A poinsétia é uma flor de interior que agrada com sua floração espetacular no inverno. Suas brácteas coloridas formam belos contornos estrelados. Desde que floresce no Natal, a planta passou a ser chamada de "estrela do Natal". Aprendemos o que é a poinsétia, como estabelecer os cuidados adequados e propagá-la, bem como as dificuldades que você pode encontrar ao cultivá-la.
Descrição botânica da planta
A poinsétia é um arbusto sempre verde que atinge três metros em condições naturais. Em condições internas, esta planta possui tamanhos mais modestos, pois já foram criados híbridos que crescem para cima em não mais de 30 cm.
As folhas têm uma cor verde escura e são anexadas com pecíolos a uma haste simples de ramificação. Eles têm a forma de um oval oblongo, com uma ponta pontiaguda e bordas irregulares. Comprimento - até 15 cm.
Galeria de Fotos
A poinsétia floresce no inverno com pequenas flores amareladas agrupadas em bases. Ao florescer em torno deles, brácteas de cor vermelha saturada são formadas, dando à planta uma aparência estranhamente decorativa. Variedades com cores rosa, creme, branco e bicolor agora são criadas.
A planta produz frutas com três lâminas, nas quais há três nozes de semente única.
Você sabe Poinsétia tem outros nomes - a euforbia mais bonita, estrela de Natal, Euphorbia pulcherrima, Estrela de Belém. Nomeado em homenagem a Joel Poinsett, ministro e embaixador americano no México, que trouxe essa planta mexicana para os Estados Unidos e a cultivou em estufa.
Compra e adaptação
A poinsétia é geralmente comprada no inverno, na véspera do feriado de Ano Novo. A loja onde a compra é feita deve ser aquecida, pois a uma temperatura abaixo de + 15 ° C a flor pode congelar. Deve ser cuidadosamente examinado para que não haja sinais de danos por doenças ou pragas de insetos (folhas podres ou retorcidas, manchas marrons na folhagem, etc.).Preste atenção ao solo - ele não deve estar molhado, pois a planta não tolera alagamentos e essa condição pode indicar cuidados inadequados. Você deve optar por uma amostra com botões ininterruptos - após a floração, a poinsétia deixa cair seu belo perianto.
Após a compra, verifique se a flor não congela e não é danificada durante o transporte para casa. Recomenda-se ser transportado em uma caixa ou embrulhado em uma espessa camada de papel, colocado em uma sacola bastante espaçosa. Após a chegada, a flor é imediatamente desembalada cuidadosamente e colocada em um local quente e bem iluminado. Em casa, a poinsétia é importante para garantir um atendimento ideal e não para reorganizá-lo desnecessariamente. As principais medidas são rega moderada, fertilização e pulverização. É importante garantir que, no local em que a flor cresce, ela não penetre, a temperatura não caia abaixo de + 16 ° C e suas folhas não entrem em contato com os vidros das janelas frias.
A planta se acostuma às novas condições por 3-4 semanas. Para uma melhor adaptação, recomenda-se pulverizar Epin 1-2 vezes (2-3 gotas de estimulante por copo de água), fazendo um intervalo entre esses procedimentos de 10 dias. Se você encontrou manchas nas folhas, é melhor realizar o tratamento com “Fundazol”. Para um iniciante, você deve sempre organizar a quarentena - mantenha-a separada de outras flores de interior.
Transplante
Após a adaptação, a flor deve ser transplantada, pois o substrato da loja geralmente é adequado apenas para o transporte.
É melhor aguardar a planta florescer, organizar um período de repouso e transplantar-se no horário recomendado - na primavera, quando a estação de crescimento começar.Importante! Note-se que esta flor não pode ser transplantada durante a floração - pode perder o perianto e a aparência decorativa. Então a euforia mais bonita deveria alimentar com fertilizante líquido para plantas de casa com potássio e fósforo.
Ao transplantar, eles escolhem um vaso novo alguns centímetros maior que o anterior. Certifique-se de que existe um orifício de drenagem ou faça você mesmo. Uma camada de drenagem de seixos, tijolos quebrados ou cacos de argila, argila expandida deve ser derramada na panela. Como solo, você pode usar uma mistura de solo pronta para palmeiras de uma loja ou prepará-lo você mesmo: por exemplo, misture 3 partes de solo de relva argila, 2 partes de solo arborizado, 1 parte de turfa e areia. Então você precisa desinfetar esse solo no forno ou despejar permanganato de potássio. A mistura do solo é levemente ácida - cerca de 6 pH.O transplante em si é realizado por transbordo - com a preservação do coma de terra nas raízes. O pescoço da raiz não está enterrado.
