No sistema de medidas destinadas a solucionar os problemas estéticos do corpo, desde os tempos antigos, vários óleos essenciais e vegetais eram amplamente utilizados, e às vezes muito inesperados. É nesta categoria de produtos que pertencem os produtos derivados dos embriões de cereais, em especial o trigo. Sobre como a compressão de um gérmen de trigo pode afetar nossa aparência, o que é valioso e útil neste óleo e como usá-lo para cuidar da pele e do cabelo, a seguir, em todos os detalhes.
O que é óleo de gérmen de trigo
O grão de trigo, como você sabe, consiste em uma casca densa, um minúsculo germe localizado na parte inferior do grão e endosperma - uma substância em pó da qual o futuro broto será capaz de obter os nutrientes necessários para seu desenvolvimento futuro.
A ciência moderna provou de forma confiável o que nossos ancestrais suspeitavam há muito tempo: era o germe do grão, ou seja, essa parte, que tem a capacidade de germinar e, portanto, realmente dá origem a uma nova vida, é a mais valiosa e contém muito mais nutrientes do que a casca que ocupa a parte principal do grão e, curiosamente, o endosperma.
Importante! A comparação da atividade enzimática de diferentes partes dos grãos mostra que no embrião esses indicadores são mais altos em comparação ao endosperma: 10 vezes para o grupo proteico, 4 vezes para o grupo lipídico, 8 vezes para o grupo fitase e 30 vezes para o grupo oxidativo.
Não é de surpreender que os óleos e extratos obtidos a partir do gérmen de trigo sejam hoje considerados imunomoduladores naturais, proporcionando um aumento significativo na resistência do corpo a quaisquer fatores ambientais negativos.
A obtenção de óleo da parte considerada dos materiais vegetais é realizada em escala industrial de várias maneiras diferentes. Ao mesmo tempo, apesar do objetivo principal do processo de produção ser garantir a máxima preservação da composição vitamínica, bioquímica e enzimática do produto inicial, está longe de ser sempre possível alcançar esse resultado. No processo de fiação, muitas vezes é necessário usar os efeitos químicos e hidrotérmicos no grão, o que reduz significativamente, e às vezes nega completamente, todo o valor nutricional e terapêutico do produto acabado.
Em grande medida, a situação pode ser melhorada por uma técnica relativamente nova para a produção de óleo medicinal por prensagem a frio. Ao contrário da extração clássica, envolve a exposição ao grão apenas por meios mecânicos, sem aquecimento e tratamento químico. Quanto à extração, dentre todos os tipos utilizados, o mais ideal, do ponto de vista da preservação da composição biológica inicial da matéria-prima, é o tratamento com hidrocarboneto saturado (hexano) à temperatura ambiente.
Importante! Uma análise química do óleo de gérmen de trigo obtida por métodos de extração e prensagem a frio de alta qualidade mostra que a primeira variante do produto contém um maior teor de hidrocarbonetos, ácidos graxos livres e glicéridos, enquanto a segunda é rica em fosfolipídios, glicolipídios, esteróis e cera.
O óleo bruto parece um líquido muito espesso e viscoso. É o mais usado na cosmetologia - em sua forma pura ou em combinação com outras plantas. Esta mistura é adicionada a máscaras, cremes, xampus, bálsamos e outras receitas de beleza. Na forma processada, o produto destinado ao uso externo recebe uma forma mais líquida e é enriquecido com vários sabores e fragrâncias cosméticas.
Composição quimica
O óleo de gérmen de trigo é um produto natural único que contém de forma concentrada uma enorme quantidade de vitaminas, além de outros componentes nutricionais e biologicamente ativos.
Das vitaminas encontradas no produto:
- carotenóides (grupo vitamina A);
- tocoferol (vitamina E);
- ergosterol (vitamina D);
- ácido fólico (vitamina B9);
- riboflavina (vitamina B2);
- tiamina (vitamina B1);
- niacina (vitamina PP);
- ácido pantotênico (vitamina B5).
