A orquídea é uma flor doméstica extremamente atraente que agrada aos proprietários com flores brilhantes e coloridas, mas requer conformidade com determinadas condições de cuidado. O problema mais comum que ocorre quando o cultivo de orquídeas é considerado um alto risco de danos ao sistema radicular e sua morte completa. No entanto, mesmo uma planta gravemente danificada pode ser reanimada. Vamos ver exatamente.
As principais causas de perda de raiz
A parte mais vulnerável da orquídea são as raízes, que, como resultado de vários fatores externos e internos, levam à secura, deterioração e morte. Para evitar esse problema, os cultivadores de flores devem conhecer as principais causas da perda do sistema radicular.
Irrigação
Antes de tudo, a morte das raízes está associada a uma violação do regime de umidade da planta. Como a orquídea é "nativa" dos trópicos úmidos, prefere rega abundante, mas não frequente. Nesse caso, é melhor encurtar a planta do que transbordar, pois a estagnação prolongada da água na panela pode causar o apodrecimento das raízes das raízes. O primeiro sinal para irrigar a cultura é a secagem da camada superior do substrato.
Não conformidade com as condições de temperatura
É igualmente importante ao cuidar de um hóspede tropical organizar um regime de temperatura competente. A orquídea pertence às plantas fotófilas, mas reage negativamente aos raios diretos do sol, o que pode levar à sua desidratação e, como resultado, à secagem das raízes das raízes.
As temperaturas mais confortáveis para a flor no verão são consideradas +20 ... + 25 ° C, com desvios noturnos mínimos de +/- 2-3 graus. No inverno, quando está em repouso, basta manter a temperatura ambiente em +16 ... + 17 ° C. É imperativo que o nível de umidade seja regulado juntamente com os parâmetros de temperatura, cujo coeficiente ideal é considerado de 65 a 75%. Quaisquer desvios de temperatura em uma direção ou outra afetam negativamente a condição das raízes, levando à sua deterioração ou secagem.
Pragas
As causas de danos ao sistema radicular podem ser ataques de pragas, entre os quais os mais perigosos são os ácaros, sarna e tripes, que se alimentam do suco das folhas e caules da planta, danificando-os e privando-os de vitalidade.
Você sabe A orquídea sob o nome original "Cannibal Gold" é reconhecida como a mais cara do mundo. Sua singularidade reside no fato de florescer após 15 anos de crescimento. Por causa de sua raridade, os brotos de flores custam US $ 5.000.
Preparação de meio para cultivo de raízes
Para crescer rapidamente as raízes de uma orquídea, deve-se tomar cuidado para preparar o ambiente, que inclui os primeiros socorros à flor:
- a cultura é retirada do vaso e o sistema radicular é cuidadosamente examinado em busca de lesões;
- o sistema radicular é lavado suavemente em um grande volume de água, limpando os resíduos do solo;
- todos os processos radiculares danificados são removidos com uma faca afiada estéril. Nesse caso, as folhas secas são deixadas no caule, os pedúnculos também são passíveis de remoção;
- locais de todas as seções são tratados com carvão picado;
- para proteger o sistema radicular de infecções, mergulhe a flor por 10 a 15 minutos em uma solução fraca de qualquer preparação fungicida;
- a orquídea é seca por 1 a 4 horas.
Maneiras de construir raízes
Há um número bastante grande de métodos simples para crescer rapidamente raízes em uma orquídea. Vamos dar uma olhada nos mais usados.
Usando água
O primeiro método baseia-se em imergir alternadamente a flor em água e secá-la.
A ressuscitação de uma planta ocorre dessa maneira, de acordo com o seguinte algoritmo:
- pequenas quantidades de água são derramadas no fundo de um grande recipiente transparente;
- a flor é imersa em água, de modo que sua base entre em uma profundidade não superior a 1 cm;
- após 5-6 horas, a orquídea é puxada e seca no ar.
Tais eventos são realizados todos os dias até que a planta comece a crescer os processos radiculares.
Importante! Para ativar o crescimento do sistema radicular, recomenda-se adicionar estimulantes naturais à água - açúcar, mel, suco de aloe. É permitido o uso de estimulantes já adquiridos.
