Desde os tempos antigos, os cogumelos são consumidos, além de serem saborosos, mas também um produto muito útil, com alto teor de proteínas. Um banquete raro sem cogumelos em conserva ou fritos. Por que esse tipo específico de cogumelo é tão popular, qual é a sua utilização e se pode ser prejudicial será considerado no artigo.
Descrição do produto
Em geral, o nome "mel agárico" combina mais de 20 espécies de cogumelos comestíveis com características semelhantes. No entanto, entre os catadores de cogumelos, é tradicionalmente aplicado aos agáricos de mel do verão, outono e inverno que crescem em torno de tocos, a que se deve o nome.
Você sabe O mel agárico é caracterizado por um crescimento tão rápido quanto o do bambu, portanto, após a chuva, o cogumelo é capaz de crescer 0,5 cm em apenas 1 minuto.
Externamente, essa espécie é pequena e pode variar de acordo com a variedade:
- cogumelos de inverno têm um chapéu 2-10 cm, cuja cor pode variar de amarelo claro a marrom com um tom de laranja. A perna pode crescer até 7 cm, tem uma estrutura tubular e é pintada de marrom, a superfície é aveludada. Crescem principalmente em tocos e troncos de árvores de folha caduca no período outono-inverno;
- outono mosca mel cresce em grandes grupos, geralmente encontrado perto de árvores como amieiro, bétula, álamo tremedor, mas é capaz de parasitar quase qualquer vegetação. O cogumelo produz frutos desde o início de setembro até o primeiro resfriado do inverno. Uma característica distintiva dos representantes dessa família é um chapéu grande, geralmente cresce de 15 a 17 cm, e o fungo pode atingir uma altura de 10 cm.A forma do chapéu muda com a maturidade do fungo, os jovens têm chapéus abaulados e os mais maduros são planos. A cor pode variar de esverdeado a marrom escuro, mas a perna sempre será marrom clara;
- cogumelos de verão são mais frequentemente usadospicles ou sal, devido ao seu tamanho. Como regra geral, esses cogumelos crescem até apenas 7 cm de altura, seus chapéus são pequenos e não excedem 6 cm.Esses bebês crescem em grandes grupos, parasitando em árvores e tocos podres. Você pode colecioná-los da primavera até o primeiro tempo frio de novembro. Os chapéus de cogumelo têm uma superfície brilhante, podem ter uma cor de amarelo escuro a marrom, a perna é marrom.
Valor nutricional de cogumelos fritos e cozidos
Para formar adequadamente uma dieta saudável, incluindo cogumelos, você deve saber claramente qual o valor nutricional que eles têm e como ele muda, dependendo do método de preparação do produto. Após o tratamento térmico, fervendo o produto, há uma diminuição no seu conteúdo calórico em comparação com o fresco, devido ao fato de o fungo perder toda a água e fibra alimentar contida nele. O cozimento praticamente não se reflete na composição do BZHU.
Assim, 100 gramas de cogumelos cozidos contêm:
- proteínas - 2,1 g;
- gorduras - 1,2 g;
- carboidratos - 0,4 g.
A composição deixa 5 g de fibra alimentar e 90 g de água. O conteúdo de calorias do produto é de 15,5 kcal. Mas os cogumelos fritos, amados por todos, não são de modo algum um exemplo de produto útil do ponto de vista da dietética.
Importante! Antes de coletar cogumelos, você deve ter certeza de que são eles, porque esta espécie tem muitos irmãos venenosos, cujo consumo pode ser mortal! A principal diferença entre gêmeos venenosos é a ausência de um anel característico de cogumelos com mel sob um chapéu.
Como resultado da fritura em óleo, o valor nutricional do produto muda significativamente:
- proteínas - 1,9 g;
- gorduras - 3,5 g;
- carboidratos - 3,1 g.
Além disso, o conteúdo calórico deste prato será de 47 kcal em 100 gramas de produto.
Cogumelos mal cozidos podem levar a distúrbios alimentares, portanto, é recomendável cozer os cogumelos por pelo menos 40 minutos.
Composição e teor calórico
Todo mundo sabe que os cogumelos são um produto muito útil, especialmente para aqueles que decidem excluir fontes de proteína animal de sua dieta, substituindo-a por vegetais. Para avaliar sua utilidade, você precisa se familiarizar com o que e quanto eles têm em sua composição.
