O abeto é uma bela planta de coníferas sempre verde que pode se tornar uma decoração de um jardim ou terraço (no caso de cultivo em contêiner). Propague-o de três maneiras - estacas, camadas ou sementes. O último método não é muito popular entre os jardineiros, embora não seja complicado. Como plantar e cultivar abeto a partir de sementes, bem como cuidar dele, e será discutido no material.
Preparação para pouso
Antes de iniciar todos os procedimentos, vale a pena saber que a criação de um método de semente de abeto não garante que a variedade da qual as sementes são coletadas cresça. A memória genética desse material de plantio contém apenas qualidades de espécies, ou seja, você definitivamente cultivará abetos, mas que tipo de variedade só será conhecido quando as mudas atingirem uma idade mais madura (7 a 10 anos). A primeira coisa a fazer é pegar as sementes. Eles podem ser adquiridos em lojas especializadas ou montados por você.Se tudo estiver muito claro com a compra, a coleção deve ser tratada com cuidado especial, o principal é fazê-lo a tempo. Os cones de abeto abrem quando maduros e as sementes são transportadas pelo vento por uma distância muito grande. Esta é uma vantagem para a reprodução natural, mas não para o jardineiro que precisa de material de plantio. Ir para a floresta é no final de outubro - início de novembro, subir em uma árvore não é necessário, você pode pesquisar embaixo dela.
Importante! Apenas cones de dois anos de idade são adequados para a colheita de material de plantio. Eles têm asas cinzentas e anuais têm asas verdes.
Se houver apenas alguns abetos, a probabilidade de encontrar material de semente é significativamente reduzida e, muito provavelmente, você terá que subir nos cones das árvores em busca de cones. Depois de coletar a semente, ela é limpa de escamas (não precisa ser jogada fora, se tornará uma adição à camada de cobertura morta), seca, dobrada em um saco de linho e enviada para delaminação (estratificação) na geladeira. Esse armazenamento é necessário para melhorar a germinação das sementes.
Vídeo: como cultivar abeto a partir de sementes
Tempo de pouso
As datas de plantio dependem de como você cultivará o abeto - as sementes são plantadas em campo aberto no outono após a colheita, o método do recipiente envolve o plantio da primavera (no meio da estação). O tempo específico para o plantio nos vasos é determinado individualmente e depende da localização das mudas. O microclima é importante para ela - deve ser quente, úmido e leve.
Preparando o material de plantio
Para o inverno, as sementes de semeadura não precisam germinar. Eles são colocados no chão, como mencionado acima, imediatamente após a coleta. Eles só precisam ser separados de tudo o que é supérfluo, descartados vazios e maduros e deixados em um local preparado. Ao plantar primavera em campo aberto, a semente, um mês antes do procedimento, é removida da geladeira, embebida por meia hora em uma solução de permanganato de sódio, lavada, dobrada em um saco de linho com um substrato úmido e enviada para a geladeira ou pingada na neve.
Importante! Para abrir os cones, eles são expostos a temperaturas elevadas. A + 45 ° C, permanecem 24 horas, a +35...+40 ° C - dois dias.
Quando plantadas em casa, plantem-nas:
- mantido na geladeira durante todo o inverno;
- colocado em perlita ou areia (o substrato deve estar molhado);
- embebido uma semana antes do desembarque na água.
Tais manipulações irão acelerar a germinação de mudas. Se você não fizer isso e plantar apenas sementes secas, os brotos aparecerão 2-3 semanas depois.
Seleção e preparação do local
Ao pousar no outono, o assento deve ser preparado com antecedência. Em primeiro lugar, deve ser um local protegido da luz solar direta (sombra parcial), segundoNão seja exposto a rascunhos. Além disso, não deve estagnar a água derretida. Quanto ao solo, ele precisa ser removido das ervas daninhas, cavado e fazer solo para as coníferas. A areia é trazida para o solo argiloso, de maneira que ela é argilosa, solta e permite que o oxigênio e a água passem pelo poço. Também vale a pena preparar serragem de madeira macia.
Para o cultivo de mudas, o melhor lugar será no peitoril da janela, no lado em que o sol brilha apenas parte do dia. Também pode ser uma varanda quente ou um jardim de inverno. Os recipientes são preenchidos com a mistura de solo adquirida para coníferas ou um substrato preparado independentemente da areia, serragem e composto, tomado em proporções iguais. Uma camada de drenagem de areia grossa do rio, pequenos fragmentos de tijolos quebrados etc. é colocada no fundo.
