Mais recentemente, os esforços dos cientistas siberianos trouxeram à tona uma nova variedade de tomate. O nome "coração de búfalo" fala eloquentemente sobre a forma e o tamanho dos tomates. Existem outras qualidades positivas. E embora essa variedade ainda não esteja no Registro Estadual, ela já tomou o seu lugar no coração de muitos amantes de tomate. Este artigo é sobre os recursos do “coração” rosa, bem como as regras para plantar e cuidar dele.
Descrição da nota
As principais características da variedade incluem o seguinte:
- determinante, no meio da temporada (100 - 115 dias);
- não possui variedades híbridas semelhantes;
- arbusto subdimensionado (80 cm em terreno aberto e 100 - 180 cm em estufa), não padrão; mudas frágeis, mas depois ficam mais fortes, poucas folhas; 3-6 frutas estão amarradas em uma mão;
- cresce em todas as regiões, suporta secas, geadas e chuvas, sobrevive bem em condições de campo e estufa;
- frutas grandes (400 - 1000 g), framboesas, em forma de coração, a pele é fina e forte, há poucas sementes, a carne é carne;
- sabor a fruta: doce, versátil;
- aplicação: fresca e para a preparação de conservas e pratos variados;
- o período de colheita dura todo o verão;
- rendimento: até 10 kg por planta (com bom atendimento);
- os frutos toleram bem o transporte e o armazenamento.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens da variedade incluem:
- despretensão em partir;
- pouco exigente às condições;
- resistência a doenças, secas e geadas;
- não híbrido: alta germinação de sementes próprias;
- altos rendimentos;
- a colheita dura o verão inteiro;
- bom gosto de frutas;
- aplicação universal na culinária;
- boa transportabilidade e vida útil longa.
- As desvantagens incluem apenas:
- frutas grandes não são adequadas para conservas em geral;
- sem cobertura, as frutas são menores.
Semeando sementes para mudas
Para ter certeza da colheita futura, é melhor não comprar mudas, mas cultivá-las você mesmo. Como o "coração do búfalo" não é um híbrido, as sementes para o plantio não precisam ser compradas todos os anos; elas podem ser coletadas dos tomates cultivados à mão. A julgar pelas críticas de jardineiros experientes, suas sementes têm germinação ainda melhor do que as compradas. Independentemente de as sementes terem sido compradas na loja ou colhidas de seus frutos, sua semeadura é realizada da mesma maneira.
Solo
A escolha do solo para a semeadura precisa ser abordada com seriedade. Deve ser nutritivo e solto. Se você compra um substrato especial para o tomate, pode ter certeza de sua composição equilibrada. Se você mesmo preparar o solo, ele deverá atender aos seguintes requisitos:
- composição: turfa, terra do jardim, areia e húmus na proporção de 2: 1: 1: 0,5, com a adição de fertilizantes complexos (com alto teor de fósforo e potássio e mínimo de nitrogênio);
- o solo preparado deve ser descontaminado: cozido no vapor em banho-maria uma semana antes da semeadura;
- a mistura do solo deve estar solta, deixar o ar passar e absorver bem a água: adicione desintegrantes do solo (esfagno, vermiculita ou flocos de coco).
O momento
As sementes devem ser semeadas 60 a 70 dias antes do transplante de mudas em solo aberto ou fechado. Se a semeadura for realizada em março, a colheita de "corações" com efeito de estufa poderá ser colhida em junho. Para uma área aberta, as sementes são semeadas um pouco mais tarde. Cerca de 7 dias após a semeadura, os primeiros brotos devem aparecer. Quando 2 folhetos reais aparecem nos brotos, eles devem ser mergulhados separadamente.
Recipiente para cultivo
Para cultivar tomates, você precisa de dois tipos de recipientes:
- para semear antes de colher: caixas, bandejas, cassetes especiais ou caseiros, com altura de parede de 8 a 10 cm;
- para mudas em conserva: copos de plástico descartáveis, mudas, vasos de turfa, de tamanho não inferior a 12 x 17.
Importante! As caixas de sementes e os vasos de mergulho devem ter orifícios de drenagem.
