O habitat natural da orquídea Ludisia é a Ásia Central e Oriental. Esta espécie difere de outras orquídeas em flores pequenas e grandes folhas aveludadas, pelas quais também é chamada de "preciosa". Considere uma descrição detalhada da flor, as regras de cuidados, cultivo e reprodução em casa, bem como possíveis doenças e pragas desta orquídea.
Descrição botânica da planta
Na aparência, a ludisia é semelhante a um pequeno arbusto constituído por várias hastes. A altura da orquídea é de cerca de 15 cm, mas ao mesmo tempo cresce ativamente em largura, formando numerosos brotos laterais. O caule da planta é poderoso, possui uma roseta de folhas sésseis. O sistema radicular é capaz de fortalecer não apenas na horizontal, mas também em superfícies verticais devido a raízes curtas ramificadas.
Você sabe Todas as flores da orquídea são caracterizadas por simetria bilateral: metade da flor é uma imagem exata do espelho da segunda metade.
As folhas da Ludisia são grandes e podem atingir 7 cm de comprimento e 4 cm de largura. A superfície da folha é pintada na cor verde-oliva ou roxo, é lisa ou com vilosidades curtas, nas quais é visível um padrão prateado. O verso da folha é liso, marrom escuro ou bordô. Em uma saída, são formadas 5-6 folhas, cada uma com duração de até 7 anos. Após esse período, a folha da ludisia murcha e cai, e um traço na forma de um anel permanece no caule.
O período de floração da Ludisia dura cerca de 5 semanas e pode ser repetido até 3 vezes por ano: no outono, inverno e primavera. De cada roseta de folhas, cresce um pedúnculo, cujo comprimento pode chegar a 30 cm; formam-se 2-3 dúzias de botões branco-amarelos com um diâmetro de até 2 cm.As pétalas florescendo são de cor branca e acima delas existem estames altos de cor amarela brilhante.Ludisia flores lembram pequenas borboletas em forma. Os frutos da ludisia só podem ser determinados após polinização artificial. Pode ser realizada em uma planta, usando o pólen de uma flor para polinização de outra. Para fazer isso, use um palito de dente para forçar delicadamente e separar a parte pegajosa inferior do estigma da flor, na qual existem duas bolas de pólen amarelo ou laranja.
Importante! A flor polinizada gradualmente começa a desaparecer e, em seu lugar, com o tempo, uma vagem se forma.
Usando um segundo palito, as bolas de pólen são separadas do estigma rasgado da primeira flor e gentilmente presas sob o estigma de outra flor. As principais características da orquídea Ludisia são apresentadas na tabela abaixo.
Sistema raiz | Curto, ramificado |
Caule | Forte, sinuoso |
Forma de folha | Oval, com extremidade pontiaguda |
Cor da folha | Verde azeitona |
Forma da flor | Sob a forma de uma borboleta |
Cor da flor | Branco |
Forma de frutas | Pod |
Cor da fruta | Verde |
Sabor a fruta | Vagens não comestíveis |
Variedades
Existem várias variedades de ludisia criadas artificialmente pelos criadores, cada uma das quais é altamente decorativa. Considere sua breve descrição.
- Ludisia dawson. Pode crescer até 30 cm de altura e possui folhas grandes, cobertas com faixas longitudinais rosa. A cor das folhas é muito escura, preto-esverdeado com um tom bordô.
- Ludisia Odin. A superfície externa das folhas da planta tem uma cor preto esverdeado. Além das listras prateadas longitudinais nas folhas, a flor também possui listras transversais ao longo da veia central de prata.
- Ludisia Alba. A flor tem folhas verde-claras densamente cobertas com pequenos toques brancos. Eles partem das longas faixas ao longo da folha.
- Ludisia Otletae. Tem folhas escuras, preto-esverdeado, com longas faixas longitudinais de vermelho ou laranja.
- Ludisia Tanlaniana. As folhas da flor são largas, de cor clara e cobertas com um padrão intrincado de listras douradas longitudinais e transversais.
- Ludisia Velvet. Suas folhas verdes têm uma superfície aveludada bilateral na qual estão localizadas faixas longitudinais contrastantes de cor vermelha.
