Em lotes domésticos de casas e chalés, as cercas vivas se tornam as mais populares. Eles servem como uma alternativa lucrativa às cercas artificiais, com certas vantagens. O mais popular é a cerca de abeto, devido à aparência invariavelmente atraente, independentemente da época do ano. Além disso, esta é uma proteção confiável do quintal contra ventos, neve e olhares indiscretos. A durabilidade das árvores aumenta a demanda por esse tipo de vedação.
Variedades de abetos adequadas para sebes
O abeto vermelho é uma árvore conífera sempre-verde da família Pine. Outro representante desta família é o pinheiro, mas não confunda essas duas árvores. Apesar de haver muito em comum entre eles, eles podem ser facilmente distinguidos pelo comprimento das agulhas e pela direção do crescimento dos galhos. Nos abetos, os galhos são direcionados para baixo e cobrem completamente o tronco da árvore.
Ramos de pinheiro crescem. A cerca de abeto é mais densa que o pinheiro, por isso protege contra intempéries e convidados indesejados com mais confiabilidade. Das quase cinquenta espécies de abetos, apenas algumas são plantadas como cercas. Existem variedades altas, médias e anãs.
Ao escolher o material para o plantio, deve-se levar em consideração o local, a altura e o objetivo da futura cerca. Cada tipo de abeto tem certas características e desvantagens:
- Espinhoso (azul) cor incomum diferente. O crescimento jovem possui uma coroa cônica, que no processo de envelhecimento da árvore adquire uma forma cilíndrica. Abeto azul fracamente enraizar-se na Europa e Ásia. Eles aumentam sua sobrevivência com a ajuda de curativos especiais preparados com base em cones.
- Leste Não tolera geadas; ao plantar, gosta de lugares sombreados e úmidos. A pátria desta espécie de abeto é a montanha do Cáucaso e da Ásia. Na natureza, uma árvore cresce até 65 metros e vive de quatro a cinco séculos, mas cresce muito lentamente.
- Sizaya (branco) - originalmente do Canadá. Despretensiosa, ela não tem medo de geada. As agulhas desta árvore têm um ou dois centímetros de comprimento, com quatro faces e um tom azulado. Em altura, uma árvore adulta pode atingir 35 metros. A forma da coroa é cônica, o que atrai a atenção dos paisagistas. A variedade de abetos-anão azul-cinza de Alberta Glob assume uma aparência esférica de coroa. Além disso, o abeto canadense não tem medo dos gases de escape dos carros, por isso é adequado para aterrar nas estradas.
- Siberiano resistente ao gelo, mas não gosta de áreas arenosas e pantanosas. Esta espécie é comum no norte da Europa e na Sibéria.
- Roxo cresce nas florestas chinesas das montanhas, tem uma coroa piramidal densa. Fotófilo, mas sobrevive bem em lugares sombreados. Os cones jovens têm uma cor vermelho-violeta (roxo), daí o nome da árvore.
- Comum (Europeu), a espécie mais comum nos países europeus, adora areia argilosa e solo argiloso, cresce até cinquenta metros. Ela não tem medo de geadas até -45 ° C, mas tem "medo" de geadas de retorno da primavera. É uma espécie de rápido crescimento, pois a cada ano a árvore cresce, em média, meio metro.
Você sabe Entre as tribos antigas da Alemanha, o abeto era considerado uma árvore sagrada. Presentes foram trazidos para ele, pendurados em galhos. Desde então, em muitos países, existe uma tradição de decorar a árvore com brinquedos.
Como plantar
Para a construção de sebes, em primeiro lugar, você deve escolher o material de plantio. Existem três maneiras de plantar coníferas: sementes, estacas e mudas. É muito difícil cultivar uma árvore com sementes, apenas um especialista pode lidar com essa tarefa.
Mesmo se a semente brotar, ao plantar no solo um broto jovem pode morrer. A cobertura de abeto enraizar-se-á e permanecerá por muitos anos; se você primeiro preparar o solo, escolher as mudas certas, desenvolver um esquema de plantio.
