Variedades testadas antigas, disponíveis por muitos anos, não deixam jardineiros e sempre dão o resultado esperado. Essas variedades incluem o híbrido de pepinos Rodnichok, conhecido desde os tempos soviéticos. Aprendemos sobre a variedade de pepinos Rodnichok, sua descrição e características básicas, vantagens e desvantagens, como cultivar e colher.
Caracterização e descrição da variedade
Refere-se a híbridos polinizados por abelhas do tipo predominantemente feminino, com floração média no início da maturação. Desde o aparecimento das mudas até o aparecimento dos frutos, passa de 50 a 55 dias. Tem um grande poder de crescimento. Forma chicotes de três metros que não são particularmente ramificados e dão até 5 brotos laterais.
Em cada nó, são amarrados 2-3 frutos de forma cilíndrica ou cilíndrica, cujo comprimento chega a 9 a 12 cm. A massa média de pepinos é de 100 a 105 g. Não há amargura e vazios neles, eles trituram agradavelmente. Portanto, eles gostam de usá-los para preservação e salga, embora você possa comer fresco. Os frutos apresentam uma leve tuberosidade na superfície, cor verde com faixas longitudinais de tom claro. A produtividade pode atingir 25 kg com 1 m².Você sabe Pepinos cultivados em campo aberto contêm 15 kcal / 100 g e estufas - 11 kcal / 100 g.Os produtos ácidos e em conserva contêm 11 a 13 kcal / 100 g.O teor calórico dos pepinos em conserva é muito maior e, dependendo da composição da marinada, pode conter de 18 a 130 kcal / 100 g.
A variedade é resistente a doenças do pepino, como bacteriose, manchas de oliva, antracnose.
Uma característica do híbrido são os pepinos proporcionais entre si, que parecem bons em preservação como um todo. Em solo protegido, a variedade oferece produtividade máxima e, em canteiros abertos, é notavelmente menor.
Vídeo: características da variedade fontanel de pepino
Vantagens e desvantagens
- As vantagens do híbrido de pepinos Rodnichok incluem o seguinte:
- apresentação e sabor da fruta;
- despretensão;
- boa transportabilidade e durabilidade;
- a possibilidade de crescer em terreno aberto e protegido;
- alta produtividade (especialmente em estufas);
- resistência a doenças e calor;
- universalidade de uso.
- Não sem falhas:
- com a falta de umidade, os frutos podem começar a amargar;
- diminuição do rendimento em camas abertas;
- precisa de polinização;
- a incapacidade de usar o material de semente coletado.
Hora ideal para o pouso
O tempo de semeadura das sementes de pepino no solo ou nas mudas depende de vários fatores - o método de cultivo (solo aberto ou protegido), clima, terreno e clima. Por exemplo, na zona central da Federação Russa, mudas e sementes são plantadas em canteiros desprotegidos no início de junho. Mudas de pepino podem ser plantadas algumas semanas antes em uma estufa sem aquecimento.
As sementes para mudas são semeadas um mês antes dessas datas, ou seja, aproximadamente no início de maio, já que a idade ideal para o plantio é de 20 a 25 dias a partir do aparecimento das mudas. Essa planta já possui 2-3 folhas desenvolvidas. A temperatura do solo em solo aberto ou protegido deve estar no nível de + 16 ... + 18 ° C.
Nas regiões sul, que diferem no início da primavera, as sementes podem ser semeadas diretamente no solo no início e meados de abril. De qualquer forma, a semeadura de pepinos diretamente nos canteiros não deve ser anterior ao aquecimento do solo até + 14 ° C.
Importante! Leve o seu tempo para plantar as sementes antes do início do calor. Eles podem morrer durante longos períodos deitada no chão sem nunca germinar.
Para ser seguro, as sementes nos canteiros são semeadas em vários períodos, especialmente se o tempo estiver instável. Para uma produção mais extensa, você pode semear pepinos em alguns termos, mas o mais tardar no meio do verão.
Plantar e cultivar pepinos
Como você plantará as sementes dos pepinos Rodnichok depende do método de cultivo. Para uma colheita anterior, as mudas são preferidas, embora você possa semear diretamente nos canteiros.
Plantio de mudas
Para mudas de pepino, você precisa tomar solos neutros e férteis. Eles são vendidos em toda parte nas lojas, mas você mesmo pode cozinhá-los. As misturas de solo para o cultivo desta cultura são feitas de turfa, húmus, estrume maduro e turfa. Você pode misturar húmus, grama e estrume em uma proporção de 7: 1: 2.
Antes do plantio, a semente recomenda mantê-lo por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio e enxaguar se o fabricante ainda não os tiver gravado. Em seguida, elas devem ser germinadas, embrulhadas em um pano úmido para garantir que estejam germinando e recebendo mudas precoces.