A quantidade específica de cada uma dessas vitaminas depende diretamente da qualidade da matéria-prima. Por exemplo, nas variedades de trigo duro, esses componentes benéficos são sempre maiores. No entanto, na lista de óleos vegetais, é extraído do gérmen de trigo com o maior teor de vitamina E. Além disso, o mais importante é que o tocoferol neste produto é apresentado em suas formas mais ativas. Assim, quase ¾ da vitamina E do total de 170 a 1200 microgramas por cento é apresentado na forma de alfa tocoferóis.
A proporção de tocoferóis mal assimiláveis dos grupos beta, gama e sigma é de 7,75% do conteúdo total de vitaminas e 6,9% é responsável pelo acetato de tocoferol - o antioxidante mais ativo que impede a peroxidação lipídica, muitas vezes intensificada devido a processos inflamatórios. o corpo
Além disso, o produto é muito rico em ácidos graxos insaturados do grupo linoleico. Eles também são chamados de Vitamina F. Em particular, ácidos graxos presentes no óleo de gérmen de trigo:
- linoleico;
- linolênico;
- mirístico;
- esteárico;
- palmítico;
- palmitoleico;
- oleico;
- eruca.
O produto também é rico em aminoácidos, intercambiáveis e insubstituíveis.
O primeiro grupo da série de aminoácidos encontrada na composição do óleo de gérmen de trigo inclui: | Quanto aos aminoácidos essenciais, eles são representados por tais substâncias: |
|
|
Vale ressaltar que são os “oito” acima mencionados de aminoácidos essenciais que são considerados os mais importantes e valiosos para os organismos vivos, incluindo o humano.
Importante! O principal valor do ácido linoléico para o organismo é que, sendo convertido em ácido araquidônico por meio de tocoferol e vitaminas do complexo B, fornece metabolismo de gordura.
Seguinte o produto é rico em minerais como manganês, vanádio, silício e boro. Além disso, contém fósforo, cobre, selênio, zircônio e cobalto, no entanto, a dose desses oligoelementos é insignificante.
Entre as proteínas, o óleo de gérmen de trigo contém albumina e geobulina, além de outras substâncias caracterizadas por boa digestibilidade e alta solubilidade em água ou sal. Curiosamente, em seu valor nutricional, composição e natureza química, essas proteínas vegetais são muito semelhantes aos animais, em particular as encontradas no ovo de galinha, caseína, leite em pó e carne bovina.
Finalmente, a composição de carboidratos do óleo é representada principalmente por sacarose, bem como rafinose, maltose e manose. Também no produto foi encontrado um conteúdo ultra-alto de pentosanos, que, por sua vez, são o material de construção de coenzimas, ácidos ribonucleicos e ácido desoxirribonucléico (DNA).
Propriedades curativas para pele e cabelo
As propriedades curativas do óleo de gérmen de trigo, inclusive quando usadas em cosmetologia, são devidas à combinação única de três complexos biologicamente ativos no produto:
- vitamina B e D;
- ácidos graxos essenciais e insaturados na proporção de 3: 1, considerada ideal para o metabolismo lipídico;
- os antioxidantes mais fortes na forma de tocoferóis e carotenóides.
Graças a isso remédio natural suaviza, hidrata, tonifica e nutre a pele, previne o envelhecimento prematuro, melhora a cor, alivia a irritação, tem um efeito esfoliante, estimula a microcirculação sanguínea e o metabolismo das gorduras nas células epidérmicas.
Você sabe O óleo vegetal mais caro do mundo é produzido a partir dos frutos do arganum espinhoso, também conhecido como árvore de ferro. A planta é encontrada apenas em uma pequena região do norte da África e produz não mais que 6-8 kg de safra durante a estação.
Como escolher o óleo de gérmen de trigo
O óleo de gérmen de trigo não é um produto muito comum; portanto, é bastante difícil distinguir um produto de qualidade de um falso por sinais externos. Se for possível, no momento da compra, se familiarizar com o amostrador do produto os especialistas recomendam prestar atenção a três características características inerentes ao original:
- textura: líquido viscoso;
- cor: todos os tons de marrom, do dourado claro ao âmbar profundo;
- o perfume: pronunciado, remanescente da grama cortada.
