Todo mundo sabe que a natureza das latitudes médias é rica em uma variedade de cogumelos. Os mais famosos entre os comestíveis são os cogumelos porcini, cogumelos, chanterelles, peixe-manteiga, cogumelos, russula e outros - aqueles que até mesmo catadores de cogumelos inexperientes conhecem e colecionam. No entanto, existem instâncias menos reconhecíveis. Apesar da prevalência, sua aparência difere da habitual e, portanto, apenas alguns amantes da "caça silenciosa" podem distingui-los de espécies não comestíveis. E amoras são um excelente exemplo.
Amora ou amora
De acordo com a descrição, este cogumelo recebeu esse nome graças aos pequenos espinhos que pontilham o fundo da tampa. Em sua estrutura, as agulhas são frágeis e macias, incapazes de picar, mas é esse detalhe que dá ao cogumelo alguma semelhança com um ouriço. Muitos estão confusos em nome do cogumelo, como é certo: uma amora ou amora. De fato, esses dois nomes são verdadeiros e iguais.
Dependendo das variedades deste fungo, existem muitas opções diferentes para a sua aparência - quase sem características comuns em amoras. Alguns deles têm chapéus espalhados e se assemelham a raposas, outros têm uma forma arredondada e outros parecem externamente reminiscentes de corais. No entanto, é difícil confundir qualquer um deles com outros cogumelos, sua aparência é tão peculiar.
Do ponto de vista do cozimento, esse cogumelo é usado com pouca frequência e é classificado como condicionalmente comestível, uma vez que a maioria das espécies possui sabor e aroma moderados, além de exigir um método especial de cozimento. No entanto, o ouriço é frequentemente usado em farmacologia - devido às suas propriedades curativas, é uma matéria-prima valiosa para muitos medicamentos.Importante! O ouriço pertence àqueles poucos cogumelos que não têm duplos tóxicos.
Vídeo: como cozinhar amoras
Variedades de amora
Dependendo da variedade, as amoras são convencionalmente divididas em três grupos:
- Comestível - este grupo inclui seis tipos principais de amoras-pretas: antenas - espécimes jovens têm uma cor branca ou rosa de chapéu, com picos brancos característicos em toda a superfície; Alpino - tem a aparência de galhos brancos medindo 5-30 cm, colocados em pernas finas; branco - um chapéu de cogumelo de tom branco ou amarelo, de 5 a 12 cm de tamanho, com pontas brancas nas costas; pente - caracterizado por vieiras em tom bege, branco ou amarelo, cujo comprimento pode chegar a 20–25 cm; amarelo - é um dos tipos mais comuns, o chapéu é vermelho ou laranja no diâmetro atinge 15 cm e seu lado interno é coberto por pequenos espigões; coral - a aparência se assemelha a um galho de coral com muitos galhos brancos; a coleta desses cogumelos é proibida no nível legislativo, pois possui um status de conservação (listado no Livro Vermelho).
- Condicionalmente comestível - A maioria das variedades de amora cai nessa categoria. Os mais comuns entre eles são: amarelo avermelhado - possui um chapéu laranja-avermelhado liso com bordas viradas, bem como muitos pequenos espinhos que vão para a perna do cogumelo; malhada (também lado a lado ou escamosa) - caracterizada por um chapéu marrom ou cinza, coberto por um círculo com escamas escuras; pseudojacker gelatinoso (cogumelo de gelo) - difere em um tipo incomum de chapéu na forma de língua ou leque de cor branca ou cinza, cujo diâmetro atinge 8 cm.
- Não comestível - de acordo com muitas fontes, a maioria desses cogumelos foi atribuída a esta espécie não por representar um risco à saúde, mas por causa de suas baixas características de sabor (por exemplo, amargura pronunciada), além de um cheiro forte e desagradável. Entre eles estão: uma amora listrada - possui um chapéu marrom claro com um tamanho grande (até 10 cm de diâmetro) em uma perna fina e vermelha; Finlandês - um chapéu marrom com um diâmetro de até 15 cm e pontas densas na parte inferior; preto - tem uma cor característica do chapéu (de azul brilhante ao preto, dependendo da idade do fungo), cuja circunferência varia entre 3-5 cm; áspero - um cogumelo de cor marrom claro, com escamas salientes do lado de fora da tampa e agulhas rosa cinza ou sujas do lado de dentro; o clímax climático mais bonito - cresce em árvores secas ou em galhos mortos, tem um formato de chapéu semicircular (em forma de leque) branco, marrom claro ou laranja; Climacodona do norte - difere em forma de folha ou lingüística de chapéus e base de emenda, cor - bege, circunferência - de 10 a 30 cm; fellodon (fundido) - possui pequenos chapéus pretos com um diâmetro de cerca de 4 cm; nas costas existem pequenos espigões brancos; Diabólico - um cogumelo venenoso, facilmente reconhecível, caracterizado por uma base branca do corpo com manchas vermelhas que parecem sangue.
Onde, quando e em que condições elas crescem
O clima mais aceitável para o crescimento de amoras é o clima temperado da zona intermediária. No entanto, esse fungo também pode ser encontrado tanto nas regiões mais setentrionais quanto mais meridionais, e até mesmo no território das florestas subtropicais. Um lugar favorito para as amoras são florestas de coníferas secas que crescem em solo arenoso ou calcário. Dependendo da variedade, esses fungos podem crescer tanto individualmente quanto em grupos. O mesmo se aplica aos locais de crescimento - uma espécie só pode ser encontrada no solo, a outra escolhe árvores secas velhas, tocos, árvores caídas e até cavidades soltas como local de crescimento. A duração das taxas também pode variar: de meados de junho a início de julho, até outubro - novembro.