Se forem observadas folhas lentas na planta comprada, que começam a cair quando o solo é normalmente umedecido, provavelmente você comprou uma flor com raízes podres. Essa planta deve ser transplantada o mais rápido possível em um novo substrato e, quando transplantada, inspecione o sistema radicular e remova raízes mortas podres. Após o procedimento, a flor deve ser abundantemente derramada com água assentada com “Fundazol” e o excesso de líquido drenado da panela.
Para tornar a euforbia mais fácil de sobreviver a um procedimento tão estressante como um transplante, ele deve ser pulverizado com "Epin". Então eles o colocaram em um lugar quente e bem iluminado. Nos anos subsequentes, o mato é replantado quando as raízes já dominam todo o espaço do tanque - uma vez a cada 2-3 anos.
Vídeo: Poda e Poda
Como cuidar de poinsétia em casa
Para o desenvolvimento e o florescimento bem-sucedido desta flor de Natal com folhas vermelhas, é necessário estabelecer os cuidados adequados e criar melhores condições.
Iluminação
A poinsétia precisa de iluminação difusa e brilhante. No inverno, ela se sente bem nas janelas do sul, e o resto do tempo é ideal para mantê-lo no leste ou no oeste. Durante os períodos de atividade solar, é recomendável protegê-lo dos raios diretos quentes do sol.
Importante! No inverno, a planta não é iluminada, pois sua floração ocorre com a luz do dia reduzida. No entanto, deve-se garantir que acenda por pelo menos 6 horas.
Modo de temperatura
O regime ideal de temperatura durante a estação de crescimento é de + 20 ... + 25 ° C. No inverno, quando a planta floresce, uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C será suficiente. Depois de florescer e deixar cair as folhas, é arranjado um período de descanso para ele. Durante o processo, a poinsétia é transferida para um local escuro e fresco (+ 16 ° C).Quando a temperatura cai abaixo de + 15 ° C, a flor começa a doer e morrer. As temperaturas mais críticas estão abaixo de + 12 ° C. Alterações bruscas devem ser evitadas; portanto, no inverno, você deve monitorar o regime de temperatura, especialmente ao arejar e resfriar a noite.
Humidade do ar
Esta flor de interior adora ar úmido, por isso é pulverizada diariamente. Isto é especialmente verdade nos períodos de verão e aquecimento, quando o ar nos apartamentos está seco. A pulverização é melhor feita com água fervida à temperatura ambiente. Se não houver como fazê-las, para criar um microclima úmido, você pode usar uma bandeja com seixos molhados. Durante o período de descanso, o ar não é mais umidificado.
Rega
Durante a estação de crescimento, a poinsétia é regularmente regada bem, após o que a água é drenada da panela. A rega é realizada quando a camada superior da terra seca. A secagem completa do solo deve ser evitada, mas o pior é regar esta euforbia - essa situação leva à deterioração da flor. No calor, é regada com mais frequência e no inverno - com menos frequência. Durante a dormência, a rega é minimizada.Para irrigação, tomar água mole (sedimentada, filtrada ou descongelada) à temperatura ambiente. No inverno, deve ser aquecido alguns graus.
Top vestir
No início de maio, a euforbia mais bonita começa a fertilizar com fertilizantes complexos, combinando-os com a rega. A cobertura é aplicada 2 vezes por mês e interrompida durante o período de dormência. No início da estação de crescimento, esta flor de interior consome muito nitrogênio; depois, para colocar caules de flores, é necessário fósforo e, um pouco mais tarde, potássio.
Importante! Com a falta de nitrogênio na poinsétia, a folhagem fica amarela e, quando há uma deficiência de fósforo, fica amarela e cai. A falta de potássio exala como clorose e necrose. Na presença desses sinais, você precisa fazer imediatamente a pulverização com curativos foliares.
A primeira alimentação é feita 3 semanas após o transplante, e para isso você pode usar fertilizantes orgânicos ou minerais contendo nitrogênio. Em setembro-outubro, é realizada a cobertura de fósforo-potássio. Para isso, é melhor usar fertilizantes líquidos prontos para plantas com flores.
