A prímula (prímula) é considerada uma espécie obrigatória no local. A planta é uma das primeiras a florescer no jardim, o que cria um clima especial e uma atmosfera romântica após um tempo frio prolongado. O artigo detalha a prímula de Viale, como uma das variedades mais bem-sucedidas da flor, e também fornece uma descrição detalhada da tecnologia para o cultivo de espécies em campo aberto.
Ver descrição
A prímula de Viale (ou orquídea) é uma planta perene pertencente ao gênero Primroses da família Primrose. Sob condições naturais, a flor pode ser encontrada no norte do continente africano, no Oriente Médio na Europa e na Ásia Central. O habitat natural da espécie são florestas sempre verdes, prados rochosos das terras altas, até 4 mil metros acima do nível do mar. Na cultura, a planta é usada para o paisagismo do jardim, bem como para o plantio em canteiros de flores.
Você sabe No território da Rússia antiga, a prímula era considerada uma planta de culto tradicional. Foi usado para várias cerimônias e também foi associado entre os eslavos com vigor e boa saúde.
É uma pequena flor gramada com até 20 cm de altura. Sua base é uma roseta basal, da qual saem várias folhas lanceoladas de verde saturado. O comprimento de cada folha pode ser de até 30 cm, enquanto a largura não ultrapassa 5 a 7 cm. Existem pequenos dentes na borda da lâmina, a frente e a parte traseira da folha são cobertos por pequenos cabelos esbranquiçados. O rizoma da planta não é ramificado, localizado nos horizontes superiores do substrato.
A principal vantagem da espécie são flores elegantes e únicas em forma de sino. Eles diferem na forma correta, bem como cinco pétalas regulares. Cada pétala tem uma cor saturada, caracterizada por tons de lavanda e lilás, enquanto os botões têm um tom vermelho vivo. O diâmetro da flor aberta é de 1,3 a 1,5 cm.
As flores individuais são coletadas em inflorescências características em forma de espigão, com uma estrutura piramidal. Eles estão localizados em pedúnculos alongados, com 15 a 20 cm de altura e, ao mesmo tempo, a flecha da flor atinge uma altura de cerca de 18 cm e se distingue por um leve revestimento em pó. A planta pode florescer durante o período de junho a julho. Depois disso, a prímula forma uma pequena fruta em forma de caixa com numerosas sementes pequenas.
Aterragem ao ar livre
O cumprimento de uma tecnologia específica de plantio pode ser chamado de uma das principais condições para o cultivo de um canteiro saudável e estético, no qual as plantas não serão suscetíveis a nenhuma patologia. Para isso, antes de tudo, você precisará escolher o local certo para o plantio, bem como cultivar mudas saudáveis e viáveis a partir de sementes.
Seleção e preparação de sementes
Na maioria dos casos, o principal material genético para o cultivo de prímula é as sementes. As mudas são raras no mercado, portanto são plantadas apenas durante a propagação ou transplante de arbustos velhos. A escolha da semente é iniciada com todo cuidado.
Primeiro de tudo, para comprar boas sementes, você precisa observar as datas de validade. As mais adequadas são as sementes colhidas há cerca de 2-3 anos. Para separar a semente sem o germe, a semente deve ser colocada em um copo e derramar água até o topo. As sementes de qualidade depositam-se no fundo e as que vierem à tona devem ser descartadas. A germinação das sementes começa na primeira quinzena de fevereiro, porque antes do mergulho no solo aberto, as mudas devem formar pelo menos 2-3 pares de folhas cheias.
Importante! O solo uma semana antes da semeadura deve ser esterilizado. Para fazer isso, deve ser bem embebido em água fervente ou mantido no freezer por pelo menos 3 dias (a –20 ...– 25 ° C).
O procedimento inclui as seguintes etapas:
- Mergulhe as sementes em uma solução de permanganato de potássio a 2% por cerca de 20 minutos, depois enxágüe e seque bem.
- Prepare o solo para o plantio e encha-o com recipientes de jardim. Para isso, é adequada uma mistura de partes iguais de areia, turfa e húmus ou qualquer substrato pronto para plantas de interior.
- Coloque uma fina camada de neve na superfície do substrato e despeje generosamente sementes sobre ele.
- Depois que a água derretida for absorvida, cubra a tigela do jardim com uma tampa e leve à geladeira por 2 a 4 semanas.
