Ceropegia é uma planta tropical que cresce na África e na Ásia. Conquistou os cultivadores de flores com suas formas incomuns e diversas. Para crescer com sucesso esta flor, você precisa conhecer algumas de suas características, as quais serão discutidas mais adiante.
Descrição botânica da planta
Ceropegia é o proprietário de um tronco rastejante, às vezes ereto, coberto com uma pele verde escura brilhante. Em casa, atinge um metro de comprimento, mas na natureza pode crescer de três a cinco metros. Em um ano, o caule pode crescer 45 cm.
As folhas emergem de entrenós opostos, cujo intervalo entre os pares é de cerca de 20 cm e os pecíolos têm uma folhagem curta, não mais que um centímetro.
Placa foliar ovóide ou em forma de coração, carnuda ao toque. É pintado na cor verde escuro. Algumas variedades têm uma cor de mármore da folhagem. A folha mede 6 cm de comprimento e 4 cm de largura, geralmente o lado inferior é mais claro que o superior e a veia central é bem definida.
Flores únicas aparecem nos seios. Esse processo pode continuar o ano todo. Eles são em forma de funil, branco ou esverdeado. Corolla tubular e fundido com bráctea. Seu lado interno tem um leve tom rosado. As flores exalam um aroma agradável e delicado.
Você sabe O nome latino de ceropegia, eropegia, vem do grego antigo κηροπήγιος, que significa «candelabro». A maioria das flores de ceropegia fica exatamente nele.
Depois que a flor murcha, o pedúnculo não desaparece. Mais de uma vez novos botões aparecerão nele. Com o tempo, esse processo formará um internódio e se tornará semelhante a um tiro lateral.
Sistema raiz | fusiforme ou tubérculo |
Caule | ereto ou rastejando |
Forma de folha | ovóide, em forma de coração |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | em forma de funil |
Cor da flor | branco, esverdeado |
Forma de frutas | folheto linear, cilíndrico, fusiforme |
Tipos principais
O gênero ceropegia é extenso. Possui 217 espécies.
Aqui estão alguns deles, mais frequentemente cultivados como flores de interior:
- Vodu. O dono de hastes finas com pele verde-marrom. Folhas verde-escuras de tamanhos pequenos, de 1,5 a 2 cm, cuja cor é irregular; em alguns locais, são visíveis manchas de cor mais escura. Bolas marrons claras aparecem no caule no verão, a partir do qual processos laterais e raízes aéreas crescem. As flores são brancas ou rosa com pétalas marrons escuras.
- Africana. Tem um caule carnudo e caído, cujos entrenós crescem folhas ovóides densas. Seu tamanho é pequeno, apenas 1 cm de comprimento e largura. As flores também são pequenas, têm uma cor verde-púrpura.
- Sanderson. Entre todos, destaca-se com um caule verde escuro saturado e folhas carnudas em forma de coração. As flores são grandes, com até 7 cm de comprimento. Acima do tubo de flores é um guarda-chuva de limão, formado por pétalas fundidas.
- Barclay. Tem um caule rosado-esverdeado em forma de liana com tubérculos esféricos e uma rara folhagem em forma de coração de cor verde prateado. Seu tamanho é pequeno - 2,5-5 cm de comprimento. As flores em forma de funil têm uma borda superior bem aberta. Acima, há uma cúpula. O lado externo do funil é pintado de verde-rosa e o interior é roxo.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Ceropegia não é uma planta caprichosa e não precisa de condições especiais, mas você ainda precisa cuidar dela para que a flor cresça normalmente.
Iluminação
Como a ceropegia tem uma haste rasteira, ela precisa de uma plantadeira suspensa. Nele, você precisa pendurá-lo o mais alto possível em janelas com luz solar intensa. É melhor que seja uma janela do sul, mas deve ser sombreada, para que a luz solar direta não danifique as folhas da flor e não atrase o início do período de floração.
Importante! Se a flor não tem luz, suas poucas folhas se tornam ainda mais raras, começando a desmoronar.
Airing
A planta gosta muito de ar fresco. No inverno, a sala onde cresce precisa ser ventilada regularmente e, no verão, a flor pode ser levada para fora.
Temperatura
No verão, uma temperatura de +20 ... + 25 ° C é adequada para ceropegia. Com o advento do outono, é necessário reduzir gradualmente para que no inverno atinja +14 ... + 16 ° C. A queda da coluna do termômetro abaixo da marca de + 11 ° C é prejudicial para a planta.
Humidade do ar
Este não é o momento mais importante nas condições de manutenção das flores, pois seu crescimento e desenvolvimento não afetam significativamente a umidade do ar. Só é necessário borrifar a planta para remover o pó acumulado das folhas.
Home Care
Para cuidar, bem como para as condições de vida, a ceropegia não é exigente.
