Thuja é uma das poucas plantas que é frequentemente usada para cercas vivas. Cresce rapidamente, tolera facilmente um corte de cabelo, é bem restaurado e parece ainda mais atraente. Além disso, o thuja custa menos do que outras mudas usadas para sebes.
Seleção de grau
Ao escolher plantas para uma cerca viva, é necessário levar em consideração que elas são:
- despretensioso;
- inverno resistente;
- cresceu rápido.
Além disso, você deve considerar:
- a possibilidade de cortes de cabelo para novas modelagens;
- a duração da decoratividade sazonal;
- falta de crescimento descontrolado.
Thuja atende totalmente aos requisitos acima.
Importante! O Thuja pode ser propagado por estacas de brotos ou sementes de dois, três anos de idade.
Ao plantar uma cerca viva, é necessário levar em consideração a variedade de solo. Thuja pertence a plantas despretensiosas. É adequado não apenas fértil, mas também pobre em nutrientes nutrientes, mas ao mesmo tempo bastante úmido. Cresce em solos turfosos e pantanosos.
Para o hedge, as mais comuns são as variedades ocidentais thuja:
- Brabante - a variedade atende a todos os requisitos para a criação de coberturas. A forma do barril é piramidal. A altura de uma árvore em uma única plantação pode atingir mais de 15 m, em uma cerca viva cresce de 5 a 6 M. O crescimento vertical anual durante a irrigação pode atingir até 50 cm, em largura - 10-15 cm.
- Smaragd - a variedade distingue-se por uma cor verde escura no inverno. Mas em uma cerca viva as coroas não fecham. O crescimento anual é muito menor que o da variedade Brabant. É melhor plantar em composições e pousos únicos.
- Pyramidis compact - possui uma coroa compacta cônica estreita. É a variedade mais adequada para a criação de cercas vivas. É caracterizada por forte crescimento e não é propensa a frutificação abundante.
- Kolumna - uma linda árvore com uma coroa densamente crescente. Atinge 6 m de altura, cresce cerca de 20 cm por ano, através da copa estreita da árvore, a etapa de plantio deve ser reduzida e o número de mudas aumentado. Se você pousar essas arborvitas ao longo da estrada, obterá uma bela vista semelhante aos ciprestes da Toscana.
- Spiralis - Uma variedade antiga, uma das que mais cresce. O crescimento anual de brotos é maior que o da variedade Brabant. Difere em galhos curtos torcidos em espiral e em uma coroa estreitamente cônica. No verão, as agulhas são verde escuro com um tom azul, no inverno a cor é marrom brilhante. Altura da planta - até 5 m A variedade é propensa a frutificação.
Variedades de thuja conífero amarelo:
- Ouro da Europa;
- Sankist;
- Elov Ribon;
- Smaragd dourado.
Você sabe Em 2002, cientistas alemães provaram que extratos feitos de folhas de thuja podem combater o vírus influenza tipo A.
Graças à cor amarela, essas plantas se tornarão um adorno para qualquer jardim. As três primeiras variedades são semelhantes entre si. Uma característica distintiva do Golden Smaragd são as agulhas suaves de cor ensolarada saturada e uma coroa piramidal claramente definida.
Regras de desembarque
Para plantar para a cerca, são necessárias plantas de 2 a 3 anos de idade. Eles se enraízam melhor e crescem após o plantio. O desembarque é melhor realizado no outono. Durante esse período, a umidade é alta e o sol não aquece o ar. Tais condições terão um efeito benéfico na taxa de sobrevivência e bom enraizamento das mudas.
As distâncias entre as árvores thuja devem ser de 80 a 120 cm. Não plante mudas densamente. As árvores devem se sentir confortáveis. Ao plantar em 2 fileiras, a distância entre as fileiras não é inferior a 1 M. É melhor colocar as árvores de acordo com este esquema em um padrão quadriculado. Plantar uma cerca em três linhas não é recomendado. Devido à falta de umidade, a linha do meio geralmente morre.
Você sabe Thuja tem um cheiro persistente, por isso é usado em perfumes e para dar sabor a sapatos.
Instruções passo a passo
Para plantar uma cerca viva em sua casa de campo, você deve:
- Calcule e compre o número necessário de mudas. Para fazer isso, meça o comprimento da cerca em metros e divida pelo comprimento do intervalo de aterrissagem (0,7-1,2 m).
- Marque a cerca com uma corda e estacas.
- Cavar uma vala de 50 cm de profundidade e largura, proporcional ao sistema radicular das mudas ao longo de todo o comprimento.
- Coloque uma camada de solo fértil removida de cima no fundo da vala e depois turfa ou adubo.
- Organize as mudas de acordo com a etapa de plantio selecionada.
- Despeje meio balde para 1 muda e cubra-o com terra.
- Aprofunde as mudas para que o colo da raiz fique alguns centímetros abaixo do solo ou lave com ele.
Cuidados de acompanhamento
Após o plantio, a cobertura precisa de cuidados constantes por 1 ano. Para implementar completamente isso, é necessário estudar em detalhes todas as características de rega, controle de ervas daninhas, invernada e cortes de cabelo da cerca plantada.
