Thuja (lat. Thuja) - uma planta sempre-verde com folhas macias de agulhas, frequentemente usada em projetos paisagísticos. Existem 5 tipos dessa árvore. O thuja ocidental é o mais popular entre eles: a demanda por essa variedade é explicada por um alto nível de decoratividade, despretensiosidade no atendimento e resistência a baixas temperaturas. Como cultivar uma bela árvore de thuja da variedade Brabant em campo aberto, o artigo dirá.
Características da árvore, por que é tão popular
Antes de comprar uma planta, familiarize-se com sua descrição, características e entenda se ela pode crescer nas condições climáticas do terreno e no local existente. A variedade ocidental de thuja chamada Brabant (Thuja occidentalis Brabant) nas regiões da Rússia e da Ucrânia atinge uma altura máxima de 3,5 a 4 m.
Você sabe Observando a dignidade da madeira de thuja, como a resistência à decomposição, as pessoas chamavam essa árvore de "negligee". Muitas vezes eles fazem barcos, canoas e os topos de iates esportivos.
Nas latitudes do sul, cresce 4-5 vezes mais. Nas árvores, uma coroa é formada na forma de um cone com um diâmetro de 4 M. Nos espécimes jovens, é caracterizada pela densidade, nos espécimes maduros é friável. Muitas vezes fecha o tronco quase ao nível do solo. As agulhas desta espécie são escamosas, pintadas de verde. Ao mudar de estação, ela não muda de cor.Na primavera, o thuja floresce e é discreto, na forma de inflorescências-espiguetas. As flores masculinas estão localizadas na parte superior da coroa e são pintadas em tons de verde-amarelo, as flores femininas são formadas nos ramos inferiores e têm uma cor amarelo-acastanhada. Após a floração, os frutos são formados - pequenos cones marrons de tamanho. Em comprimento, eles atingem 8-12 mm. Em forma, são oblongos, ovóides.
Thuja Brabant é apreciado devido a tais características:
- alto nível de decoratividade;
- linda forma de coroa;
- compacidade;
- despretensão;
- resistência ao gelo;
- tolerância à seca;
- crescimento rápido.
É possível cultivar thuja Brabant praticamente em todo o território da Rússia. Não é adequado para regiões muito frias, por exemplo, na Sibéria, bem como para áreas muito áridas.
Variedades de variedades
Entre jardineiros e designers, uma variedade da variedade Brabant, Golden, é a mais popular. Este arbusto gracioso tem uma coroa fofa. As agulhas têm pontas amarelas, o que geralmente dá à coroa um tom dourado. Esta variedade subdimensionada é bem plantada contra o pano de fundo de alto thuja Brabant, que enfatizará a cor original das agulhas.
Aterragem
Plantar uma árvore conífera não é difícil: esse processo é praticamente diferente de plantar qualquer outra planta.
Para cultivar uma árvore bonita e durável, você deve seguir algumas regras:
- Escolha um local de acordo com as preferências da planta.
- Prepare adequadamente o solo no local.
- Ao aterrar, adira à tecnologia apropriada.
- Forneça cuidados regulares de qualidade.
O thuja mostra a máxima decoratividade ao plantar em áreas ensolaradas, protegidas de correntes de ar. Uma árvore pode crescer em sombra parcial, enquanto a beleza da coroa sofrerá de forma insignificante. Mas quando aterrissar na sombra, o thuja será esticado e suas agulhas adquirirão um feio tom amarelado. Essa conífera cresce melhor em solo leve e bem úmido. Pântano, argila argilosa e argila fértil são ideais para isso.Se você plantar uma árvore em outro solo - por exemplo, empobrecido, seco - a planta não será tão bonita. Para comprar uma muda, você deve ir a uma loja de jardinagem ou a um viveiro bem estabelecido. O estoque de plantio é vendido com um sistema de raiz aberto ou fechado. É melhor escolher uma muda em um recipiente - ela se adapta rapidamente às condições do terreno aberto, se desenvolve e cresce melhor.
Importante! Ao plantar um thuja, ele deve ser controlado para que seu colo da raiz seja colocado no mesmo nível da superfície da terra. Caso contrário, a árvore crescerá mal, também é possível o desenvolvimento de podridão.
Ao comprar, você deve optar por uma amostra saudável e forte, na casca da qual não haja danos, manchas. Um odor desagradável e podre não deve provir de um coma de terra. O plantio de mudas com raízes protegidas pode ser realizado a qualquer momento, com exceção do inverno e do final do outono. Como regra, eles planejam isso na primavera.
Ao plantar material de plantio a partir do contêiner, deve-se agir com a seguinte tecnologia:
- Limpe a área de detritos da planta no outono.
- Faça uma escavação profunda do solo na baioneta de uma pá.
- Na primavera, algumas semanas antes das mudas caírem no chão, cavar um buraco de 60 a 80 cm de profundidade.
- Prepare uma mistura do solo com os seguintes componentes: solo ou grama da folha, turfa, areia na proporção de 2: 1: 1.
- Adicione nitroammofosk na quantidade de 50-100 g.
- Um dia antes do plantio, é bom regar as mudas.
