Um dos membros mais coloridos e únicos da família Tutov é um ficus chamado ginseng. A peculiaridade desta planta reside na forma incomum de seu sistema radicular, assemelhando-se na aparência à raiz do ginseng. O que mais difere o ficus microcarpo de outros membros da família e como cultivar um bonsai tão incomum em seu peitoril da janela, consideraremos no artigo.
Descrição botânica da planta
O ficus ginseng, também chamado de microcarpo ou sem corte, é um habitante perene das florestas subtropicais da Austrália, da República Popular da China e das Filipinas. Sob condições naturais, a árvore tem um tamanho impressionante e é capaz de atingir 25 m de altura.
Representantes decorativos cultivados no apartamento como um bonsai não atingem mais de 1,5 m.
O ginseng é caracterizado pela presença de um pequeno tronco grosso e um rizoma forte e forte que se parece com uma raiz de ginseng. O tronco é coberto por uma casca fina e lisa de cor cinza ou avermelhada, extremamente sensível a danos.
No caule da planta, são dispostas em ordem de prioridade pequenas folhas de pecíolo de couro, de forma oval e cor verde escura, com superfície brilhante e brilhante.No processo de floração, pequenas flores são formadas no mato, conectadas a inflorescências esféricas - siconia. Nos primeiros estágios da floração, os syconia têm uma tonalidade verde-amarela, mas ficam roxos à medida que amadurecem.
Em casa, a planta nunca floresce e não dá frutos, pois para a polinização são necessárias pequenas vespas Parapristina verticillata, que vivem apenas na terra natal da cultura.
A principal característica do microcarpo é o seu rizoma bizarro, constituído por várias raízes aéreas que se projetam fortemente do solo. No entanto, essa raiz não ocorre na natureza.
Você sabe A forma única das raízes do ficus caseiro não é resultado de processos naturais — Este é o trabalho trabalhoso de criadores que, graças a uma técnica agrícola secreta especialmente desenvolvida, criam uma planta com um rizoma não convencional.
Benefício e dano
- Ficus ginseng não é apenas uma bela planta ornamental, possui muitas propriedades úteis:
- alivia o ar do apartamento de substâncias perigosas - fenol, benzeno, fumaça de formaldeído;
- satura o ar com oxigênio;
- afeta favoravelmente a energia da sala.
Além disso, é amplamente utilizado na medicina popular para o tratamento de doenças como mastopatia, miomas e outras neoplasias. Tinturas baseadas no suco leitoso da planta são usadas no tratamento complexo de artrose, radiculite, osteocondrose.
Loções de hematomas, hematomas, verrugas e papilomas são preparadas a partir do suco de ficus leitoso congelado. Medicamentos, por exemplo, velas para hemorróidas, também são feitos com base.Na maioria dos casos, o ginseng é seguro para as pessoas, mas os especialistas não recomendam o cultivo da planta para pessoas propensas a reações alérgicas. A seiva leitosa secretada por uma árvore pode provocar o desenvolvimento de rinite, febre, dores de cabeça.
Você sabe Na lista dos alérgenos domésticos mais poderosos, o ficus está em terceiro lugar, atrás do primeiro lugar em animais domésticos e ácaros.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
O ficus ginseng não precisa de condições especiais de cultivo; no entanto, para que a planta agrade com uma aparência atraente, é necessário controlar a iluminação, a temperatura e a umidade na sala onde a flor está localizada.
Alojamento
A localização ideal do ficus é considerada sombra parcial, não muito longe da janela. Ele não gosta de iluminação muito brilhante, mas também se refere negativamente à sua ausência. Particularmente perigosos para a planta são os raios diretos do sol, grandes correntes de ar quente, correntes de ar.
Recomenda-se selecionar um local para uma flor longe de aparelhos de aquecimento, baterias. No inverno, quando o horário de verão é reduzido, a cultura precisa organizar a iluminação difusa artificial instalando lâmpadas fluorescentes perto da panela. No verão, o ficus requer acesso a ar fresco.
Modo de temperatura
A temperatura mais aceitável para um microcarpo é considerada +20 ... + 23 ° C. No inverno, os indicadores não devem cair abaixo de + 15 ° C. Uma temperatura muito alta na sala pode provocar o amarelecimento prematuro das folhas e a sua queda. Indicadores de baixa temperatura podem causar apodrecimento do sistema radicular e morte do mato.Note-se que periodicamente o próprio ficus descarta as folhas, o que é considerado normal, pois assim a planta se livra da folhagem antiga e dá força aos jovens.