Com esse crescimento radicular, a temperatura na sala deve variar entre +23 ... + 25 ° С, enquanto o recipiente deve estar localizado em um local bem iluminado, protegido dos raios UV diretos.
Sempre na água
O método de ressuscitação da beleza tropical “Sempre na água” dificilmente pode ser chamado de eficaz, uma vez que a porcentagem de sobrevivência das plantas é de apenas 15 a 20%. Ao mesmo tempo, as flores que iniciaram novas raízes subseqüentemente mal criam raízes ao plantar no substrato.
No entanto, o método tem direito à vida e é feito de maneira semelhante ao anterior, com a única diferença de que a água não é drenada após algumas horas, mas é alterada a cada 7 dias. Se necessário, a água é adicionada regularmente ao tanque.
Vídeo: Reanimação de orquídeas na água
Sobre a água
No caso em que os métodos com água não trouxeram o resultado desejado, a planta pode ser curada através de banhos de ar.
Para fazer isso, você deve:
- Em um recipiente de vidro ou plástico, por exemplo, uma jarra, uma garrafa ou um copo, despeje um pouco de água.
- A orquídea é colocada em um recipiente para que suas raízes não atinjam a água.
- O recipiente é fechado com uma tampa, formando uma espécie de estufa.
- Todos os dias, o exot é puxado e mergulhado por uma hora em uma solução de açúcar, depois seco e retornado a um recipiente com um meio aquoso.
- A cada dois dias à noite, a planta é imersa em uma solução de vitaminas. Isso permite salvar substâncias biologicamente ativas que podem ser destruídas pela luz solar direta.
Importante! Na ausência da quantidade necessária de luz, para a planta você precisa organizar iluminação adicional usando lâmpadas fluorescentes convencionais.
Raízes
Outra maneira simples e rápida de tratar uma orquídea é colocá-la com a face para baixo.
A essência desse enraizamento é executar as seguintes etapas:
- a planta é virada de cabeça para baixo, enquanto as folhas são fixadas com um elástico comum para que não subam;
- em um recipiente previamente preparado, abaixe a flor;
- o recipiente é enchido com água a um nível não superior a 1/2 do comprimento da folha;
- 1-2 comprimidos de carvão ativado são dissolvidos no ambiente aquático, o que ajudará a evitar a infecção da cultura por doenças ou parasitas;
- a base do exótico é pulverizada diariamente com água fresca, cuja temperatura deve ser ligeiramente superior à temperatura ambiente.
Este método garante quase 100% de enraizamento de orquídeas. Note-se que as raízes começam a se desenvolver em cerca de um mês.
No substrato
Os métodos de “água” para reanimação de orquídeas são usados se o sistema radicular da planta estiver completamente ausente. Se houver um número mínimo de raízes para o seu crescimento, é recomendável tirar proveito do enraizamento da cultura no substrato, que é uma mistura de musgo esfagno e vermiculita.
Este método envolve as seguintes ações:
- escolha um recipiente suficientemente grande com uma tampa. Você pode usar um aquário antigo ou um recipiente de plástico com tampa;
- no fundo do recipiente, encha a camada de drenagem de argila expandida ou seixos;
- no topo da camada de drenagem, havia um substrato pré-umedecido;
- a orquídea é colocada no topo da mistura do solo, de modo que seu colo radicular permaneça livre, e o local proposto para a formação dos processos radiculares esteja em contato com o solo.
O esfagno, devido à sua capacidade de fornecer e absorver facilmente umidade, é considerado um material quase ideal para a germinação de exóticos. Além disso, para um enraizamento bem-sucedido, os especialistas aconselham fornecer à planta um nível de umidade suficientemente alto, por exemplo, organizando uma mini-estufa.
Na casca
O método de enraizar uma orquídea na casca não é tão popular quanto as anteriores, no entanto, em alguns casos, é muito eficaz. Para enraizar, você precisará de um grande pedaço de casca de pinheiro. Pode ser comprado em lojas especializadas de flores ou trazido da floresta. Neste último caso, a casca deve ser descontaminada fervendo por uma hora em água limpa comum.