Condições de cultivo da casa
A orquídea Ludisia pertence a plantas de interior despretensiosas, por isso não precisa de condições específicas para crescer. Mas, para que as folhas da planta mantenham sua beleza e padrão brilhante, e a floração ocorra regularmente, você precisa fornecer à Ludisia a iluminação certa, o nível de umidade e a temperatura do ar adequados.
Você sabe O tempero de baunilha conhecido na culinária é extraído dos frutos de uma orquídea do gênero Vanilla.
Iluminação
A orquídea Ludisia adora sombra, mas também precisa de um pouco de luz solar difusa. Você pode colocá-lo no parapeito da janela, localizado sob os raios indiretos do sol de manhã e à noite. A luz solar é necessária para uma planta bonita e regular.O horário de verão da Ludisia durante todo o ano deve ser de 12 a 14 horas. No inverno, a flor precisa compensar a falta de luz natural e colocá-la sob um phytolamp. Com luz insuficiente, as folhas da ludisia são estendidas e, com excesso de sol, começam a ficar amarelas.
Airing
Para eliminar o ar seco na sala com uma orquídea, é recomendável fazer um pouco de arejamento. Ao mesmo tempo, você não pode deixar Ludisia em um rascunho, pois isso pode levar a uma deterioração de sua aparência. No inverno, durante a aeração, a planta pode ser levada para outra sala para evitar muita diferença de temperatura.
Modo de temperatura
Ludisia adora calor moderado. A temperatura ideal para o cultivo de plantas é de +20 ... + 23 ° C. No verão, a orquídea pode crescer normalmente a uma temperatura de +29 ° C, mas somente se for frequentemente regada e pulverizada com água. À noite, você pode deixar uma flor mesmo a uma temperatura de +17 ° C. No verão, a planta pode ser mantida na varanda.
Importante! Uma leve queda noturna de temperatura é benéfica para a ludísia e estimula sua floração exuberante. Mas a diferença entre a temperatura diurna e noturna não deve ser superior a 5-10 ° C.
Humidade do ar
O ambiente natural em que a ludisia cresce é caracterizado por um aumento do nível de umidade. Portanto, em casa, o ar em uma sala com uma flor também deve ser umidificado. A umidade ideal do ar para esta planta é de cerca de 70%.Você pode atingir esse indicador com a ajuda de ações simples:
- coloque uma flor perto de uma fonte da sala, um aquário ou coloque-a em uma bandeja com pedras molhadas;
- use umidificadores automáticos;
- pulverize água perto da planta ou diretamente nas folhas.
Home Care
A orquídea Ludisia é capaz de manter sua aparência decorativa com o mínimo cuidado. Mas, para prevenir doenças e florescer regularmente, você precisa seguir uma série de recomendações para regar adequadamente, vestir-se e transplantar.
Rega
A planta precisa ser regada abundantemente ao longo do ano. Quanto mais alta a temperatura na sala, mais frequentemente você precisa regar a flor. Em média, basta regar Ludisia 1-2 vezes por semana.
Você sabe A maior coleção de orquídeas do mundo tem cerca de 60 mil espécies e está localizada no Parque Nacional de Cingapura.
As principais recomendações para a rega adequada da Ludisia são as seguintes:
- A planta absorve bem a água apenas pela manhã, portanto é necessário regá-la pela manhã.
- O substrato no vaso deve estar sempre úmido, mas não muito molhado.
- Para o uso de irrigação assentado, chova ou água fervida com uma temperatura ligeiramente superior à temperatura ambiente.
- Uma espessa camada de drenagem deve ser colocada na panela para evitar a estagnação da água perto das raízes.
- O método de regar a Ludisia é mergulhar a panela com uma orquídea em um recipiente com água por vários minutos. Depois disso, você precisa tirar o pote da água e permitir que o excesso de umidade saia pelos orifícios de drenagem. Em seguida, o recipiente com uma orquídea pode ser colocado em um palete.
- Se a água se acumular na panela, ela deve ser derramada para não provocar a podridão das raízes.
