Violet Vodiannaya atrai muitos jardineiros com uma aparência incomum. Antes de comprar uma flor, você deve entender os meandros de seu cultivo. Sobre como cuidar adequadamente da planta, leia mais no artigo.
Você sabe O violeta tricolor é um remédio popular na medicina popular. Os curandeiros preparam-se com seu uso de medicamentos para o tratamento de alergias, febre e problemas com o sistema urinário.
Descrição botânica da planta
A variedade de violetas violeta foi criada por Tatyana Dadoyan em 2011. A planta tem uma aparência incomum. A roseta da flor é grande e uniforme. 4-5 botões são formados no pedúnculo. As flores são azuis ou azul-violeta. No centro e na parte inferior, a cor é mais saturada, mais perto da borda a cor é rosada. Pétalas de Terry ao toque.Na borda das placas de folha há uma franja ondulada de cor verde claro. Pecíolos são verde claro. As folhas estão escuras. Violeta A violeta, como outras variedades, pode florescer em qualquer época do ano. Normalmente, a floração ocorre de maio a novembro. Na dissolução dos brotos são de até 1 mês.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
As violetas são exigentes no microclima. A iluminação, a temperatura e a umidade afetam o desenvolvimento das flores.
Importante! Pulverizar uma flor de uma pistola é inaceitável - a planta pode apodrecer.
Localização e Iluminação
Violetas precisam de iluminação difusa. Evite radiação direta. Sombrear a planta também não vale a pena. O horário de verão deve ser de 10 a 13 horas. O melhor lugar para colocar o vaso é o parapeito da janela, no lado leste. No entanto, existe uma saída, mesmo que as janelas da sala não fiquem voltadas para o leste. Cubra a janela no lado sul com uma cortina de luz ou papel. Se a planta estiver localizada no peitoril da janela norte ou oeste - ligue o phytolamp.
Modo de temperatura
A temperatura ideal da sala é +19 ... + 24 ° C. Tente não permitir indicadores acima e abaixo da norma.
Humidade do ar
A umidade do ambiente é bastante adequada para a água violeta. Mantenha níveis de umidade entre 50-60%.
Importante! Não compre recipientes muito largos ou profundos. O rizoma deve ocupar todo o espaço da panela.
Home Care
Além do microclima, a flor precisa organizar os cuidados adequados. Inclui necessariamente rega, fertilização e transplante.
Rega
As violetas crescem e florescem ativamente apenas com rega regular. As regras de hidratação são as seguintes:
- frequência de irrigação - a cada 3-4 dias;
- a água não deve estar mais fria + 20 ° C;
- Antes da hidratação, a água deve permanecer em pé por 24 horas.
- não seque o solo e não permita a estagnação da água.
Você pode regar uma planta de três maneiras:
- De um regador. Despeje a água diretamente sob a raiz para que não caia nos caules e folhas.
- Através do palete. Coloque a panela em um recipiente com água. Quando a parte visível do solo estiver saturada de água, retire o vaso. Deixe a água escorrer pelos orifícios de drenagem. Depois disso, devolva a planta de volta.
- Através do pavio. Coloque um pedaço do fio na panela e puxe-o pelos orifícios de drenagem. O final do cabo, coloque água. Nesse caso, a panela não deve tocar a água.Por meio do pavio, o solo absorve água suficiente.
Top vestir
Para que a violeta floresça em tempo hábil, ela deve ser nutrida com substâncias minerais. Uma planta precisa de produtos que contenham potássio, nitrogênio e fósforo. De produtos orgânicos, preparações à base de húmus ou húmus são adequadas. Aplique fertilizante no solo a cada 2-3 semanas. Não vale a pena alimentar a planta em três casos: no primeiro mês após o transplante, durante a doença e com desvios de temperatura.
Poda
A poda frequente de violetas não é necessária. Uma vez a cada 5 anos, a flor pode ser rejuvenescida. Para fazer isso, as folhas inferiores são cortadas do caule e o pedúnculo é transplantado pelo método de enraizamento.
Você sabe Segundo a lenda grega antiga, Zeus criou o violeta. O Trovão transformou em uma flor uma garota que tentou se esconder de Apolo.
Regras para transplantes
A água violeta é transplantada todos os anos. É aconselhável realizar o procedimento na primavera. Após o inverno, o solo está empobrecido e é melhor atualizá-lo. O substrato pode ser preparado de forma independente.
Para fazer isso, misture:
- turfa;
- solo frondoso;
- areia;
- solo de relva;
- vermiculita.
Muitos jardineiros compram um substrato universal para plantas com flores decorativas. A mistura pronta do solo atende a todos os requisitos das violetas. Para um transplante, você deve comprar uma panela nova. Deve ser 1,5–2 cm maior que o anterior.
Transplante da seguinte forma:
- Despeje parte do substrato em uma panela nova.
- Retire a violeta da panela velha.
- Retire da parte do rizoma do solo antigo.
- Mova a flor para um novo recipiente.
- Encha o solo ao nível do caule.
Vídeo: transplante violeta
Como propagar
O violeta violeta grau água pode ser propagado de três maneiras:
- Folha de enraizamento. Para a propagação, as folhas que crescem sob o pedúnculo são adequadas. Separe a placa da folha com o pecíolo. Use uma faca para cortar na diagonal. Coloque a folha com o pecíolo em 1 cm de água.Você também pode misturar o solo com areia em partes iguais e mergulhar a folha neste substrato. Quando as raízes aparecerem no pecíolo, transplante a folha no solo de acordo com o procedimento padrão.
- Enraizando um pedúnculo. Um caule de flor que acabou de desabrochar ou começou a desbotar também pode ser enraizado. Corte-o enquanto captura as estípulas. Coloque-o na água ou em um substrato semelhante ao enraizamento de uma folha.
- Enraizando crianças. O método é conveniente para o transplante de flores planejado. Separe as crianças da tomada e plante-as em vasos separados.
Possíveis dificuldades crescentes
As violetas às vezes causam muitos problemas aos proprietários, e Vodiannaya não é exceção. Ao cultivar uma flor, placas, manchas nas folhas ou podridão podem aparecer. Estes são sinais de doenças fúngicas. O fungo se desenvolve a partir de cuidados inadequados ou infecção. Entre as doenças mais comuns - oídio, fusarium, ferrugem, podridão cinzenta e ferrugem. Uma planta com sinais de doença precisa ser limpa de danos. Em seguida, transplante uma flor com uma substituição completa do solo. Para o tratamento final, use um fungicida, por exemplo, Topázio.
Pragas também são perigosas para a flor. Na maioria das vezes, a variedade Vodyanaya é atacada pulgão, carrapato de ciclâmen e cochonilha. As pragas são eliminadas com inseticidas. Entre os cultivadores de flores, a droga Fitoverm é popular. Violet Vodnaya floresce extraordinariamente lindamente. Não é de surpreender que muitos colecionadores de violetas desejem comprar essa variedade. Com os devidos cuidados, a planta irá deliciar o proprietário com uma floração brilhante por um longo tempo.