O processo de construção de processos raiz é baseado no algoritmo:
- a planta é cuidadosamente fixada na casca, de modo que sua base toque claramente a superfície do material;
- o colo das raízes é tratado com uma solução de vitamina B1 para acelerar o crescimento.
Durante o enraizamento, o exot não requer nutrição e hidratação adicionais, pois possui umidade suficiente na casca. No entanto, a casca deve ser umedecida regularmente durante esse período. Os primeiros processos radiculares podem ser observados 3 meses após o plantio na casca.
Características do cuidado durante o crescimento das raízes das orquídeas
No processo de construção do sistema radicular, a orquídea precisa de cuidados adequados, com vários recursos:
- Nutrição. Antes que as raízes apareçam, não é recomendável alimentar a planta de qualquer maneira. Você pode ajudar a cultura somente após o aparecimento da primeira raiz. Para fazer isso, a flor deve ser embebida por 30 minutos em uma solução preparada a partir de 1 litro de água, 1 colher de chá. solução de mel ou açúcar e raiz, tomada na quantidade especificada nas instruções.
- Iluminação. Durante todo o período de enraizamento, a orquídea deve receber uma quantidade suficiente de luz, pelo menos 12 horas. Em clima frio, é recomendável usar dispositivos de iluminação adicionais para iluminação. É estritamente proibido bater na flor sob luz solar direta, sob a influência da qual ela pode secar e morrer.
- Temperatura. Em indicadores de temperatura muito baixos, a planta corre o risco de hibernar prematuramente, portanto, você deve aderir a temperaturas estáveis de +23 ... + 25 ° C.
Você sabe Pela quantidade de material da semente, a orquídea é a líder entre todas as flores. No meio de uma planta, mais de 4 milhões de sementes podem se formar.
Preparativos para acelerar o processo de crescimento das raízes
Para que o processo de enraizamento ocorra da maneira mais rápida e eficiente possível, os especialistas recomendam o uso de preparações prontas para estimulação. Entre eles são amplamente utilizados:
- Fitosporina. Uma droga de amplo espectro que estimula o crescimento do sistema radicular, fortalece a imunidade da planta. É produzido em proporções iguais com a água, usada para pulverizar folhagem e substrato.
- Ácido succínico. Remédio eficaz natural, que não apenas contribui para a ativação do crescimento radicular, mas também protege a flor dos efeitos negativos de muitos fatores externos. Um comprimido de ácido é diluído em 250 ml de água. Na solução resultante, os processos radiculares são embebidos e as peças fundidas e pedúnculos também são tratadas.
- Kornevin. Uma droga que tem um efeito benéfico no sistema radicular acelera seu crescimento. 3 g da substância são diluídos em 6 l de água pura. As raízes são completamente imersas na solução final.
Os principais erros ao construir raízes
Existem vários métodos simples e eficazes para o cultivo de raízes em orquídeas.
No entanto, mesmo o conhecimento deles, em alguns casos, não pode proteger jardineiros novatos de erros, sendo os mais comuns:
- remoção de folhas secas. É impossível remover as folhas secas por conta própria, à força, caso contrário a planta pode morrer completamente. O sintoma de secagem sugere que a cultura não possui nutrientes suficientes para o crescimento e desenvolvimento, portanto deve ser alimentada com soluções vitamínicas e minerais especiais;
- falta de iluminação. A falta de luz solar pode provocar o início de um período inativo em uma orquídea. Além disso, devido à falta de fotossíntese, a cultura começa a sentir falta de oxigênio, como resultado, as células morrem e a flor morre rapidamente;
- falta de descontaminação da fatia. Fatias que não foram tratadas com desinfetantes podem ser uma fonte ideal para a propagação de microorganismos e bactérias patogênicos. As fatias devem ser tratadas com carvão ativado em pó.
Apesar de a orquídea, como representante de flores exóticas, ser bastante caprichosa no cuidado, possui excelente “vitalidade” e, mesmo com a completa perda do sistema radicular, pode se recuperar. O principal é ser paciente durante o enraizamento e seguir as instruções com precisão.Importante! É impossível usar verduras para a desinfecção de fatias, uma vez que as seca demais, o que pode levar à morte de uma beleza tropical.