Vídeo: Propagação de abeto por estacas
Seleção de mudas
É melhor comprar mudas de quatro anos de idade, com uma altura de um a meio a dois metros. Quanto mais jovem a árvore de Natal, mais rápido e fácil será a criação de raízes. As mudas são mais frequentemente cultivadas e vendidas em recipientes. Para ter certeza de que eles foram realmente cultivados no recipiente e não transplantados para ele, peça ao vendedor que levante levemente a planta jovem do recipiente.
Importante! A melhor opção para o hedge verde é o abeto comum. É despretensioso para a escolha do solo, não tem medo de geadas severas e cresce mais rápido. Não cavar mudas na floresta, isso é considerado sabotagem e ameaça com multas.
A confirmação será o sistema radicular que é parte integrante da Terra. Se não houver coma de terra nas raízes, elas devem ser de cor branco-rosada, além de prestar atenção nas raízes. Fatias indicam que a idade das coníferas é superior a quatro anos.
Padrão de aterrissagem
Conhecendo o layout da cerca, é fácil calcular o número de jovens para o plantio. Para fazer a cerca parecer bonita, e não parecer uma floresta que cresce aleatoriamente, resta uma certa distância entre as árvores. O plantio de mudas é feito em uma linha ou em duas linhas, colocando-as em um padrão quadriculado.
Árvores para uma cerca de dois metros em uma fileira são plantadas a uma distância de sessenta a setenta centímetros uma da outra. Quando escalonada, a distância entre as linhas deve ser de dois a três metros.
Você sabe Uma árvore clone pode crescer a partir da raiz de um abeto morto. Na Suécia, portanto, cresce uma árvore de Natal cuja idade é de 9550 anos. É considerada a mais antiga planta de coníferas do mundo e recebeu o nome "Old Tikko".
Para uma cobertura alta, as plantas são plantadas a uma distância de pelo menos dois a três metros em um padrão de linha única e, quando plantadas em um padrão quadriculado, são deixadas de três a quatro metros entre as linhas. O esquema de pouso permite planejar corretamente a localização do hedge, usando racionalmente a área do local.
Preparação do solo
Mudas não devem ser plantadas em solo não preparado. Para que as árvores se enraízem, a terra para elas deve ser preparada alimentando-se de fertilizantes minerais com uma quantidade mínima de nitrogênio. Spruce permaneceu sempre-verde, eles não podem ser alimentados com estrume. Para um bom crescimento das árvores, use composto ou vermicomposto.
No fundo da vala, é necessário adicionar uma camada de drenagem com vinte centímetros de espessura. A argila é adicionada ao solo solto para compactação e a areia é adicionada ao solo pesado para melhorar a umidade e a permeabilidade ao ar.
Aterragem em fases
O abeto é geralmente plantado no outono, em solo úmido e bem preparado. O desembarque ocorre em várias etapas.
- A cobertura é marcada com uma corda esticada de acordo com o padrão de aterrissagem em uma ou duas linhas. Isso possibilita o plantio de mudas em linhas pares.
- De acordo com a marcação, eles cavam uma vala, sua largura também depende do esquema de plantio de abetos. No caso de aterrissagem em fila única, a largura é de 40 a 50 cm, a fila dupla a 70 a 90 cm.A profundidade da vala deve ser de 0,5 a 0,6 m.
- Em seguida, buracos são escavados no solo para cada muda. O diâmetro dos caroços deve ser ligeiramente maior que o diâmetro do sistema radicular. Como regra, em um metro de uma sebe de fileira única, não são colocados mais do que cinco furos de aterrissagem. Ao plantar abetos em duas fileiras, os buracos são cavados em um padrão quadriculado. Antes do plantio, as mudas são embebidas em uma solução de argila para proteger o sistema radicular dos irritantes externos.