Preparação de sementes
A germinação das sementes depende da sua qualidade. Se você comprar sementes de um produtor confiável, elas já deverão estar totalmente prontas para o plantio. Sementes de origem duvidosa e colhidas em seu jardim devem ser preparadas para a semeadura. Geralmente gaste várias etapas preparatórias:
2 ou 3 etapas concluídas já aumentarão a porcentagem de germinação das sementes.Semeando sementes
Uma caixa ou outro recipiente para a semeadura é preenchida com um substrato pré-desinfetado e umedecida. As sementes são semeadas da seguinte forma:
- profundidade do sulco: 1 - 1,5 cm;
- distância entre sulcos: 3 - 4 cm;
- distância entre sementes seguidas: 1,5 - 2 cm.
Importante! Se o plantio for muito denso, as mudas se tornarão muito longas e vulneráveis a infecções por fungos.
Cuidados com mudas
Antes de plantar mudas em um local permanente, é necessário cuidado. Ela precisa de condições adequadas:
- O local não importa até o surgimento. O principal é estar quente. Quando eles eclodem, é aconselhável colocar a caixa em um peitoril da janela brilhante.
- Temperatura: as mudas são confortáveis a + 22 ° C durante o dia e a + 16 ° C ou + 18 ° C à noite.
- A iluminação é necessária dentro de 12 horas por dia. Na ausência de um parapeito solar, podem ser utilizados phytolamps, que devem ficar a uma distância de 50 cm das mudas. Nos primeiros 3 dias após a germinação, é aconselhável acender mudas o tempo todo.
- É necessário regar com água assente à temperatura ambiente à medida que o solo seca. Apenas brotos em conserva precisam ser regados a cada 7 dias. E quando têm 5 folhas, regam uma vez a cada 4 dias. É necessário umedecer a terra, mas não o mato.
- É possível alimentar já brotos de 2 semanas uma solução fraca de fertilizantes complexos (incluindo "Agricola", "Plantafol", "Master") não mais que uma vez a cada 10 dias.
Endurecimento de mudas
Algumas semanas antes de plantar mudas na cama (pelo menos 2 semanas), eles precisam começar a endurecer. Isso pode ser feito colocando recipientes com tomates jovens no ar fresco (na varanda, no pátio em uma área sombreada). Gradualmente, a duração dos procedimentos deve aumentar. Plantas endurecidas sofrem menos estresse com o transplante, criam raízes mais rapidamente em um novo local e não são suscetíveis a doenças.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas estão prontas para "mudar" para um novo local quando ela tiver pelo menos 2 meses de idade. Nessa idade, a altura das hastes atinge cerca de 30 cm, e nelas 7 a 9 folhas fortes. As mudas do "coração" costumam parecer longas, finas e frágeis, mas após o transplante elas se fortalecem. As mudas de "coração de búfalo" são plantadas em campo aberto quando não há mais ameaça de geada e o clima é estável e estável. Normalmente, este é o final de maio ou o início de junho.
Em estufas, o plantio é realizado 2-3 semanas antes. Um local para as camas de tomate deve ser selecionado e preparado com antecedência. O “coração” rosa, como outros tomates, adora lugares ensolarados, protegidos dos ventos fortes. Ele não gosta de solos úmidos nas planícies.Portanto, é melhor plantá-las nas colinas, onde a água subterrânea não chega. Uma opção de solo adequada é o solo argiloso que foi previamente fertilizado com cobertura orgânica ou mineral. Arbustos dessa variedade adoram espaço. Portanto, o esquema de plantio é o seguinte: 3 a 4 mudas por 1 metro quadrado. Cada poço deve ser fertilizado, polvilhado com cinzas e bem regado.
Recursos crescentes
Crescer mudas saudáveis e fortes é apenas metade da batalha. Para tirar o máximo proveito dela, você precisa continuar cuidando dela adequadamente. "Buffalo Heart" é uma variedade bastante despretensiosa e não requer atenção especial. Ele tem as mesmas necessidades de cuidado que outros tomates.
Rega
O "coração" não gosta de muita água, portanto deve ser regado moderadamente. Até a definição das frutas, a rega é umedecer o solo cerca de 1 a 2 vezes por semana. Durante o período de crescimento e amadurecimento da fruta, você precisa regar os arbustos com mais frequência e abundância. Para os tomates, como e quando são regados é importante.
