A salsa, dependendo da variedade, é cultivada para verduras com especiarias ou raízes perfumadas. Na maioria das vezes, é para o bem de folhas verdes brilhantes, que têm uma composição rica e traz muitos benefícios para a saúde humana. Às vezes, um jardineiro descobre um verde amarelado que perdeu sua cor brilhante. Vamos nos familiarizar com as causas do amarelecimento da salsa, bem como medidas para combater e prevenir esse fenômeno.
Por que a salsa fica amarela no jardim?
A salsa geralmente se refere a culturas despretensiosas, mas às vezes suas folhas começam a ficar amarelas na cama. Essa salsa perde seu sabor, suculência e utilidade. É improvável que você queira comer verduras amareladas, mas esse processo pode ser interrompido se a causa desse fenômeno for corretamente identificada e eliminada.
Os principais fatores que causam o amarelecimento da salsa são:
- Escassez de água. A falta de umidade no calor leva ao fato de que os verdes engrossam e perdem sua cor suculenta, ficando amarelos.
- Deficiência de nutrientes. A causa mais comum de amarelecimento desta planta é a falta de compostos nitrogenados. É necessário dar uma cobertura de planta. Também é necessário calar solos ácidos (a partir de 5,5 pH), caso contrário, a salsa perde sua capacidade de absorver adequadamente os alimentos.
- Doença. Essa cultura pode ser atacada por doenças fúngicas e virais que afetam a vegetação e sua cor muda.
- Pragas. A planta começa a secar e fica amarela devido à sucção de sucos da planta por alguns insetos.
Doenças comuns da salsa
Existem várias doenças nas plantas de guarda-chuva, que incluem salsa, causando amarelecimento das folhas.
Você sabe Existem variedades de salsa resistentes ao oídio. Das variedades de folhas, este é o gigante italiano, Festival (também resistente a Septoria), Senhor, Novas. As variedades de raiz de salsa que são resistentes a esta doença são Atika, Olomunskaya, Yadran.
Oídio
Seu agente causador é o Erysiphe umbelliferarum dBy, um marsupial. A salsa é atingida por sua forma f. apii. Esta doença fúngica manifesta-se pelo aparecimento de um revestimento esbranquiçado na massa verde da salsa. Cresce com o tempo e nela aparecem manchas negras de corpos frutíferos. Então as áreas afetadas escurecem, tornam-se marrons e secas. No final, as folhas começam a ruir facilmente.
A derrota deste fungo geralmente vem de restos vegetais infectados. O clima quente e úmido contribui para o seu desenvolvimento.
Stolbur
O agente causador desta doença viral é o parasita intracelular Phytoplasma. Causa clorose principalmente ao longo da borda da folhagem dos níveis inferiores. Então as folhas dessas bordas começam a ficar vermelhas. A planta afetada pode florescer no primeiro ano de vida, mas as inflorescências se formam com falhas. A salsa inibe o crescimento, a qualidade de suas verduras e raízes se deteriora.
Patógenos são insetos do inseto circadiano, portanto, esta doença aparece no final de julho ou no início de agosto.
Podridão negra
O agente causador da podridão negra (outro nome é alternariose) da salsa é o fungo Alternaria radicina Meier et al. O pescoço da raiz da planta afetada escurece e todos os verdes começam a ficar amarelos e secos. No tempo chuvoso, a folhagem apodrece e fica coberta com um revestimento marrom-esverdeado claro.
Geralmente, ocorrem danos em condições de alta umidade e calor. A temperatura ideal para o fungo é de + 28 ° C. A fonte da doença pode ser sementes, resíduos no solo de plantas doentes ou raízes infectadas plantadas para receber sementes. No armazenamento das raízes da salsa, aparecem manchas deprimidas durante o armazenamento, a parte afetada da planta escurece.
Septoria
Septoria, ou mancha, é outra doença fúngica que ocorre como resultado da atividade do fungo Septoria petroselini Desm. As folhas (de todos os lados), pecíolos e caule são afetados. Muitas manchas aparecem nelas, primeiro marrom e depois esbranquiçadas com uma borda marrom. Com o tempo, pontos pretos aparecem no centro. A doença se manifesta a partir de meados de julho e afeta primeiro a parte inferior da folhagem, espalhando-se gradualmente para cima. A salsa fica amarela e desbota.
A infecção pode vir do ar, do solo, das plantas afetadas por ele, das sementes.
