As estufas modernas tecnologicamente equipadas para todas as estações têm um custo bastante alto; muitos usuários pensam nas possibilidades de construir essas estruturas por conta própria. Leia sobre como fazer uma estufa para cultivar legumes e frutas ao longo do ano.
O que é uma "estufa durante todo o ano"
Uma estufa autônoma multigraduada ou uma estufa de tipo misto é um edifício com capital, paredes isoladas e teto transparente. Essas estufas são necessariamente equipadas com sistemas de controle climático, ventilação, iluminação e irrigação. Tais edifícios são igualmente adequados para o cultivo de vegetais, flores e frutos em todas as condições climáticas, independentemente da época do ano.
Você sabe A primeira variação da estufa apareceu na Roma antiga. Parecia um carrinho simples com terra para plantar; o dia dela desenrolado para a rua, sob o sol, e rolou para o quarto à noite.
Tipos de estufas durante todo o ano
Existem vários tipos dessas estruturas, diferindo principalmente em tamanho.
Única inclinação
A estufa de galpão é o tipo mais simples de tais estruturas. Consiste em uma parede traseira sólida e uma encosta envidraçada de frente para o lado ensolarado do sotavento - sul, sudeste, sudoeste. A parede principal é construída com materiais com alta qualidade de isolamento térmico (tijolo, blocos de concreto). É conveniente fazer esse projeto na forma de uma extensão para edifícios residenciais e utilitários disponíveis no local. A estrutura do edifício pode ser feita de madeira ou perfil de metal.
Para o equipamento do telhado, as paredes frontal e lateral podem ser usadas:
- vidro;
- policarbonato 5-10 mm;
- filme reforçado.
Você sabe Os islandeses encontraram uma maneira muito conveniente de aquecer o solo em estufas - instalam essas estruturas em gêiseres.
Gable
O tipo em questão é um edifício separado com um vestíbulo aquecido no lado norte. As dimensões do modelo de frontão podem ser selecionadas dependendo das necessidades do usuário. Normalmente, a largura de tais edifícios é de 5 a 12 m, o comprimento é escolhido arbitrariamente. As pistas estão equipadas com um ângulo de 35 °. A estrutura pode ser feita de madeira - para pequenos edifícios ou de metal. Encostas e paredes de vidro ou são de policarbonato.As encostas seguram os racks e suportes da estrutura localizados na parte central do edifício. A ventilação é fornecida por aberturas nas paredes e no teto. Se necessário, esse projeto pode ser equipado com um sistema de controle climático, irrigação automatizada.
O nível ideal de iluminação é garantido pela transparência das paredes e do teto, para que as plantas não precisem de iluminação adicional, mesmo no inverno. Uma estufa de duas águas pode não apenas fornecer uma pequena economia privada com legumes frescos, mas também se tornar uma fonte de boa renda.
Importante! A falta de reforço resultará em rachaduras na fundação.
Hangar
Este tipo de estrutura pode ser feito em uma versão empena ou em arco. A largura é de até 25 M. A construção desse projeto implica a ausência de suportes internos, devido aos quais o espaço útil é preservado, mas é necessário mais material para fortalecer o telhado. Ao contrário dos dois tipos anteriores de estruturas, a estufa do hangar deve estar equipada com um sistema de aquecimento automatizado.Para cobrir o modelo do hangar usando policarbonato ou filme reforçado. A armação é feita apenas de metal. Esse projeto será aconselhável apenas para fins comerciais, para o crescimento rápido de produtos de retorno. Para uso privado, não é adequado.
Importante! Uma estufa de hangar é bastante cara, não apenas durante a construção, mas também durante a operação, pois uma área grande é muito mais difícil de aquecer, iluminar e ventilar.
Blocky
Este tipo de estrutura é destinado ao cultivo de produtos em escala industrial. O modelo de bloco consiste em vários edifícios com um telhado de duas águas ou em arco, que estão em contato com as paredes laterais. A armação é feita de metal, e agromaterial, policarbonato, filme ou vidro são usados como revestimento. No interior da estufa está equipado com um sistema de irrigação automatizado, iluminação e controle climático.A ventilação dessas estufas é facilmente realizada abrindo as folhas das janelas nos telhados, o que elimina a necessidade de instalar um sistema de ventilação. A única desvantagem do projeto é o acúmulo de neve nas juntas dos telhados.
