É difícil imaginar uma planta que daria mais prazer ao jardineiro por menos esforço crescente do que a prímula. Ela tem uma beleza efêmera que contradiz sua resistência. A força da prímula é a floração precoce e muito longa, a presença de uma variedade de tons e formas, cuidados simples e resistência suficiente para suportar a maioria das condições climáticas quando cultivada no jardim. No artigo, você aprenderá sobre uma das espécies desta planta - orelha de prímula, sobre variedades e técnicas agrícolas de cultivo em casa.
Tipos e variedades de orelha de prímula
Muitas vezes, é difícil classificar as prímulas, pois elas geralmente resultam do cruzamento de várias pequenas espécies alpinas e híbridas européias, e as formas das flores, suas tonalidades e tamanhos são tão diferentes que às vezes é impossível determinar qual flor está à sua frente. Esse fato e a floração precoce se refletem no nome da planta da palavra latina Primrose (primeira rosa). O termo em forma de orelha (ou em forma de orelha) é dado à prímula pela semelhança das folhas de uma roseta com a aurícula de um urso (às vezes a flor é chamada de "orelhas de urso").A planta pertence à família das prímulas. Um gênero cultural extenso inclui mais de 400 espécies, principalmente plantas com gramíneas com tamanho menor que o normal. Cerca de 70 espécies crescem na Rússia. A prímula foi cultivada no século XVI. Os botânicos dividem esse vasto grupo em diferentes seções e subseções, e os cultivadores de flores são divididos em 23 seções.
Aurícula
Aurícula é uma seção de representantes cultivados do gênero, que geralmente têm padrões multicoloridos nas pétalas. Inicialmente, eles foram criados na forma de um híbrido entre duas flores silvestres: Primula auricula (orelha de prímula) e Primula hirsuta (prímula de cabelos duros). Parentes selvagens de prímula cultivada crescem em prados alpinos das montanhas da Europa Central (montanhas do oeste, Jura, Vosges, Floresta Negra e Tatra).
Você sabe A aurícula de prímula é mostrada no anverso de moedas austríacas no valor de 0,05 euros.
As folhas desta prímula são sempre-verdes, carnudas, com 10 a 20 cm de comprimento, revestidas em pó para proteger contra a intensa radiação solar na primavera. Eles formam rosetas de até 60 cm de largura, perto do chão. As flores de cinco pétalas são redondas, com 2-4 cm de diâmetro, com diferentes tonalidades de pétalas e o círculo central, geralmente têm um aroma perfumado.
Os pedúnculos são elásticos, crescem até 25 cm. Até 10 pedicelos aparecem em uma planta. Na inflorescência, várias flores (até 20) ou espécimes únicos podem ser localizados. O início da floração é no meio da primavera. Duração - até três meses (em condições climáticas normais) e às vezes floresce novamente no outono.Hoje existem muitas variedades diferentes de orelha (Primula auricula), criadas como resultado da seleção e incluídas nesta seção. Essas prímulas são incrivelmente diversas em tamanho e são representadas por quase todas as cores possíveis (bordô, carmim, rosa coral, damasco com várias tonalidades dos círculos centrais).
Pegasus
O nome da variedade é Pegasus (Pegasus), refere-se à seção Primula auricula.A altura da saída é de até 25 cm, o pedúnculo é de 10 a 25 cm.As placas frondosas são carnudas, coriáceas, densas e verde-escuras. Grandes flores perfumadas e exuberantes são de cor rosa escuro, amareladas no centro. Coletado em uma inflorescência de guarda-chuva de 10 a 20 peças.
Pegasus, de dois anos de idade, lança 4-10 pedúnculos. O início da floração é abril, a duração é de até 7 semanas. Requisitos para condições de cultivo: solo úmido e drenado, sem estagnação da água, exposição solar, sombreamento no verão.
Luva Carmesim
O nome da variedade Crimson Glow, que significa "brilho de framboesa", refere-se à seção Primula auricula. A altura da saída é de 15 a 20 cm e as folhas são de um verde pálido. As flores são framboesas brilhantes, duplas com várias pétalas (semelhantes às rosas). Coletado em inflorescências de guarda-chuva de 5 a 20 peças. Os botões são mais escuros a princípio.