Ferrugem
Esta doença fúngica é geralmente observada no topo da folhagem. Seu agente causador é o fungo Puccinia petroselini Lindr. Aparece na forma de almofadas de cores enferrujadas. Sua localização pode ser única ou em grupo. A doença eventualmente passa das folhas para pecíolos e caules. Durante a estação de crescimento, várias gerações de esporos são formadas, que são facilmente espalhadas. A planta doente fica amarela e seca. Os telósporos do inverno do fungo em detritos de plantas.
Você sabe Em 100 g de salsa fresca recém colhida em um jardim, existe uma dose diária de vitamina A e beta-caroteno, 166% da norma diária de vitamina C e 13 normas de vitamina K.
Queimadura precoce
Uma queimadura precoce, ou cercosporose, é uma doença causada pelo fungo Cercospora apii Fres ou Ceposrora depressa (Veg. Et. Vg.) Wass. Uma dispersão de pequenas manchas amareladas aparece na vegetação, com o tempo elas adquirem uma cor marrom suja e depois ficam mais claras. Nas hastes e pecíolos das folhas, as manchas são alongadas e deprimidas. Com o aumento da umidade, um revestimento cinza aparece nesses pontos. O desenvolvimento da planta afetada diminui, a folhagem fica amarela e seca.
A infecção ocorre a partir dos restos de plantas ou sementes afetadas pelo micélio do patógeno, em condições de alta umidade.
Pragas da Salsa
O amarelecimento da salsa também pode ocorrer devido a pragas de insetos que se alimentam de sucos de plantas.
Você sabe Os inimigos naturais dos pulgões são joaninhas, amarras e grunhidos. Mas as formigas, ao contrário, ajudam os pulgões, transferem-no para plantas ideais para a alimentação, protegem. Isso se deve ao fato de as formigas gostarem muito de comer um arroz - o doce líquido que esse inseto secreta.
Folha de cenoura
Um inseto pequeno de vários milímetros de comprimento, de cor verde claro. As larvas das folhas têm uma cor verde-amarela. As moscas adultas das folhas e as larvas bebem o suco da planta, pelo que fica amarelo. Salsa deixa torcer, a planta cresce mal.
Nematóide-tronco
Pequenos vermes filamentosos com comprimento não superior a 1,7 mm. As larvas de nematóides são ainda menores. Esta praga afeta muitas culturas, incluindo salsa. Larvas e vermes adultos sugam sucos de plantas, causando sua deformação e retardo de crescimento.
Mosca de cenoura
É um pequeno inseto com cerca de 5 mm de comprimento. O corpo tem uma cor preta e a cabeça é verde-amarela. Uma mosca põe ovos perto das raízes e as larvas, quando nascem, começam a comer raízes, danificando as plantas. A salsa começa a ficar amarela e também diminui o crescimento e o desenvolvimento. As larvas têm uma cor amarelada brilhante. Esses insetos adoram alta umidade.
Pulgões de cabaça
Um pequeno inseto voador com cerca de 1-2 mm de comprimento. A cor varia de amarelo a preto, e as larvas têm uma cor branco-esverdeada. Os insetos geralmente aparecem no final de junho. Os pulgões e suas larvas se alimentam de sucos de plantas, o que também leva ao seu amarelecimento e murcha. A praga também pode provocar o aparecimento de doenças infecciosas e fúngicas.
Métodos de controle de doenças e pragas
No início da doença, remédios populares podem ser usados para se livrar dela. Se a doença foi longe ou há uma derrota maciça por pragas de insetos, produtos químicos mais eficazes devem ser usados.
Métodos populares
Para que os verdes sejam ecologicamente corretos e saudáveis, recomenda-se combater doenças e pragas usando métodos populares.
Considere-os:
- Pó de tabaco. Polvilhando esse pó entre as linhas, você pode remover muitas pragas do local, incluindo pulgões.
- Para repelir uma mosca de cenoura, você precisa pulverizar as plantações infusão de casca de laranja.
- Frasco do dente-de-leão. Ajuda contra pulgões de melão. Para fazer isso, as folhas e raízes desta planta devem ser embebidas por 3 horas em água morna.
- Infusão de alho. Ajuda muito contra muitas pragas. Para fazer isso, 1 cabeça de alho picado deve ser derramada com 2 litros de água. A solução é infundida por uma semana e, em seguida, 50 ml do líquido resultante são diluídos com 10 litros de água. Esta infusão também ajuda com doenças fúngicas.
