O nome boletus, ou ruiva, inclui várias espécies de cogumelos do gênero Leccinum. Todos eles são adequados para comer e cozinhar diversos. Cogumelos frescos podem ser armazenados na geladeira por alguns dias. Para poder usar o produto no inverno, ele pode ser congelado.
Propriedades nutricionais de boletos
O boletus é apreciado tanto pelos catadores de cogumelos quanto pelos especialistas em culinária. Isto é devido às suas qualidades nutricionais e de sabor. O conteúdo calórico dos cogumelos é baixo - são apenas 22 kcal / 100 g.
A mesma massa de produto bruto contém 3,3 g de proteína, 0,5 g de gordura, 1,2 g de carboidratos, 6 g de fibra alimentar e 88 g de água. A proteína, que faz parte do boleto, é equivalente em qualidade às proteínas animais em qualidade nutricional.
Você sabe 1 kg de cogumelos secos contém mais proteína que um quilo de carne bovina.
Quanto à composição vitamínico-mineral, os seguintes elementos estão presentes no boletus boletus:
- vitamina B1 (1,3% da necessidade humana diária);
- vitamina B2 (25%);
- vitamina C (6,7%);
- vitamina E (0,7%);
- vitamina PP (49%);
- potássio (16,2%);
- cálcio (0,3%);
- magnésio (4%);
- sódio (0,5%);
- fósforo (8,8%);
- ferro (1,7%).
O produto é rico em ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados.
- Devido ao seu valor nutricional e composição química, as ruivas podem ter efeitos benéficos no corpo humano, sendo os mais importantes:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- prevenção de anemia;
- eliminação de processos inflamatórios;
- purificação de vasos sanguíneos (quando usado na forma seca);
- redução do colesterol no sangue.
O produto não pode ser armazenado por muito tempo na geladeira - apenas 2-3 dias. Para preservar suas qualidades nutricionais por mais tempo, pode ser congelado. No entanto, isso deve ser feito corretamente, tendo realizado a preparação necessária.
Importante! Os boletos podem ser perigosos se consumidos em excesso - aumentam a carga no fígado, rins e aparelho digestivo. Este produto não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos, mulheres grávidas e idosos.
Preparação para congelamento
Antes de congelar os cogumelos, eles devem ser inspecionados e descartados. É necessário livrar-se de espécimes velhos, podres, bolorentos. O fato de o cogumelo já estar maduro demais é indicado pela carne escura.
Para esse método de armazenamento, vale a pena selecionar boletos que atendam às seguintes características:
- suave;
- inteiro
- tamanho médio;
- forte;
- com um cheiro agradável.
Antes de colocá-los para armazenamento, eles devem primeiro ser limpos de sujeira, depois colocados em uma peneira e lavados três vezes em água corrente. Uma etapa de preparação como a imersão não é necessária para as ruivas, pois, depois de saturadas com a umidade, elas se tornam muito quebradiças.
Após o contato com a água, os cogumelos devem ser completamente secos e somente depois colocados em recipientes para congelamento. É bom realizar a secagem espalhando-as em uma superfície horizontal coberta com papel toalha.
Como guardar no congelador
Os cogumelos podem ser congelados e armazenados no freezer em sacos comuns, em sacos a vácuo especiais com fechos e em recipientes de plástico. A escolha do método depende da disponibilidade de contêineres e da quantidade de espaço no freezer.
Ao armazenar em sacos, é imperativo liberar completamente o ar deles usando um canudo. Cogumelos crus, cozidos e fritos, podem ser congelados.
Raw
Cogumelos selecionados, limpos e secos devem ser colocados em uma assadeira, um prato grande ou tábua de corte e colocados no freezer, no departamento de congelamento rápido. Depois que o produto congela, ele deve ser derramado em sacos ou recipientes. Em seguida, os cogumelos precisam ser recolocados no freezer para armazenamento a longo prazo.
Você sabe Os cientistas encontraram o cogumelo mais antigo do Brasil. Acredita-se que ele tenha cerca de 115 milhões de anos.
Não é necessário descongelar um produto bruto em água ou em temperatura quente. É melhor tirá-lo do freezer com antecedência e colocá-lo na prateleira inferior da geladeira. Portanto, o processo de descongelamento prosseguirá gradualmente e a maioria dos nutrientes será salva.
Fervido
Se o boleto for grande, ele deverá ser cortado em várias partes. Portanto, no futuro, será mais conveniente usá-los para cozinhar pratos. Os cogumelos classificados, limpos e cortados são colocados em uma panela com água.
Depois que ferver, você precisa adicionar 1 colher de sopa. eu sal e ferva o boletim por mais um quarto de hora. Periodicamente, você precisa remover a espuma da superfície da água. Depois que os cogumelos são cozidos, eles devem ser colocados em uma peneira, deixar o líquido escorrer e secar.
Ruivas cozidas são melhor armazenadas em recipientes - para que elas mantenham sua forma e não adquiram uma massa informe.
Frito
Um produto frito é bom porque pode ser consumido imediatamente após o descongelamento, apenas quente no microondas ou na panela. É melhor fritar com cebola.. Antes de congelar, é necessário cortar o boleto em pedaços e ferver em água e sal por um quarto de hora. Em seguida, eles devem ser colocados em uma peneira e secos.
Confira
Em seguida, proceda da seguinte maneira:
- Corte a cebola ao meio ou em cubos.
- Pré-aqueça a panela.
- Despeje em óleo vegetal.
- Despeje a cebola.
- Frite até meio cozido.
- Coloque os cogumelos na cebola.
- Feche a tampa.
- Frite até ficar macio.
- Legal.
- Coloque o produto frito em sacos ou recipientes e leve à geladeira.
Prazo de validade no congelador
Cogumelos frescos após o congelamento são adequados por seis meses. O produto fervido tem o mesmo prazo de validade. Boletos fritos podem ser consumidos por dois meses. Se o produto for posteriormente submetido a tratamento térmico, não será necessário descongelá-lo ainda mais.
O produto descongelado não deve ser congelado novamente. Após o descongelamento, deve ser utilizado imediatamente para cozinhar.
Portanto, é fácil congelar boletos em casa. Existem várias maneiras de fazer isso. É importante preparar adequadamente o produto e não submetê-lo a congelamentos repetidos. Cozinhe cogumelos no fogão no futuro deve ser, sem primeiro degelo.