Cuidado
É necessário cuidar regularmente da cerca de coníferas, para que, após o plantio no local, ela não morra. A cerca de abeto crescerá bem e permanecerá sempre verde se for regada e alimentada em tempo hábil. Para dar uma aparência bonita ao hedge, ele deve ser aparado e modelado periodicamente para formar uma coroa.
Importante! O momento mais adequado para o plantio de mudas — No final de abril e agosto, quando o sistema radicular cresce rapidamente, a árvore cria raízes mais rapidamente.
Rega e alimentação
Brotam abetos jovens uma vez por semana, despejando um balde de água sob cada árvore. Se a cobertura ocupa uma área suficientemente grande, a rega é feita por gotejamento usando uma mangueira com pequenos orifícios através dos quais pouca água flui.
Após a rega, o solo é afrouxado para reter melhor a umidade e fornecer fluxo de ar às raízes. Desembarques jovens e fracos precisam de cobertura. Nos três primeiros anos do período quente, você precisa alimentá-los quatro vezes com fertilizantes minerais.
Você sabe As agulhas dos abetos contêm muita vitamina C. Uma vez, o vinho de coníferas ajudou a equipe do famoso navegador Cook a superar o escorbuto. — uma doença causada pela falta de ácido ascórbico no corpo humano.
Moldar e aparar
Para que a cerca viva feita de abetos tenha uma aparência incomum, tenha uma aparência bonita e seja densa, é necessário aparar e formar uma coroa. A primavera é o melhor período para esse procedimento. Nesse momento, os galhos crescem rapidamente, e verduras frescas fecham os locais dos cortes. Se a poda não funcionar na primavera, você poderá transferir a manipulação para o outono, mas precisará chegar a tempo antes do final do outono. Além disso, os galhos secos devem ser removidos durante o verão.
a - o primeiro ano; b- segundo ano; no terceiro anoApós o plantio, as mudas não tocam o ano para que possam enraizar-se bem, se necessário, cortar apenas galhos secos ou doentes. As copas das árvores jovens não são cortadas até que a cerca viva atinja a altura desejada. Eles são arrancados completamente e os abetos começam a crescer ativamente em largura. Os ramos laterais tornam 30 a 50% mais curtos.
Cerca de quinze anos depois, o crescimento de abetos começa e a poda deve ser feita duas vezes por ano. Quando a árvore atinge as dimensões desejadas em largura, os botões centrais e brotos laterais são arrancados, mas isso deve ser feito com cuidado para não cortar muito.Importante! A área onde as mudas jovens crescem deve ser limpa regularmente de ervas daninhas. O corte de árvores deve ser feito com tesouras especiais de jardim, com uma lâmina alongada.
É necessário aparar o abeto na forma de um trapézio para que os galhos das camadas inferior e superior recebam a luz do sol igualmente. Em seguida, as agulhas permanecerão nos níveis superior e inferior, fechando os troncos das árvores. De forma retangular, devido à falta de luz, as agulhas nos galhos inferiores se desfazem, por causa das quais a cobertura perde sua aparência e funcionalidade atraentes.
Vídeo: Formação de cobertura de um abeto
Benefícios da cerca do abeto
A cobertura Spruce é uma opção vencedora não apenas para cercas artificiais, mas também em comparação com as "cercas" vivas de outras plantas. Ele não só se adequa a qualquer estilo de projeto paisagístico, mas também protege o estaleiro de maneira confiável de condições climáticas adversas.
Devido ao lento crescimento do abeto, as coberturas não podem ser cortadas por vários anos. Quase todas as variedades de abeto não têm medo de geada, elas não deixam cair completamente as agulhas, mas as renovam gradualmente, graças às quais a cobertura permanece igualmente bonita em qualquer época do ano.
Apesar do preço bastante alto das mudas de abeto, a cobertura delas é cada vez mais procurada. Isso se deve ao fato de o abeto não ser apenas uma planta perene muito bonita, mas também durável. Portanto, a cerca dessas árvores justifica totalmente o custo.