Recentemente, Beloperone ganhou o amor dos cultivadores de flores, apesar da aparência verde durante todo o ano com flores exóticas. Descrição das variedades de plantas mais populares, regras de cuidados e manutenção em casa - mais adiante no artigo.
Descrição botânica da planta
O gênero Beloperone (Beloperone), ou Justicia (Justicia) pertence à família Acanthus (Acanthaceae). Para o formato da inflorescência, a flor no meio dos jardineiros era chamada de "salto interno" ou "pescoço de câncer". O beloperone também é chamado Jacobinia, embora hoje se acredite que essas plantas não sejam as mesmas.
Você sabe O nome da flor em grego significa "ponta da flecha", semelhante à ponta de flecha dos índios sul-africanos, pintada tão brilhante quanto o bráctea da planta.
O berço dos arbustos a céu aberto é o México e a América do Sul. Durante o cultivo, a justiça pode atingir um metro de altura, deliciando-se com a floração contínua por quase o ano inteiro.
Descrição do beloperone:
Forma de vida | Arbusto sempre-verde |
Tiros | Ereto, longo, fino, ligeiramente pubescente, com folhas plantadas de forma oposta |
Forma de folha | Oblongo, inteiro, oval ou ovóide, pubescente |
Cor da folha | A duração da sessão é verde claro, na inflorescência - vermelho, laranja, amarelo |
Forma da flor | De dois lábios, único nas axilas das folhas ou na forma de uma inflorescência em forma de espiga de até 20 cm de comprimento |
Cor da flor | Branco, rosa, vermelho |
As frutas | Pãezinhos com sementes pubescentes |
Raízes | Longo, fino, frágil |
Resistência a doenças e pragas | Alta |
Tipos principais
Cerca de 50 espécies são encontradas na natureza, mas apenas algumas pessoas brancas ganharam popularidade na floricultura de interior:
- Gotejamento. O mais comum. O arbusto cresce até um metro de altura, com folhas delicadas e delicadas verdes brilhantes e grandes inflorescências.
- Variegate. Cresce até 70 cm. Uma característica distintiva é a variabilidade (manchas brancas que aparecem na ausência de clorofila nas partes verdes da planta), que confere exotismo às plantas perenes.
- Roxo. Também chamado de "pescoço de câncer" devido à cor púrpura-rosada das brácteas. Folhas sem pubescência e menores.
- Plumbagolistic. Difere no tamanho grande da bucha - até um metro e meio, mas é difícil dar uma forma magnífica. Raramente é cultivado.
Condições de cultivo da casa
A flor não requer condições especiais. Mas como ele pode crescer intensivamente com bons cuidados ao longo de vários anos, você precisa selecionar um local com antecedência. Em tenra idade, a planta pode ficar no parapeito da janela, mas posteriormente ficará lotada lá.
Os rascunhos também são indesejáveis; a sala deve ser ventilada com cautela.Importante! O lugar do beloperone na casa deve ser constante e não mudar. Ele pode ser transplantado ou cortado com segurança, mas a mudança para outro local afetará negativamente.
Iluminação
Perene colocado nas janelas orientais ou ocidentais. É fotófilo, mas sob a luz direta do sol faz muito calor para ele; portanto, ao se estabelecer no lado sul, o arbusto fica sombreado. Se for possível fornecer horas de luz do dia até 13 horas, o tamanho e o número de flores serão máximos e a cor das brácteas será especialmente brilhante. No inverno, você precisará de iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes.
Temperatura e umidade
A temperatura na sala é mantida no verão de +17 a + 25 ° C. A umidade é necessária em até 80%. Isso pode ser conseguido com a instalação de tanques de água adicionais. É necessário pulverizar o mato duas vezes por semana, aquecido a + 30 ° C com água limpa e sedimentada. Terá um efeito benéfico no crescimento e no florescimento do banho sob um banho quente. Ao mesmo tempo, embrulhe a panela e o solo em polietileno para que a água caia apenas nos caules.
No inverno, a temperatura cai para +15 ... + 13 ° C, e a perene começa um período adormecido. Se a temperatura cair ainda mais, o beloperone não apenas perderá toda a folhagem, mas também poderá morrer.
Home Care
Cuidados especiais em casa não são necessários. O arbusto é despretensioso e resistente a doenças.
Você sabe Em sua terra natal, o branco peron é considerado uma erva daninha. Isso é facilitado pela peculiaridade do “jateamento” da cápsula com sementes espalhadas por uma grande área e «emocionante» novos territórios.