Plantio de sementes
Quando todas as condições preparatórias forem cumpridas, você poderá prosseguir com o desembarque.
Para isso, você precisará de:
- sementes;
- ferramentas de jardim;
- serragem e casca de madeira macia;
- polietileno;
- a grade.
Em campo aberto
O plantio de primavera em campo aberto é feito em março. Sulcos de 5 a 7 cm de profundidade são feitos na área preparada, a serragem é colocada em uma camada de 2 cm, a semente é colocada no topo (uma semente a uma distância de 10 a 15 cm uma da outra) e uma segunda camada de lascas de madeira com uma altura de até 1,5 cm é espalhada por cima. Em seguida, plante abundantemente, mas com cuidado, para não lavar as sementes, regadas e cobertas com polietileno.Uma estufa de abetos é ventilada pelo menos 2 vezes ao dia, protegida da luz solar direta e umedecida com uma pistola de pintura. O solo deve sempre estar um pouco úmido. Com o surgimento de mudas, o material de cobertura pode ser removido, mas desde que a temperatura do ar seja estável e as geadas noturnas não prejudiquem as mudas.
Você sabe Fir tem uma vida útil de cerca de 500 anos, mas também existem crianças de 700 anos.
Para a semeadura de inverno no solo preparado, são feitos os mesmos sulcos, mas sem a adição de serragem. Sementes são colocadas nelas, polvilhadas com terra fértil e solta. Em seguida, o plantio é regado, é aplicada uma camada de lascas de madeira e casca de coníferas. Para que os animais não danifiquem o viveiro, ele deve ser cercado com uma rede.
Na panela
As sementes preparadas são plantadas em recipientes em meados de abril. A altura do vaso não deve ser superior a 15 cm.O plantio pode ser feito com mergulho subseqüente (transplante) ou 2-3 sementes em um recipiente, mas após a germinação, deixe apenas o maior espécime. As sementes são colocadas em terra preenchida com substrato solto, para posterior transplante a uma profundidade de 2-3 cm, para cultivo em um recipiente, aprofundado em 3-4 cm.Em seguida, o plantio é pulverizado com água morna, é aplicada uma fina camada de cobertura morta de serragem, a espessura necessária é de 0,5-1 cm e coberta com um filme. No processo de germinação das sementes, os vasos são arejados e umedecidos moderadamente 1-2 vezes ao dia. Após o aparecimento dos brotos, o filme é removido e as mudas proporcionam boa iluminação. No verão, o contêiner pode ser deixado do lado de fora sob as árvores, mas levando em consideração que eles receberão uma quantidade suficiente de sol.
O mergulho é realizado após as mudas atingirem uma altura de cerca de 4-5 cm. Nos recipientes preparados, a drenagem é colocada no fundo, o substrato é derramado, o solo é umedecido em recipientes com mudas e nos tanques de desembarque. Os recessos são feitos para que as raízes sejam completamente cobertas; com a ajuda de pinças, as mudas são removidas e transferidas para uma nova panela. Eles são colocados nos recessos, levemente socados na terra ao seu redor, borrifados com água morna.
Transplante aberto
As mudas são transplantadas para um local permanente após 5 anos de crescimento em uma panela. Portanto, uma porcentagem maior de sobrevivência. O local é escolhido à sombra parcial, sem estagnação da água derretida e com baixa ocorrência de água subterrânea. Para o plantio em massa, é mantida uma distância entre as plantas de pelo menos 2 m.O tamanho da cova de plantio deve ser 2 vezes o tamanho das mudas básicas de terra.Uma camada de drenagem de 15 cm de fragmentos de tijolo, seixo e areia grossa é revestida na parte inferior do recesso; os componentes podem ser misturados em proporções arbitrárias. Uma mistura nutritiva do solo é derramada por cima, regada abundantemente com água, depois de absorver a umidade, uma muda é colocada no centro, as raízes são endireitadas para que não fiquem espargidas e polvilhadas com solo fértil e solto, batendo suavemente em torno do tronco.
Você sabe A altura do abeto mais alto do mundo é superior a 99 m e cresce nos EUA, Oregon.
O pescoço da raiz deve permanecer no nível do solo. Em seguida, faça um círculo próximo ao tronco, umedeça bem e aplique uma camada de mulching de pelo menos 10 cm Para solos pesados com argila, é necessário preparar uma mistura separada do solo. Para fazer isso, o próprio solo é misturado com húmus ou solo de folha, turfa e areia grossa na proporção de 2: 3: 1: 1.