O Raspberry Shine, de dois anos de idade, joga fora 4-10 pedúnculos. Início da floração - abril - maio, duração - até 7 semanas. Requisitos para condições de cultivo: solo úmido e drenado, sem estagnação da água, exposição ensolarada ou parcial à sombra, rega regular no verão, invernos sem abrigo.
Xavier
O nome da variedade Xaver (Xaver) refere-se à seção Primula auricula. A altura da saída é de 15 a 20 cm e as folhas são verde claro. O início da floração é abril, a duração é de 3 meses. A variedade tem muitas variedades em cores e tamanhos de flores.
O tom das pétalas varia de rosa pálido a lavanda, de roxo a vermelho avermelhado, por exemplo:
- Xaver Light (Xaver Light) - prímula multicolorida de terry perfumada, rosa pálido com borda lilás e pétalas manchadas. O meio é mais escuro.
- Xaver Deep (Xaver Deep) - prímula terry grossa aromática, a cor é azul-violeta ou lilás escuro com um centro de limão. Muda o tom durante a floração do lilás para quase roxo.
Requisitos para condições de cultivo: solo úmido e drenado, sem estagnação da água, exposição parcial à sombra, rega regular, invernos sem abrigo.
Forest Lemon
O nome da variedade Forest Lemon, que significa Forest Lemon, refere-se à seção Primula auricula. Variedade de verão florescendo amarelo brilhante bonito. A altura da saída é de 15 cm, o pedúnculo é de 40 a 45 cm, as folhas são densas, carnudas, coriáceas, verde-escuras, com 10 a 20 cm de comprimento.As flores são perfumadas, aveludadas, densamente dobradas, amarelo limão. Coletado em inflorescências de guarda-chuva de 5-20 peças. O início da floração é abril, a duração é de até 7 semanas. Requisitos para condições de cultivo: solo úmido e drenado, sem estagnação da água, luz difusa ou sombra parcial, rega.
Reni
O nome da variedade Reni (Reni) refere-se à seção Primula auricula. Variedade de florescência brilhante bonita do verão, criada recentemente. A altura da saída é de 15 a 20 cm, o pedúnculo é de 20 cm e as folhas são densas, carnudas, coriáceas e verde claro.As flores são perfumadas, aveludadas, lilás densamente dobradas, saturadas, as pétalas no centro são mais escuras, gradualmente brilham em direção à borda, coletadas em uma rosa com várias pétalas. Início da floração - abril - maio, duração - até 7 semanas. Requisitos para condições de cultivo: solo úmido e drenado, sem estagnação da água, luz difusa ou sombra parcial, rega.
Ted roberts
O nome da variedade Ted Roberts (Ted Roberts) refere-se à seção Primula auricula. Uma variedade popular com flores grandes de até 5 cm de diâmetro entre um tapete exuberante de folhagem verde. Flores em caules fortes com uma fileira de pétalas aveludadas. Tons de cereja escura, roxa ou acastanhada, geralmente em dois tons, com um centro brilhante de branco, rosa pálido ou amarelo.A altura da saída é de 15 a 20 cm e as folhas são densas, carnudas, coriáceas, verde claro. Requisitos para condições de cultivo: solo úmido e drenado, sem estagnação da água, luz difusa ou sombra parcial, rega.
Crescendo em casa
O cultivo de prímula não requer esforços trabalhosos, mas traz grande satisfação das espécies de plantas precoces e lindamente floridas. Ao criar sua coleção, tente encontrar combinações de cores e tons agradáveis aos olhos nos quais essa cultura é tão rica.
Características do plantio de sementes
Para começar a cultivar prímula deve ser com a seleção de sementes que você pode colher ou comprar em lojas de jardinagem.
Importante! As sementes de prímula perdem rapidamente a germinação; portanto, para destilação, escolha apenas o material de plantio recém-colhido. E guarde-o em frascos hermeticamente fechados de vidro na geladeira (não no freezer) a + 4 ° C até a semeadura.
