Repolho branco Dominante ainda não é uma variedade popular. Muitos jardineiros preferem plantar variedades tradicionais. Mas, tendo aprendido com o artigo sobre as características e vantagens dessa variedade, eles provavelmente mudarão de atitude e o Dominante ocupará seu devido lugar em jardins e campos particulares.
Histórico de seleção
A variedade de repolho branco Dominante F1 é um híbrido de primeira geração, como indicado pelas letras F1 na designação. O originador da variedade é a "Estação de Seleção Timofeev N. N." de Moscou na Academia Timiryazev, a autoria Monakhos G.F. Hybrid foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa em 2011 e permitiu o cultivo nas regiões Noroeste e Central, Volga e Extremo Oriente. É impossível cultivá-lo no norte, porque a vegetação dura até seis meses, mas nas regiões sul e central apresenta boas propriedades resistentes ao calor.
Você sabe A Academia Timiryazev, líder no cultivo de couve na Federação Russa, armazena o pool genético de couve russa.
Descrição e característica
Variedade Dominante F1 - repolho branco com maturação tardia, recomendado para cultivo privado e produção comercial, para uso fresco, decapagem e postura para armazenamento no inverno. O período de maturação completo é de 160 a 170 dias, desde a semeadura até a colheita.
Aparência de repolho
O arbusto é grande em tamanho, com abundante massa foliar. A saída é elevada, fica em uma haste alta - a haste externa. As folhas de roseta são verde-azuladas com um intenso revestimento natural de cera, grandes, amplas e onduladas nas bordas. O sistema radicular é do tipo haste, localizado na superfície e em profundidade de até 40 cm.
Propriedades de cabeças de repolho
As folhas exteriores que cobrem a cabeça do repolho são verde-azuladas. A cabeça do repolho é redonda e densa, na seção é branca ou ligeiramente creme, o comprimento do coto interno é médio. Peso 2-4 kg. O sabor é bom. Em 100 g do produto existem:
- sólidos - 8 g;
- constituintes do açúcar - 5 g;
- Vitamina C - 30 mg.
Devido à alta densidade (4,5 pontos em 5 possíveis), as cabeças de repolho não racham mesmo com a falta de irrigação e são bem preservadas.
Você sabe Charles Darwin argumentou que todas as variedades de repolho vieram de uma espécie ainda não estabelecida de cultivo selvagem. Mas a abundância de variedades e variedades - mais de 150, fala das propriedades surpreendentes do repolho para a formação de novas variedades.
Resistência ao gelo e produtividade
O grau de resistência ao repolho da geada depende da idade - mudas ou uma planta adulta. As mudas são menos resistentes ao gelo e sofrerão com o gelo no chão. Mas a têmpera a baixas temperaturas nos estágios iniciais de desenvolvimento e o uso correto do curativo de fósforo-potássio podem aumentar significativamente esses indicadores. As mudas jovens sofrerão geadas de curto prazo até -3 ° C, crescidas - até -5 ° C.O repolho adulto tardio é mais resistente à geada e pode suportar geadas de até -8 ° C, mas é melhor colher antes das geadas para evitar danos às folhas externas e maior apodrecimento das cabeças. A produtividade é de 6-7 kg / m² no cultivo privado. Na produção de commodities - 340–600 kg / ha, que excede os padrões dos híbridos Kolobok F1 e Saratoga F1 em 100 kg / ha. As maiores taxas (688 kg / ha) foram registradas na região de Kostroma. A produção de produtos de qualidade comercial é de 90%.
Mais qualidades e possíveis desvantagens da variedade
- A F1 dominante é considerada uma das melhores variedades de couve maduras tardias para uma longa vida útil e possui características positivas:
- variedade de alto rendimento com maturação simultânea;
- bom gosto;
- resistente ao calor;
- geneticamente resistente a patógenos;
- cabeças de repolho firmemente ajustadas não têm medo de transporte;
- mantendo a qualidade e a segurança durante todo o período de inverno, responsável por 70% do repolho consumido,
- As desvantagens incluem
- exigente fertilidade do solo e cabeças de repolho muito sentadas em uma haste longa, o que pode levar ao emborcamento das cabeças. Esse problema pode ser eliminado por hilling adicional durante os cuidados com o plantio.
Características do cultivo de repolho
Para cultivar uma boa colheita de repolho, é necessário conhecer os recursos do cultivo dessa cultura:
- a necessidade de umidade é moderada na fase de plântulas, mas aumenta na fase de captação;
- Cultura de longa luz do dia
- predecessores de repolho - pepino, abobrinha, abóbora, cenoura, legumes.