Quanto tempo as sementes germinam
O material de plantio estratificado e preparado brota cerca de 3-4 semanas após o plantio. Se as sementes foram usadas secas, a germinação é observada 2-3 semanas depois. Além disso, o microclima afeta o tempo de aparecimento dos primeiros brotos. A temperatura ideal do ar e do solo deve estar na faixa de +24 ... + 27 ° C, umidade - 75–80%.
Cuidados com as mudas
Se tudo for feito corretamente e as mudas aparecerem, chegou a hora do trabalho agrícola. Os abetos jovens adoram solos bem soltos. Portanto, este procedimento deve ser realizado regularmente, evitando a formação de uma crosta terrestre. Fazer isso é cuidadoso e não profundo, para não danificar as raízes.
Rega
A rega é realizada à medida que a terra seca. Evite alagamentos e estagnação de fluidos, isso pode levar ao apodrecimento do sistema radicular e ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Para proteger as raízes do ressecamento, após regar e soltar, aplique cobertura morta com uma camada de 3-5 cm.
Top vestir
Dado que nos primeiros 2 anos de vida, os abetos aumentam ativamente o sistema radicular, os fertilizantes também devem ser aplicados para ajudá-los nisso. Para isso, são introduzidos curativos radicais, como Kornevin, Heteroauxin, Radifarm, etc. Eles são usados de acordo com as instruções e combinados com a rega. Também para plantas jovens, a cobertura foliar tem se mostrado bem.
Você pode comprar preparações prontas, por exemplo, Aminomax-N ou alimentá-las com uma solução preparada por si mesmo, tomando 500 ml de água, 4 g de nitrato de amônio, 10 g de superfosfato, 1 g de sulfato de magnésio, 8 g de nitrato de potássio, 10 g de sacarose, 30 mg ácido indolilacético. A pulverização é realizada com um intervalo de 2 semanas.Após dois anos de crescimento de mudas, fertilizantes minerais complexos (Florovit, Agrekol) para espécies de coníferas são usados como isca. Aplicar de acordo com as instruções 2 vezes ao ano. O primeiro é introduzido no início da primavera, o segundo - no outono, não esquecendo depois de fertilizar a rega completa das plantas. As amostras adultas não precisam de alimentação regular. Você pode fabricá-las se a planta estiver pouco desenvolvida ou tiver perdido sua aparência decorativa.
Importante! O abeto orgânico não é necessário para o abeto, porque não decola agulhas como plantas decíduas. E um excesso de tal cobertura leva a um aumento maciço de galhos que não têm tempo para se desenvolver completamente antes do início do tempo frio.
Corte e modelagem
O abeto não precisa de um corte de cabelo especial. A exceção são os procedimentos sanitários nos quais os danos, secos ou com sinais de ramos de doenças são removidos. A poda da formação começa a ser realizada quando a planta atinge 1,5-2 m de altura, com cerca de 7 a 10 anos de idade. É produzido para suspender o crescimento tanto em comprimento quanto em largura, além de dar formas decorativas ao abeto. A formação é realizada no início da primavera, antes do início dos processos de vegetação ou no final do outono.
Para fazer isso, os botões centrais dos brotos laterais são removidos. Frequência - 1 vez em 2-3 anos. A principal coisa na formação da poda é a fase. Segundo os jardineiros, é melhor fazer mais do que pular o procedimento planejado. Para o trabalho, é necessária uma ferramenta afiada de jardim - arrancadores, tesouras, serras, podadeiras. Antes do processamento, ele deve ser desinfetado com álcool, uma solução rosa-escura de permanganato de potássio, solução a 5% de sulfato de ferro.
Vídeo: poda de abeto
Preparações de inverno
Plantas jovens não toleram temperaturas extremas, por isso precisam ser preparadas para o inverno. Primeiro, remova as ervas daninhas, solte o solo, regue e fertilize (se necessário), aplique uma camada de cobertura vegetal de pelo menos 15 cm e cubra a coroa com ramos de abeto. No inverno, você precisa garantir que a cobertura de neve não quebre a árvore, pois é cuidadosamente varrida com uma vassoura.