- Durante o crescimento ativo, a orquídea pode ser colocada sob um chuveiro quente com uma temperatura da água de cerca de +35 ° C. Antes de devolver a planta à sala, é necessário umedecer as folhas com um pano ou toalha de papel e esperar que seque completamente.
Top vestir
Se o solo for alterado em tempo hábil e a planta for transplantada para um vaso maior, o ludisia receberá todos os nutrientes de que precisa do substrato em que está localizado. No entanto, durante o crescimento e a floração, a planta precisa de fertilização adicional a partir de fertilizantes minerais.
A frequência da alimentação depende da estação do ano:
- primavera e verão - a cada 10-14 dias em uma concentração igual à metade do recomendado na embalagem;
- no inverno - a cada 30 dias na mesma concentração que no verão;
- quando a flor está estado inativo, não alimente.
Transplante
O transplante de Ludisia pode ser realizado não mais que uma vez a cada 2-3 anos. Durante esse período, as raízes da planta geralmente crescem tanto que a maconha fica apertada e elas começam a se arrastar para fora dela. É melhor realizar um transplante na primavera. Ao escolher um vaso para esse tipo de orquídea, é melhor dar preferência a recipientes transparentes com grandes orifícios de drenagem na parte inferior. Primeiro você precisa colocar migalhas de tijolos ou vermiculita na panela e depois o solo.
Importante! As raízes da Ludisia gostam de crescer em largura, por isso a panela precisa ser selecionada de forma ampla, com muros baixos.
Ele deve consistir nos seguintes componentes:
- musgo esfagno - 36%;
- pequenos pedaços de casca de pinheiro, agulhas - 36%;
- turfa - 10%;
- carvão vegetal - 9%;
- terra de folha - 9%.
A sequência de etapas para um transplante de Ludisia é apresentada abaixo:
- Prepare a panela, coloque uma espessa camada de drenagem no fundo e encha o tanque com o solo até a metade.
- Remova cuidadosamente a orquídea do recipiente antigo, espalhe as raízes e remova todas as partículas do substrato antigo.
- Mergulhe as raízes das flores descascadas em água morna por 2-3 horas.
- Coloque a planta em uma panela nova, deixando suas raízes nas camadas superiores do solo.
- Polvilhe levemente as raízes com um substrato por cima.
Vídeo: transplante de ludisia
Período especial
A orquídea Ludisia não requer cuidados especiais, mas vale a pena seguir certas regras em determinados períodos do seu ciclo de vida. É importante proporcionar à planta condições confortáveis durante a floração e um curto período de inatividade.
Você sabe Na Malásia, cresce uma orquídea-tigre (Grammatophyllum speciosum), a maior do mundo. Sua altura pode atingir 7,5 m.
Floração
Em um bom microclima e com os devidos cuidados, a ludisia pode florescer várias vezes ao ano. Nesse caso, as flores aparecem na segunda metade do outono, em dezembro e março. Durante a floração, a planta exige muita força; portanto, é necessário fertilizar e fornecer à orquídea água suficiente para que o solo no vaso esteja sempre levemente úmido.
Paz
O período de descanso completo na orquídea Ludisia é fracamente expresso. Na maioria das vezes, ocorre após um período ativo de crescimento e floração. A planta parece hibernar, mas não dura mais que 2-3 meses. A flor geralmente para de crescer, não libera novas folhas e pedúnculos. Então, ele recupera força e se prepara para a próxima fase do crescimento ativo.
Durante a dormência, recomenda-se manter a planta em uma sala fresca com uma temperatura do ar de cerca de +18 ° C. Deve ser regada moderadamente, não permitindo a secagem completa do solo no vaso. Os fertilizantes durante a dormência não contribuem.
Reprodução
A propagação de flores é vegetativa. A orquídea Ludisia cresce durante todo o ano, quase sem hibernação, para que possa ser propagada a qualquer momento do ano. Uma mistura de casca de pinheiro pequena e musgo de esfagno é usada como solo para uma nova planta jovem.
