Trufa é o cogumelo mais caro do mundo. Para muitas nações, é considerado uma iguaria. É apreciado por seu valor nutricional, sabor incomum, remanescente de sementes ou nozes fritas e uma rica composição química. É possível encontrar esse representante do reino dos cogumelos na região de Moscou, o artigo dirá.
Descrição da trufa
Trufa é classificada como marsupial. A principal característica distintiva desse representante do reino dos cogumelos é a formação de corpos de frutificação no subsolo, a uma profundidade de 30 a 50 cm. Eles são arredondados ou tuberosos. A consistência é carnuda ou cartilaginosa. Eles podem atingir tamanhos pequenos com nozes ou ser como batatas grandes. A camada externa, dependendo da variedade, é lisa, rachada ou verruga. A parte interna consiste em veios escuros e claros. Em seção, parece mármore.
Cogumelos de qualidade fresca têm um aroma acentuado. Quando pressionado, é macio, pesado, e os locais de crescimento dos fungos descritos são florestas decíduas. Trufa forma micorriza com muitas árvores.
Suas variedades negras e de verão crescem próximas a carvalhos, faias, chifres, avelãs e piemonteses - de bétulas, choupos, olmos, tílias, cinzas de montanha. Todas as espécies de trufas são usadas na culinária como iguarias. Vendê-los a um preço muito alto.Você sabe Os franceses e italianos, para encontrar trufas no solo, recorrem à ajuda de cães e porcos especialmente treinados, com um delicado olfato. Esses animais podem encontrar corpos frutíferos crescendo até uma profundidade de 20 cm.
Quando começa a temporada de colheita?
Os tipos mais comuns de trufa são inverno preto (perigorsk), italiano (branco real), chinês. Na Rússia, você pode conhecer apenas uma espécie do gênero Tuber - russo preto ou verão. Seus corpos frutíferos atingem um diâmetro de 2,5 a 10 cm e a superfície dos cogumelos é pintada de preto. Seu sabor é noz, doce. O cheiro é agradável. A frutificação da variedade russa ocorre em agosto - setembro.
Muitas vezes, as trufas também são chamadas de cogumelos do gênero Choiromyces. No entanto, eles são menos valiosos do que as espécies atuais. Um representante deste gênero também pode ser encontrado nas regiões da Rússia. Esta é uma trufa branca, também chamada Trinity, Posad. Corpos de fruto com 2-8 cm de diâmetro são formados nele.Você sabe As variedades mais valiosas de trufas são vendidas sob o martelo. Assim, na China, um dos concorrentes postou US $ 330 mil por um par de cópias brancas.
A pele é lisa, esbranquiçada. À medida que amadurece, torna-se marrom-amarelo. Em alguns estados, esse cogumelo é considerado delicioso; em outros, é classificado como venenoso, capaz de causar intoxicação. A estação de coleta das espécies brancas começa no final de agosto e termina em novembro.
As trufas crescem na região de Moscou e como encontrá-las
Ambas as variedades que crescem no território da Rússia também são encontradas nos subúrbios. Eles apareceram nas florestas perto de Moscou por um longo tempo. Sabe-se que antes da revolução nesses locais, até 100 toneladas de representantes da variedade branca eram coletadas anualmente. Há evidências de que eles se conheceram mesmo no território da moderna Moscou no bosque, que era chamado de Trufa.
Representantes da espécie branca não são muito difíceis de encontrar. Eles são grandes e estão localizados perto da superfície da terra, frequentemente aparecendo acima do solo. Eles crescem, geralmente em grupos. Portanto, se um exemplo cair sob seus pés, você deve procurar em torno de outros representantes do reino dos cogumelos.
Os especialistas aconselham a procurar os cogumelos descritos em áreas com solos leves, soltos e úmidos, abertos e bem iluminados. É melhor dirigir a 100 km da cidade e procurar nos cinturões florestais plantados com a finalidade de proteção contra o vento, onde não há grama espessa.Cogumelos podem ser encontrados perto das raízes de tais árvores:
- óleo;
- pinheiros;
- bétulas;
- lariço;
- aspen.
Como as trufas são encontradas com mais frequência no subsolo, é preciso procurá-las sob os tubérculos que se projetam acima da superfície do solo.Um cheiro forte costuma atrair grupos de insetos e animais para o local onde os corpos das frutas crescem.
Importante! Representantes das espécies negras que crescem na superfície não devem ser coletados. Estes são espécimes antigos que não têm valor nutricional.
Se o apanhador de cogumelos procura o representante descrito do reino dos cogumelos pela primeira vez, é aconselhável que ele tire uma foto com ele, para que, após a descoberta, fique convencido de que este é realmente um cogumelo valioso. Também é importante familiarizar-se com imagens de outras espécies semelhantes às trufas. Entre eles, a propósito, pode haver comestíveis ou instâncias com gosto mais baixo. Assim, por exemplo, o melanogaster de Broome, a trufa de veado e a esclerodermia comum são semelhantes à variedade branca. Todos esses cogumelos não são adequados para alimentação.
Como os cogumelos descritos preferem crescer no mesmo local, você pode retornar anualmente à mesma parcela para a colheita. Alguns amantes de cogumelos valiosos preferem simplificar a pesquisa com a ajuda de um assistente - um cachorro. Para fazer isso, eles os ensinam, esfregando um pedaço de pau com aroma de trufa e deixando o animal cheirar. No futuro, esses cães encontram rapidamente corpos frutíferos no subsolo.
Como montar
Não apenas as pesquisas de trufas podem ser difíceis, mas também o processo de coletá-las.
Ao reunir cogumelos valiosos, você deve agir com cuidado e seguir várias regras:
- Ao encontrar um representante do reino dos cogumelos, limpe a área ao redor.
- Não arranque os corpos das frutas do chão, mas remova-os cuidadosamente com uma faca.
- Para produzir uma fatia sem danificar a superfície e a raiz.
Assim, um cogumelo tão valioso e delicioso como a trufa cresce no território da Federação Russa, em particular na região de Moscou. Não é fácil encontrá-lo - você deve saber em quais locais precisa pesquisar, concentrando-se nas preferências do fungo na composição do solo, iluminação, plantas com as quais ele micorriza.Importante! Você não deve procurar trufas em florestas jovens. Eles têm solo pobre, inadequado para o crescimento dos fungos descritos.