Possíveis doenças e pragas
O abeto é raro, mas pode ser afetado por doenças e pragas. As invasões dependem de fatores naturais, distúrbios na tecnologia agrícola, idade das plantas, etc. É extremamente difícil identificar algumas das pragas, porque são muito pequenas e sua presença é perceptível apenas após lesões visíveis. Portanto, as plantas devem ser avaliadas visualmente periodicamente.
Você precisa tocar o alarme se:
- as agulhas ficam marrons e / ou caem;
- partes individuais da árvore são deformadas e / ou destruídas (agulhas, brotos, cascas);
- resina, crescimento ou podridão presente;
- outros sinais não característicos para uma planta saudável.
As mais comuns são lesões com os seguintes insetos:
- Traça - Causa danos maciços às plantações de abetos. O crescimento jovem, proveniente de ovos depositados sob a casca, se alimenta do suco das agulhas. Como resultado da lesão, as agulhas se enrolam e secam. Indivíduos adultos comem as agulhas completamente, começando pelos galhos mais baixos. A luta contra eles consiste em pulverizar árvores danificadas com produtos biológicos (Fitoverm, Rizoplan, etc.) ou inseticidas (Fufanon, Karbofos), de acordo com as instruções.
- Bicho-da-seda siberiano - sua derrota pode ser prejudicial na vasta área de plantações de abetos. Inicialmente, esta é uma lagarta que se transforma em borboleta e come agulhas, com reprodução em massa, cones jovens e casca de broto são afetados. Para combatê-los, o produto biológico Pepidocide, a uma taxa de 30 ml / m², se provou bem.
- Freira lagarta - invasão leva à secagem de espécies de abetos. Os animais jovens comem os brotos que apareceram em maio e começam a crescer botões, depois o pólen das inflorescências e agulhas masculinas é destruído. Contra ele, use o produto biológico "Lepidocide" (30 ml / m²).
- Hermes abeto - Sua presença é perceptível pelas agulhas retorcidas e amareladas. Alimentam-se do suco de agulhas, localizadas abaixo. Também presente na forma de larvas e ninfas marrons ou verde-amarelas. Indivíduos com asas movem-se para plantas vizinhas. As lesões ocorrem em abril. Para destruí-los, as plantas danificadas e vizinhas são pulverizadas com preparações inseticidas (Aktara, Z0-D, etc.) de acordo com as instruções.
Para evitar danos, a terra deve ser afrouxada no outono e na primavera, as plantas e o solo abaixo delas devem ser pulverizados com fluido de Bordeaux. No início da primavera, antes do início do fluxo de seiva, você pode regar a coroa e o círculo basal do regador com água quente (80–90 ° C), cobrir o solo com ardósia, papelão ou outro material denso, isso evitará que as pragas que permanecem no chão se tornem invernais e desapareçam, e elas morrerão.
Você sabe Entre todas as plantas coníferas, apenas nos cones de abeto crescem verticalmente.
Doenças do abeto:
- Shute marrom - as agulhas amareladas são cobertas com uma teia de aranha que cola as agulhas. Depois escurecem, mas não se esfarelam. A doença é promovida por plantações espessadas e alta umidade. Para a luta, é utilizada a pulverização com produtos biológicos, que também são utilizados para invasão por insetos.
- Fusarium - Afeta as raízes e se espalha para todos os tecidos através dos vasos da planta. Como resultado, nas plantações jovens, as agulhas ficam marrons e se desfazem. As doenças são afetadas por árvores que são plantadas em terras baixas ou em solos argilosos devido ao fluxo insuficiente de excesso de água. Em caso de danos, trate com produtos biológicos e faça a drenagem ao redor do tronco - para isso, afrouxe a terra e conduza os tubos de plástico a uma profundidade de pelo menos 20 cm; se possível, a planta deverá ser transplantada para um local mais alto, com uma boa composição de solo e camada de drenagem e argilosa.
- Câncer de ferrugem - selos na forma de um eixo aparecem nos galhos e no tronco.No primeiro caso, os brotos afetados são cortados; no segundo, a planta não pode ser ajudada; eles arrancam-na com um pedaço de terra e descartam-na fora do local.
- Ferrugem de coníferas - chamado por um cogumelo. Aparece no final da primavera - início do verão, na parte inferior das agulhas, na forma de vesículas laranja ou amarelas (étia), dispostas em 2 linhas. Aparece principalmente em desembarques jovens espessados. Para combater, eles são pulverizados com preparações contendo cobre (mistura de Bordeaux, vitríolo) e fertilizantes de potássio e fósforo são aplicados de acordo com as instruções do medicamento.