Vídeo: propagação Ludisia
Dividindo o mato
A Ludisia pode ser propagada dividindo o arbusto durante um transplante de planta planejado. Separe o arbusto somente se a flor tiver 5-6 processos. Este método é o mais rápido, mas requer um tratamento cuidadoso das raízes.
Importante! Se você danificar as raízes durante a divisão do mato, a planta poderá morrer.
Instruções passo a passo para propagar ludisia dividindo o mato:
- Remova cuidadosamente a orquídea da panela. Espalhe suas raízes e limpe-as do solo aderente.
- Divida o arbusto em duas partes para que cada uma delas contenha pelo menos 2-3 processos.
- Coloque cada parte em uma panela individual com substrato preparado.
- Polvilhe as raízes por cima com pequenas partes do substrato.
Estacas
A propagação por estacas é a mais simples e rápida, mesmo para um cultivador iniciante.Considere uma descrição detalhada desse processo:
- Prepare uma lâmina afiada e desinfecte-a.
- Usando uma lâmina, corte várias peças da haste para que 2-3 internódios estejam localizados em cada uma.
- Os locais do corte são cobertos com carvão em pó.
- Coloque a alça na superfície do solo e empurre-a com cuidado. Não é necessário borrifá-lo por cima com o solo.
- Cubra a panela com a alça com um filme e deixe por 15-30 dias para fazer o enraizamento.
- Após um período de tempo especificado, pequenas raízes devem aparecer na alça. O filme da panela só pode ser removido após o aparecimento das primeiras folhas. No início, vale a pena deixar a planta sem abrigo por algumas horas e depois aumentar gradualmente o tempo gasto sem um filme.
Importante! Se um pedúnculo é formado em um broto jovem - ele precisa ser cortado. A floração tira toda a força de uma jovem orquídea, diminui o crescimento do caule e das folhas.
Dificuldades crescentes
Com os devidos cuidados, a orquídea Ludisia não é suscetível a doenças ou ataques de pragas. Porém, com a não conformidade com o regime de temperatura ou com a rega inadequada, surgem problemas que levam a uma deterioração na aparência da flor.Para salvar a planta a tempo e evitar sua morte, você precisa conhecer as possíveis dificuldades que surgem durante o cultivo da ludisia e as regras para sua eliminação.
- Mealybug. Pedaços brancos, semelhantes ao algodão, aparecem nas folhas da orquídea. A causa da aparência é ar seco. A planta deve ser tratada com inseticidas.
- Mosca branca Coloca os ovos na parte de trás da folha e cobre sua parte externa com um revestimento branco pegajoso. Larvas que chocam dos ovos, comendo as folhas de uma flor. Primeiro, a planta deve ser limpa de pragas com um cotonete embebido em uma solução de sabão e depois pulverizar a orquídea com inseticidas.
- Ácaro. Aparece em uma sala quente com ar seco e envolve as folhas com uma teia branca. As pragas são removidas usando repelentes especiais de insetos. Para evitar o seu reaparecimento, a flor deve ser movida para uma sala mais fresca com um alto nível de umidade.
- Shield. Um sinal de sua aparência é um revestimento pegajoso nas folhas. A causa da praga também é ar muito seco na sala.A flor deve ser pulverizada com preparações especiais e aumentar o nível de umidade na sala.
- Queimadura solar. Aparecem quando expostos às folhas da Ludisia, luz solar direta. A flor deve ser reorganizada em sombra parcial.
- Pontas de folhas amareladas e secas. Aparece ao colocar uma flor perto de baterias ou outras fontes de calor. Para corrigir o problema, é necessário remover a ludisia dos aquecedores.
- Podridão da raiz. Ocorre com rega excessiva ou má drenagem em um vaso de flores. Para combater a doença, a orquídea deve ser transplantada para um novo substrato, colocando uma espessa camada de drenagem no fundo da panela. A rega deve ser reduzida.
A orquídea Ludisia atrai jardineiros com suas lindas folhas iridescentes, e seu cultivo não é difícil, mesmo para iniciantes. O cumprimento de todas as recomendações descritas para cuidar da planta permitirá que você cultive uma ludisia bonita e florescente, que se tornará um ornamento para qualquer ambiente.