Os larício são as espécies arbóreas mais comuns nas enormes florestas boreais da Rússia e do Canadá. A madeira de lariço é amplamente utilizada na construção e agulhas, resinas e pinhas - na fabricação de medicamentos. Leia mais sobre o que são larício, cultivares, suas características e aplicações, leia mais no material.
Tipos e variedades de larício
O nome "lariço" (Larix) indica o gênero das árvores. Foi descrito pela primeira vez em 1754 pelo botânico Philip Miller. O cientista separou o lariço de pinheiro do pinheiro na família. Agora, na literatura científica, existem 10 a 15 espécies de larício. Mas nem todo mundo concorda com isso. Alguns botânicos dividem o gênero em duas partes: Larix - com brácteas curtas e Multiserialis - com longas.1 - ramo com agulhas; 2 - um ramo com flores masculinas e femininas; 3-5 - estames; 6 - flocos, cones; 7 - agulhas; 8 - seção do cone; 9 - solavanco; 10-11 - flocos de cone; 12 - Outros acreditam que estamos falando de uma simples adaptação das árvores às condições climáticas, e não há necessidade de isolar algumas delas em um subgênero separado, considerando que é outra variedade. Os larício são as únicas coníferas decíduas. Atingem uma altura de 20 a 45 m e, é claro, perdem agulhas no outono, mas não se parecem com folhas comuns, portanto o gênero pertence ao pinheiro.
Você sabe A origem exata da palavra "Larix", que significa larício, é desconhecida. Mas existem várias versões que o termo pode se referir a alcatrão (Galsk.), Rich (celta.), Gordura / gordura (lat.).
Descrição botânica do gênero:
- forma de coroa: em forma de cone, friável, os raios de sol passam por ela bem;
- características da coroa: se a área é dominada por ventos de uma direção, torna-se irregular, unilateral;
- altura máxima: 45-50 m;
- diâmetro do cano: 1 m;
- rebentos: dimórficos, longos (de 10 a 50 cm), com vários brotos e curtos (1-2 mm);
- folhas: com a forma de uma agulha de até 5 cm de comprimento, 1 mm de diâmetro, isoladas, em espiral, localizadas em brotos longos ou em grupos de 20 a 50 agulhas;
- textura de agulhas: macia;
- idade das agulhas: um ano;
- cones: retos e pequenos (1 a 9 cm de altura), verdes, roxos ou roxos em tenra idade e, quando maduros, depois marrons;
- escalas brácteas: podem ser longas ou curtas;
- sistema radicular: ramificado, sem raiz central visualmente secretada, mas com muitas raízes laterais ancoradas poderosas, que fornecem resistência ao vento da árvore;
- expectativa de vida: 300-500 anos.
A árvore adora áreas ensolaradas. É constante contra as geadas do inverno. Mas pode ser derrubado se crescer em pântanos cobertos de musgo, ou seja, onde uma parte da raiz não está em solo sólido, mas em meio aquoso. O larício cresce bem em solos de barro e areia. Na aparência, todas as espécies são semelhantes entre si e a diferença é apenas características insignificantes perceptíveis para os botânicos.Portanto, o nome da maioria deles reflete a região de distribuição: Amur, Kamchatka, Beira-mar, Americana, Kuril, Polonesa, Ocidental, Siberiana. Outra parte das árvores recebe o nome do cientista que as descobriu ou descreveu: Komarov, Middendorf, Lubarsky, Layel, Potanin, Gmelin.
Comum (europeu)
O larício comum (Larix decidua) também é chamado de europeu ou decíduo. Esta espécie cresce nas montanhas da Europa Central, nos Alpes e Cárpatos, divididas por populações nas planícies do norte da Polônia e sul da Lituânia. A árvore é encontrada nas montanhas a uma altitude de 2400 m acima do nível do mar. Observe que ele só pode ser encontrado em áreas bem drenadas e nunca em áreas úmidas. O larício europeu é muito resistente ao frio.
Você sabe O território em que o larício cresce na Rússia é de 5 França (4 bilhões de hectares).
É capaz de suportar o frio do inverno a –50 ° C. Cultivado como uma árvore decorativa para plantio em jardins e parques. Sua madeira forte e durável é apreciada na construção de iates. No larício europeu, você pode fazer tiras finas, flexíveis e duráveis, para diferentes fins. As espécies européias de larício podem ser consideradas as mais diversas.
Entre as cultivares obtidas em sua base, existem:
- árvores colunares cujos galhos são direcionados verticalmente para cima (fastigiata);
- plantas com galhos caídos e ápice, dividido em vários outros (pendulina);
- multi-tronco (multicaulis);
- formas compactas ou anãs (atrofiadas);
- arbustos rastejantes.