A água deve ser derramada por baixo da raiz. Você não pode molhar o arbusto inteiro, a planta não gosta disso. Se você regá-lo de cima, pode levar a conseqüências indesejáveis: uma infecção por fungos, as flores caem e os frutos lentamente endurecem e amadurecem.A água da irrigação deve ser quente e assentada. O melhor horário para o procedimento é de manhã e à noite.
Top vestir
A partir do décimo dia em um local permanente (na estufa ou no jardim), as mudas já podem ser alimentadas regularmente. Em diferentes períodos de desenvolvimento do tomate, diferentes molhos são adequados:
- fertilizantes de nitrogênio são necessários para as mudas crescerem massa verde; Eles são adequados durante o período de crescimento de arbustos
- fertilizantes com potássio e fósforo são necessários durante a floração e a frutificação;
- A solução dos excrementos de pássaros é um fertilizante universal no qual existem todos os nutrientes necessários para o tomate.
Stepson
O "coração de búfalo", como um tomate frutado grande, precisa ser enteado, ou seja, para remover os enteados extras. Jardineiros experientes aconselham arbustos dessa variedade a liderar em duas hastes. Isso significa que todos, exceto um ramo lateral, são removidos regularmente. Escovas com frutas se desenvolvem no caule principal e no ramo do lado esquerdo.
Uma planta enteada gasta seu suprimento de nutrientes não no crescimento de galhos desnecessários, mas no desenvolvimento e amadurecimento de frutas. Tomates em tais arbustos são grandes e amadurecem mais cedo do que sem beliscar. A regularidade do procedimento é uma vez a cada 10 dias.
Vídeo: beliscar tomates
Cuidado do solo
As medidas usuais de cuidado do solo também são necessárias:
- capinar ervas daninhas à medida que crescem, de modo a não impedir o desenvolvimento de uma colheita de tomate;
- afrouxar o solo ao redor dos arbustos após cada irrigação satura a terra com oxigênio e permite que aqueça bem;
- a cobertura com turfa, palha ou serragem retém a umidade do solo, o que significa que reduz o custo do esforço, tempo e água para irrigação;
- hilling ajuda a penetração de oxigênio no solo e sua nutrição, promove o crescimento e fortalecimento de raízes e caules.
Bush amarrando
Embora o "coração do búfalo" seja considerado uma variedade atrofiada, ele ainda precisa de uma liga. Existem várias razões para isso:
- sob o peso de frutas grandes e pesadas, os galhos não podem ficar em pé e se partir, e o apoio evitará isso;
- os frutos do nível inferior não caem no chão e apodrecem;
- as plantas encadernadas são bem espalhadas, de modo que os tomates recebem luz solar e ar fresco suficientes;
- é mais fácil cuidar dos arbustos amarrados: regando, amontoando, cobrindo.
Tratamento preventivo
Uma das vantagens significativas da variedade "coração de búfalo" é sua resistência a doenças e pragas do tomate. Porém, devido a erros no plantio ou no cuidado de mudas, é possível provocar o desenvolvimento de uma das doenças fúngicas (por exemplo, ferrugem tardia, perna negra, septoria ou manchas marrons).
Portanto, para prevenção, é aconselhável tratar as plantas com os fungicidas correspondentes (Phytosporin, Previkur, Ridomil Gold, Quadrice ou Revus). Isso negará o risco de doença.
Colheita
Os "corações" da estufa começam a ser colhidos em junho e os do jardim - em julho. O amadurecimento alternado das frutas dura todo o verão e até o outono, tempo frio. Se você seguiu todas as regras ao plantar sementes, plantar mudas e cuidar delas, e as condições climáticas foram favoráveis, então, durante toda a safra, você poderá coletar cerca de 10 kg de tomate gigante de um arbusto.A variedade "coração de búfalo" é benéfica para crescer tanto para você quanto para fins comerciais. E embora o processo exija algum esforço, este trabalho não será em vão. A recompensa será uma colheita abundante de tomates grandes e saborosos.