Quando eclodem, são plantadas imediatamente em um recipiente separado de 1-2 sementes, a uma profundidade de cerca de 2 cm, e o broto extra é removido. Os pratos para mudas devem ser colhidos em um volume de cerca de 0,4-0,5 litros. Nele, ele crescerá antes do pouso. A retirada não é recomendada.
O recipiente com as culturas é primeiro colocado em um local quente com uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C e coberto com um filme. Quando as fotos aparecem, elas são transferidas para um local mais fresco, com temperaturas de +20 ... + 22 ° C durante o dia e + 15 ... + 16 ° C à noite. É recomendável regar as mudas de manhã com água em temperatura ambiente.
Será útil para você aprender sobre outras variedades de pepinos:
Após 20-25 dias, as plantas podem ser plantadas. É indesejável que as mudas superem, pois isso piora sua sobrevivência. Uma semana antes do plantio, recomenda-se endurecê-los na varanda ou abrir a janela, mas para que o calado não sopre nas plantas. Os solos dos canteiros em que as mudas serão plantadas devem ser aquecidos a menos de + 15 ° C.
Semente aberta
Os pepinos plantam em um lugar ensolarado e à prova de vento. Nas regiões quentes do sul, é permitido plantá-las em sombra parcial. É indesejável plantar após outras cabaças ou repetidamente no mesmo local. Mas plantar depois de batatas, tomates, ervilhas e milho seria uma boa escolha. Vale ressaltar que não há estagnação da água no local em tempo chuvoso, pois isso pode causar o aparecimento de doenças fúngicas, o que reduzirá significativamente a produtividade.
Os pepinos preferem solos com nutrientes leves, então a terra é preparada para eles no outono ou algumas semanas antes do plantio. É introduzida matéria orgânica (esterco, húmus, composto, turfa, relva), cinzas e fertilizantes minerais (superfosfato).
O solo na véspera da semeadura pode ser descontaminado com uma solução de sulfato de cobre (1 colher de chá / 10 l).
Cuidados com o pepino após o plantio
Os pepinos Rodnichok devem ser bem cuidados para obter altos rendimentos. A tecnologia agrícola desta cultura vegetal não é algo complicado, mas a cultura em si não irá crescer.
Importante! Ao cultivar um híbrido de pepinos, o Rodnichok em um abrigo deve fornecer acesso a insetos polinizadores. Caso contrário, você precisará polinizar manualmente.
Recomenda-se que os pepinos Rodnichok sejam pulverizados com água com açúcar ou mel durante a floração - isso é muito atraente para abelhas e outros polinizadores.
Fertilizantes e rega adequada
Esta cultura precisa de rega regular e cobertura. A rega é recomendada todos os dias. Para fazer isso, use água morna e assentada. Deve ser regada sob a raiz, para que a umidade da folhagem não cause queimaduras solares. A taxa de rega recomendada é de aproximadamente 1 balde por planta. A rega em si é melhor feita de manhã ou à noite.
Além da rega, para obter uma boa safra, é necessário realizar pelo menos 5 curativos por todo o período de crescimento. Os jardineiros recomendam a alimentação a cada 14 dias.
A primeira vez que o fertilizante é aplicado quando as mudas aparecem. Os fertilizantes orgânicos na forma de estrume apodrecido ou excremento de aves são adequados para isso. Para a sua preparação, o estrume (excrementos de pássaros) é criado em água na proporção de 2 para 1 e insistido por 14 dias. Em seguida, uma tal mistura fermentada numa quantidade de 0,5 L é agitada num balde de 10 L de água. Esta solução é irrigada sob a raiz. Nesta solução para melhorar o efeito, você pode adicionar 2 xícaras de cinza de madeira. Este componente não apenas alimentará a planta, mas também será uma boa prevenção contra o aparecimento de doenças fúngicas.
Superfosfato, fertilizantes contendo nitrogênio e potássio e uréia são adequados como fertilizantes minerais. A cobertura foliar também dá um bom resultado. Você pode preparar independentemente a seguinte solução para a pulverização - 5 g de nitrato de amônio, 10 g de superfosfato e 8 g de sulfato de potássio em um balde de 10 litros de água. Essa mistura líquida é útil para pulverizar a cada 2 semanas. Para o processamento, basta 1 balde - é suficiente para 30 m² de plantio.Jarreteira e modelagem
Para formar um arbusto de pepinos, é imperativo beliscar a parte aérea após o aparecimento de 6-7 folhas. O próprio floco é produzido, respectivamente, em 5 ou 6 folhas. Nesse caso, o arbusto para de crescer e produz brotos laterais, nos quais os frutos se formarão posteriormente.
Para os pepinos durante o amadurecimento não caírem no chão e não apodrecerem, os cílios da planta devem ser amarrados. Para fazer isso, defina a treliça. Primeiro, os postes de madeira ou metal são conduzidos em uma linha com um passo de 1 a 1,3 me um espaçamento entre linhas de 0,7 M. Um fio é esticado entre eles em 2-3 linhas. As plantas devem ficar em fila não a menos de 30 cm uma da outra.