Poda
A planta é podada antes da dormência, quando descarta a folhagem após a floração. Ao mesmo tempo, restam cerca de 10 a 20 cm de comprimento da base. É necessário garantir que 1-2 internódios permaneçam na planta. A poda a seguir é feita durante um transplante de planta na primavera (se for realizada) ou quando os brotos apareciam. Corte o excesso de crescimento e deixe apenas os 5 rebentos mais fortes. Processos de corte podem ser cortados.Partes doentes ou nuas são cortadas a qualquer momento. Coloque as fatias polvilhadas com carvão picado.
Preparação para a floração e dormência
Quando a poinsétia adquirida desaparece, eles têm um período de descanso. Para fazer isso, eles cortam e movem para um local escuro com uma temperatura de +12 ... + 16 ° C. Você pode simplesmente podar e reorganizar a flor em sombra parcial com irrigação reduzida e interromper a alimentação. Na primavera, quando a planta começa a brotar, ela é afinada, transplantada e fertilizada novamente.
Para que essa euforia floresça no inverno, no outono (em outubro), limitam o horário de verão, cobrindo-a da luz com uma caixa ou lençol das 18:00 à manhã. O período escuro da planta deve durar 12 a 14 horas. Sombra normalmente leva de 8 a 10 semanas. Neste momento, a quantidade de potássio e fósforo na alimentação é aumentada. Quando as folhas superiores começam a ficar vermelhas, a flor deixa de sombrear e não é alimentada por algum tempo.A temperatura do ar no período outono-inverno deve ser ligeiramente mais baixa que no verão.
As brácteas são completamente pintadas em cores vivas no final de dezembro e, em janeiro, pequenas flores de tons amarelos florescem. Sob condições adequadas, a floração dura até 2 meses. No tipo selvagem ou clássico de poinsétia, perianto matiz vermelho brilhante típico. Nas variedades cultivadas, eles podem ter um esquema de cores diferente - rosa, amarelado, branco, esverdeado e uma mistura dessas cores. Quanto mais exuberante o mato, mais "estrelas" de brácteas aparecem nele, com uma roseta de inflorescência.
Como propagar uma flor de estrela de Natal por estacas
A poinsétia é facilmente propagada por estacas e, para isso, execute as ações na seguinte sequência:
- As estacas na primavera cortam 7 a 10 cm de comprimento e devem ter 3-5 rins. As sessões são geralmente cortadas sob o último nó da parte inferior.
- As mudas são colocadas em água morna para limpar as plantas do suco. Você pode usar a preparação de raiz “Kornevin”.
- Puxe as estacas e passe-as levemente com uma toalha de papel. O ponto de corte é polvilhado com carvão em pó.
- O material de plantio é plantado em uma mistura de solo pré-regada, que consiste em areia grossa, húmus e estrume seco. A temperatura do solo deve estar na faixa de +23 ... + 28 ° C. Para criar um efeito estufa, o recipiente com plantio é coberto com um saco plástico ou um frasco de vidro.
- Em seguida, o pouso é movido para um local quente, mas bem iluminado.
- Todos os dias, as mudas abrem para ventilação por 10 a 15 minutos. Hidrate conforme necessário.
O sistema radicular é formado dentro de 30 dias. Em seguida, a flor é transplantada para um vaso adequado com uma massa de barro. A floração ocorre cerca de um ano após o enraizamento.
Importante! A ingestão de suco de poinsétia na pele pode causar irritação severa; portanto, todas as manipulações com ele devem ser realizadas com luvas. A flor em si não é tóxica, ao contrário de muitos representantes do gênero Euphorbia.
Possíveis dificuldades crescentes
Com o conteúdo da poinsétia, pode-se encontrar algumas dificuldades. Eles estão principalmente associados ao cuidado inadequado desta flor de interior.
Por que não floresce
O principal problema que você pode encontrar é que a poinsétia não floresce. As causas comuns desse fenômeno são esses fatores:
- Violação do regime de temperatura. Uma temperatura mais baixa (abaixo de 14 ° C) ou excessivamente quente leva a falhas no funcionamento do sistema radicular, e a planta não pode se adaptar às mudanças de forma alguma.
- Má iluminação. É necessária iluminação difusa.