Existem até quem tem um tronco, mas é um pouco sinuoso e depois dizem que a planta tem uma forma indefinida. No total, mais de 30 variedades foram criadas com base no larício europeu.
Você sabe A variedade Bullet foi obtida na década de 90 na Hungria por Josea Miklos. E ele deu o nome de seu cachorro.
Aqui estão alguns deles:
- Horstmann Recurved (Horstmann Recurved) - Uma árvore muito interessante, com uma forma fabulosa. É de cano único, mas o tronco pode estar dobrado. Os ramos que se estendem a partir dele são desiguais em comprimento e massa, bifurcam nas extremidades, de modo que a coroa pode ser descrita como em forma de travesseiro. Altura - 2 m Outra característica são as agulhas decorativas. Na primavera, é amarelo e, no outono, torna-se marrom claro. A variedade foi obtida em 2003 pelo viveiro Uwe Horstmann na Alemanha.
- Kornik (Kornik) - medidor de arbusto anão alto. Parece uma topiaria com uma coroa em forma de esfera em uma perna reta.
- Little Bogle (Little Bogle) - um arbusto com uma coroa irregular se aproximando da pirâmide, com até 1,6 m de altura.O dono das agulhas é uma rica cor verde escura, que se torna dourada antes de cair no outono. A variedade foi obtida em 1990 por um viveiro em Monbuck (Austrália).
- Pendula - forma de choro em lariço com agulhas penduradas. Altura - 10 a 30 m. A largura da copa de uma árvore adulta é de pelo menos 5 m. Para uso na paisagem, Pendulu é enxertado em cogumelos anões para obter árvores atrofiadas com uma coroa que chora.
- Carole bonita (canção de natal de Pritti) - um larício europeu simétrico, achatado e esférico, com agulhas verdes claras e brilhantes. Torna-se dourado antes de cair no outono. Altura - 1 M. A variedade foi obtida em 1993 a partir da variedade Lanark (Lanark).
- Repens - larício com brotos rastejantes. A variedade foi obtida na Inglaterra em 1825. Pertence à variedade anã e cresce para 10 m por 10 anos.O crescimento anual de galhos não é superior a 15 cm em condições favoráveis ao desenvolvimento. Dado que este larício cresce em uma haste, sua altura pode variar dependendo das propriedades do estoque. Na maioria das vezes, é uma árvore de barril único com uma coroa em forma de esfera, mas também pode ser pendurada devido a brotos finos e em queda. A variedade suporta temperaturas de inverno de até -40 ° C. No projeto paisagístico, é usado para decorar a entrada do edifício. É permitido crescer não apenas em campo aberto, mas também em vasos para decorar varandas, pátios, cafés e áreas de recreação urbana.
- Grau Krejci (Kreichi) - É considerado um dos mais exclusivos. Obtido de um broto deformado por Ladislav Kreichi de Zolakovsky (República Tcheca). Trata-se de uma planta de crescimento lento, com ramos raros e irregulares de ramos, cujo tamanho cresce 5 cm por ano. Essa irregularidade confere à planta um charme especial. A altura de um lariço maduro não excede 1 m A árvore é perfeita para um jardim de rochas ou qualquer jardim de estilo japonês.
- Puli aparência semelhante à variedade Pendula com uma coroa pendurada (chorando). Mas tem uma ramificação mais densa e uma sombra mais clara de folhagem. É considerado um dos que mais crescem, porque o crescimento anual de seus galhos é de 30 cm e as balas são uma árvore padrão. Não ocupa muito espaço e é muito decorativo. Em novembro, um véu de ramos Puli começa a brilhar ao sol com reflexos brilhantes. E na primavera novamente se torna como um arbusto verde-verde alongado. A variedade deve ser cultivada apenas ao sol em um local com solo fértil, solto e argiloso.
Alpino
O lariço alpino (Larix lyallii / lariço alpino) foi descrito pela primeira vez em 1863 por Filippo Parlatore. Seus nomes sinônimos são franceses, montanha. A altura da árvore é de 25 m, o diâmetro do tronco é de até 1,2 m e é o proprietário de uma coroa cônica irregular rara. A casca do larício alpino é fina, lisa, cinza-amarelada em tenra idade, com a idade se tornando sulcada e escamosa.
