A mini-estufa é útil para o cultivo de mudas ou plantas especiais em casa. Abaixo estão as principais funções e variedades de tais estruturas, bem como instruções detalhadas para a fabricação própria.
As principais funções e princípio da estufa
Uma estufa pequena pode ser instalada no apartamento e ao ar livre. Fornecerá o microclima necessário para brotações jovens sensíveis de hortaliças e flores, bem como para plantas de interior caprichosas.
Você sabe O complexo de estufas na capital da Bélgica, perto do Castelo de Laken, foi construído no século 19 e cobre mais de 25.000 m². Uma enorme coleção de plantas é aberta aos visitantes apenas uma vez por ano, durante o período de floração em massa.
O design executa suas funções devido ao material do qual sua parte superior é feita. A transparência da superfície permite que a luz do sol penetre livremente no solo e nas plantas, aquecendo-os, e o circuito fechado da estufa retém calor e umidade no interior.
A parte superior pode ser composta por:
- vidro;
- policarbonato;
- filme plástico ou agrofibra.
A mini-estufa difere da estufa nas seguintes propriedades:
- tamanho pequeno;
- falta de aquecimento;
- falta de sistemas especiais de irrigação.
Benefícios de Estufa
- A instalação de mini estufas tornou-se popular devido às seguintes vantagens:
- compacidade, posicionamento conveniente em um parapeito da janela ou em qualquer local de qualquer tamanho (dependendo da finalidade);
- proteger as plantas de fatores externos e criar condições favoráveis ao crescimento;
- instalação e instalação simples;
- fácil acesso às plantas plantadas;
- uma estufa pode ser usada para endurecer as mudas.
Variedades de estufas
As mini-estufas geralmente copiam o design de grandes estufas, diferindo apenas em tamanho. A escolha de um design específico é ditada pelas características do site, pela disponibilidade de materiais disponíveis e pelas preferências pessoais do jardineiro.
Arqueado
Estruturas arqueadas são confiáveis e podem, se necessário, ser facilmente transportadas ou removidas. A armação geralmente consiste em tubos de plástico ou metal, sobre os quais um filme plástico denso é então esticado.
As extremidades suspensas do abrigo são aspergidas em três lados com terra ou fixadas com tijolos, e no último lado comprido são pressionadas com um objeto longo e pesado (tronco, pé de cabra, etc.). No quarto lado, será possível dobrar o filme para obter acesso interno.
Belga
A estufa belga exigirá cavar uma vala e depois fortalecer suas paredes com um arnês. A vala encerra a cama e toda a estrutura é coberta com um telhado de galpão de policarbonato ou uma estrutura de filme. As paredes de terra da vala são um excelente isolante térmico.
Figurativo
Uma estufa portátil é conveniente durante as geadas da primavera, quando mudas jovens são plantadas apenas em campo aberto. A base é uma caixa de madeira sem fundo com tampa articulada, na qual o vidro é instalado ou o filme é esticado. Nesse design, você pode usar pequenas molduras de janelas antigas.
Borboleta
Este modelo recebeu esse nome por causa das asas de abertura para cima. Na posição levantada, duas asas lembram asas de borboleta. Além disso, o perfil geral da estrutura pode ser semicircular e trapezoidal. Não requer uma base especial.
Esse design permite que você aproxime o conteúdo das camas de dois lados e, ajustando o grau de abertura das folhas, você pode alterar o microclima interno. Vale a pena notar a alta resistência da "borboleta" a um vento forte.
Caixa de pão
Essa estufa copia completamente o princípio de operação de uma caixa de pão tradicional. A primeira metade do teto do perfil semicircular se inclina para cima na dobradiça, enquanto passa além da segunda metade. Assim, a “caixa de pão” sempre ocupa um lugar fixo no espaço. O design é possível com uma metade móvel e duas. Para fixar a faixa na posição aberta, é necessário fornecer um bloco ou barra especial.
Mini-camas de bricolage a partir de materiais improvisados
Uma pequena estufa pode ser feita de forma independente. Ao colocar a estrutura ao ar livre, é necessário escolher o local certo. Em casa, as mini-estufas são instaladas no parapeito da janela ou na varanda.
Importante! A largura dos canteiros na estufa com acesso unilateral não deve exceder o comprimento do braço estendido. Quando acessado de dois lados, esse valor pode ser dobrado.
