Muitas vezes você pode encontrar um problema que os cogumelos escurecem após a compra. Nesses casos, é melhor abandonar o uso posterior, pois você pode causar danos ao seu corpo. Se você vir esses corpos frutíferos nas prateleiras do supermercado, evite comprar. Manchas pretas na superfície indicam que o fungo já é antigo.
Causas do Escurecimento de Cogumelos
Se os cogumelos foram cultivados em condições artificiais, eles são relativamente inofensivos para o corpo. Eles podem comer cru. Se você decidir usar corpos de frutificação não tratados termicamente, eles deverão estar frescos. Cogumelos de qualidade duvidosa não devem ser consumidos. Não só serão inúteis, como também podem causar graves danos ao seu corpo.
Muitas donas de casa, depois de comprarem cogumelos, colocam-nas na geladeira para protegê-las da deterioração. No dia seguinte, surge a questão de por que manchas escuras aparecem nos corpos das frutas.
Tais mudanças podem ser explicadas por vários motivos:
- embalagem com vazamento. Não armazene em embalagens abertas;
- baixa temperatura.
Além disso, o cogumelo pode ficar preto devido à idade avançada. Provavelmente, ele foi armazenado por um longo período de tempo e a data de validade expirou. Um corpo frutífero velho e velho é caracterizado pela presença de toxinas e substâncias nocivas. Eles levam à intoxicação e ao mau funcionamento dos órgãos vitais.
Vídeo: Como escolher champignon fresco
Sinais de champignon cru mimado
Se você deseja revelar o grau de frescura e deterioração dos champignons em bruto, deve prestar atenção aos seguintes recursos:
- Cor. Se o cogumelo for normal, sua sombra será branca ou creme. Em casos raros, pode ser rosa. Um cogumelo preto indica um prazo de validade vencido. Champignon também é caracterizado por um tom de pele opaco. Se mudar para brilhante, o produto está estragado e inadequado para consumo.
- Recursos de tampa. Nos cogumelos jovens, deve ser aerodinâmico e brilhante. Pode haver pequenos flocos na superfície. Se manchas amarelas ou pretas se formarem no chapéu, o produto estragou. Cogumelos velhos podem ter uma superfície plana. O fundo do chapéu deve ser marrom.
- A presença de um prato entre o chapéu e a perna. Se estiver danificado e descoberto, o cogumelo foi colhido há muito tempo e já conseguiu se deteriorar.
- O corte na perna. Se estiver escuro e seco, o corpo de frutificação está corrompido.
- Cheiro. É normal que o cheiro do cogumelo seja agradável e perfumado. Em caso de cheiro de umidade, podridão ou química, o produto não deve ser utilizado como alimento.
- Densidade superficial. Cogumelos frescos são caracterizados pela elasticidade. Se a superfície estiver escorregadia, os cogumelos são estragados.
- Polpa. Se você abrir a fibra interna e observar o corte, deve ter uma sombra clara. O escurecimento indica deterioração do produto.
Regras de armazenamento
Se você mesmo escolheu cogumelos na floresta, primeiro eles devem ser lavados e limpos. Para aumentar o prazo de validade, eles devem ser em conserva, salgados ou secos. Isso permitirá muito tempo para preservar o sabor, as propriedades aromáticas e saudáveis. Você pode usar os espaços em branco a qualquer momento para preparar um prato delicioso (eles podem ser cozidos, fritos e cozidos).
Se desejado, champignon fresco também pode ser colocado no freezer. Primeiro eles precisam ser embebidos por 30 minutos em água limpa. Depois disso, o cozimento é realizado por 40 minutos. Corte em pedaços pequenos ou deixe por inteiro. Coloque em sacos plásticos e guarde no freezer.Champignon coletado na floresta é caracterizado por uma vida útil curta, que é de 3-4 dias. Se você comprou o produto na loja, poderá usá-lo por 10 a 11 dias. Exceder esses termos leva ao fato de que o produto começa a escurecer.