- Coloque no fundo do poço uma camada de drenagem de 10 a 15 cm de areia grossa, cascalho e tijolos quebrados, que drenarão o excesso de umidade.
- Remova o material de plantio do recipiente sem destruir o pedaço de terra.
- Coloque-o no centro do poço.
- Encha o poço com a mistura de solo preparada.
- Selar levemente.
- A uma distância de 15 a 20 cm do tronco, faça um sulco ao longo de todo o diâmetro do círculo do tronco.
- Despeje lentamente um balde de água nele.
- Coloque uma camada de cobertura morta de composto, turfa, casca.
Cuidados com Thuja
A conífera descrita não exigirá muito tempo do proprietário do site. Ele precisa de cuidados mínimos. A árvore deve ser regada, alimentada com fertilizantes e cuidar do solo ao redor do tronco. Um dos procedimentos mais importantes e demorados é a poda. Para evitar a propagação de doenças e insetos nocivos, que podem levar à perda de decoratividade ou morte da planta, ela deve ser inspecionada regularmente.
Rega e alimentação
No primeiro mês após a colocação das mudas no solo, deve ser regada pelo menos uma vez por semana. Sob uma planta, despeje 10 litros de água. Se não chover por muito tempo, a rega pode ser feita duas vezes por semana. As plantas adultas são capazes de cuidar da extração de umidade de maneira independente, para que você possa umedecê-las 1-2 vezes por mês. No verão, o thuja precisa tomar um banho - despeje um fluxo difuso de água da mangueira. Isso não apenas hidrata bem a árvore, mas também elimina a poluição das agulhas.Regue com gota para o thuja.Para melhorar o crescimento e a decoratividade da planta, ela deve ser alimentada. Produtos orgânicos não são adequados para coníferas - eles precisam de fertilizantes minerais. Ter é suficiente para uma alimentação por estação, e é melhor fazê-lo na primavera. Qualquer fertilizante universal pré-fabricado, por exemplo, Kemira-Universal, ou especialmente projetado para culturas de coníferas, a mais popular delas é a Agrecol, é adequado.
Se o thuja foi plantado de acordo com a tecnologia e os fertilizantes foram introduzidos na cova de plantio, o primeiro curativo deve ser feito não antes de 2 anos depois. Até este ponto, os nutrientes já introduzidos serão suficientes para a planta jovem.
Vídeo: como fertilizar thuja
Afrouxamento e cobertura do solo
Cada rega e precipitação devem ser combinadas com o afrouxamento do solo ao redor do tronco. Isso é necessário para evitar a formação de uma crosta dura em uma superfície que impede o acesso normal da umidade e do ar às raízes. Para não danificar o sistema radicular, é necessário afrouxá-lo superficialmente - a uma profundidade de 8 a 10 cm. Não se esqueça de um procedimento tão importante como limpar o local das ervas daninhas.
As ervas daninhas são uma das causas mais comuns de propagação de doenças e pragas. Muitos deles são hospedeiros intermediários de bactérias e insetos patogênicos, portanto devem ser destruídos com raízes em tempo hábil. Ao redor do tronco, pelo menos uma vez por ano, você precisa colocar uma camada de cobertura morta. Tal evento reduzirá a quantidade de umidade, afrouxamento e remoção de ervas daninhas.
A cobertura morta mantém um nível ideal de umidade, inibe o crescimento de ervas daninhas e melhora a estrutura do solo. A zona do tronco próximo pode ser coberta com vários materiais - grama cortada, serragem, palha. No entanto, deve-se notar que no inverno eles podem atrair roedores para a árvore, por isso é melhor substituí-los por ramos de abeto. Pode ser usado como turfa e lascas de madeira. A altura recomendada da camada de cobertura é de 7 a 10 cm e, no frio, deve ser aumentada para 15 a 20 cm.
Corte e modelagem
A poda é um importante procedimento de cuidado com as plantas.
Importante! É necessário cortar uma árvore apenas com uma ferramenta desinfetada. Um podador ou serra para plantas diferentes não pode ser usado sem desinfecção.
Isso é feito para vários propósitos:
- formar uma linda coroa;
- impedir o desenvolvimento de doenças e ataques de pragas;
- dar uma certa forma à coroa;
- restringir o crescimento de uma árvore;
- estimular a formação de brotos jovens.
O procedimento com metas sanitárias está planejado para o início da primavera, o corte de cabelo modelador - em junho, quando a formação de um rim e um ramo é concluída, e em agosto. O primeiro corte de cabelo é feito quando a árvore tem 2 a 3 anos de idade. Para limitar o crescimento, é usada a poda convencional, durante a qual as brotações laterais são encurtadas em 1/3. Mais de um terço da massa verde não pode ser removido em um corte de cabelo.
Reprodução
Para criar thuja, eles recorrem a dois métodos: semente e vegetativo. O primeiro deles não é usado em casa, pois é muito problemático. As sementes são criadas por criadores de thuja em viveiros. Casas realizam estacas. O material de plantio é cortado em plantas adultas no final do outono. As estacas são separadas da planta mãe e plantadas em um saco plástico com prendedor, preenchido com uma mistura de 1 kg de solo foliar e 1 kg de areia.
