Nos países ocidentais, uma planta como o incenso tem sido amplamente utilizada no projeto de paisagismo. Na Rússia, essa planta ficou conhecida há pouco tempo, mas já conseguiu encontrar seus fãs decorando-os com suas hortas e canteiros de flores. Que tipo de cultura misteriosa é este artigo vai contar sobre isso.
Descrição da planta
Para entender o que é badan, você deve consultar sua descrição científica. A planta tem um segundo nome - bergenia (bergenia), que lhe foi atribuído em homenagem ao botânico alemão Karl August von Bergen. Este até agora pouco conhecido "modesto" representante do mundo florístico, é claro, merece atenção não apenas por sua decoração, mas também por sua baixa manutenção, o que certamente agradará muitos jardineiros.
Badan é uma planta cultivada ou selvagem
Badan é uma planta herbácea perene pertencente à família Kamnelomkov. São conhecidas cerca de 10 de suas espécies, cujos principais locais de crescimento são prados alpinos e encostas de montanhas da Ásia Central, China e Afeganistão. Sendo originalmente uma cultura de crescimento selvagem, o incenso era capaz de interessar uma pessoa com suas propriedades decorativas. A planta começou a ser usada para decorar jardins rochosos, decorá-los com as margens de lagoas, canteiros de flores e caminhos de jardim.
A beleza de suas inflorescências e folhagens permite criar várias composições pitorescas por um longo período - do início da primavera ao final do outono. Badan combina bem com arbustos ornamentais (zimbro, samambaia), enfatiza a beleza da floração de mahonia, astilbe, une com sucesso plantas bulbosas - açafrões, snowdrops, jacintos, tulipas, etc. Criadores de cientistas têm se engajado ativamente no cultivo da cultura.
Importante! Não é recomendável plantar plantas anuais ao lado do incenso, pois seu transplante regular pode prejudicar o sistema radicular da planta.
Graças ao seu trabalho, hoje existem muitas variedades de incenso. Durante o design do site, muitas vezes são selecionadas várias variedades que diferem na cor dos botões, tamanho e período da floração. Por exemplo, as variedades híbridas Ballawley e Edens Magic Giant, gigantescas para os padrões de Badan, atingindo 60 cm de altura, podem ser complementadas no canteiro com plantas pequenas e compactas Baby Doll, Angel Kiss. Do início da primavera a junho, variedades como Eroica, Overture florescem e, no final do verão, Andrea e Pink Dragonfly, etc., florescem novamente.Com base nisso, podemos dizer com segurança que hoje o incenso é uma planta cultivada amplamente usada no projeto paisagístico. Além da beleza, a cultura também tem propriedades medicinais. Chás e decocções úteis são preparados a partir de seu rizoma e folhas, ajudando com doenças do trato gastrointestinal, pneumonia, tuberculose e distúrbios neuropsiquiátricos. Os meios têm um efeito geral de fortalecimento, estimulam o metabolismo no corpo.
Como é isso?
Badan é representado por arbustos de baixo crescimento, que são altamente decorativos durante todo o ano. Esta é uma planta perene cujas folhas não morrem no outono, mas permanecem no inverno até a primavera. Além do tumulto de cores durante o período de floração, a cultura até o final do outono agrada com um magnífico tapete de grandes folhas verdes escuras, criando um pano de fundo para outras culturas floridas.
Com o início do clima frio do outono, as placas das folhas começam a ficar vermelhas pelas bordas e depois ficam cobertas de manchas bizarras. Além disso, em algumas variedades as folhas mudam completamente de tom para roxo, fogo ou bronze, enquanto em outras apenas as bordas das folhas e veias centrais ficam vermelhas.
Para plantar no jardim, você deve prestar atenção a esses tipos de plantas perenes, como:
- De folhas grossas. Essa variedade recebeu a maior distribuição na cultura, especialmente em variedades como Senior e Purpurea. A planta é representada por arbustos compactos de até 50 cm e floresce uma das primeiras, exibindo inflorescências rosa por cerca de um mês. No outono, as folhas grossas e coriáceas da planta assumem uma cor vermelha e às vezes carmesim.
- Incenso em forma de coração cresce até 40 cm e recebeu o nome de folhas - redondas, em forma de coração. A floração ocorre em maio. Neste momento, os arbustos são cobertos com inflorescências rosa-lilás, embora existam variedades de cor branca.