Humidade do ar
Ginseng refere-se a plantas higrófilas: 65-75% são considerados indicadores ideais de umidade. No verão, a cultura precisa de pulverização regular, o que é recomendado para ser realizado duas vezes por dia: de manhã e à noite.
Para a pulverização, é necessário usar água fervida à temperatura ambiente, para que após o procedimento não haja manchas brancas nas folhas. Durante isso, verifique se o mínimo de umidade possível entra no tronco.
Uma vez por mês, os especialistas aconselham a organização de um banho completo de ginseng no chuveiro. Além disso, a planta responde favoravelmente à limpeza sistemática das folhas com um pano úmido.
Home Care
O cuidado com o ginseng nas condições do apartamento não é difícil e se baseia na implementação de regras básicas - isso é rega, poda, fertilização e processamento de parasitas.
Rega
O ficus desta variedade prefere rega abundante regular com controle da secagem do solo. No verão, a planta deve ser umedecida 2-3 vezes por semana, com foco no estado do solo - um sinal de irrigação é a secagem da camada superior em 2-3 cm.
É importante não permitir dois pontos:
- estagnação de umidade no palete, o que pode provocar o apodrecimento dos processos radiculares;
- secar o solo, o que pode levar ao amarelecimento da folhagem e de sua subsidência.
Para umedecer a lavoura, é melhor praticar menos rega em paletes. Você também pode umedecer a flor adicionando água diretamente sob a raiz, mas protegendo ao máximo o tronco da umidade. A água de irrigação não deve estar fria, um pouco mais quente que a temperatura na sala, assentada, idealmente filtrada.
Importante! Ginseng reage com sensibilidade à movimentação e transporte, logo após a compra ele precisa determinar seu local de residência permanente.
Top vestir
Juntamente com o ficus de rega, os especialistas recomendam alimentá-lo. Na fase de crescimento ativo, de março a novembro, os fertilizantes devem ser aplicados a cada duas semanas. Produtos minerais, orgânicos e complexos especiais projetados para bonsai podem ser usados como material de cobertura.
Os fertilizantes são diluídos na água de irrigação e hidratam a planta.
No período frio, a frequência de cobertura é reduzida para uma por mês.
Poda
À medida que os ramos do ginseng crescem, eles crescem ativamente, o que confere à flor uma aparência preparada e desleixada. Devido ao fato de os rebentos de ficus terem alta ductilidade, é fácil obter a forma desejada por meio de poda regular.
Para formar uma coroa mais ramificada, é necessário aparar apenas a parte superior do mato, deixando não mais que 5 cm de comprimento da parte aérea. É permitida a formação da coroa na direção do crescimento da brotação maior. Muitas vezes, a forma desejada é dada à planta usando arame, o que torna possível determinar independentemente a direção do crescimento da coroa.
Para obter um tronco forte, forte e poderoso, ele deve ser completamente cortado várias vezes.
Também é recomendável cortar galhos para reduzir o volume de formação da folha. Para fazer isso, após cada formação de 6 a 10 folhas novas, remova 2 a 3 folhas velhas.Note-se que o evento de aparar galhos e brotos pode ser realizado em qualquer época do ano, mas os especialistas aconselham combiná-lo com um transplante.
Importante! O corte não é um procedimento obrigatório para o ginseng: ele é capaz de crescer e se desenvolver perfeitamente sem ele. Seu principal objetivo é formar um ambiente esteticamente atraente a planta forma original com uma coroa magnífica e densa.
Transplante
Cuidar de ficus implica realizar transplantes de plantas regulares. Flores jovens, com até 5 anos, precisam de transplante anual; adultos com mais de 5 anos devem ser replantados uma vez a cada 3-4 anos. Nesse caso, o replantio de ficus jovens deve ser realizado com uma substituição completa do solo, mas arbustos mais maduros são transplantados por transbordo.
O processo de transplante de ficus é baseado no seguinte algoritmo:
- Seleção do pote. Como um novo recipiente para ficus, é melhor escolher vasos de cerâmica ou plástico, com 2-3 cm de diâmetro maior que o anterior. Não é recomendável selecionar recipientes muito grandes, pois isso levará à inibição do crescimento da folhagem.
- Seleção da mistura do solo. O ginseng prefere solo solto nutritivo com uma acidez de pH 5,5 a 7,5. Os especialistas recomendam a compra de solo em lojas especializadas, escolhendo os substratos destinados ao ficus ou ao bonsai. A mistura de primers pode ser preparada independentemente, usando relva, solo frondoso, turfa e areia de rio misturada na proporção de 1: 1: 1: 1. Em um solo caseiro, você deve adicionar um pouco de carvão picado.