- Retire as mudas da geladeira e coloque em local quente (+18 ... + 20 ° C) e iluminado, protegido da luz solar direta. Antes da emergência dos brotos, os recipientes de jardim devem ser cobertos com polietileno transparente ou vidro. Em seguida, o abrigo é removido e as mudas recebem rega moderada, mas regular, bem como o regime de temperatura dentro de +16 ... + 18 ° C. Para o plantio em ambiente aberto, as culturas se tornam adequadas por volta da segunda quinzena de maio.
Local de desembarque
As mudas cultivadas devem escolher o local certo para o plantio. Adequado para isso, são abertos, mas protegidos da luz solar direta e de territórios de calado. Também deve ser dada atenção ao solo, um substrato argiloso e bem fertilizado é adequado para isso. Solos densos (argila, chernozem) devem ser clareados com areia do rio (1 balde por 1 m²) e vermiculita (2 kg por 1 m²). Se possível, também é recomendável adicionar musgo esfagno ao solo. Certifique-se de fertilizar o solo 2 semanas antes de plantar com húmus, estrume apodrecido ou composto (2 kg por 1 m²).
Tecnologia
Freqüentemente, o plantio de prímula não é difícil, porque é realizado de acordo com o princípio padrão. No entanto, as características gerais da cultura também implicam a observância de certos requisitos específicos.
Para pousar corretamente, você deve seguir estas etapas:
- Umedeça levemente o solo em recipientes, depois que a umidade for absorvida, remova cuidadosamente as mudas.
- Trate a parte aérea das plantas e a camada radicular do solo com a solução de Fitosporina. Aguarde 10-20 minutos até a umidade secar.
- Crie poços de 5 × 5 cm (profundidade × diâmetro) na área. Além disso, no caso de plantio em grupo, a distância entre as mudas adjacentes deve ser de pelo menos 10 a 15 cm.
- Coloque a prímula no chão, aperte-a bem no solo e depois regue o canteiro.
Vídeo: plantio de prímula
Cuidado ao ar livre
Para fornecer às mudas jovens da prímula de Viale as condições necessárias para o crescimento, o plantio deve ser cercado por maior atenção. A cultura requer cuidados diários, que é a principal condição para o florescimento contínuo. Para fazer isso, é necessário regar adequadamente, alimentar e aparar a flor, além de prepará-la qualitativamente para o inverno.
Rega e alimentação
Todas as prímulas são consideradas plantas higrófilas, portanto a flor precisa ser regada regularmente. Na primavera e no outono, o procedimento é realizado a cada 2-3 dias. No verão, assim como durante a floração, a taxa de hidratação é aumentada para 2 procedimentos por dia (manhã e noite). Para irrigação, use apenas água limpa e sedimentada, com um cálculo de cerca de 3 litros por planta.
A planta também precisa de cobertura regular, apenas que permita uma floração longa e eficaz. Fertilize o solo 1 vez em 7 a 10 dias, durante toda a estação de crescimento, até o final da floração. Adubos complexos de potássio e fósforo são usados para isso; a concentração de soluções é usada na metade do valor recomendado pelo fabricante. A fertilização com matéria orgânica é feita no início da primavera ou no outono, usando soluções verbasco (1:10) para esse fim, com uma vazão de 5 a 10 l por 1 m² de canteiro.
Importante! Os fertilizantes nitrogenados são contra-indicados durante o período de vegetação ativa. Tal cobertura levará a um aumento abundante na massa verde, que quase sempre causa inibição da floração.
Poda
Na maioria dos casos, a prímula de Viale não precisa de poda. Como é uma planta herbácea, a vida útil de sua massa acima do solo não passa de 9 meses. No entanto, para melhorar a estética no final da floração, é recomendável podar os caules das flores. Neste caso, é proibido remover folhas, isso pode levar ao enfraquecimento do mato e ao seu congelamento.
Como preparar uma planta para o inverno
Na maioria dos casos, a prímula tolera geadas de inverno a -30 ° C, e a planta não requer preparação especial. A serapilheira natural do mato e a cobertura de neve permitem criar o microclima ideal para um inverno seguro.
Recomenda-se cobrir o arbusto com ramos de abeto. Isso irá protegê-lo das queimaduras solares nos dias claros do outono, bem como evitar o congelamento da tomada em caso de inverno com neve.