Seleção de material
Os abrigos mais simples para germinar sementes e pequenas mudas são feitos de recipientes de plástico transparentes, como embalagens para alimentos de conveniência ou ovos, além de garrafas.
Para estufas em um lote pessoal, os seguintes materiais são adequados:
- tubos de plástico ou metal, por exemplo, acessórios antigos podem ser úteis para a fabricação de estruturas em arco;
- tábuas e tábuas de madeira podem se tornar uma estufa portátil ou a base para uma “borboleta” ou uma “caixa de pão”;
- caixilhos de janelas ou sacadas com vidro desnecessários após o reparo são adequados para uma estufa belga ou portátil;
- para uma estufa estacionária, você pode fazer uma base de tijolos;
- agrofibra - o abrigo mais simples que permite a entrada de luz e calor suficientes, enquanto penetra no interior e na umidade. Uma ótima opção para proteção temporária após o plantio de mudas em terreno aberto ou endurecido;
- o filme de polietileno mais adequado para a estufa tem uma densidade de 120-200 g / m²;
- O policarbonato é fácil de cortar, possui leveza e resistência, o que trouxe grande popularidade a esse material na construção de estufas e estufas.
Importante! A estufa no local deve estar localizada longe de árvores altas ou sebes, para que a sombra não caia nas plantas.
Instruções passo a passo
Para a fabricação independente da estufa de arco mais simples, é necessário o seguinte algoritmo de ações:
- Para comprar tubos de plástico ou metal, você pode usar hastes de reforço com um diâmetro de 1 cm. O comprimento de um arco dependerá das dimensões da estufa. Por exemplo, para uma cama com uma largura de 1 m a uma altura desejada de 50 cm, o comprimento será de 157 cm (de acordo com a fórmula da circunferência) e 20 cm devem ser adicionados ao solo. No total, serão necessários 197 cm para um arco.Para calcular o número de arcos, é necessário dividir o comprimento total da estufa (em cm) por 40 e adicionar 1. Por exemplo, para uma estufa com 200 cm de comprimento, serão necessárias 6 hastes.
- Escolha agrofibra ou filme. Será necessário um corte 20 cm mais largo que o comprimento do arco e um comprimento igual à soma do comprimento da estufa, suas duas alturas e outros 30 cm.Para a construção considerada acima, será necessário um corte de 177 cm de largura e 330 cm de comprimento.
- Hastes ou seções de tubos são dobradas em um semicírculo, atingindo o diâmetro necessário do semicírculo.
- As extremidades dos arcos são preferencialmente tratadas contra a corrosão (tinta ou compostos especiais).
- De acordo com a marcação aplicada anteriormente, cavar as hastes a uma profundidade de 20 cm, observando a distância entre os arcos de 40 cm.
- Puxe o filme ou tecido agrícola sobre a moldura para que 20 cm permaneçam nos lados compridos e 50 cm nos lados curtos.
- Fixe as bordas do abrigo no lado curto e no outro lado. No segundo lado longo, prenda a fixação temporária, por exemplo, com um tronco ou estaca, para que seja conveniente elevar o filme.
Uma mini-estufa portátil pode ser feita rapidamente de madeira e filme.
O esquema de ações neste caso é o seguinte:
- De acordo com as placas disponíveis, calcule o tamanho da estufa. Para facilitar o movimento, o comprimento dessa estrutura não deve exceder 2 metros.
- 4 pranchas cortadas no tamanho selecionado são presas umas às outras na forma de uma moldura com pregos ou com a ajuda de cantos dos móveis.
- Das ripas de madeira, eles montam uma moldura na qual o filme é puxado. Se a fazenda tiver uma pequena moldura de janela antiga, poderá ser usada como cobertura para uma estufa assim. Em seguida, o tamanho de toda a estrutura é inicialmente ajustado ao tamanho da janela.
- Uma tampa com um filme ou uma janela é afixada à estrutura principal com duas dobradiças de porta. Uma alça é montada no quadro para facilitar a abertura.
Uma mini-estufa pode melhorar significativamente o crescimento de mudas de hortaliças e flores, além de proteger plantas jovens em campo aberto. Você pode montar essa estrutura para uma residência de verão a partir dos materiais disponíveis, usando as recomendações propostas.