A União Nacional de Agricultores da Inglaterra e do País de Gales (NFU) alertou que o Brexit sem um acordo seria "absolutamente desastroso" para a agricultura e poderia forçar os agricultores a abater seus animais.
A presidente da NFU, Minette Butters, disse que a perspectiva de perder o acesso aos mercados europeus para o cordeiro britânico pode arruinar a indústria.
Segundo ela, o Brexit sem acordo será "catastrófico" para o setor agrícola como um todo. "Isso seria social e economicamente totalmente prejudicial para esse setor", disse Minette Butters.
Usando a criação de ovinos como exemplo, ela disse que existem 15 milhões de ovinos no Reino Unido e o país é o segundo maior produtor de carne ovina do mundo.
“Esta é uma proteína premium de alta qualidade que não consumimos no Reino Unido em tal quantidade. Por muitos anos, exportamos 40% do que produzimos para a França, onde é reconhecido como o produto número um, as famílias francesas estão em grande demanda para comprar cordeiro britânico ”, disse Butters.
Na ausência de um acordo, “para não superar o muro tarifário”, para que a carne não seja exportada, enquanto as importações da Nova Zelândia continuarão, criando um excesso de oferta no Reino Unido.
É claro que existe um plano tarifário, mas os agricultores não poderão trazer seus cordeiros para o mercado europeu, o que significa que haverá muitos agricultores saindo do mercado no país e, de fato, terão que observar o abate de uma porcentagem bastante grande do número nacional de cordeiros ”, afirmou o presidente. União Nacional dos Agricultores da Inglaterra e do País de Gales.