Rega
Regar a planta no verão é muitas vezes necessário, com torneira ou água da chuva bem mantida à temperatura ambiente. É impossível preencher as raízes para não impedir o acesso aéreo a elas. Esse erro característico dos jardineiros durante a rega geralmente leva ao escurecimento e à queda das folhas.
Durante a dormência, a rega é reduzida. Será suficiente uma vez por semana se a superfície do solo no vaso secar.
Top vestir
Alimentação perene durante todo o ano. No verão, mais frequentemente, a cada 2-3 semanas, no inverno - até uma vez por mês. A composição do fertilizante deve conter potássio e magnésio, necessários para a floração. Um excesso de nitrogênio causa o crescimento de galhos em vez da formação de brotos.
Vídeo: Como cuidar de beloperone
Poda
Beloperone é geralmente cultivada na forma de um arbusto, sem violar sua forma natural e, às vezes - o caule. Apenas um tiro poderoso e uniforme é deixado para estampar, cortando gradualmente os galhos laterais inferiores dele. Assim, você pode obter uma árvore limpa e abundante durante o ano todo. O arbusto também é atraente na forma de uma planta de ampel. Nesse caso, os galhos não são cortados, permitindo que cresçam em todo o comprimento e se pendurem em riachos de cachoeira.
O principal objetivo da poda é obter um grande número de brotos jovens, nos quais as inflorescências se formarão posteriormente. Uma coroa verde exuberante e delicada será um cenário maravilhoso.
Para formar um arbusto no início da primavera, os galhos que crescem ao longo do ano são cortados para a metade do comprimento e os menores para um terço. Os primeiros brotos que aparecem também precisam ser cortados. As flores desbotadas são removidas em tempo hábil.Importante! A poda oportuna afeta o tempo de floração. As flores são formadas nas extremidades dos galhos, então você precisa formar um arbusto apenas na primavera, antes do início do crescimento.
Transplante
As plantas jovens perenes são replantadas a cada ano, às vezes duas vezes, se as raízes brotam na panela. É suficiente transplantar plantas adultas uma vez a cada 2-4 anos em solo universal já preparado ou misturado a partir de duas partes de solo frondoso e uma parte de solo e areia turfosos.
Um novo pote é levado um pouco mais que o anterior. No fundo, uma camada de argila expandida é preenchida para drenagem. Depois de extrair o coma radicular, você precisa examiná-lo cuidadosamente para verificar se há pragas e podar as raízes apodrecidas, se houver. Depois de adormecer com o solo novo, pressione levemente e despeje. Você não precisa trazer o vaso diretamente para a luz, deixe-o na sombra por 3 dias para se aclimatar.
Reprodução
O mato se propaga por estacas e sementes. O corte é um método mais rápido e confiável. Em ambos os casos, é recomendável organizar uma mini-estufa para manter a alta umidade.
Estacas
Estacas enraizadas ao longo do ano, mas é melhor fazer isso na primavera, depois de aparar a planta mãe. Em galhos cortados, escolha saudável, forte, com um tronco intacto, com até 7 cm de comprimento, e coloque-os em um substrato ou em copos com água. Na água, é aconselhável adicionar um estimulante para as raízes. As primeiras raízes aparecem na segunda semana e, depois de meio a dois meses, os brotos podem ser plantados no solo. Para obter um arbusto exuberante, você pode plantar 3-4 galhos em uma panela. Até que cresçam e fiquem mais fortes, é aconselhável interromper os brotos emergentes.
Vídeo: Poda de interior branco com poda
Cultivo de sementes
A semeadura é realizada na primavera, de março a abril. Antes disso, é necessário verificar o frescor das sementes, pois elas perdem a germinação rapidamente e germinam lentamente, até seis meses. Em seguida, são embebidos por 2 dias, tendo sido previamente limpos da pistola. O solo para plantio é misturado a partir de duas partes de areia e uma parte da terra. Ele precisa ser bem umedecido e monitorado constantemente para não secar. Espalhe delicadamente as sementes na superfície, aprofundando-as pela metade. A temperatura de todo o período de germinação deve ser mantida a pelo menos + 25 ° C.
Possíveis dificuldades crescentes
A doença de Beloperone geralmente causa cuidados inadequados:
- escurecimento e queda de folhas - ocorre com rega excessiva;
- derramamento de brotos e flores, às vezes com folhas - a rega precisa ser aumentada;
- brotos são esticados, a cor das folhas fica pálida - é necessário instalar iluminação adicional;
- folhas na parte inferior do mato secas e desintegradas - um sinal sobre a necessidade de um transplante ou alimentação adicional.
Pode haver várias pragas que atacaram o beloperon:
- ácaro;
- pulgões;
- mosca branca.