Acúmulo de temperatura
As sementes devem ser semeadas no outono de setembro a novembro, mas antes disso precisam ser preparadas: congelar ou estratificar. Este procedimento não é necessário, mas não danifica as sementes ou mudas jovens e acelera a germinação. No ambiente natural, muitas espécies selvagens de aurícula crescem nas terras altas próximas a geleiras; portanto, para obter mudas precoces, a semente deve ser congelada.Para isso, as sementes são colocadas em um recipiente com água e mantidas no freezer até o líquido ficar completamente congelado. Em seguida, o recipiente é removido e descongelado, após o que é novamente colocado no freezer. O procedimento é repetido até 7 vezes. Esse acúmulo de temperatura não imita as temperaturas negativas do inverno, mas serve como estímulo para a germinação amigável das sementes, que germinam muito rapidamente depois disso.
Às vezes, os contêineres de gelo são plantados com culturas, polvilhados com uma camada de neve de 30 cm. Você pode usar o método combinado de estratificação: primeiro, as sementes são colocadas em uma única camada em um pano úmido e colocadas na geladeira (mas não no congelador) por 2 semanas. Em seguida, transferido para uma sala quente até a emergência. Nesse caso, você precisa garantir que o tecido permaneça sempre molhado.
Preparação do solo
Uma condição indispensável para o cultivo de prímula é o solo bem drenado, rico em húmus e matéria orgânica, com uma reação neutra ou levemente ácida. A mistura de solo acabada pode ser comprada na loja ou preparada de forma independente, misturando turfa ou composto, solo de folha ou suja, areia grossa de rio ou vermiculita em quantidades iguais.
Outra opção para o plantio de solo para prímula:
- 4 partes de boas terras férteis para jardins;
- 4 partes de fibra de coco peneirada (fibra de coco);
- 2 partes de perlita.
Essa mistura retém bem a umidade, a perlita fornece permeabilidade ao ar e a presença do solo do jardim acelerará o processo de aclimatação das mudas no jardim. Evite misturas fortemente fertilizadas.
Se for necessária uma cobertura adicional porque o transplante está atrasado, você pode facilmente satisfazer as necessidades de plantas jovens usando uma solução diluída de fertilizante líquido (Flower Paradise, Mikom) durante a estação de crescimento.
Plantando sementes
Se você plantar várias variedades de prímula, prepare rótulos para cada espécie, onde anota o nome, a data da semeadura e outras notas. Se as sementes são compradas em uma loja, então, como regra, a embalagem contém instruções para o plantio.
Algoritmo de semeadura:
- As sementes podem ser semeadas a qualquer momento, de janeiro a final de março.
- No fundo do tanque ou panela deve haver aberturas para a drenagem da água.
- Coloque a camada de drenagem no fundo do recipiente e encha-a com uma mistura de solo úmido 2 cm abaixo da borda.
- Pegue o chão para que as sementes não caiam fundo e plante-as uniformemente na superfície, tentando evitar o espessamento. Isso pode ser feito com um palito úmido. Plantações densas são mais fáceis de se molhar e, posteriormente, as mudas são difíceis de separar.
- Polvilhe com uma fina camada de vermiculita, areia grossa ou fibra de coco e coloque um pano de algodão por cima.
- Hidrate bem o local da semeadura e não deixe as sementes secarem, pulverizando o tecido regularmente.
- Transfira os recipientes para um local totalmente aberto, mas no lado norte dos edifícios ou sob arbustos, para proteger do vento e do sol de inverno. Cubra os recipientes com plástico com orifícios de ventilação para que não sequem muito rapidamente e que a chuva não lave as lavouras. Esta colocação contribui para o endurecimento de sementes e plantas jovens.
- Depois que os brotos aparecerem, remova o plástico e o tecido e mova os recipientes para um local bem ventilado e iluminado.
- As sementes de prímula germinam por cerca de três semanas, dependendo de quando foram semeadas. Mas o prazo pode ser mais longo - até três meses.
- Regue as mudas imergindo o recipiente, seguido de uma drenagem completa da água através dos orifícios de drenagem.
- Assim que as mudas tiverem folhas reais e não cotiledonares, mergulhem.