Você sabe Nas lendas dos povos do norte, há uma lenda de que os deuses criaram o primeiro povo do larício. Mas por causa das maquinações dos espíritos malignos, não foram as pessoas de larício que foram revividas, mas as figuras de barro, e é por isso que as pessoas se tornaram tão frágeis e de vida curta.
Os galhos crescem horizontalmente, às vezes estão pendurados, frequentemente torcidos e espaçados de maneira desigual. Eles permanecem no tronco mesmo depois de secarem. Agulhas de folha caduca que crescem em pacotes de 30 a 40 unid. Seu comprimento é de até 35 mm, espessura - até 0,6 mm. Os cones de sementes são elípticos, dispostos verticalmente. Ao aparecer, eles ficarão vermelhos, depois ficarão roxos e marrons com a idade. Este larício é comum no Canadá e na Colúmbia Britânica. Resistência ao gelo da madeira - até –34 ° C.
Beira-mar
O larício à beira-mar (Larix maritima) é um híbrido formado naturalmente. Acredita-se que o larício de Kamchatka cruzou com Gmelin ou Kayander. Cresce no Território de Khabarovsk, Primorye e no norte de Sakhalin. A árvore atinge uma altura de 25 m. Os rebentos da planta são de cor avermelhada com um revestimento azulado. A forma da coroa é cônica. O larício à beira-mar é bastante resistente ao gelo (–40 ° С).
Você sabe Veneza é construída sobre pilhas de larício. Sua madeira é muito densa, não tem medo de água e não é destruída por décadas.
Siberiano
O lariço da Sibéria (Larix sibirica) foi descrito pela primeira vez em 1833 por Karl Friedrich von Ledebur. Também é chamado de larício russo. Esta árvore, atingindo uma altura de 50 m, com um diâmetro de tronco de 1 M. A coroa em sua juventude é cônica, mas eventualmente se torna ovóide. Os ramos principais estão no mesmo nível dos ramos laterais. Distribuído em toda a Sibéria e nos Urais. É encontrado sozinho e em grupos, faz parte de florestas mistas, mas quase não forma florestas separadas.Amplamente utilizado para a produção de madeira de qualidade resistente à podridão. No estado de Oregon (EUA), o viveiro Iseli obteve a única variedade de lariço da Sibéria, Conica (Konika). Aconteceu em 1990. É uma árvore de crescimento rápido com galhos horizontais. É resistente ao gelo e a outros fatores adversos. Aos 10 anos, Konika cresce para 3 m de altura e 1,2 m de largura. Seu crescimento anual é de 30 cm.
Vídeo: Lariço da Sibéria
Japonês (Kempfera)
Pela primeira vez, o lariço japonês (Larix kaempferi / larício japonês) foi descrito em 1856 por Eli-Abel Carrier. A árvore adquiriu o nome "Kempfer" em homenagem a um botânico que visitou o Japão um dos primeiros. Lá, a planta é cultivada em todos os lugares para obter madeira forte e durável para as necessidades de construção. A altura do larício japonês atinge 40 m. O tronco tem 7,5 m de largura e é redondo, reto, com longos ramos horizontais.
A coroa é cônica, densa, torna-se irregular e mais aberta com a idade. A casca é lisa, marrom-avermelhada, com fissuras com a idade. Agulhas de cor cinza-esverdeado. Localizado em uma espiral. Na seção transversal é em forma de diamante. Os cones do pólen são de forma elipsoidal, de cor marrom-amarelada, com numerosas brácteas na base, 6 mm de comprimento, com numerosos estames. Os cones de sementes são retos, com pedúnculos curtos e curvos.Comprimento - 3 cm, largura - 2 cm Quando são imaturos, são roxos e, à medida que amadurecem, tornam-se marrom-alaranjados. Em casa, esta espécie cresce em diferentes tipos de solos, incluindo vulcânicos. Mas nunca aparece em pântanos e turfeiras. O limite de resistência à geada do larício japonês é –28 ° С. Esta espécie também é representada por várias cultivares.
Importante! As agulhas de lariço são usadas na medicina popular como agente hemostático. E a resina é usada para tratar feridas, gota, artrite e outras doenças do sistema músculo-esquelético.
Sob a forma de uma coroa de cultivares, os criadores tentaram preservar e desenvolver as principais variedades da variedade parental:
- detetive - coroa de formato cônico padrão;
- chorando - com rebentos decorativos.