- Transplante de plantas. No fundo do tanque, é necessário alinhar a camada de drenagem de argila expandida ou seixos, polvilhar com uma pequena camada de solo preparado por cima. Coloque a planta no chão, distribua bem os processos radiculares, cubra o resto da terra e mexa um pouco.
Você sabe Ficus microcarpo, que cresce na natureza, é chamado de "estrangulador". No processo de crescimento ativo, a árvore procura apoio — por causa disso, suas raízes aéreas se entrelaçam em torno das plantas que crescem próximas a ela, impedindo-as de se desenvolver e crescer.
Reprodução
Para o cultivo, três métodos são usados: estacas, usando raízes e sementes aéreas.
Camadas de ar
O método mais popular de criação de ficus é o uso de camadas de ar.
Para fazer isso:
- Em um arbusto adulto saudável, parte da casca de até 3 cm de largura é cortada em um círculo a partir do tronco.
- O local do corte é coberto com um musgo ou pano úmido, um filme plástico. Ao usar musgo, ele deve sempre ser mantido úmido.
- Depois de um tempo, brotos jovens aparecem na parte cortada, que deve ser cortada e transplantada juntamente com uma pequena área da casca em uma panela separada.
Cuidar de mudas jovens é semelhante a cuidar de plantas adultas. O principal é monitorar a qualidade da irrigação e evitar a umidade excessiva do solo.
Estacas
As estacas são consideradas o método mais simples e acessível de propagação.Envolve as seguintes etapas:
- De uma planta forte e saudável, vários processos lenhosos de 15 cm de comprimento com 2-3 folhas são cortados com uma faca afiada.
- As estacas são colocadas em uma jarra de água para limpar o suco leitoso.
- Os processos são secos e plantados em um substrato especialmente preparado que consiste em turfa, areia de rio e vermiculita.
- O recipiente com estacas é coberto com filme plástico e colocado em um local quente e iluminado. Forneça às mudas hidratação e ventilação regulares.
- Após 2 meses, quando as mudas criam raízes, elas são plantadas em recipientes separados.
As medidas de cultivo por estacas são realizadas no início da primavera.
Sementes
A criação de sementes de ficus é considerada o método mais complexo e demorado. Para isso, são utilizadas apenas sementes compradas, uma vez que é impossível obter material de sementes em casa.
O evento de criação inclui as seguintes etapas:
- As sementes são plantadas em uma mistura do solo, que inclui turfa e esfagno em partes iguais. O material não é compactado, polvilhado com uma pequena camada de solo.
- A superfície da semente é umedecida com um frasco de spray.
- Um recipiente com mudas é coberto com um filme para criar um efeito estufa.
- No processo de germinação das sementes, verifique se o solo está sempre úmido.
- Após o aparecimento de 2-3 folhas nos brotos, elas são transplantadas para vasos.
As sementes brotam com um método semelhante por um longo período de tempo, até vários meses.
Importante! Qualquer método de criação em casa envolve a obtenção de ficus com o tronco e rizoma habituais. Para formar uma característica raiz do ginseng, é necessária uma técnica especial de cultivo.
Possíveis dificuldades crescentes
Uma alta porcentagem de doenças no ficus é causada pelo não cumprimento das regras de atendimento.A necessidade de ajustar as condições de cultivo surge com os seguintes fatores:
- Folhas caem - afirma que o ficus ginseng sofreu humidade excessiva, foi exposto a correntes de ar ou cresce em condições de pouca luz.
- Folhagem amarelada com mais uma queda - é o resultado de uma rega insuficiente ou baixa umidade.
- Amarelecimento das folhas do nível inferior - a razão para isso pode ser a falta de nutrientes.
- A formação de manchas escuras nas folhas, apodrecimento das raízes - indicar umidade excessiva e estagnação da água na panela.
Com a devida observância das regras básicas de atendimento, o ficus é capaz de recuperar rapidamente e formar muitos brotos jovens.
Entre as pragas, as mais perigosas para a árvore são os ácaros e cochonilhas. A presença do primeiro é indicada por uma teia branca a partir do fundo da placa da folha, e o último é indicado pela presença de pontos brancos pegajosos que se assemelham consistentemente ao algodão.
Os inseticidas modernos, que precisam ser pulverizados na folhagem do mato, ajudarão a se livrar dos parasitas. Para evitar a infecção por pragas, é recomendável limpar as folhas com uma solução de sabão ou tintura de alho.
Crescer em casa um ficus original de um microcarpo sob o poder de todos, até mesmo um iniciante. A planta é cuidadosa e despretensiosa, não necessita de condições especiais de manutenção; no entanto, como qualquer flor decorativa, requer atenção e cuidados adequados.