Reprodução
Quase todos os membros da família Primrose são excelentes em reprodução. Ao mesmo tempo, a divisão de arbustos e as estacas são usadas com mais frequência para isso. Isso permite não apenas evitar a degeneração das espécies, mas também preservar com precisão todos os sinais do arbusto-mãe em novas formas.
Divisão
O melhor período para dividir o mato é considerado aproximadamente 4-5 anos após o plantio. Ao atingir esse período, a prímula geralmente morre ou reduz drasticamente a atividade de floração. Eles iniciam o procedimento no início da primavera, o mais tardar na segunda quinzena de abril. Para fazer isso, cave um arbusto maduro e use uma faca afiada para dividir seu sistema radicular em vários fragmentos.
Faça isso para que pelo menos 1 tomada permaneça em cada divisão. Nesse caso, os locais dos cortes devem ser tratados com carvão moído, para evitar a infecção do jovem arbusto por fungos. Depois disso, cada fragmento deve ser plantado em um novo local.
Estacas
A propagação de arbustos jovens é realizada por estacas, usando as chamadas estacas folhosas. O início do verão é considerado o mais aceitável para isso, ou seja, somente após esse período a planta formará folhas completas. Para a propagação, uma folha cheia é separada de um arbusto saudável, junto com o pecíolo e pelo menos 1 rim. Depois disso, é necessário cortar a parte superior da folha e plantá-la com o pecíolo em qualquer solo preparado para plantas de interior.
Germine o caule em local quente moderadamente iluminado, a uma temperatura de +18 ... + 20 ° C, proporcionando rega regular (o substrato deve sempre estar levemente umedecido). Depois que as mudas enraizarem-se e formarem 2 pares de folhas novas, devem ser mergulhadas em uma panela com um diâmetro de cerca de 10 cm, onde a planta deve ser cultivada até a próxima temporada, após o que deve ser mergulhada em campo aberto na primavera (abril-maio).Você sabe Na Inglaterra, algumas variedades de prímula são usadas como alimento. As folhas jovens do mato servem como a melhor alternativa aos verduras mais tradicionais, e o rizoma é usado como uma nota apimentada nos pratos.
Doenças e Pragas
Pragas e infecções específicas são consideradas o principal perigo para a prímula. Muitas vezes, levam à inibição da vida do mato, o que em casos avançados quase sempre significa sua morte. É por isso que, após os primeiros sintomas de dano, você deve começar imediatamente a lutar contra organismos patogênicos.
As infecções mais perigosas da prímula:
Título | Métodos de luta |
Podridão de raízes e caules | Não é passível de tratamento; os arbustos doentes são desenterrados e descartados. |
Fusarium | Não é tratável; os arbustos infectados precisam ser desenterrados e queimados. Como profilaxia, o canteiro deve ser tratado com alvejante (150 g por 1 m²). |
Podridão cinzenta | Duplo tratamento de plantas com a droga "Fundazol", "Oksikhom" ou "Acrobat". |
Spotting | Pulverização com líquido Oksikhom, Fitosporin ou Bordeaux. |
Oídio | A cada 10 dias, os arbustos infectados são tratados com enxofre coloidal até que as manifestações da infecção sejam completamente eliminadas. |
Mosaico | Não cede ao tratamento, os arbustos afetados são desenterrados e queimados. Depois disso, o solo no canteiro deve ser esterilizado com alvejante (200 g por 1 m²). |
Não menos perigoso para a prímula são as pragas. Além do fato de se tornarem o principal motivo da diminuição da decoratividade e da murcha da massa verde, os insetos são frequentemente portadores de infecções. E isso pode representar um problema duplo para o jardineiro.
As principais pragas da espécie Viale:
Título | Medicamentos para a luta |
Ácaro aranha | Qualquer inseticida complexo |
Mineiro de folhas | Qualquer droga complexa à base de compostos de piretrina |
Tripes | Fufanon, Askara ou Spark |
Pulgões | Biotlin ou Spark |
Primula Viale é um dos representantes mais proeminentes da família Primrose. A planta se distingue por inflorescências elegantes e brilhantes, enquanto pode agradar ao jardineiro com flores brilhantes por várias estações. No entanto, essa espécie é considerada bastante caprichosa, portanto, para alcançar seu crescimento e floração bem-sucedidos, deve-se prestar cuidados diários ao canteiro.