O óleo deve ser comprado apenas de vendedores confiáveis; é melhor que seja uma farmácia ou uma loja de cosméticos naturais de alta qualidade. Embalagem admissível - recipiente hermeticamente fechado de vidro escuro.
Antes de comprar, você também deve estudar cuidadosamente a composição do produto e outras informações fornecidas pelo fabricante. Além do fato de que na lista de componentes não deve haver aditivos estranhos, exceto, de fato, a base vegetal, como já mencionado, um produto fabricado por prensagem a frio em vez de extração é mais útil e valiosa.
Termos de uso
Na cosmetologia, o óleo de gérmen de trigo é usado de diferentes maneiras, incluindo:
- em forma pura;
- em combinação com várias combinações de óleos essenciais;
- como um dos ingredientes de máscaras, cremes, bálsamos e outros cuidados e agentes terapêuticos.
Você sabe As imperatrizes chinesas usavam massagens regulares nos tecidos de seda para aumentar o tom da pele do rosto. Hoje foi estabelecido que o efeito desse procedimento foi alcançado devido às microdescargas de eletricidade geradas durante o atrito, que realmente estimulam a regeneração celular.
As composições preparadas com o produto em questão podem ser aplicadas por aplicação direta na pele (rosto, pálpebras, lábios, mãos, pés, outras áreas problemáticas), como aplicações, compressas e envolvimentos, para diferentes tipos de massagem, na forma de banhos.
As melhores receitas para máscaras em casa
O óleo de gérmen de trigo é útil para quem se preocupa com a aparência no armário de remédios.
- Esse componente pode se tornar um aditivo indispensável na fabricação de muitas máscaras domésticas de áreas-alvo muito diferentes, incluindo:
- cuidar de problemas de pele de todos os tipos e localização;
- melhorar a estrutura do cabelo;
- luta contra distúrbios da microcirculação no tecido adiposo (celulite) e estrias.
Abaixo estão as 8 melhores receitas de beleza que exigirão um ingrediente como o óleo de gérmen de trigo. Em cada uma dessas receitas, o efeito terapêutico é alcançado devido a uma certa combinação do componente considerado, tomado como base (base) com outros tipos de óleos vegetais e essenciais.
Para o envelhecimento da pele
Rejuvenescer a pele, torná-la mais tonificada, fresca e aveludada uma combinação do componente principal do gérmen de trigo (1 colher de sopa) com uma mistura de três óleos essenciais ingeridos em uma gota - sândalo, rosa e hortelã-pimenta (pode ser substituída por laranja) ajudará.
A máscara resultante é aplicada à pele limpa com movimentos leves de massagem, deixados por 15 a 20 minutos, depois remova cuidadosamente os resíduos com um pano úmido ou uma esponja especial. Além do rejuvenescimento geral, essa mistura permite suavizar visivelmente até as rugas mais profundas.
Importante! Ao preparar máscaras, você deve primeiro misturar os componentes essenciais e depois gradualmente adicionar a base a eles. Nesse caso, é melhor usar uma vara de madeira e os pratos devem ser de vidro ou de cerâmica.
Para rugas ao redor dos olhos
Se os "pés de galinha", olheiras e edema cobrem a área da pele ao redor dos olhos, uma combinação da mesma quantidade de base com outra combinação de óleos essenciais ajudará a melhorar a condição. Dois suplementos possíveis são possíveis aqui:
- sândalo, limet e flor de laranjeira - cada componente 1 gota;
- sândalo e rosa - 2 gotas cada.
Depois de misturar cuidadosamente todos os componentes, duas bolas de algodão devem ser mergulhadas na substância resultante, colocar os olhos fechados (antes de usar a máscara, o rosto deve ser lavado, removendo os cosméticos restantes, sujeira e graxa) e, em seguida, repousar em silêncio por 15 a 20 minutos. O efeito é aprimorado pela aromaterapia e música agradável e calma. Após remover as compressas, resta apenas secar suavemente a área ao redor dos olhos com um pano macio umedecido em água morna e aplicar um creme nutritivo leve na pele.
