Os caprichos climáticos perto do Mediterrâneo na semana passada causaram grandes danos à agricultura no sul da França. Outras áreas na França e na Espanha também foram duramente atingidas.
"Ainda não há relatos, mas várias culturas na França e na Espanha foram seriamente danificadas", diz Charles Farran, da Ritex, atacadista em Perpignan.
“Na França, coletamos vegetais de outono e inverno, como alcachofras e alface. A água não é necessariamente prejudicial para esses produtos, e esperamos que não haja muitos danos.
Os pomares de maçã e pêra também podem ser danificados. Produtos como tomates são cultivados em estufas e, portanto, são menos afetados pelas chuvas. É verdade que várias estufas nas áreas de Nîmes e Avignon foram destruídas por uma tempestade. ”
As chuvas no Mediterrâneo também tiveram alguma influência na Espanha. "As uvas foram provavelmente as mais atingidas pela água", explica Charles, que importa muitos de seus produtos da Espanha.
Quando Eric Vidal quis colher sua salada, viu um tornado tirar 10 mil m² de suas estufas localizadas no coração dos Jardins Saint Jacques na noite de terça a quarta-feira. “Quando cheguei às estufas, percebi imediatamente que algo ruim havia acontecido.
As estufas atrás foram completamente destruídas. Era como se um touro os tivesse atravessado e destruído tudo. Surpreendentemente, os outros objetos ao lado deles não foram afetados ”, explica Eric.
O agricultor resume: "Após a conclusão do especialista, teremos que desmontar, limpar e reconstruir tudo. Só vamos comer a salada no próximo verão. Provavelmente, a empresa terá que demitir temporariamente parte da equipe.