Para proteger um plantio de abetos, vale a pena aderir à tecnologia agrícola na fase de plantio:
- escolha o lugar certo e prepare o solo;
- fornecer drenagem;
- observe a distância entre as plantas;
- Não humedeça demais o solo.
Recursos de cuidados com a panela
O transplante de abeto em vasos maiores é necessário à medida que cresce (aproximadamente uma vez a cada 2-3 anos). Não requer uma condição especial para o ar, basta pulverizar agulhas semanalmente. A rega deve ser regular, sem estagnação da água. A frequência depende da temperatura na sala, o chão está seco, o que significa tempo para regar.
Após o transplante das plantas em um recipiente maior, é necessário fertilizar a árvore. Idealmente para este fim, é adequado o fertilizante granular para coníferas "vagão Kemira". Os grânulos são espalhados no chão em uma panela e regados, mas não antes de 2 semanas após o transplante. Afrouxe e cubra o solo na panela.Se você deseja suspender o crescimento, passe um corte de cabelo modelado na primavera, como mencionado acima. Com o alagamento, as raízes podem apodrecer, o tratamento com uma solução a 1% de sulfato de cobre e o transplante da planta em novo solo ajudará a lidar com isso. Se um inseto for encontrado em uma árvore, vale a pena borrifá-lo com inseticidas para plantas de interior, como Akarin, e prepare uma solução de trabalho de acordo com as instruções.
Quão rápido o abeto está crescendo
A taxa de crescimento do abeto, como outras plantas, depende da variedade, localização e solo, cuidados e fertilizantes. Como sua planta é cultivada a partir de sementes, não há uma resposta única sobre o que será o crescimento das árvores. Nos primeiros 5-6 anos, será pequeno, porque há um aumento no sistema radicular e depois aumenta.
Vale a pena notar que no campo aberto e na panela a mesma variedade crescerá de maneiras diferentes. Portanto, se é caracterizado por um crescimento anual de 30 a 40 cm, na plotagem adiciona cerca de 20 cm de altura e no recipiente de 5 a 6 cm, para calcular a taxa de crescimento de uma árvore em particular, é possível medir comprimentos com uma frequência de uma vez por ano em uma e mesmo tempo.
Como cavar um abeto
Para remover uma árvore do local (os motivos podem ser diferentes - ela é velha, doente ou precisa apenas de espaço), vale lembrar que ela não precisa apenas ser cortada, mas também se livrar do tronco e das raízes. Para remoção rápida, você pode usar equipamentos especiais, mas se não houver essa possibilidade, precisará mexer. Você pode se livrar de uma árvore mecanicamente ou quimicamente. O primeiro envolve cortar o tronco, cavar a terra ao redor da raiz em um raio que excede significativamente o diâmetro do tronco. Em solos leves, eles recorrem à lixiviação do solo sob as raízes com a pressão da água.
Ao mesmo tempo, vale a pena cuidar da drenagem do excesso de fluido do poço basal e da construção de uma calha. As raízes nuas são cortadas com um machado ou, com a ajuda de um guincho, são retiradas do solo. Se não houver possibilidade de recorrer a ele, o toco é balançado e torcido com um pé de cabra. Você também pode tentar cortá-lo e removê-lo em partes. Um método mais longo é químico. Para ele, no outono, no coto restante, faça furos profundos com uma broca de grande diâmetro, encha-os com grânulos de uréia (uréia), despeje água e envolva-os firmemente com polietileno.O resultado não depende de você; pode ser observado já na próxima primavera ou em um ano. Com esse efeito, a madeira ficará mais macia e o toco será mais fácil de remover. Além disso, esse método é inofensivo para as plantas vizinhas. Além disso, como extermínio químico, são utilizados cloreto de sódio, sulfato de cobre e ferro e herbicidas. Porém, esses métodos devem ser tratados com cautela, pois podem prejudicar os plantios ao redor, e a última opção é adequada apenas se o espaço desocupado não estiver planejado para uso em plantio.
O plano de ação é o mesmo do método da uréia. É possível cultivar abeto a partir de sementes em casa, embora isso leve tempo e algum esforço. Esse método é adequado se você precisar obter muitas mudas, mas não garante a segurança das características varietais. É muito difícil se livrar de uma árvore adulta, portanto, a escolha do local deve ser tratada com cuidado especial, ou seja, abeto - plantas de vida longa.