Para pele seca
Óleo de Germe de Trigo Tem um efeito hidratante que permite usá-lo para cuidar da pele seca e escamosa (por exemplo, após o bronzeamento ou como resultado do desgaste), bem como simplesmente quando estiver seco. Nesse caso, o produto é adequado como uma máscara em sua forma pura, sem aditivos, mas é possível enriquecer e aromatizar um produto cosmético, misturando-o com óleos essenciais de rosas, erva-cidreira, hortelã ou limão (1-2 gotas por 1 colher de sopa de base) .
O medicamento ajudará e melhorar a condição da pele das mãos, especialmente se, como resultado do contato com detergentes ou outras substâncias agressivas, as mãos começarem a descascar, ficar flácidas, perder a suavidade, ficarem cobertas por microfissuras. Para melhorar a condição da pele, recomenda-se aplicar uma base de óleo sem componentes adicionais nas mãos e esfregar cuidadosamente com movimentos de massagem após cada contato com a água. Para tornar a mistura mais aromática, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de bergamota ou lavanda.
Se houver problemas, é recomendável aplicar a composição do tratamento até três vezes ao dia, para tratamento padrão - como uma máscara normal, não mais que 1-2 vezes por semana, em combinação com uma massagem suave.
Para oleoso
Curiosamente, uma composição única de extrato de gérmen de trigo pode ser útil mesmo para os proprietários de pele oleosa. Apesar do alto teor de ácidos graxos, devido à complexa ação de minerais, vitaminas e antioxidantes, este remédio capaz de remover o brilho não natural da pele, torná-la fosca. É verdade que para isso é importante escolher a combinação certa de outros ingredientes.
Uma versão clássica de uma máscara para pele oleosa é uma mistura de dois óleos vegetais - semente de uva e gérmen de trigo. A proporção ideal é 3: 1. O produto é aplicado na pele limpa do rosto, após 30 minutos, seus resíduos são lavados com água morna. Também a composição bicomponente mencionada pode ser adicionada a qualquer máscara para pele oleosa, o que aumentará bastante seu efeito.
Para acne
A lubrificação da pele com óleo de gérmen de trigo também tem um efeito benéfico na presença de problemas como acne, acne na adolescência e outros defeitos dermatológicos. Aditivos adicionais, neste caso, não podem ser usados, mas, se desejado, é permitido diluir a base com duas gotas de qualquer um desses óleos essenciais:
- cedro;
- zimbro;
- cravo;
- lavanda;
- bergamota;
- limão
- toranja
- árvore branca (kayaput).
A máscara preparada deve ser aplicada a um guardanapo ou esponja de algodão e aplicada em áreas problemáticas por 15 a 20 minutos, após o que lave com água morna em abundância. A frequência do procedimento é diária ou, com problemas graves, 2 vezes ao dia.
A mesma ferramenta permite livrar-se das manchas da idade, tornar as sardas menos visíveis, proporcionar um efeito de clareamento perceptível.
De estrias
Vários óleos naturais, tanto os massageadores quanto os essenciais, são utilizados há muito tempo e com sucesso no combate às estrias.. Tais produtos, devido ao seu alto teor de ácidos graxos, vitaminas e outras substâncias ativas, nutrem perfeitamente a pele, enquanto a suavizam, hidratam e tonificam.
Os métodos para o tratamento de estrias com gorduras vegetais podem ser diferentes - lubrificação regular, aplicada na forma de compressa, envoltório ou máscara, além de massagens e banhos. O óleo de gérmen de trigo é uma das cinco opções de tratamento básico mais populares, juntamente com a extração de jojoba, algas, abacate e macadâmia.
Importante! O óleo de espinheiro marítimo não pode ser adicionado ao tratamento de estrias, pois seca a pele, ou seja, dá o efeito oposto ao desejado.