- Infusão de cebola. Repele pragas e ajuda a lidar com doenças infecciosas e fúngicas. Para fazer uma solução de bulbos de cebola deve ser picado em mingau e misturado com água na proporção de 1: 1. A solução é infundida por 7-8 dias. Em seguida, dilua 20 ml de infusão em 10 litros de água e pulverize a área plantada.
- Infusão de Casca de Cebola. Bom para controlar pulgões e outros insetos. Para a sua preparação, 200 g de casca precisam ser cozidos no vapor 10 litros de água fervente e insistir 15-16 horas. Em seguida, coe a solução e pulverize.
- Infusão de tabaco. Repele bem as pragas de insetos. O tabaco em pó deve ser derramado com água quente na proporção de 1: 1 e infundido por 24 horas. Em seguida, dilua com água 2 vezes e, para uma melhor aderência, adicione sabão em pó picado (40 g por 10 l).
Vídeo: Cozinhar infusão de tabaco
- Infusão de urtiga. É usado como cobertura e, para fortalecer a planta, aumenta a resistência a muitas doenças. Para cozinhá-lo, você precisa de 0,7 kg de urtiga fresca para cozinhar 5 litros de água fervente. Em seguida, coloque o recipiente com a mistura em um local quente. Filtre a solução abandonada (geralmente esse processo leva 5 dias) através de uma peneira e dilua com água na proporção de 1:10 para irrigação sob a raiz. Para pulverizar, dilua a solução na proporção de 1:20.
Tratamento químico
Agentes químicos são usados contra algumas doenças. Portanto, para lidar com oídio, tratamentos coloidais ou à base de enxofre, você também pode usar a preparação de Bayleton. Contra ele, além de outras doenças fúngicas (ferrugem, cercosporose das folhas), o local é pulverizado com cloreto de cobre ou 1% de fluido Bordeaux. O processamento é realizado com um intervalo de 10 dias e eles são interrompidos 20 dias antes da coleta de verduras.
Os agentes químicos "Karbofos", "Decis", "Intavir" são utilizados contra pulgões. Produtos químicos como Iskra ou Fitoverm ajudam a combater a folha da cenoura. Estas preparações são diluídas de acordo com as instruções e pulverizadas à taxa de 1 litro de solução por 10 m² de plantações. Se a área com salsa for pequena, para aumentar o efeito, você pode cobri-la com filme plástico por 24 horas.Importante! Não abuse de produtos químicos para controlar pragas e doenças, pois nem sempre os elementos nocivos têm tempo para se decompor, o que afeta adversamente a saúde humana e a qualidade da vegetação.
Contra as cigarras, que são portadoras da coluna, são usados inseticidas como o Confidor Extra, o Tanrecom ou o Aktara.
Prevenção de doenças e pragas na salsa
Para evitar o aparecimento de doenças e pragas, os jardineiros recomendam essas medidas preventivas:
- Siga as técnicas de cultivo agrícola e providencie os cuidados adequados - rega adequada, cobertura, cultivo, remoção de ervas daninhas.
- Inspecione o local em tempo hábil e remova as plantas danificadas para não infectar todo o plantio de hortaliças.
- Se a salsa crescer em condições de estufa, é necessário manter a temperatura do ar não inferior a + 20 ° С à noite e durante o dia - a +24 ... + 26 ° С. A ventilação regular da estufa também deve ser realizada.
- Observe a rotação da colheita. Não plante essas verduras depois de endro, cenoura, aipo, erva-doce, sementes de cominho. Bons precursores são as culturas de abóbora, tomate, batata, cebola, repolho.
- Desinfecte as sementes antes de plantar. Para esse fim, antes do plantio, as sementes são colocadas por 30 a 40 minutos em uma solução de permanganato de potássio e depois secas.
- Escolha variedades resistentes a doenças para o plantio.
- Para fazer tratamentos preventivos foliares - por exemplo, usando uma solução de bórax a 0,04%.
- Prepare o local para a semeadura. Para fazer isso, no outono, você precisa remover os restos de vegetação, cavar profundamente no solo e fazer fertilizantes.
- Plantação fina para que as plantas não se obscurecerem. Este procedimento reduzirá significativamente o risco de oídio.
- Crescer em torno da área da vegetação, cujo cheiro assustará as pragas de insetos. Estes são alho, cebola, malmequeres, calêndula, mostarda, hortelã, manjericão.
Importante! Repetidamente ou após outras culturas guarda-chuva, a salsa no mesmo local só pode ser plantada após 4 anos.
Se você seguir todas as regras de cultivo e cuidado com a salsa, nenhuma praga e doenças terão medo dela, e a cultura enriquecerá sua dieta com verduras saudáveis.