O melão de jardim perfumado é saboroso e saudável, adultos e crianças adoram. Obter uma boa colheita de uma beleza doce é um negócio problemático, mas bastante viável. Um dos segredos para obter frutos de tamanho ideal, amadurecidos a tempo, é beliscar os arbustos e formar cílios. Sobre isso - em nosso material.
O que é formação e para que serve?
O benefício da formação é beliscar os cílios e ovários “extras” para que as substâncias benéficas, a umidade, os micro e macro elementos se acumulem nos frutos na quantidade certa e amadurecem a tempo, no tamanho e teor de açúcar adequados. A formação de galhos ajudará a regular a quantidade e a qualidade dos frutos, acelerando o tempo de maturação.
Importante! No chicote principal, apenas flores masculinas são formadas; elas não produzem frutos.
Características da formação de melão
A planta é formada para obter 3-4 frutas aromáticas. A peculiaridade da planta é a ausência de uma flor feminina no caule central, então aperte o chicote acima de 3-4 folhas.
Momento ideal para a formação de melão
O arbusto começa a se formar após o aparecimento da quarta folha principal. Folhas de cotilédone não são consideradas. Depois de beliscar (ou cortar) as partes superiores dos seios, crescem ramos laterais nos quais os frutos se formarão. Sabendo como beliscar os cílios laterais, você pode obter de 7 a 8 frutos grandes a partir de um arbusto.
Métodos de formação
Existem duas maneiras de cultivar melões em campo aberto:
- em uma treliça;
- na propagação.
A escolha depende do tamanho da parcela e do desejo do jardineiro.
Tapeçaria
Qualidades distintas do método de formação de um arbusto de melão em uma treliça:
- economia de espaço;
- acesso livre a toda a planta, atendimento simplificado do mato;
- os chicotes se banham completamente à luz do sol, as frutas ficam doces e suculentas.
Um padrão de formação de planta comum é apresentado pelo engenheiro agrônomo Nikolai Kurdyumov:
- Os cílios que dão frutos são formados a partir de brotos de terceira ordem.
- O chicote mãe é comprimido após o aparecimento da quinta folha sobre a terceira.
- Dos ramos laterais, os 2 mais fortes ficam, eles são beliscados sobre uma folha de 4-5.
- Após o surgimento de brotos de terceira ordem (pode haver 8), restam as 6 folhas mais fortes com frutos com um diâmetro de 6 a 7 cm, pinçadas acima da quarta folha e todas as flores femininas são cortadas.
Para que, durante o amadurecimento, os melões não se quebrem com o peso de seu próprio peso, os cílios são amarrados à rede.
Triste
Com o método de desenvolvimento, o beliscão do melão é feito pelo método acima ou de acordo com o esquema:
- Após a quarta folha principal, a parte superior do chicote é cortada ou cortada.
- Nos seios, apenas os 2 ramos mais fortes da esquerda são deixados, o restante é removido.
- No flagelo, deixe 3-4 ovários, retire a coroa após a terceira folha verdadeira e remova todas as flores.
Cuidados com o melão após a formação
O melão é uma planta extravagante que adora umidade, solo leve, calor e luz solar.
O cuidado adequado e a cobertura ajudam a cultivar uma colheita decente:
- O solo deve ser umedecido constantemente, sem transbordar, caso contrário, as frutas apodrecerão, ganharão excesso de umidade e reduzirão o teor de açúcar.
- A cada 2 semanas, a planta é alimentada com fertilizantes orgânicos da grama verde fermentada.
- O fertilizante vegetal é alternado com cinzas: o melão não gosta de solos ácidos. Fertilize o solo ao redor do arbusto: com a rega, substâncias benéficas chegam às raízes da planta.
- O solo deve ser afrouxado, impedindo a formação de uma crosta na superfície. As ervas daninhas precisam ser removidas regularmente.
Erros graves jardineiros
Para obter uma boa colheita de plantas aromáticas, você deve conhecer e evitar erros comuns de outros jardineiros:
- Como o melão não gosta de frio nem de correntes de ar, não é possível escolher uma área sombreada na parte norte do jardim.
- Abóbora e pepino são os parentes mais próximos do melão, por isso é melhor não plantar frutas suculentas no local em que foram cultivadas no ano passado, para que não sejam infectadas pelas doenças características desses vegetais.
- Não encha demais a área com água. Mesmo em um verão seco, a quantidade de umidade deve ser normalizada, caso contrário, as frutas ficarão sem sabor, frescas e aquosas.
Dicas úteis jardineiros
Jardineiros experientes cultivam melões com sucesso em campo aberto e em estufas, observando as seguintes regras:
- As sementes auto-colhidas dão bons frutos no terceiro ano. Para prevenir doenças, antes do plantio, elas são embebidas em uma solução de permanganato de potássio.
- É melhor cultivar mudas em copos ou pastilhas de turfa: quando transplantadas para um campo aberto a partir de um recipiente de plástico, o sistema radicular da planta pode ser danificado. Além disso, a turfa servirá como o primeiro curativo da planta.
- Na fase de crescimento a cada 2 semanas, as plantas são pulverizadas com líquido de Bordeaux para prevenir e prevenir o oídio.
Você sabe Todo segundo domingo de agosto O Turcomenistão celebra o Dia do Turcomenistão, considerado a fruta mais deliciosa e deliciosa da Ásia.
Apreciar melões cultivados com suas próprias mãos é o prazer que todo jardineiro pode obter por seus cuidadosos cuidados com a beleza perfumada caprichosa em sua trama pessoal.