas raízes. Chegando às profundezas do solo, eles devoram ativamente as raízes e depois os caules dos tomates.
Somente o cumprimento adequado de todas as precauções técnicas agrícolas ajudará a evitar os infortúnios acima, a saber:
- o uso de material de plantio saudável;
- plantar plantas a uma distância ideal entre si;
- remoção imediata de instâncias infectadas;
- escavação profunda do solo;
- rega adequada e oportuna das plantas;
- remoção regular de resíduos de plantas e ervas daninhas do local;
- conformidade da rotação de culturas;
- a introdução correta de oligoelementos;
- tratamento de plantas com fungicidas de amplo espectro, como Fundazole, Fitosporin-M, Quadris e Funazim.
Regras de colheita e armazenamento
Você pode começar a colher tomates Krasavchik já no final de julho - início de agosto. Se, após o término deste procedimento, você desejar enviar as frutas para armazenamento a longo prazo, nesse caso, a coleta deverá ser realizada exclusivamente em clima seco e, o melhor de tudo, pela manhã. Frutos grandes, saudáveis e não maduros devem ser selecionados sem defeitos visíveis na pele.
A capacidade de armazenar tomates pode ser muito diferente - de caixas de papelão a caixas de plástico, cujo fundo é coberto com papel. A tampa das caixas e caixas deve ser selecionada para que, ao fechar, não pressione os tomates. Os recipientes de plástico são melhor cobertos com estopa ou outro material suficientemente denso na parte superior. Isto é devido à necessidade de preservar o etileno, que tem um efeito positivo nos tomates.
O local de armazenamento das frutas não é menos importante - não é recomendável usar a adega para esse fim, pois em condições de alta umidade, elas se deterioram rapidamente. No inverno, a temperatura do ar na sala onde a colheita é armazenada deve ser monitorada com muito cuidado, caso contrário as frutas congelarão. Se os tomates foram selecionados para armazenamento a longo prazo, não se esqueça de inspecioná-los regularmente quanto à presença de amostras apodrecidas e doentes, porque, ao tomar medidas a tempo, você poderá salvar o restante da colheita.
A variedade de tomate Handsome, desde o início de sua aparição no mercado, se estabeleceu como um dos melhores para o cultivo. A reputação positiva e as críticas de jardineiros experientes não deixam dúvidas sobre o excelente sabor da variedade, sua despretensão e alto rendimento, e, portanto, é uma excelente opção para o cultivo em estufa e em campo aberto.