Escolha
Mesmo com a cuidadosa colocação das sementes durante a semeadura, em conformidade com o plantio não aterrado, as mudas de prímula devem ser mergulhadas para permitir que os brotos jovens se desenvolvam corretamente. A escolha é feita 2-3 vezes após o aparecimento de duas a quatro folhas nos brotos. Antes do procedimento, o solo está bem umedecido. Com brotos densos, as mudas são plantadas com mais frequência (mesmo com folhas de cotilédones). Um buraco é feito no solo (com um dedo ou um lápis), pegue cuidadosamente o broto com uma pinça e transfira para um novo local, aprofundando-se levemente. A seleção permite atualizar a troca de ar das raízes e dar espaço para o crescimento excessivo.
Você sabe Na linguagem das flores, a prímula simboliza a juventude, a inocência, a sensação de perda e a dúvida dos amantes.
Brotos fracos e finos são removidos. Mudas fortes e fortes na última colheita são transplantadas para o jardim ou recipientes quando cultivadas em cultura de vaso. Porém, os cultivadores experientes são aconselhados a deixar as plantas em mudas por um ano, para que cresçam mais fortes e bem desenvolvidas, e recomendam o replantio no jardim para a próxima temporada. Ao plantar em canteiros, deve-se observar a distância entre os brotos de 15 a 30 cm, dependendo do tamanho das variedades. Plantas de três anos de idade têm a aparência mais decorativa.Antes de plantar mudas no jardim, você primeiro precisará executar o procedimento de "endurecimento". Isso preparará as mudas para as condições climáticas da região em crescimento. Durante a última semana, mantenha uma temperatura fria até + 10 ° C, evite fertilizantes e água com menos frequência. Transplante mudas em dias nublados ou no início da manhã, quando o sol não está muito quente. Tente fornecer sombreamento leve, proteção contra o vento e mantenha o solo úmido durante esse período. O ar seco e os ventos da primavera podem levar à transpiração rápida.
Cuidando da orelha de prímula
Cuidar da prímula é simples, você só precisa manter a umidade ideal do solo, fertilizar, proteger contra pragas e desfrutar da floração.
Rega
Na primavera, quando o clima está quente, eles começam a regar as plantas aos poucos, mantendo o solo úmido. A rega completa no verão é difícil porque a umidade pode secar até o final do dia, o que elimina o desenvolvimento da podridão, mas quando a temperatura sobe acima de + 30 ° C, a prímula cai em estado inativo e consome muito pouca água.A maioria das espécies não tolera a seca e, se deixar secar em um dia quente, as plantas podem morrer. É aconselhável regar de manhã em pequenas doses e monitorar a umidade na zona das raízes.
Top vestir
A vegetação da prímula começa no início - em janeiro. Quando os rins aparecerem, uma pequena quantidade de fertilizante universal de nitrogênio-fosfato, como Ammophos, deve ser aplicada por várias semanas para obter crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos. Em seguida, passe para nutrientes ricos em fosfato para estimular o crescimento dos pedúnculos e a floração brilhante e de alta qualidade durante a principal estação da primavera.
A cobertura é realizada a cada 10 dias, desde o aparecimento dos botões até o final da floração. A escolha de fertilizantes minerais complexos pode ser feita na loja, mas as taxas de diluição fornecidas nas instruções devem ser reduzidas em 2 vezes.
Poda
A prímula não precisa de poda, exceto para a remoção de folhas podres e secas, para reduzir o risco de propagação de infecções fúngicas e pedúnculos antigos com flores murchas, para evitar apodrecer na coroa, para estimular a floração e para não privar a planta da força. Rosetas e novas folhas de outono não são cortadas para evitar o enfraquecimento da planta e o mau inverno.
Como preparar uma planta para o inverno
A prímula é uma cultura resistente ao gelo, mas é sensível ao alagamento do solo e não sobreviverá ao inverno em áreas excessivamente úmidas. Na preparação para o inverno, a zona das raízes deve ser coberta com folhas desfiadas e regar bem as plantas. Quando o solo congela, os arbustos são cobertos com ramos de abeto.Se a prímula é cultivada em recipientes ou vasos separados, no inverno as plantas são transferidas para um local frio, seco e claro, com uma temperatura logo acima do congelamento.