Você sabe Os chineses cultivam mais pepinos - ¾ de toda a produção mundial. Seus volumes são 30 vezes mais do que na Rússia, que alcançou o 2º lugar honorável.
Cuidado do solo
Ao cuidar de pepinos, Rodnichok precisa soltar o solo após a rega. Este procedimento contribui para um melhor fluxo de umidade e ar para a planta. Para não danificar o sistema radicular, o afrouxamento do solo não deve ter profundidade superior a 5 a 7 cm Durante o afrouxamento, são realizadas a remoção de ervas daninhas e o abismo do mato. Isso protegerá bem a planta da ocorrência de doenças fúngicas e também melhorará o fluxo de água e nutrientes. Para proteger o solo da secagem e do aparecimento de ervas daninhas, recomenda-se a cobertura do solo. Para cobertura, use serragem, turfa, húmus, palha.
Prevenção de Doenças e Pragas
A variedade tem uma resistência bastante alta a várias doenças e pragas.
O surgimento de muitas doenças e pragas está frequentemente associado a violações no cuidado das plantas. Fenômenos como baixas temperaturas, mudanças de temperatura, rega inadequada (por exemplo, água fria), aumento da umidade e entupimento na estufa, distúrbios na rotação de culturas - tudo isso afeta negativamente o crescimento e desenvolvimento de pepinos e pode levar ao aparecimento de fungos e bactérias patogênicos.
Para evitar tais problemas, é necessário tomar as seguintes medidas preventivas:- Desinfecte as sementes antes de plantar.
- Siga todas as regras de rotação de culturas.
- Ao cultivar pepinos em estufa estacionária pelo menos uma vez ao ano, desinfecte o solo e troque a camada superior de nutrientes pelo menos uma vez a cada 2 anos.
- No outono, após a colheita, é imperativo remover a estufa dos restos de plantas, plantas daninhas.
- Realizar a desinfecção preventiva da estufa e o próprio inventário.
- Certifique-se de que existem microrganismos benéficos no solo, pois inibem o desenvolvimento de patógenos de várias doenças por sua atividade. Portanto, é necessário fabricar fertilizantes orgânicos na forma de composto, húmus e também pulverizar o solo com uma infusão útil de ervas (por exemplo, urtiga).
- Água somente com água morna parada, evitando a estagnação da água.
- Certifique-se de amarrar os brotos de pepino.
Colheita
A colheita dos primeiros pepinos aparece 50-55 dias após o plantio. Colha frutas a cada 2 dias ou diariamente.
Um híbrido tão antigo e comprovado como o Rodnichok ainda não está perdendo terreno. Ele produz altos rendimentos em estufas, mas precisa criar condições para a polinização.Você sabe A primeira menção de pepinos na Rússia remonta ao século XVI, embora essa cultura tenha começado a crescer por seres humanos há 6 mil anos.
Revisões de usuários de rede
VANTAGENS:
Bom em qualquer uso.
DESVANTAGENS:
Não
Cultivo pepinos Rodnichok F1 desde os primeiros dias de minha experiência em jardinagem. Eu tentei e tentei procurar novas sementes, mas até agora não encontrei melhor. As sementes de Rodnichka nunca me decepcionam. Não importa em que verão eu sempre tenha pepinos. Eles são bons para qualquer uso, tanto para consumo fresco quanto para costura. Ainda assim, minha mãe me aconselhou a plantar sementes de pepino Libela no jardim junto com Rodnichka, faço isso o tempo todo, duas fileiras de fontanela e uma fileira de folhas. Talvez este seja o sucesso da minha colheita. Apenas os pepinos Libela nem sempre são bem-sucedidos: planto sementes em campo aberto no início de maio e cubro com material de cobertura branco, o que dá brotos amigáveis e rápidos. Se as geadas noturnas são transmitidas, e isso acontece em maio e, às vezes, em junho, então eu as cubro com um pano de óleo por cima durante a noite. Você pode fazer uma estufa temporária, sob os arcos e cobrir com um pano de óleo, se não for possível chegar ao local quando necessário. Eu removo completamente o material de cobertura do jardim de pepinos depois de 15 de junho, quando não há mais ameaça de geada noturna.Eu notei, o mais importante, plante os pepinos mais cedo, em algum lugar de 29 de abril a 5 de maio (eu olho para a Páscoa, no início deste feriado , quanto mais cedo eu plantar), então a colheita será. Há um ditado "pepinos de plantas em Pakhom, você usará com peles", Pakhom é um feriado da igreja em 28 de maio. Somente esse ditado não se justifica. Quantas vezes tentei plantar pepinos neste dia, mas não obtive o resultado desejado.