Existem tais variedades de larício japonês:
- Anão Azul (Anão Azul) - um arbusto baixo com um tronco e uma coroa esférica. Aos 10 anos de idade, ele cresce apenas até 0,5 m. Como regra geral, é cultivado em um caule e, portanto, parece uma árvore. Ramos curtos e altamente ramificados tornam a coroa muito densa. O diâmetro da coroa esférica é de 80 cm e a variedade foi obtida em 1982 no viveiro Jan Dieter zu Eddeloch (Alemanha). A planta é fotofílica, resistente ao gelo e decorativa. Plante-o em solo fértil no jardim de rochas ou use-o para decorar a entrada do edifício.
- Grau Coelho azul (coelho azul) - ao contrário da anã azul, é representada por uma árvore de rápido crescimento de formato cônico estreito e agulhas azuis excepcionais. Esta é provavelmente uma das melhores variedades com agulhas dessa tonalidade. A altura da planta adulta é de 3 me a largura é de 1,3 m. Foi obtida no viveiro Leen Konijn em 1960 na Holanda.
- Diana (Diana) - de crescimento rápido, com galhos curvos. É requisitado por conhecedores de formas não padronizadas. O tronco é curvado na direção do vento predominante, os galhos são mais longos no lado sotavento, localizados de maneira desigual. Sendo de diferentes comprimentos, eles tornam cada árvore única. Na idade adulta, a forma cônica se torna mais arredondada. A variedade foi obtida em 1974 no viveiro de Gerhard Böhler na Alemanha. Ele o nomeou em homenagem à deusa grega da caça. Diana é cultivada em uma haste. Atinge uma altura de 2 m, muito fotófilo. Também é importante para agulhas. A luz do sol ajuda a revelar suas tonalidades da maneira mais brilhante possível. A variedade é recomendada para uso no jardim japonês, proporcionando solo fértil e úmido.
- Pirâmide de Jakobsen (pirâmide de Jacobsen) - larício quase vertical em forma de cone com até 4 m de altura A peculiaridade da árvore está no fato de que sua coroa de longe se assemelha ao álamo - o mesmo piramidal estreito. Essa aparência é obtida pelo fato de que todos os ramos são direcionados estritamente para cima. A variedade foi obtida em 1985 na Dinamarca. A planta prefere um lote com luz solar total e solo drenado. É caracterizada como uma variedade resistente e resistente ao gelo.
- Pendula - uma das variedades mais não convencionais. Em primeiro lugar, é padrão, e sua altura e forma dependem parcialmente do material. Em segundo lugar, assume várias formas, dependendo das condições em que cresce. Se a coroa não for cortada, seus galhos pendurados formarão uma forma de choro, descendo quase até o chão. Como estão dispostas de maneira irregular e são caracterizadas por comprimentos diferentes, a forma é descrita como irregular. A variedade é considerada uma das mais antigas, obtida por volta do século XIX. Foi descrito pela primeira vez pelo botânico Ludwig Bessner. A altura da planta atinge 7 m e o diâmetro da copa é de 3 M. A cor das agulhas é verde-azulada. A planta é caracterizada como resistente ao gelo, facilmente adaptável ao clima e a fatores ambientais adversos.
Americano
O lariço americano (Larix laricina) foi descrito pela primeira vez em 1773 por Karl Heinrich Emil Koch. Esta espécie também é conhecida sob outros nomes: tamarak, larício oriental, preto e vermelho. Os primeiros colonos da América usavam sua madeira como principal material de construção, bem como na construção de barcos. Hoje, o larício americano está crescendo na Europa, inclusive nos Estados Bálticos, Bielorrússia e Polônia da Ucrânia.
Importante! Newport Beleza — uma das variedades mais exigentes. Ele é propenso a síndrome da morte súbita em lariço.Esta é uma doença em que uma árvore morre sem motivo aparente. E quanto mais velho, mais propenso a doenças.
Características do larício americano:
- É chamado de vermelho por causa da casca rosada. Se você levantá-lo, haverá uma camada vermelha embaixo dele. Os cones femininos no início do desenvolvimento também têm uma cor vermelha.
- Agulhas de agulhas, de até 3 cm de comprimento, de cor azul esverdeado claro, no outono ficam amarelas brilhantes. Ele está localizado em espiral em brotos longos e em grupos densos.
- Crohn é um dos mais elegantes. É pequeno, ramificado, estreitamente piramidal, com galhos abertos.
A árvore é onipresente na América do Norte. É muito resistente ao frio e é capaz de suportar temperaturas de até -65 ° C. Pode tolerar uma ampla variedade de condições do solo, mas cresce mais frequentemente em pântanos ou solos orgânicos úmidos, como musgo de esfagno e turfa. Também encontrado em solos minerais de qualquer estrutura: do barro à areia grossa. Pode crescer em solos calcários.Existem menos variedades de larício americano do que europeu, mas também o suficiente. Isso é facilitado pelo fato de que a planta pode ser usada para a recuperação de terras pantanosas. É considerada uma das principais culturas capazes de crescer em pântanos como plantas pioneiras e até em áreas com invernos muito frios.