Adequado para esses fins: porão, estufas sem aquecimento, galpões. Durante o inverno, você precisa inspecionar periodicamente as plantas, controlando a umidade do solo, removendo as folhas secas, verificando se há danos causados por pragas. No início da primavera, esses recipientes têm a oportunidade de descongelar sob a proteção de vidro ou plástico antes de irem para o jardim.
Vídeo: prímula no outono
Prevenção de Doenças e Proteção de Pragas
Pragas ou doenças raramente infectam a prímula, mas cuidados inadequados e condições climáticas adversas podem afetar a saúde das plantas. Em locais excessivamente úmidos, a propagação de esporos de fungos é mais rápida e o desenvolvimento de doenças patogênicas (míldio, murcha, ferrugem, fusarium, manchas, antracnose, podridão cinzenta e radicular) é possível, por isso a rega moderada é importante para permitir que as plantas quase sequem no verão.
Uma tarefa igualmente importante na prevenção de doenças é a remoção de folhas infectadas. No caso de lesões extensas, a pulverização é utilizada com fungicidas sistêmicos (Ultrafit, Carbesim, Horus, Derozal, Vitaros, Fundazol, Prestige). Lesmas e caracóis podem danificar as folhas de prímula e inflorescências durante os verões úmidos. Eles não trazem danos significativos, apenas reduzem a estética dos arbustos. A folhagem corroída é removida e, como resultado, as plantas ganharão novo crescimento no outono.
Armadilhas de isca com kvass fermentado ou cerveja são colocadas contra pragas e também são coletadas manualmente. Em clima quente e seco, são possíveis problemas com ácaros, algumas espécies de pulgões, lagartas, percevejos e gorgulhos. Os pesticidas devem ser usados com cautela para não prejudicar insetos benéficos que ajudam a suprimir as populações de pragas.Em vez disso, monitore as plantas quanto à infecção, pegue manualmente grandes amostras de parasitas e mantenha a prímula limpa e imune, regando regularmente e com cobertura para que ela possa resistir a danos. Se necessário, devem ser utilizados inseticidas, por exemplo, produto biológico Actellik, Inta-Vir, Confidor Extra e Kaput.
Métodos de criação
A reprodução da prímula pode ser feita de várias maneiras: sementes, estacas e divisão do mato.
Estacas
Se não for necessário combinar a divisão da prímula com o transplante, você poderá cavar cuidadosamente o solo do lado do arbusto e, sem cavar a planta, separar o caule de um pedaço de rizoma. Em seguida, deve ser transplantado para um novo local onde ele criará raízes bem. Este procedimento é realizado em agosto.
Processos radiculares de plantas adultas
A reprodução pelos processos radiculares consiste na separação dos arbustos de prímula em mudas separadas. Isso é feito a cada 3-4 anos no final da primavera ou início do verão, depois que as plantas terminam de florescer, e a camada de plantio fica cheia. Mas mesmo no estado de floração, a aurícula transfere facilmente o transplante.O arbusto de prímula escavado é dividido em seções, cada uma das quais contém raízes e brotos. Em um pedaço de rizoma, você pode ver a sequência de ocorrência de processos anuais e novas raízes. Para a reprodução, as fotos do ano atual são selecionadas e o restante é cortado com o rizoma. Material de plantio transplantado a uma distância de 25 cm um do outro.
Sementes
Propagar flores por sementes é uma maneira econômica de cultivar um grande número de plantas. A maioria dos brotos de prímula é relativamente fácil de germinar se a semente for fresca ou armazenada em condições apropriadas, em local fresco e seco. Novas espécies de prímula devem ser cultivadas a partir de sementes varietais adquiridas. A prímula parece ótima, adicionando novos tons e aroma ao jardim primavera.
Importante! A propagação por sementes auto-colhidas nem sempre mantém variedade; portanto, é aconselhável propagar-se dividindo o mato.
Ficam bem em recipientes grandes ou em grupos plantados à beira de canteiros, bordas ao longo de caminhos ou em jardins ornamentais e jardins de pedras. Mas eles podem ser plantados junto com as plantas associadas. Plante rosetas sob arbustos decíduos, como rosas, a Prímula aproveitará o sol da primavera antes que as roseiras desabrochem sua folhagem, protegendo a prímula do sol quente.