- Rega excessiva. A água estagnada no solo afeta negativamente o desenvolvimento da flor. A rega deve ser realizada quando o solo na panela secar 2-3 cm.
- Incumprimento das regras durante o período de latência.
- Solo pobre.
- Ar seco. No calor, não se esqueça de borrifar com uma pistola de pintura. Na estação de aquecimento, esse problema também aparece; portanto, neste caso, é recomendável colocar um recipiente de água próximo ao vaso de flores.
Doenças e Pragas
Devido à rega excessiva, a planta pode adoecer com doenças fúngicas e o ar seco pode causar o aparecimento de algumas pragas.
Esta flor de interior pode ser suscetível às seguintes doenças:
- Podridão cinzenta. Aparece devido ao excesso de umidade. Todas as áreas danificadas devem ser removidas e a preparação química “Fundazol” deve ser usada.
- Podridão da raiz. A causa dessa doença fúngica também é rega excessiva. A planta para de se desenvolver e seca, as folhas ficam amarelas. É necessário substituir o solo pela remoção das raízes danificadas pela doença e realizar o tratamento com a preparação de Fitospor.
- Mancha de folhas. Manchas marrons escuras aparecem nas folhas. Muitas vezes isso acontece devido à alta umidade. As partes afetadas da planta são removidas, o solo é substituído e o tratamento é realizado 3 vezes com um intervalo de 7 a 10 dias com fungicidas (Fitosporin).
- Ferrugem. Esta doença fúngica se manifesta na forma de um revestimento enferrujado em uma planta. As partes afetadas são removidas e tratadas com fluido Bordeaux.
- Oídio Na poinsétia, é observado um revestimento em pó branco, que começa a escurecer com o tempo. Preparações químicas “Fitosporin”, “Topaz”, “Skor” devem ser usadas.
Na poinsétia, podem aparecer pragas:Você sabe Nos Estados Unidos, 12 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Poinsétia. Esta data é datada não apenas da época do florescimento desta bela planta, mas também da data da morte de Joel Poinsett, em cuja homenagem é nomeada.
- Ácaro. Manchas marrons e uma fina teia de aranha são visíveis na planta. A flor é limpa com uma esponja embebida em água com sabão (você só precisa usar sabão doméstico) e preparações químicas são usadas (Actellik, Aktara).
- Andaimes. As pragas podem ser detectadas por revestimento pegajoso e manchas marrom-amareladas nas folhas. Neste caso, a folhagem é tratada com uma solução com sabão e são utilizadas preparações químicas (Fitoverm, Fufanon).
- Mealybug. Este inseto é de cor clara, com um comprimento de cerca de 5 mm. Você pode detectar por um revestimento branco, semelhante ao algodão. A planta é limpa com uma solução com sabão e os produtos químicos apropriados são usados ("Aktara", "Aktofit").
- Pulgões. Estes são pequenos insetos com asas. Quando elas aparecem, a planta diminui o crescimento e o desenvolvimento, as folhas ficam amarelas. Eles são tratados com preparações "Aktofit" e "Fitoverm".
Sinais e superstições
Com a flor interior da poinsétia, muitos sinais folclóricos estão associados. Então, se a flor desaparecer, a família terá um mau relacionamento. A flor sente sutilmente qualquer negativo - brigas, ressentimentos, dores.Se a estrela de Natal ficar amarela assim que for comprada e trazida para a casa, isso indica que a casa tem um mau-olhado ou deterioração.
Esta flor interna floresce lindamente para as férias de Natal. Portanto, colocá-lo na mesa para o Ano Novo é considerado um sinal que leva à harmonia e felicidade nas relações familiares. Se você colocar um vaso com esta flor no quarto de um jovem casal, isso salvará o marido do ciúme, e sua esposa ajudará em um futuro próximo a engravidar e dar à luz um filho.Você sabe Se o gato mostrar um interesse crescente em poinsétia (começa a arrancar as folhas, tenta empurrar a panela do parapeito da janela), a flor deve ser movida para outro cômodo. Acredita-se que, agindo dessa maneira em animais de estimação, a estrela do Natal esteja tentando se mover e ajudar um membro da família que precisa de apoio.
Assim, criando condições ideais para a poinsétia e cuidando adequadamente dela, você pode admirar sua bela floração nos dias de Natal por mais de um ano.