Importante! Muitas vezes, ao plantar repolho tardio para economizar espaço, os jardineiros usam colheitas compactadas. Rabanetes, endro, cebola, penas, aipo, alface, couve-flor precoce são plantadas nos canteiros com repolho, pois, a princípio, o repolho cresce lentamente e não utiliza a área dos canteiros de maneira eficaz.
A experiência de muitos produtores de hortaliças mostra que, ao co-cultivar couve com tomate e batata, é possível obter uma colheita adicional de couve, e é menos provável que tomates e batatas sejam afetados pela praga tardia.
Datas de semeadura de mudas
Muitos jardineiros tentam cultivar mudas saudáveis por conta própria. Afinal, comprando mudas no mercado, você pode cometer um erro com a variedade e trazer doenças e pragas para o seu site. Mas deve-se levar em consideração os requisitos para condições de temperatura em várias fases do crescimento da cultura, que não são tão fáceis de criar em um apartamento quente. O momento da semeadura de variedades tardias pode ser calculado de acordo com o seguinte esquema:
- desde a semeadura até os primeiros brotos - 8-10 dias;
- das mudas ao plantio - 45-50 dias.
Preparando o material de plantio
Sementes híbridas devem ser compradas nas lojas. Não é possível obter sementes híbridas por conta própria, pois as propriedades características serão perdidas. As sementes compradas geralmente são processadas e não precisam ser decapadas. Eles estão prontos para a semeadura e têm boa germinação. As sementes de couve retêm sua germinação por 3-4 anos.
Você sabe Entre os gregos antigos, o repolho era um símbolo de sobriedade, e na China é considerado um símbolo de riqueza. Talvez seja por isso que, na vida cotidiana, o dinheiro seja chamado de "repolho".
No futuro, as mudas serão fracas e não proporcionarão uma boa colheita. Se as sementes não forem processadas, devem ser gravadas em uma solução de permanganato de potássio (1%), Fitosporina M ou uma mistura de Alirina-B e Gamair (1 comprimido por 1 litro de água) por 12 horas em temperatura ambiente.
Preparação do solo para mudas
A força e a saúde das mudas dependem do substrato do solo no qual elas crescerão na fase inicial de desenvolvimento. Para a preparação de misturas, é melhor usar a terra do seu jardim - as plantas se adaptam rapidamente, criam raízes e começam a crescer. A mistura é preparada no outono, para que congele durante o inverno - isso servirá como uma desinfecção adicional:
- turfa - 75%, grama - 20%, areia ou perlita - 5%;
- turfa, areia e relva do rio na proporção de 1: 1: 2;
- igualmente solo e húmus de jardim com a adição de 5% de areia do rio;
- verbasco (1 parte), turfa (10 partes), húmus ou serragem (3 partes).
Para equilibrar a acidez, você pode adicionar uma colher de sopa de limão hidratado por 10 kg de mistura do solo. Você pode usar o solo adquirido para repolho ou hortaliças. Ao mesmo tempo, verifique se ele é equilibrado em termos de conteúdo de nutrientes - contém substâncias orgânicas, macro e microelementos com um nível de ácido próximo ao neutro (pH 6-7).
Padrão de aterrissagem
Sementes semeadas:
- em bandejas de mudas com solo de semeadura sólido ou horizontal, com outras mudas de colheita na fase cotilédone;
- em recipientes separados - 3-4 peças com mais rejeição de brotos fracos.
Vídeo: plantando sementes de couve para mudas
Condições e cuidados de germinação
Condições para o desenvolvimento normal de mudas:
- +7 ... + 10 ° С nos primeiros rebentos, as baixas temperaturas não permitem que as mudas se estiquem; caso contrário, elas morrem após o transplante para um local permanente;
- +15 ... + 18 ° C uma semana após a germinação, você pode mergulhar, se necessário;
- boa iluminação diária por 16 horas, se necessário, é necessária iluminação com phytolamps.
Importante! Se o apartamento for difícil de atender às condições necessárias, você poderá plantar sementes para mudas diretamente no local, escolhendo o local mais quente e construindo uma estufa temporária de filmes.
As plantas podem crescer devido à falta de luz solar, culturas densas ou excesso de nitrogênio no solo.Para evitar isso, as mudas são rotacionadas periodicamente e as culturas densas são cortadas por colheita. Adubar mudas com soluções humate ou fertilizantes minerais complexos (nitrophoska) após o aparecimento de duas folhas.
Repetidamente - quando realizado para endurecer no ar. Antes da cobertura, você deve primeiro derramar água pura para não queimar as raízes. A cobertura foliar é realizada pulverizando as folhas de uma solução de "Kemir", "Agricola" ou superfosfato (3 g por 1 litro de água).As mudas são pulverizadas e regadas, garantindo que o caroço de terra com raízes pequenas esteja sempre no estado úmido. Os tanques devem ter boa drenagem para evitar estagnação da água e deterioração das raízes e caules.