- Pacífico. A planta apresenta brotos altos, estendendo-se durante a floração até 40 cm e as inflorescências são de cor rosa saturada. As folhas são bastante grandes, com até 20 cm de diâmetro.
- Pamir berry strechi. Essa cultura ganhou popularidade devido ao seu tamanho miniatura - a planta atinge sua altura máxima de não mais que 15 cm.
- Ciliar. Uma característica distintiva desta espécie são suas folhas incomuns. A superfície das placas verdes não é brilhante, mas irregular. Os verdes ficam lindos de manhã cedo, quando gotas de orvalho permanecem nos cílios da folhagem.
Como e quando floresce
As primeiras plantas coníferas são de folhas grossas e saudáveis; elas florescem em meados de abril. Em seguida, o bastão é retomado por espécies e variedades posteriores. As flores são pequenas, em forma de sino, coletadas em inflorescências da tireóide localizadas nas grossas pernas retas. Curiosamente, no início da floração, os caules das flores são bastante curtos - parece que os botões simplesmente caem nas folhas "em montões", mas gradualmente as pernas são esticadas, enquanto os cachos das inflorescências se dobram graciosamente.
Importante! Após a floração, recomenda-se que os pedúnculos sejam cortados para que as plantas não enfraquecem e possam formar folhas saudáveis e fortes.
Eles podem ter tons de branco, rosa, roxo e às vezes roxo. O efeito dessa bela vista é aprimorado pela presença de borboletas multicoloridas, que se aglomeram em grande número nas flores por trás do néctar. Às vezes, em uma inflorescência, você pode encontrar até 3-4 borboletas brilhantes por vez. O florescimento de um incenso é longo, cerca de um mês, uma vez que as flores florescem no pedúnculo gradualmente.
O cultivo do incenso
Badan é uma planta despretensiosa. Em geral, plantar e cuidar dela não será particularmente difícil, mas se você quiser ver a planta saudável e florida, precisará se familiarizar com algumas das sutilezas. Pode ser cultivada no local a partir de mudas prontas adquiridas na loja ou de material obtido por reprodução.
Características de pouso em campo aberto
Para o plantio, você deve selecionar um local adequado. A planta sobrevive perfeitamente na sombra parcial e em áreas ensolaradas. Onde plantar depende do resultado que você deseja alcançar. Se você quiser ver um tapete exuberante de folhagem verde, pode escolher uma área de jardim com sombra. Para que a cultura se surpreenda com sua rica e magnífica floração, ela deve ser plantada em uma área ensolarada e bem iluminada.
Para o solo, a planta é pouco exigente, mas mais espetacularmente parece em solo moderadamente fertilizado. A composição ideal: solo do jardim, húmus e areia, tomados em quantidades iguais. A única coisa que o incenso teme é a estagnação da água no solo; portanto, é aconselhável equipar os boxes com uma camada de drenagem. Antes de plantar, é necessário afrouxar o solo e limpá-lo da grama das ervas daninhas, removendo-o com a raiz. No futuro, quando a cultura crescer, sua densa folhagem não passará mais as ervas daninhas para seus arbustos.
Para o plantio, cavar um buraco com cerca de 30 cm de profundidade e diâmetro.Uma camada de drenagem é colocada no fundo, levemente polvilhada com o solo. Em seguida, defina as mudas e adormeça. O solo deve ser ligeiramente compactado e regado abundantemente, fornecendo cerca de 5-8 litros de água por plantio. Depois disso, recomenda-se a cobertura do solo para reter melhor a umidade. Se você planeja um pouso em grupo, deve observar uma distância entre as cavidades de pelo menos 40 cm para fornecer espaço suficiente para os rizomas ramificados.
Vídeo: plantando uma canoa
Tempo de pouso
O principal plantio de mudas é realizado na primavera ou no início de agosto. O tempo depende da maturidade do material. Se você comprou uma muda pronta em um viveiro, compra ou recebeu dividindo o arbusto, pode plantá-la em qualquer período de abril a agosto.Quanto às mudas jovens cultivadas independentemente das sementes, é melhor adiar o plantio em campo aberto no final do verão. Um plantio anterior - em junho, pode ser realizado apenas se as mudas já estiverem suficientemente desenvolvidas e tolerarem bem uma noite de estadia ao ar livre.
Colhendo mudas
No caso de você ter cultivado mudas, em maio você precisará mergulhá-las em uma caixa, plantando a uma distância de 6-8 cm uma da outra. O espaçamento entre as fileiras deve ser de cerca de 15 cm. Algumas semanas antes de plantar em campo aberto, é necessário endurecer as mudas para que elas se enraízem rapidamente em um novo local.