Vitaminas e BJU
Como mencionado acima, este produto é rico em proteínas e também em fibras saudáveis. O conteúdo calórico dos cogumelos crus é de 22 kcal por porção, pesando 100 gramas.
A proporção de BJU no produto bruto:
- proteínas - 2,1 g;
- gorduras - 1,2 g;
- carboidratos - 0,5 g.
Fibra alimentar - 5 g As principais vitaminas que compõem a polpa desta espécie são as vitaminas B (B1, B3, B5, B6, B9) e vitamina C. Segundo nutricionistas, o consumo diário de 100 gramas de cogumelos com mel é capaz de suprir as necessidades diárias do corpo humano de vitaminas B.
Minerais e minerais
A composição mineral dos cogumelos de mel não é muito ampla, mas sua singularidade é que inclui as substâncias mais necessárias em alta concentração.
Macronutrientes:
- potássio - 400 mg;
- fósforo - 45 mg;
- magnésio - 20 mg;
- sódio - 5 mg;
- cálcio - 5 mg.
Em termos de teor de fósforo, o produto é comparável à carne de peixe. A composição do microelemento não é muito diversa, mas rica em substâncias úteis: ferro, iodo, selênio, lítio, cobre, zinco, bem como ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados.
Você sabe No estado de Oregon, nos Estados Unidos, cresce o maior do mundo em cogumelos. Seu micélio está distribuído no solo em uma área de mais de 850 ha, e a idade é estimada em pelo menos 2000 anos.
Propriedades úteis para o corpo humano
Assim, tendo estudado a composição dos nutrientes contidos nos cogumelos, podemos assumir que eles trazem benefícios significativos para os seres humanos.
- Quais propriedades específicas deste produto serão consideradas ainda mais:
- Antes de tudo, vale a pena notar que este fungo é uma fonte de proteína facilmente digerível e não sobrecarrega o sistema digestivo;
- a composição contém substâncias naturais com efeito antimicrobiano, razão pela qual o uso de cogumelos com mel pode ajudar no combate ao Staphylococcus aureus, normalizando a microflora intestinal;
- o ferro, cobre e zinco contidos no produto contribuem para a restauração dos níveis de hemoglobina em caso de anemia por deficiência de ferro;
- O consumo regular desse fungo nos alimentos permite repor as reservas de vitamina B, que, por sua vez, têm um efeito benéfico no metabolismo e no trabalho do sistema endócrino.
Contra-indicações
Os próprios cogumelos são considerados alimentos pesados devido à alta quantidade de fibras. O abuso dessa iguaria é repleto de indigestão, peso no estômago e outros distúrbios digestivos. A este respeito, não é recomendável comer cogumelos para pessoas que sofrem de doenças do estômago e intestinos, especialmente na fase aguda, bem como para crianças menores de 3 anos devido à imaturidade do sistema digestivo.
Consequências e possíveis danos
Apesar dos benefícios óbvios dos cogumelos da floresta, eles nem sempre são úteis e nem para todos. Sob certas circunstâncias, o produto pode ser prejudicial. Antes de tudo, vale lembrar que cogumelos de mel são facilmente confundidos com irmãos venenosos que contêm toxinas perigosas, que podem causar intoxicações graves, exigindo atenção médica de emergência. Tratamento térmico inadequado de cogumelos pode levar à diarréia.
É possível para cogumelos fritos grávidas
Muitas vezes, as mulheres grávidas sentem-se mimadas com deliciosos cogumelos em conserva ou fritos. Sem dúvida, surge a questão sobre a permissibilidade de comer cogumelos grávidas.
Os ginecologistas recomendam abordar esse problema profundamente:
- mulheres em uma posição são categoricamente proibidas de comer cogumelos comprados em mercados naturais ou coletados de forma independente, sem experiência na identificação de cogumelos falsos, você só pode comprar um produto em lojas confiáveis;
- limitar a quantidade de porções e comer o prato não mais que 1-2 vezes por semana;
- tente dar preferência a não fritar, mas a cogumelos cozidos ou cozidos para diminuir a carga no pâncreas.
Assim, considerando a descrição e as propriedades dos cogumelos da floresta, podemos concluir com segurança que eles têm alto valor nutricional e utilidade. No entanto, é importante lembrar que as regras básicas de uso são cautelosas ao escolher e moderar a quantidade de porções.