Violeta (Saintpaulia) é muito popular entre os cultivadores de flores. A fábrica não exige muito das condições de detenção, mas, para seu desenvolvimento bem-sucedido, o cumprimento de várias regras ainda não é suficiente. Um dos sinais do estado doente da senpolia é a torção das folhas para dentro ou para baixo. Este artigo descreve as causas e métodos para resolver o problema das folhas em turbilhão.
As regras básicas para o cultivo de violetas
Saintpaulia é facilmente cultivada em ambientes fechados.
Importante! Gotas de água nas folhas não devem ser permitidas. Por esse motivo, é preferível regar as violetas do palete.
Uma de suas vantagens é que cuidar de todas as variedades é quase o mesmo:
- Para uma floração exuberante e duradoura, verifique se a planta é boa iluminação (10-12 horas por dia).
- Mais ideal temperatura senpolia — +20 ... + 22 ° C O indicador de temperatura não deve estar abaixo de + 18 ° C e acima de + 26 ° C.
- Use água morna para regar.. Realize a próxima rega no momento em que a camada superior da terra secar. O solo saturado de Senpolia com umidade é mais difícil de tolerar do que uma leve secagem.
- Taxa de umidade para violetas - cerca de 50%. Com a proximidade dos radiadores de aquecimento, você terá que umedecer o ar adicionalmente. Limpe as chapas do pó acumulado a cada um ano e meio ou dois meses. Faça isso com um pano úmido ou uma escova macia.
- Propagar violeta folhas ou galhos.
- Escolha solo com alta concentração de areia, húmus e musgo. Para o plantio, pegue um vaso não muito grande, pois as raízes da violeta são pouco desenvolvidas - elas não são aprofundadas. Ao plantar, certifique-se de adormecer no tronco nu da planta.
- Como fertilizantes, use curativos universais prontos para a senpolia, que incluem nitrogênio, potássio e fósforo. Alimente a planta apenas durante o período de floração ativa (uma vez por mês). Na estação fria, é aconselhável interromper a flor de cargas desnecessárias de vários minerais.
Por que as violetas torcem as folhas
Abaixo estão as causas mais prováveis de um fenômeno desagradável, como folhas torcidas em violetas.
Rega errada
A principal razão reside na rega excessiva - os jardineiros inexperientes consideram erroneamente a aparência lenta da planta como um sinal de falta de água, embora na verdade a flor sofra de excesso de umidade. Além de folhas retorcidas e perda de turgor (pressão intracelular), raízes podres (especialmente as pequenas) e água que flui ativamente dos orifícios de drenagem são indicativas de inundação do solo. Muitas vezes, apesar do estado desastroso do mato, os proprietários novatos continuam a inundá-lo. Se você não o parar, o violeta simplesmente perecerá.
Excesso de fertilizantes
Se você exagerar na quantidade de fertilizante aplicada, isso também pode provocar o enrolamento das folhas para dentro. No caso da senpolia em vaso, os nutrientes nem sempre são bons - uma saturação com nitrogênio é repleta de torções nas placas das folhas, perda da capacidade de florescer e até a morte.
Transplante incorreto
Um transplante analfabeto é outra causa comum de folhas torcidas. Se alguns dias após o transplante a planta murchava ou torcia as folhas, tudo não corria muito bem. No processo de transplante, o rizoma pode ser seriamente danificado ou você escolhe o solo errado.
Pragas
Uma razão mais perigosa pela qual as placas das folhas são torcidas é o ácaro do ciclâmen (morango). O parasita geralmente ataca a parte de trás das folhas, onde se multiplica, então tente inspecionar a parte verde da planta de tempos em tempos.
Você sabe Amante ardente de violetas foi a famosa atriz francesa Sarah Bernhardt. Todo o apartamento e todas as roupas da atriz estavam saturadas com o aroma dessas flores. E em seu quarto e em todos os quartos havia buquês frescos de violetas brilhantes o ano todo.
No entanto, sem equipamento especial, será muito difícil distinguir uma pequena praga, por isso chamamos sua atenção lista de sinais cuja presença indica a presença óbvia de uma praga:
- arestas curvadas para dentro das chapas;
- deformação da haste;
- pubescência excessiva de folhas;
- brotos desbotados e caindo;
- parar o crescimento e desenvolvimento do mato.
Vídeo: por que as folhas das violetas torcem
O que fazer e como reanimar uma planta
Folhas enroladas são apenas um sintoma da angústia das violetas. A planta sinaliza que medidas urgentes e decisivas devem ser tomadas.