Ao aplicar uma base gordurosa a problemas de pele, várias regras básicas devem ser observadas:
- a superfície do corpo deve estar limpa e levemente úmida;
- em nenhum caso você deve massagear e esfregar o produto;
- tempo de exposição - de 5 a 7 minutos;
- após o procedimento - remoção cuidadosa da gordura residual com um pano seco.
A adição de óleos essenciais à mistura base aumenta muito o efeito., como esses componentes hiperativos estimulam a circulação sanguínea, aumentam o tônus muscular, aliviam o inchaço, ou seja, tornam a pele tensa, elástica e elástica. Os produtos feitos de lavanda, rosa, laranja, alecrim, incenso, gerânio, hortelã, cravo e néroli são mais adequados para esses fins.
- Várias combinações de tais componentes dão à mistura acabada uma ou outra propriedade adicional, por exemplo:
- revigorante (adequado para uso matinal);
- calmante (melhor usar antes de dormir);
- preventivo;
- ação aprimorada.
Da celulite
Um dos meios comprovados de combater a celulite é uma massagem dura. A eficácia do procedimento pode ser significativamente melhorada usando um óleo adequado. A extração de gérmen de trigo é uma dessas opções, também pode ser misturada com outros óleos vegetais, em especial grãos de damasco ou pêssego, além de amêndoas. As proporções são usadas de maneira diferente, mas para o componente de trigo, geralmente, são alocados de 25 a 50%, não menos.
Você sabe Perder peso não apenas não ajuda a se livrar da celulite, mas até aumenta visualmente seu efeito.
Para obter um produto mais agressivo e abrasivo, recomenda-se adicionar óleos essenciais à base preparada desta maneira (na proporção de 1 gota de cada componente por 1 colher de sopa da mistura base):
- zimbro;
- Lemon
- cedro;
- erva-doce;
- gerânios.
Para cabelos
Vários óleos vegetais, inclusive espremidos de gérmen de trigo, ajudam a parar ou retardar a perda de cabelo. Você pode usá-lo como base em sua forma pura ou em combinação com óleo de bardana ou jojoba. Dos extratos essenciais adequados para a preparação de uma máscara capilar (como sempre, 1-2 gotas por 1 colher de sopa de base), vale ressaltar os óleos essenciais:
- tomilho
- uma laranja;
- cedro;
- eucalipto;
- zimbro;
- abeto;
- pinheiros;
- gengibre
- Limetta.
Como todos os produtos similares, uma máscara de óleo é aplicada ao couro cabeludo levemente umedecido sob o cabelo, esfregando-o completamente e, em seguida, os restos do produto são distribuídos por todo o comprimento do cabelo. Em seguida, você precisa criar um efeito de banho por 15 a 20 minutos, para o qual basta enrolar sua cabeça com filme plástico e amarrar um turbante com uma toalha em cima. No final da máscara, o cabelo deve ser lavado imediatamente com shampoo comum.
Você sabe O cabelo mais comprido do mundo pertence ao chinês Xie Quiping. Durante 13 anos de ausência de corte de cabelo, uma mulher conseguiu crescer tranças com um comprimento de 5.627 m.
Além disso, existem máscaras projetadas especificamente para cuidar de um tipo específico de cabelo.
Portanto, se o cabelo é muito oleoso, essa mistura é adequada para eles:
- kefir - 3 colheres de sopa;
- óleo de gérmen de trigo - 1 colher de sopa;
- suco de limão espremido na hora - 5 colheres de sopa.
O tempo de exposição é de 20 minutos. No caso de cabelos secos, é melhor substituir o kefir por iogurte e suco de limão por uma banana amassada. Para combater as extremidades cortadas, adicione 1 colher de sopa a qualquer uma das receitas descritas. querida.