Endurecimento de mudas
É necessário começar o endurecimento gradual duas semanas antes de plantar plantas em uma área aberta, abaixando a temperatura para +6 ... + 8 ° C. Para fazer isso, eles levam para a varanda ou para a rua primeiro por um curto período de tempo. Gradualmente, a duração do endurecimento aumenta durante todo o dia. Para o endurecimento, além do ar, você pode usar cobertura com sulfato de potássio ou uréia (25 g do medicamento por balde de água) com uma vazão de 100 ml para cada arbusto ao regar.
Plantar mudas no chão
O local para o plantio de mudas deve ser plano, ensolarado, com um ligeiro viés para o sul ou sudeste. A cultura é muito fotófila e, mesmo com o menor sombreamento, as mudas não criam raízes. Você não pode plantar mudas sob as árvores, engrossar o plantio. As ervas daninhas devem ser removidas em tempo hábil. O local deve ser cuidadosamente desenterrado e afrouxado para garantir a permeabilidade à umidade e ao ar. Se o local for baixo e úmido, é necessário formar sulcos para evitar a estagnação da água. A idade das mudas no plantio no solo é de 45 a 55 dias. Duas folhas verdadeiras devem ser formadas, e as próximas estão apenas começando a crescer.Sob tais condições, a cultura é bastante forte e permanecerá no resfriamento da primavera, nos períodos posteriores e nas geadas do outono. Para que as mudas se sintam bem em um local permanente, ela deve ser plantada em maio, quando o solo se aquece para +7 ... + 12 ° C. Nos primeiros dias, os abrigos protegidos do sol do meio-dia podem ser tecidos, galhos ou folhas grandes. Antes do transplante no solo, é possível derramar as mudas com um inseticida sistêmico para evitar danos causados por pragas, por exemplo, Aktara, VDG.
Importante! Os canteiros de mudas podem ser polvilhados com uma fina camada de uma mistura de tabaco e cinzas. Isso servirá como profilaxia contra pragas e fornecerá cobertura de potássio.
Esquema de plantio: 60 × 60 cm, 60 × 45 × 50 cm ou 70 × 45 × 70 cm, suportando uma densidade de 2 a 4 arbustos por 1 m². Os rebentos de apenas mudas alongadas podem ser levemente aprofundados até as folhas inferiores.
Repolho ao ar livre
O cuidado regular com o plantio consiste em capinar e soltar, regar e fertilizar. Você deve inspecionar cuidadosamente o site para detectar lesões maliciosas a tempo e tomar as medidas corretivas.
Rega e fertilizantes
Como nenhuma outra cultura, o repolho precisa de nutrientes, porque não é fácil cultivar cabeças de 6 kg cada. Os cálculos das taxas de fertilizantes devem levar em consideração os estágios de desenvolvimento das culturas, a estrutura do solo e sua fertilidade. Com a falta de minerais, o crescimento das plantas diminui e as cabeças de repolho estão mal ligadas. Para a temporada deve ser 2-4 top vestir. A primeira alimentação (10 dias após o plantio).
Você pode usar:
- matéria orgânica (0,5 kg de verbasco ou fezes de pássaros por balde de água com uma vazão de 500 ml para cada arbusto);
- fertilizantes à base de potássio e superfosfato (20 g cada) com a adição de uréia (10 g) por balde de água;
- solução de adubo húmico "Força vital: abundância vegetal", "Agrícola 1", "Kalyfos N".
Alimentação adicional é feita em intervalos de duas semanas. O segundo curativo com aumento da massa foliar. O nitrogênio nos fertilizantes é importante aqui. A composição das misturas de nutrientes e as taxas de consumo são as mesmas. A terceira alimentação está na fase de formação da cabeça. Fertilizantes fosfóricos e de potássio (monofosfato de potássio, nitrofosfato) são necessários aqui. Além disso, com crescimento fraco, é fertilizado 1-2 vezes com uma solução de fertilizantes nitrogenados e potássicos. Os fertilizantes minerais secos são misturados com água de irrigação e combinados com um afrouxamento superficial.A falta de umidade leva à morte de folhas jovens e tal repolho tem camadas de folhas escuras na seção. O repolho Dominante F1 tem uma alta resistência a essa desvantagem, devido à resistência ao calor da variedade. Mas a resistência ao calor da variedade F1 dominante não exclui a necessidade de cultura na irrigação. Além disso, a aspersão é mais adequada do que a irrigação por gotejamento. As mudas após o plantio devem ser regadas por duas semanas a cada 2 dias, na ausência de chuva e secagem do solo.
Importante! Após cada curativo, a planta deve ser regada por aspersão para lavar o restante fertilizante das folhas para evitar queimaduras.