Importante! Durante o período de reabilitação de violetas com a ajuda de acaricidas, minimize sua rega e é melhor abandonar completamente a pulverização. Muito provavelmente, você terá que processar a flor várias vezes.
Portanto, continuaremos falando sobre maneiras de resolver esse problema e, consequentemente, resgatar violetas.
- Após eliminação efeitos negativos causados por rega excessivaA melhor saída é transplantar a planta. Para fazer isso, remova a senpólia do vaso de flores junto com a terra e examine o sistema radicular, removendo cuidadosamente as áreas apodrecidas. Em seguida, transfira a planta para um novo recipiente com substrato fresco. Se você encontrar deformação das folhas nos estágios iniciais, simplesmente reduza a rega, seque e afrouxe o solo superficial. Verifique se há orifícios de drenagem na panela. Além disso, você pode substituir a drenagem.
- Resolver o problema superabundância de nutrientes Só é possível transplantar uma flor em solo fresco. No futuro, adubar estritamente de acordo com as instruções, observando a dosagem e a frequência necessárias.
- Para corrigir as consequências operações de transferência analfabetas remova a flor do vaso antigo e examine o sistema radicular. Livre-se dos muito danificados (quebrados) como resultado de um transplante de raiz áspero. Remova também as folhas mortas e desbotadas. A maneira mais segura de transplantar é encher a panela com água violeta por 10 minutos e depois transferir o arbusto para a mão com a coroa abaixada, passando-a entre os dedos. Em seguida, em movimento inverso, coloque a bucha em um novo recipiente adequado.
- Se não houver problemas nas raízes, a causa das folhas enroladas é solo inadequado, na qual a senpolia foi transplantada. Transplante a flor em terreno turvo misturado com areia grossa e cinza de madeira. Adicione a mistura de barro aos pecíolos inferiores das folhas. Molhe o solo. Depois de esperar vários dias, polvilhe uma nova camada de terra nas áreas flácidas.
- Derrote o ácaro da morango mais difícil, pois é um parasita bastante prejudicial e resistente. Será necessária toda uma gama de medidas. Suspeitando da presença de um parasita, isole a planta infectada e livre-se das folhas muito afetadas e trate a flor com acaricidas (substâncias químicas transmitidas por carrapatos). Por exemplo, nas instalações, você pode usar o Fitoverm; inseticidas tradicionais neste caso são ineficazes.
Como evitar a ondulação das folhas
Para evitar o aperto das chapas, siga todas as medidas preventivas necessárias:
- Escolha o modo de irrigação certo. A presença de orifícios de drenagem em um vaso é vital para a senpolia. Comece a regar somente depois que o solo superficial se tornar levemente seco ao toque. Para impedir que a água toque as folhas, despeje líquido na panela. E depois de 15 a 20 minutos após o procedimento, o excesso de água certamente deve ser drenado.
- Cuide do modo de iluminação correto - deve ser macio e difuso.
- Evite rascunhos com cuidado. Uma corrente de ar frio é especialmente perigosa nos meses de inverno.
- Ao alimentar, siga rigorosamente as porções e a frequência. Usando complexos minerais universais, reduza a dose pela metade. Nunca fertilize senpolia plantada e transplantada recentemente, pois todos os nutrientes necessários já estão contidos em uma mistura especial de solo para essas plantas.
- Senpolia não tolera manipulações com suas raízes; portanto, sem grande necessidade de perturbá-las, é indesejável. Uma boa razão para o transplante é a necessidade de trocar a louça ou o solo contaminado. Coloque a planta recém-transplantada por vários dias em um local pouco iluminado. Além disso, para facilitar o período de adaptação, você pode criar o efeito de uma estufa - basta cobrir a flor com um saco de polietileno. Vários fármacos imunoestimulantes, como o zircão ou o epin, têm um bom efeito.
- Examine a flor regularmente em busca de parasitas. (principalmente carrapato ciclâmen), para não perder o tempo e executar todas as medidas acima para a reabilitação de plantas. Se uma grande parte do violeta for afetada, infelizmente, não será possível salvá-lo.
Você sabe Na Idade Média, os habitantes do sul da Alemanha celebravam o dia toda primavera, quando encontraram a primeira senpolia. A flor estava presa a um poste alto no meio de um gramado verde. Todos estavam interessados nas celebrações - as pessoas se divertiram, cantaram e dançaram. Acreditava-se que uma pessoa que arrancou essa primeira violeta estava esperando um destino feliz.
Aprenda a cuidar adequadamente de suas violetas em vasos para manter suas folhas saudáveis. Tome medidas oportunas para reabilitar a planta e muito em breve a violeta o deliciará com novas flores magníficas.