Antes que as raízes apareçam, o caule precisa ser ventilado e umedecido todos os dias, conforme necessário. É melhor cultivá-lo em um local escuro. O enraizamento deve ocorrer um mês depois. Depois disso, a alça deve ser movida para a panela, colocando-a em um local bem iluminado pelo sol. Umedeça a terra a cada 2 dias. Assim que a planta cresce, pode ser plantada em campo aberto.
Possíveis doenças e pragas
Thuja Brabant é distinguido pela forte imunidade. Ela é afetada apenas por doenças ou pragas se for plantada de maneira inadequada ou se prestar pouca atenção a ela. O fato de a planta não ser saudável é sinalizada por alterações na aparência: diminuição da decoratividade, opressão, amarelecimento e queda de agulhas.
Procedimentos preventivos oportunos, como: prevenir o desenvolvimento de doenças e ataques de parasitas
- cobertura superior;
- limpeza de outono do local;
- escavação profunda do solo;
- restos sanitários;
- pulverização no início da primavera da coroa com fungicidas "Fundazol", "KhOM", "Abiga-Peak", "Topsin-M", líquido de Bordeaux, sulfato de cobre.
Você pode descobrir o que o thuja ficou doente e como tratá-lo, lendo as informações da tabela:
Nome da doença | Sintomas de infecção | Métodos de tratamento |
Fusarium |
| Molhar o solo no círculo próximo do caule e pulverizar a coroa com a solução "Fundazole" (0,2%). |
Pestalocium murcha |
|
|
Schütte | na primavera, as agulhas ficam amarelas e ficam cobertas com um revestimento cinza. | Tratamentos de primavera e outono da coroa com Bordeaux líquido (1%), cobre, sulfato de ferro. |
Podridão da haste |
|
|
Para causar enormes danos à planta, insetos nocivos podem levar à perda de seu efeito decorativo. O perigo para o thuja são várias espécies, entre as quais os parasitas roedores e sugadores.
As formas de combatê-los são apresentadas na tabela:
Nome do inseto | Sintomas da lesão | Métodos de prevenção e tratamento |
Pulgões |
|
|
Traça manchada |
| Desde o final de junho, duas vezes, mantendo os intervalos de 7 dias, pulverize com piretróides na árvore. |
Escudo falso | úlceras amarelas formadas no córtex. |
|
Wireworm |
|
|
Ácaro aranha |
|
|
Preparações de inverno
Devido à capacidade de tolerar bem baixas temperaturas, o thuja não precisa de abrigo para o inverno. Somente árvores jovens devem ser cobertas, cujo sistema radicular ainda é pouco desenvolvido. A zona do tronco próximo deve ser coberta com uma camada alta de casca de pinheiro, serragem ou turfa.
Para que a neve não danifique os galhos, no final do outono eles devem ser bem amarrados com uma corda e puxados para o tronco. Como todas as coníferas, o thuja é propenso a queimaduras causadas pelos primeiros raios do sol da primavera. Portanto, em fevereiro, a coroa deve ser embrulhada com um material opaco que não permita a luz do sol, por exemplo, papel kraft, agrofibra, estopa. É necessário remover esse abrigo em abril, quando a ameaça de queimaduras termina.
Vídeo: preparando thuja para o inverno
Tempo de crescimento da árvore
As taxas de crescimento do thuja ocidental Brabant são aceleradas: ao longo do ano, ele adiciona 30 cm de altura. A copa se torna 10 cm mais larga a cada ano e atinge a sua altura máxima em cerca de 15 anos. No total, ela é capaz de viver por cerca de 150 anos.
Você sabe O nome latino Thuja é emprestado da língua grega, que significa incenso, sacrifício. Os gregos antigos chamaram essa planta porque a queimaram durante os sacrifícios, projetados para apaziguar os deuses.
O uso da madeira no paisagismo
Na maioria das vezes, o thuja Brabant é usado para formar sebes. Também é recomendado para pousos individuais e em grupo. Muitas vezes, essas árvores podem ser vistas nos becos. Graças a um corte de cabelo hábil, é possível formar árvores altas e esbeltas e arbustos exuberantes de tamanho menor.
Como uma cerca
O thuja descrito é uma árvore ideal para "cercas vivas". Isto é devido à sua capacidade de crescer rapidamente e tolerar bem qualquer corte de cabelo.As cercas de Thuja são capazes de esconder um local de descanso, quintal ou casa de veraneio de olhares indiscretos e protegê-lo com segurança do vento. Ao plantar sebes entre mudas, deve-se deixar uma distância de 50 a 70 cm.
Pouso único
Thuja está linda no site e como uma tênia, ou seja, uma árvore separada. Pode ter a forma de um cone ou bola, uma pirâmide. Você pode deixá-lo crescer como uma planta alta e esbelta, ou usar um corte de cabelo para fazer um arbusto atrofiado.Portanto, cultivar thuja Brabant não é difícil.Plantar e cultivar uma bela árvore no local resultará mesmo no início do jardineiro. Afinal, essa variedade é considerada uma das mais despretensiosas entre os thuja.