Rega
Regar a flor deve ser abundante, mas apenas quando o solo na panela seca a 1/3 da profundidade. A água deve ser macia e não fria. Com o advento do tempo frio, o intervalo entre a irrigação aumenta.
Top vestir
Durante a estação de crescimento, é desejável alimentar a planta. Para esses fins, você pode usar complexos minerais projetados para suculentas. Eles são usados duas vezes por mês junto com a rega.
Importante! Os fertilizantes nitrogenados devem ser evitados, pois podem causar mais mal que ajuda.
Poda
A flor em si não precisa de poda. Se desejar, você pode encurtar os brotos que interferem, mas não precisa dar uma forma especial à flor. Às vezes, pode ser necessária a poda sanitária (remoção de pacientes, brotos e folhas danificados).
Transplante
Na primavera, a cada dois a três anos, é aconselhável transplantar a ceropegia. Isso é feito por transbordo, para não ferir o sistema radicular sensível e disparar.O processo começa com a preparação do pote. Deve ser um pote largo, mas não profundo, um tamanho maior que o anterior. É preenchido com drenagem e uma mistura de folhas, terra de grama, húmus, areia com a adição de uma pequena quantidade de carvão e casca de pinheiro.
A flor extraída do vaso é cuidadosamente colocada em um novo recipiente e polvilhada com terra. Se de repente, no processo de transplantar os caules emaranhados, não é aconselhável desvendá-los. Você pode fazer isso um pouco mais tarde. Durante a semana, um volume de água que é metade do normal é usado para irrigar a planta transplantada.
Reprodução
A planta se propaga por sementes, dividindo o mato e as estacas.
Dividindo o mato
Durante o transplante de uma flor adulta, você pode executar o procedimento de propagação dividindo o arbusto. O sistema radicular da planta com uma faca afiada é cortado em 2-3 partes. Cada parte deve ter vários tubérculos e botões. Partes da flor são plantadas em vasos e são tratadas como uma planta adulta.
Estacas
Na primavera, estacas com 2 a 3 entrenós podem ser cortadas da parte superior das hastes. Para o seu enraizamento, é utilizado solo nutritivo úmido. Se você conseguir cortar o caule com um tubérculo de ar, as chances de um sucesso positivo aumentam significativamente.
As estacas plantadas são cobertas com um filme e mantidas a uma temperatura de +18 ... + 20 ° C em um local claro. Eles são regados e ventilados regularmente. Novos brotos de raiz testemunharão o enraizamento. Este será um sinal para transplantar a planta para um local permanente.
Sementes
A reprodução por sementes é uma tarefa problemática. Eles podem ser comprados em qualquer loja de flores. Para o plantio, você deve preparar uma caixa cheia de uma mistura de turfa e areia. As sementes são dispostas na superfície do substrato e polvilhadas com uma fina camada de solo.
O recipiente é coberto com um filme e guardado em um local quente e iluminado com uma temperatura de +20 ... + 25 ° C. O surgimento de mudas geralmente leva 14-18 dias. Quando as mudas ficam mais fortes, são mergulhadas em vasos individuais.
Você sabe O gênero ceropegia, com sua única espécie, foi descrito em 1753 por Carl Linnaeus, que deu o nome ao gênero.
Possíveis dificuldades crescentes
Doenças e pragas raramente atacam uma planta. Entre todos os tipos de doenças, várias podridões geralmente ocorrem devido a cuidados inadequados. Elas podem ser facilmente tratadas normalizando as condições de rega e temperatura e, se necessário, também é realizado um transplante de flores.
Das pragas mais frequentemente encontradas:
- Ácaro aranha. Ele geralmente mora na parte de trás do lençol, cobrindo-o com as melhores teias de aranha. Aparece devido a febre e ar seco. Você pode lidar com isso com a ajuda da casca de cebola para infusão (20 g por litro de água fervente). O processamento deve ser realizado três vezes com um intervalo de uma semana e meia.
- Pulgões. Ela geralmente muda para outras plantas de interior para o ceropegia. Por isso, brotos jovens começam a se deformar, toda a planta é coberta com uma substância pegajosa. Você pode superá-lo com a ajuda de caldo de tabaco (0,5 kg de shag de resíduos em 2 litros de água, insista por um dia). O caldo acabado é diluído com água (2 colheres de sopa. L. por litro) e tratado com uma flor.
- afinamento das hastes, aparecimento de folhas pequenas (falta de luz);
- não ocorre floração (falta de nutrientes e luz);
- folhas amarelas e sua perda (baixa temperatura, alagamento do solo).
Ceropegia é uma flor despretensiosa. Se você cuidar corretamente, a planta não tem medo de pragas e doenças. Você apreciará apenas uma planta bonita e longa.