Você sabe O amora heterogêneo é usado na Noruega como matéria-prima para obter um corante para a lã de ovelha de cor verde azulado.
Propriedades curativas
Apesar da notoriedade, o blackberry tem muitas propriedades úteis.
- Entre eles estão:
- efeito antibacteriano;
- capacidade de aumentar a produção hormonal;
- efeito sedativo no corpo;
- aumentar a imunidade;
- um efeito positivo no trabalho de sistemas corporais importantes como trato gastrointestinal, sistema cardiovascular, sistema respiratório e assim por diante;
- melhora da hematopoiese devido à produção de glóbulos vermelhos.
Vídeo: qual é o valor do cogumelo amora
Além disso, quase todos os tipos de amora foram estudados pelos cientistas para identificar suas propriedades medicinais. Os dados obtidos indicam os seguintes fatos:
- Coral Hedgehog É uma cura potencial para a doença de Alzheimer e também possui altas qualidades anti-helmínticas.
- Motley hedgehog - Um imunoestimulante poderoso que pode inibir o crescimento e o desenvolvimento de células cancerígenas, bem como reduzir significativamente o colesterol no sangue.
- Ouriço branco e amarelo - possuam uma propriedade antibacteriana, amplamente utilizada no combate aos estafilococos que causam úlceras gastrointestinais. Eles também têm a capacidade de retardar o crescimento de células cancerígenas e diminuir o colesterol no sangue.
- Pente de ouriço - É capaz de combater a síndrome hipoacídica (diminuição da secreção gástrica), participa ativamente da luta contra bactérias e fungos e possui qualidades anticâncer.
Quando e como coletar
As espécies comestíveis de amora começam a frutificar no meio do verão e continuam até a primeira geada. No entanto, a colheita mais rica pode ser colhida no início - meados de setembro.
O procedimento para coletar esses cogumelos não é diferente do padrão e é guiado por várias regras:
- para não ferir o micélio e garantir a colheita no mesmo local no próximo ano, é melhor cortar cogumelos com uma faca afiada;
- a coleta é melhor feita no início da manhã - isso aumentará a vida útil dos cogumelos;
- não é recomendável coletar cogumelos velhos ou cobertos de vegetação, pois eles acumulam um grande número de produtos nocivos ao corpo humano do meio ambiente.
Importante! O coletor de cogumelos é um organismo separado que precisa ser restaurado de tempos em tempos; portanto, colhedores de cogumelos experientes recomendam trocar seus locais de cogumelos uma vez a cada vários anos. É melhor fazer isso em um ano bissexto.
Contra-indicações
Apesar de muitas propriedades benéficas para o corpo, esses cogumelos, como qualquer outro, têm várias contra-indicações. É por isso que as pessoas que sofrem das seguintes doenças são aconselhadas a abandonar pratos nos quais as amoras estão presentes:
- pancreatite e secreção biliar prejudicada;
- gastrite ou aumento da acidez do estômago;
- doença hepática (cirrose, insuficiência hepática).
Também deve ser levado em consideração que qualquer cogumelo é uma esponja que absorve todas as substâncias nocivas do meio ambiente, por isso é melhor coletá-lo em locais ecologicamente limpos.
Como cultivar um blackberry
Sabe-se que os cogumelos silvestres são muito pouco cultivados e, portanto, extremamente raramente usados no cultivo artificial, especialmente em escala industrial. Mas existem algumas exceções. Estes incluem champignon, cogumelos ostra e outros. Esta linha também inclui um pente de amora, apreciado por seu sabor, semelhante a carne de camarão, além de tamanhos grandes (até 20 cm de comprimento e até 1-1,5 kg de peso).
Para cultivar esse cogumelo em casa, você precisará comprar um micélio. Sua semeadura é realizada de meados de abril até o final de outubro. Sabe-se que esse tipo de amora cresce em árvores secas e, portanto, qualquer madeira de lei pode ser usada como base de madeira. Nesse caso, os troncos devem ser frescos e um pouco úmidos, seu diâmetro deve estar na faixa de 15 a 20 cm e seu comprimento deve ser de cerca de 1 M. Se apenas madeira seca estiver disponível, ela é preparada preliminarmente: é embebida em água por vários dias e depois administrada. secar levemente em uma área quente e bem ventilada.
O processo de semeadura consiste em várias etapas:
- furos especiais são feitos nos troncos (diâmetro - 0,8 cm, profundidade - 4 cm, distância entre os furos - 10 cm) em um padrão quadriculado;
- um palito de cogumelo é inserido em cada buraco;
- as toras são embrulhadas com filme plástico, no qual são feitos orifícios para o ar;
- a base de madeira é colocada em um local quente e, para umedecê-la várias vezes por semana, regue-a por 10 minutos;
- após o aparecimento de fios brancos de micélio, as toras são colocadas em água fria por 24 horas;
- então eles são instalados na posição vertical e colocados em uma estufa.
No outono, recomenda-se polvilhar toras com folhagem seca. A frutificação começa de 6 a 9 meses após a semeadura.
Apesar da baixa popularidade das amoras, essa variedade ainda é frequentemente usada em pratos diferentes entre os apanhadores de cogumelos experientes. Além disso, você pode cozinhá-lo de várias maneiras. Algumas de suas variedades têm características de sabor bastante altas. E as propriedades benéficas do fungo são apreciadas em vários campos da medicina, tradicionais e não. No entanto, apesar de todos os seus méritos, longe de tudo é necessário para cultivar este cogumelo em escala industrial, devido à baixa demanda por este produto.Você sabe Segundo os cientistas, no mundo existem mais de 2 milhões de espécies de cogumelos. Ao mesmo tempo, apenas 100 mil variedades foram estudadas até o momento.