No futuro, grandes e freqüentes volumes de irrigação são exigidos pela fase de cabeçalho. As plantas são regadas sob a raiz da água quente, aquecida ao sol pela manhã ou à noite. É bom regá-lo com água da chuva, se a coleta for organizada. Antes de colher o repolho, a rega é reduzida e, um mês antes da colheita, é completamente interrompida. Este método elimina as cabeças quebradas e aumenta a vida útil.
Afrouxamento do solo
Os canteiros devem ser mantidos limpos e removidos regularmente as ervas daninhas que retiram os nutrientes do repolho (30%), obscurecem os plantios e criam condições favoráveis para a disseminação de lesões nocivas. Esses problemas são resolvidos com a ajuda de medidas agrotécnicas de capina e cultivo. Juntamente com a remoção de ervas daninhas, é possível realizar o cultivo de espaçamentos em fileiras.O afrouxamento do solo é uma importante técnica agrícola que permite melhorar a permeabilidade à umidade e ao ar do solo.
Deve ser realizada no dia seguinte após a chuva ou irrigação, para que a crosta do solo não se forme. O primeiro cultivo deve ser realizado 10 dias após o transplante - é nesse período que as ervas daninhas crescem ativamente. Torna-se profundo - 7 a 10 cm e depois a profundidade é reduzida para 3-5 cm para não danificar as raízes da superfície. Os corredores são afrouxados a uma profundidade de 8 a 10 cm e, juntamente com o afrouxamento, as colinas são cultivadas para formar novas raízes, melhorar a nutrição e garantir a resistência das plantas ao alojamento.A cobertura com palha, serragem ou filme permite que você se livre das ervas daninhas por um longo tempo, para garantir a preservação da umidade e o desenvolvimento do sistema radicular
Controle de Pragas e Doenças
O híbrido F1 dominante é geneticamente resistente à infecção por fusarium (infecção fúngica do sistema radicular), bacteriose vascular e derrota por tripes de tabaco, que era o principal objetivo dos criadores.Mas outras doenças e pragas, a cultura pode ser afetada em violação dos requisitos da tecnologia agrícola ou de plantas vizinhas. A rotação de culturas, inspeção de plantio e medidas preventivas podem reduzir o risco de danos. Durante a estação, para fins preventivos, as plantações com Fitosporin, Oksikhom, Abiga-Peak ou enxofre coloidal devem ser tratadas várias vezes, combinadas com a próxima rega.
Quando as pragas aparecem, elas processam os arbustos:
- da mosca de repolho - "Bazudin";
- de pulgas, pulgões, lagartas - "Iskra DE", "Iskra-M", "Senpai", "Fufanon", "Inta-Vir", "Knockdown";
- de lesmas - “Meta”, “Metaldeído”, pulverizando com uma solução de sulfato de cobre (0,5%).
Os medicamentos precisam ser trocados periodicamente. Remova e queime partes doentes e doentes da planta. O plantio conjunto de alface, alho, aipo, coentro e cebola contribui para a proteção adicional das pragas e melhor desenvolvimento, e o endro também melhora o sabor do repolho.
Colheita e armazenamento
A colheita do F1 dominante é realizada na primeira geada, dependendo das condições climáticas - pode ser outubro ou novembro. O repolho para armazenamento a longo prazo deve ser coletado com maturação completa, de acordo com os termos. As cabeças colhidas anteriormente podem murchar durante o armazenamento, e as colhidas no gelo ficam moles e apodrecem. Escolha para este dia não chuvoso e ensolarado. Cabeças de repolho são cortadas com uma faca, deixando o coto externo 2 cm, revisadas quanto a danos e deixadas em cada uma das três folhas de cobertura.
A qualidade máxima de conservação é garantida não apenas pela variedade, mas também pelas condições da sala de armazenamento, onde devem ser observados os indicadores climáticos de temperatura (-1 ... + 1 ° С) e umidade (95-98%). Em tais condições os chefes do híbrido dominante F1 suportam calmamente o armazenamento por 8 a 10 meses. A sala deve ser higienizada com cal de cal ou fumigada com enxofre. O repolho é empilhado em caixas ou baús amontoados com pontos para cima. Você pode embrulhar as cabeças com papel ou filme plástico e colocá-las em sacos. Alguns produtores de legumes polvilham as cabeças com giz ou as armazenam com areia. Não importa como o repolho é armazenado, ele deve ser revisado e separado periodicamente, removendo as amostras danificadas.
O repolho é considerado o "segundo pão" e nem um único jardim é completo sem essa cultura. A variedade F1 dominante é uma variedade confiável e deve se tornar popular. É despretensioso quando cultivado, apresenta bom rendimento, segurança e qualidade das cabeças de repolho.