Sistema de Apoio ao Clima
No modelo de estufa para todas as condições climáticas, um sistema deve ser fornecido para apoiar o microclima ideal para as plantas, no calor e no gelo.
Aquecimento com efeito de estufa
Vários tipos de sistemas de aquecimento são usados para aquecimento do ambiente:
- Elétrico - eles significam que o edifício tem a capacidade de se conectar à rede elétrica. Representado por todos os tipos de convectores, lareiras, etc.
- Fogão - estão localizados na entrada e implicam a presença de um sistema de exaustão e suprimento de alta qualidade.
- Água - representam um tanque de água que transfere fluido aquecido através de um sistema de tubulações localizado ao redor do perímetro do edifício.
- Gás - representam queimadores e aquecedores a gás.
- Aéreo - eles significam colocar uma manga fornecendo uma corrente de ar quente em todo o perímetro da estufa. Esse sistema pode aquecer uma área de qualquer tamanho em alguns minutos, mas reduz muito a umidade.
- Infravermelho - representado por aquecedores e lâmpadas adequados. Esse sistema não seca o ar e consome energia economicamente.
Importante! Para evitar a propagação de doenças fúngicas, imediatamente após a conclusão de todo o trabalho, é necessário realizar o último tratamento desinfetante com o anti-séptico da estufa pronta.
Aquecimento do solo
O aquecimento do solo é melhor realizado biologicamente. Para isso, mesmo antes do início da construção, 30-40 cm de solo são removidos em todo o território. Em seguida, 10 kg de verbasco fresco e adubo ainda melhor para cavalos e composto são adicionados a cada 1 m². Depois disso, o solo removido é devolvido ao local. Ao substituir, os biomateriais geram calor e aquecem o solo até a temperatura ideal.
Sistema de irrigação
Ao equipar um sistema de irrigação, você precisa entender que, independentemente da fonte de abastecimento de água, ele deve ser preparado primeiro para o uso:
- defender;
- quente até a temperatura ambiente;
- adicione fertilizantes minerais conforme necessário ou amoleça.
Nesse sentido, será necessário cuidar não apenas da conexão com a fonte de água, mas também da presença de tanques de armazenamento e do sistema de abastecimento. Como fonte, você pode usar um sistema de abastecimento de água ou um poço equipado com uma bomba. O tipo de sistema de irrigação é selecionado de acordo com o tipo de planta.
No total, são distinguidos 4 tipos de sistemas de irrigação:
Nas estufas destinadas ao uso privado, a rega e a irrigação podem ser feitas manualmente.Iluminação e cortinas
No período de outono-inverno, a maioria das culturas terá que ser iluminada. O horário de verão ideal para as plantas é de 10 a 14 horas.
Para o acabamento final:
Vegetais com pouca luz do dia e a maioria das flores precisam de sombreamento. Para esse fim, as cortinas são organizadas em edifícios de estufa, verticais ou horizontais. O primeiro tipo fornece cortinas com uma tela densa e à prova de luz das paredes, o segundo - para o teto.Sistemas de ventilação e fornecimento de dióxido de carbono
Nos modelos de inclinação única e inclinação dupla, não faz sentido construir um sistema de suprimento de capital e ventilação de exaustão - algumas saídas de ar no teto serão suficientes. Mas edifícios de tamanho grande devem estar equipados com um sistema de suprimento e exaustão com um recuperador.
Para a formação de cloroplastos no corpo de uma planta, todas as plantas precisam de dióxido de carbono. Para aumentar seu conteúdo no espaço aéreo, as estufas são equipadas com cilindros dosados que fornecem CO2.
Como fazer uma estufa o ano todo em casa com suas próprias mãos
A criação independente de uma pequena estufa é uma tarefa completamente viável, dadas as habilidades e habilidades apropriadas, bem como um local e instalações adequados.