Possíveis danos e contra-indicações para uso externo
O principal perigo que o trigo poderia estar potencialmente está relacionado ao seu alto teor de glúten.. O corpo de muitas pessoas não é capaz de absorver essa proteína, que se expressa em sérios danos ao sistema digestivo. Essa doença, de natureza complexa, que inclui fatores autoimunes, alérgicos e hereditários, é chamada de doença celíaca ou enteropatia celíaca.
No entanto, a doença celíaca é uma doença dos órgãos internos. O glúten não é capaz de prejudicar a pele. mesmo para pessoas que são forçadas a eliminar completamente os alimentos sem glúten da dieta.
Você sabe Estudos modernos mostraram que a intolerância individual ao glúten no nível genético está presente em uma em cada cem pessoas no planeta. Para comparação: de 30 a 40% da população mundial sofre de alergias em suas várias formas hoje.
Nenhuma outra contra-indicação séria ou caso de dano causado à saúde como resultado do uso externo de óleo de gérmen de trigo foi identificada por ensaios clínicos. No entanto tradicionalmente, é habitual incluir na lista de contra-indicações um conceito coletivo como intolerância individual, uma vez que teoricamente qualquer componente que faz parte de um agente biologicamente ativo complexo pode causar uma reação negativa, incluindo uma externa (vermelhidão da pele, coceira, queimação, etc.).
Por razões de segurança, Antes de usar um produto cosmético com um novo ingrediente, aplique uma pequena quantidade do produto na pele e aguarde alguns minutos. Na presença de sensações desagradáveis ou alterações visíveis na pele, faz sentido recusar o uso do produto.
Um perigo sério ao usar as máscaras descritas acima pode não vir da base, mas de ingredientes adicionais - vários tipos de óleos essenciais. Mesmo com uma leve overdose, eles podem causar queimaduras químicas graves, reações alérgicas e outros efeitos colaterais.
Para evitar esses problemas na composição de produtos cosméticos, os óleos essenciais não devem exceder 3-5%. Essa proporção na prática significa que 1 colher de sopa. Noções básicas, você pode adicionar não mais que 3-5 gotas de aditivos úteis, mas bastante agressivos.
Como armazenar óleo
As mesmas regras se aplicam ao armazenamento de óleo de gérmen de trigo e a qualquer outro óleo vegetal. Portanto, o recipiente do produto deve ser de vidro e opaco. Rolhas apertadas são obrigatórias. O conteúdo do frasco deve ser o menor possível em contato com o ar, para isso o recipiente deve ser mantido cheio quase até a borda.
O regime ideal de temperatura está na faixa de + 5 ... + 20 ºС. Além disso, é aconselhável proteger todos os óleos vegetais da luz e das correntes de ar. Sujeitas a essas condições, as propriedades cosméticas benéficas do produto da extração do gérmen de trigo permanecem por 12 meses a partir do momento de abrir a garrafa, a menos que especificado de outra forma pelo fabricante na embalagem.
Após o término do período de armazenamento ou uma alteração nas características físicas do líquido (turbidez, odor rançoso, etc.), o óleo não pode ser usado não apenas para alimentos, mas também externamente. Uma exceção a essa regra é a presença de sedimentos: nessa capacidade, a cera geralmente se acumula no fundo da garrafa. Essa estratificação não afeta a adequação do produto acabado, mas o recipiente deve ser completamente sacudido antes do uso.
Quanto às máscaras preparadas, elas podem ser armazenadas em um prato de vidro escuro de 4 semanas a 3 meses, embora um bom cosmetologista tente usar esse tipo de produto imediatamente após a mistura dos componentes.
O óleo de gérmen de trigo é um produto único em sua composição química e propriedades benéficas, o que o torna amplamente utilizado não apenas na culinária, mas também na medicina e na cosmetologia. O uso deste produto como aditivo para vários tipos de máscaras, bálsamos, cremes e xampus permite obter excelentes resultados ao trabalhar sua aparência. No entanto, não se deve esquecer que qualquer receita de beleza pode trazer os benefícios esperados apenas se seu uso for combinado com um estilo de vida saudável, atividade física, nutrição adequada, bom sono e um humor positivo geral.