Rega
Após o plantio, as árvores precisam ser regadas regularmente, caso contrário, as agulhas podem ficar amarelas. Deve-se lembrar que o thuja adora umidade, portanto, na estação seca, as plantas adultas devem ser regadas. A profundidade de rega é de até 10 cm.
Afrouxamento e cobertura do solo
Para cultivar thuja jovem, é necessário realizar um afrouxamento contínuo do solo até uma profundidade de 10 cm e remover as ervas daninhas. Eles tomam umidade e nutrientes de mudas jovens. Nos primeiros três anos, o hedge precisa ser alimentado. Na primavera e no verão, os fertilizantes nitrogenados devem ser aplicados à taxa de 50 g por 1 m², no outono - fósforo 80 g por 1 planta.
Para preservar a umidade e melhorar as propriedades da camada superficial, a terra ao redor dos troncos é adubada. Como cobertura morta no país, são usados feno, palha, folhas caídas, serragem, pinhas, agulhas e cascas.
Invernada adequada
Se as mudas jovens forem protegidas, elas não morrerão no inverno. Todo o trabalho deve ser realizado antes da neve cair. Para proteger o chão, use um material não tecido de cor branca. É vendido em lojas de jardinagem. As plantas jovens devem ser cobertas uma de cada vez, e os adultos devem ser cobertos em uma única peça e fixados com um cordão.
Importante! Ao cuidar de um thuja, as plantas jovens não devem ser superalimentadas. Caso contrário, eles começam a crescer muito rapidamente e perdem sua forma original.
O material deve ser embrulhado em árvores sem flacidez. Isso ajudará a evitar empurrar o topo do thuja com neve e arrancar a camada protetora pelo vento. As plantas não apertam o cabo com muita força. A cobertura do outono ajuda a proteger as raízes dos thuja do congelamento. Para esse efeito, é melhor uma mistura de folhas caídas e terra. No inverno, ao limpar as trilhas no jardim da neve, não a jogue no sebe. A forma das plantas pode perder sua aparência atraente.
Na primavera, os abrigos não devem ser levados às pressas para a limpeza. Raios de sol podem causar queimaduras de mudas. Se a temperatura do ar se tornar constante sem a possibilidade de geadas noturnas, o material de proteção é removido.
Aparar e modelar
A partir do segundo ano após o plantio, você deve começar a cortar as plantas. Deve ser realizada com tesouras de jardim especiais. Um corte de cabelo dará a precisão da sebe e aumentará o crescimento de brotos laterais e galhos jovens no fundo dos arbustos. Após esse procedimento, o fundo da cerca não será exposto. O corte deve ser feito na primavera. Em seguida, as fatias fecharão rapidamente com brotos jovens. No verão, a poda de arbustos adultos é realizada 2-3 vezes. No outono, os cortes de cabelo são realizados até o final da queda das folhas. No meio da temporada, brotos secos, doentes e grandes são removidos.
Para evitar que árvores adultas morram, todos os anos é necessário dar-lhes a oportunidade de crescer pelo menos 5 cm. Assim, ao longo de vários anos, a altura do hedge aumentará cerca de 5 cm por ano. A poda é realizada no início da primavera, reduzindo a altura ao tamanho desejado. Então, novamente, dê as plantas para realizar o crescimento anual. Somente a variedade Brabant não precisa desse corte de cabelo. Ele tolera facilmente, para que o tamanho da cerca a cada ano possa permanecer constante.
Com quais plantas posso alternar
Variedades de thuja amarelo podem ser usadas em coberturas tanto na forma pura quanto na diluição com coníferas verdes. Por exemplo, 3 amarelos e 6 verdes nas proximidades. Essa cerca será mais espetacular.
Thuja vai bem com outras sempre-vivas: abeto comum, zimbro comum e virgem, bagas de teixo. Também para o hedge, você pode considerar a combinação de thuja com trepadeiras e trepadeiras. Rosas encaracoladas, clematis e hortênsias são ideais para isso. O bairro de thuja com árvores de folha caduca e arbustos também é possível.
Vantagens e desvantagens das coberturas thuja
- O hedge de Thuja tem várias vantagens:
- protege de olhares indiscretos e convidados indesejados;
- levanta neve;
- serve como uma barreira contra vento, gases, sujeira;
- purifica o ar com a ajuda de bactérias voláteis de bactérias patogênicas;
- serve como decoração em paisagismo;
- não requer grandes investimentos financeiros para crescer independentemente de estacas.
Você sabe Na medicina chinesa, o thuja é usado para tratar depressão, insônia, febre parar de sangrar, com um batimento cardíaco rápido.
- Note-se que essa cerca tem algumas desvantagens:
- é necessário um longo período para crescer;
- a morte de algumas plantas é possível, o que leva a plantações adicionais;
- requer cuidados e cortes de cabelo regulares.
Se as dificuldades em plantar uma cobertura de thuja não o assustaram, você precisa ser paciente, mudas, ferramentas de jardim e seguir as dicas acima. Você deve ter certeza absoluta de uma coisa: no projeto da paisagem, essa cerca ficará bonita e muito harmoniosa.