Seleção e preparação de um local para estufa
A área da estufa deve ser protegida dos ventos; caso contrário, você precisará anexar um vestíbulo ou isolar a parede com espuma de concreto na parte norte. O local deve ser plano, com uma ligeira inclinação para o sul. O local precisa ser limpo de plantas, suas raízes. Depois disso, é necessário remover os 40 cm superiores do solo e colocar uma camada de biomaterial para aquecer o solo.
Em seguida, a camada de solo é retornada e o local é cuidadosamente nivelado, verificando o nível. Após o nivelamento, é necessário esperar uma semana para o solo assentar. A próxima etapa da preparação é marcar o local da fundação. Para isso, são utilizados racks de rejeição, entre os quais a corda é puxada. A fundação é feita de fita.
Para um edifício com dimensões de 3 × 5 m, uma base de 30 × 30 cm será suficiente.Quando tudo estiver claramente marcado, você poderá começar a cavar uma vala. Sua profundidade pode variar de 30 a 50 cm (pois será conveniente para o usuário).
Uma camada de areia é colocada no fundo da vala:
- para solos leves e arenosos - 5 cm;
- para argila pesada e argilosa - 15 cm.
Materiais e ferramentas
Os seguintes materiais serão necessários para construir uma estufa de empena medindo 3 × 6 m:
- 14 estacas de metal com 1,5 m de comprimento;
- cantos de metal 45 × 45 mm;
- 2 vigas de madeira com 2,5 × 1 cm e 6 m de comprimento;
- 2 vigas de madeira com 1 × 1 cm e 6 m de comprimento;
- 14 vigas de madeira com 1 × 0,6 cm e 1,6 m de comprimento;
- 2 vigas de cume fazenda;
- 20 placas 1 × 0,3 m;
- 4 vigas para acabamento dos caixilhos das portas 1 × 0,6 me outras 4 para guarnição transversal;
- 2 vigas 50 × 50 cm para acabamento da porta;
- uma viga de 100 × 60 cm para a construção de um lintel de porta;
- folha da porta;
- 2 vigas 1 × 1 m para o chicote inferior;
- 2 vigas 2,5 × 1 m;
- dobradiças para portas;
- policarbonato, filme reforçado ou vidro;
- material de cobertura para impermeabilização de vigas de madeira.
Das ferramentas que você precisará:
- serra;
- uma plaina;
- conservante de madeira;
- pincel, não muito largo;
- quebra-cabeças;
- broca;
- pregos, parafusos;
- um martelo.
Instalação de estufa
Instruções passo a passo sobre como instalar uma estufa em uma fundação:
- Prepare todos os detalhes, faça cortes de acordo com as dimensões do desenho.
- Coloque as partes de madeira no filme e mergulhe-as duas vezes com um anti-séptico, com um intervalo entre a aplicação da substância por 2 horas.
- Quando as barras estiverem secas, cubra-as com material de cobertura.
- Complete a base. Certifique-se de tratar as articulações com um anti-séptico e deite os alicerces.
- Monte o quadro.
- Instale as portas.
- Prenda o material da capa com um perfil especializado. Comece a trabalhar a partir das paredes finais, indo para o lado.
- Prenda as encostas do telhado. Faça imediatamente as janelas.
- Equipe a sala com sistemas de controle de temperatura.
Vídeo: Construção DIY de uma estufa durante todo o ano, parte 1
Vídeo: Construção DIY de uma estufa durante todo o ano, parte 2
Dicas de jardineiros experientes
Algumas dicas de jardineiros experientes:
- Certifique-se de instalar uma estufa o ano todo em uma base sólida. Isso ajudará a prolongar a vida útil do edifício em pelo menos 20 anos.
- Tente não economizar em materiais, mas selecioná-los de acordo com a qualidade.
- Desinfete as instalações com agentes anti-sépticos duas vezes por ano.
- Você pode costurar pranchas de madeira com plástico do lado de fora - isso ajudará a salvar a madeira da influência de fatores ambientais adversos.
Uma estufa durante todo o ano não é tão difícil de criar com suas próprias mãos. O principal é fazer erros de cálculo com antecedência e resolver todas as nuances relativas aos tipos de sistema de controle climático. Uma estufa doméstica durante todo o ano pode ser um investimento lucrativo se você vender produtos cultivados, especialmente no inverno.