As variedades mais famosas:
- Blue Sparkler - Criado em 1985 pelo Dr. Sidney Waxman, da Universidade de Connecticut. Na rede de distribuição, muitas vezes é atribuída erroneamente a variedades de larício japonês. A árvore é caracterizada por galhos que crescem verticalmente, agulhas azuis claras, que se tornam azul acinzentadas à medida que envelhecem. Como outras variedades, é capaz de reter gotas de água brilhando ao sol após a chuva nas axilas das folhas. Para isso, uma variedade nos Estados Unidos costuma ser chamada de Blue Sparkler. A altura da planta após 10 anos de crescimento alcançará apenas 1 m, e seu crescimento anual não excede 10 m.O Blue Sparkler é muito popular entre os paisagistas.
- Deborah Waxman (Deborah Waxman) - Também recebido na Universidade de Connecticut em 1988. O Dr. Waxman nomeou a variedade em homenagem a sua filha. É um larício com agulhas esparsas azul esverdeadas. Sua coroa é larga piramidal, bastante fofa. É sempre decorativo. Em maio, os cones rosa aparecerão no larício e, no outono, as agulhas adquirirão um tom de ouro cobre. A árvore cresce apenas até 2 m A planta é resistente ao clima, suporta geadas de até -45 ° C.
- Newport Beauty (Beleza de Newport) - Um arbusto esférico que cresce muito lentamente. Seus galhos são extremamente densamente localizados, o que faz com que pareça um abeto. A beleza de Newport é caracterizada por agulhas verde-azuladas, pequena altura (até 30 cm), largura (60 cm). A variedade foi obtida em 1988.
- Postus - uma das mais novas variedades. Foi descoberto acidentalmente no Canadá e adicionado à coleção de coníferas do viveiro de Kingsbray Gardens. A árvore é caracterizada por uma coroa piramidal incrivelmente estreita com galhos densamente espaçados. Postus cresce muito rapidamente - até 60-90 cm por ano. E esta é a maior taxa de crescimento entre os lariços. É resistente e suporta geadas até –45 ° C.
- Atarracado (Atarracado) - Parece uma colina densa, composta por galhos e agulhas. Não é muito alto - apenas 30 cm de altura e largura. No ano, esse larício tipo travesseiro não cresce mais do que 2,5 a 3 cm. As agulhas grossas são de cor verde azulada padrão. Mas a variedade pode ser de interesse para os jardineiros devido ao seu baixo crescimento.
Poda decorativa de lariço
Prepare a ferramenta antes de aparar. Pequenos galhos finos são podados com podadores. Grosso - corte com uma serra. As arestas de corte da ferramenta são limpas com álcool antes e depois do trabalho. Isso é necessário para não transferir fitopatógenos de uma árvore para outra. É necessário um corte de cabelo para dar forma à coroa.
Importante! A resina de coníferas é mal lavada. Portanto, certifique-se de usar roupas de trabalho e luvas ao aparar.
Na maioria das vezes, os jardineiros mantêm sua forma natural para as plantas: em forma de cone, esféricas etc. Para isso, basta cortar os galhos que são eliminados dessa forma no final do inverno. Os larício são em forma de cone, o que significa que podem ser moldados em pirâmide com camadas, espaços livres de galhos entre as partes, etc.
Instruções passo a passo para formar:
- Examine a árvore e imagine a forma que você gostaria de criar.
- Remova galhos secos ou danificados, se houver.
- Corte os brotos que esfregam uns contra os outros. Se a integridade do córtex for violada, os fitopatógenos podem penetrar no interior.
- Marque os contornos com fita adesiva, prendendo a fita ao topo e movendo-a de cima para baixo. Parece que você desenhou o contorno de uma figura.
- Agora corte com o podador tudo o que foi descrito.
- Retire a fita.
- Certifique-se de regar a árvore usando um estimulador de crescimento. Isso é necessário para ajudá-lo a superar o estresse do corte.
- Não corte mais de 1/3 da massa verde, caso contrário a planta poderá morrer.
O larício é ótimo para decorar o plano de fundo do site. Especialmente se você comprar suas variedades decorativas, não muito altas. Tais formas podem ser usadas para projetar becos, criar canteiros de flores, decorar as entradas do prédio ou do pátio.