Vídeo: Como armazenar champignon
Contra-indicações
Apesar da enorme quantidade de nutrientes na composição (vitaminas e minerais), os champignon podem causar sérios danos à saúde humana. Eles contêm quitina, que o corpo não é capaz de digerir, portanto, é proibido o uso de cogumelos para crianças com idade inferior a 12 anos.
Dado que a quantidade de quitina é alta (cerca de 7% da matéria seca), pode causar problemas no trato gastrointestinal. Por esse motivo, tente comer corpos frutíferos de cogumelos não mais que 3 vezes por semana.
Também não é recomendável usar o produto se você sofre das seguintes doenças:
- úlcera e gastrite;
- hepatite;
- colecistite;
- diarréia e pancreatite.
As contra-indicações indicam que os champignon não devem ser consumidos por pessoas que sofrem de intolerância individual às substâncias contidas em sua composição. Felizmente, esses casos são extremamente raros.
Você sabe Champignon é considerado o cogumelo cultivado mais comum. Em 2015, foram coletadas mais de 10 mil toneladas na Rússia (37% do total).
Sintomas de envenenamento por champignon
Os sintomas mais comuns do envenenamento por champignon são os seguintes:
- Dor aguda no abdômen.
- Suor frio.
- Diarréia, náusea e vômito.
- Fadiga corporal total.
- Dor de cabeça.
- Alucinações e má percepção do que está acontecendo.
- Respiração difícil.
- Amarelecimento das proteínas da pele e dos olhos.
- A pressão sanguínea cai.
Os primeiros sinais de envenenamento por cogumelos aparecem dentro de algumas horas. Dependendo do sistema imunológico do corpo, esse intervalo é de 2 a 20 horas. Primeiro de tudo, a temperatura do corpo de uma pessoa aumenta. Se você entrar em contato imediatamente com o hospital com esses sintomas, poderá ser diagnosticado com intoxicação alimentar.
Você sabe Champignon é considerado um produto de baixa caloria e, portanto, é incluído em várias dietas. Apesar do baixo teor calórico (20 kcal por 100 g), eles são capazes de saturar o corpo com vitaminas e minerais úteis.
Se você não começar imediatamente a eliminar os sintomas, um efeito tóxico no corpo se manifestará; portanto, sinais específicos frequentemente surgem:
- boca seca
- problemas de visão (os objetos estão embaçados, podem escurecer os olhos);
- dificuldade em engolir;
- comprometimento da fala (alterações na voz).
Primeiros socorros
Primeiro de tudo, você precisa chamar um médico. Outra ajuda para a vítima é enxaguar o estômago. Ele precisa dar muita água limpa para beber (pelo menos 4 litros). Se uma pessoa tiver estrabismo, é melhor preparar uma solução de manganês (1,5 litros de água e 0,5 colher de chá de manganês). O paciente deve beber o medicamento em pequenos goles. É necessário beber a solução até que o alimento apareça no vômito.
Se a vítima não tiver diarréia, deve ser chamada. Para fazer isso, dê a ele uma solução salina fraca com uma pequena quantidade de laxante. Depois disso, deixe-o beber carvão ativado. A norma é de 1,5 comprimidos por 1 kg de corpo.
Se uma pessoa sofre de hipotensão (pressão arterial baixa), não é possível usar esses métodos de primeiros socorros. Tais métodos também são proibidos em caso de convulsões ou perda de consciência.Após diarréia, vômito e febre, a desidratação começa. Nesses casos, o paciente recebe conta-gotas com soluções especiais no hospital. Como é difícil encontrá-los em casa, é permitido o uso de chá forte comum, que a vítima deve beber antes da chegada do médico.Então, agora você sabe quais são os sinais e as causas do escurecimento dos champignon. É importante armazenar adequadamente os cogumelos, para que eles não apenas percam propriedades úteis, mas também não interfiram no funcionamento dos órgãos internos. Portanto, se eles começarem a escurecer, não poderão mais ser consumidos. Nas menores manifestações de envenenamento, você deve consultar imediatamente um médico para não provocar um resultado fatal. Alimentos estragados devem sempre ser jogados fora.