Você sabe Entre as pessoas, o incenso de folhas grossas foi apelidado de "orelha de elefante" devido às peculiaridades da forma e tamanho de suas folhas.
Para fazer isso, todos os dias a cama-cama é levada para a rua: primeiro, por algumas horas, e depois todos os dias o período de permanência de plantas jovens ao ar livre é aumentado. Quando você percebe que as mudas toleram ficar na rua durante o dia, isso significa que elas já estão prontas para serem transplantadas no solo.
Cuidando do incenso no jardim
As regras básicas para cuidar de incenso no jardim são poucas. Basicamente, eles se resumem a observar irrigação e alimentação periódicas. Além disso, deve-se prestar atenção à poda da planta e, se necessário, saber como transplantar o arbusto para um novo local.
Rega
Perene não é exigente em rega. Para uma maior extensão, o plantio localizado em áreas ensolaradas precisa disso. Se houver precipitação natural suficiente na primavera e no verão, o solo poderá não ser umedecido.Se as estações são secas, a rega principal é realizada várias vezes: durante o período de brotamento, durante a floração e algumas semanas depois. Para preservar a umidade do solo, ele deve ser coberto com turfa, areia ou serragem.
Top vestir
O primeiro curativo é introduzido no início da primavera, usando fertilizantes minerais complexos. Uma boa opção seria a composição "Effekton para plantas com flores", que nutre o solo com todas as substâncias necessárias para o bom crescimento do incenso. Uma solução é feita a partir da droga, diluindo 2 colheres de sopa. eu em um balde de água que regava o canteiro do jardim. Consumo aproximado - 10 litros por 2 m².
2 semanas após a floração, repita o procedimento. Durante esse período, é melhor usar a ferramenta "Kemira-combi", criada à taxa de 1 colher de sopa. em 10 l de água. Essa parcela é suficiente para processar 2 m² de terreno. Essa cobertura irá garantir o crescimento de novas folhas.
Transplante
Badan pode crescer por um período muito longo em um só lugar. No entanto, para garantir o florescimento decorativo persistente, na idade adulta (6 a 7 anos), é recomendável transplantá-lo para uma nova área fertilizada. Além disso, a necessidade de transplante pode ser causada pelo redesenvolvimento do local ou por uma doença da cultura. Transplante envolvido no início do outono, embora em princípio seu transplante na primavera e até no verão, em clima ameno, seja bem possível. Primeiro, prepare o poço de aterrissagem.Em seguida, o mato é desenterrado por todos os lados e, juntamente com o pedaço de terra, é transportado para um novo local de desembarque. Se o transplante for acompanhado por uma divisão do mato, o rizoma deve ser lavado do chão após a escavação. Depois disso, vários fragmentos com brotos fortes são separados e o rizoma antigo é descartado. Após o transplante por 2-3 semanas, você precisa regar ativamente as plantas. Se você os transplantou no verão, não se esqueça de cobrir o solo e sombrear o plantio.
Poda
Imediatamente após o inverno e durante toda a estação, são realizadas sucatas sanitárias. Os arbustos devem ser bem examinados e, se encontrarem brotos secos, secos ou doloridos, corte-os imediatamente. Além disso, as inflorescências são removidas no outono e, no início da primavera, todos os brotos crescidos que engrossam demais o território.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar uma variedade amada de incenso. A divisão de um arbusto adulto é considerada a mais simples e a semeadura é a mais trabalhosa. Além disso, a cultura também é cultivada a partir de raízes ou estacas verdes.
Vídeo: o cultivo e propagação do incenso
Dividindo o mato
A divisão do mato é um dos métodos mais comuns de propagação do incenso. Devido ao fato de o poderoso rizoma da planta estar localizado horizontalmente no solo em uma profundidade rasa, a cultura se expande rapidamente em largura e pode representar uma ameaça para a planta circundante. Isso torna necessário dividir periodicamente o arbusto. De uma planta adulta, você pode obter de 3 a 4 mudas jovens.O melhor período para dividir é setembro. Um arbusto adulto é cuidadosamente desenterrado com uma pá e removido do chão. A raiz deve ser lavada com água. Em seguida, com uma faca afiada, os arbustos são separados para que pelo menos um tiro forte permaneça em cada um. O rizoma antigo pode ser descartado. Antes de plantar em novas covas, é aconselhável tratar as raízes em um estimulador de crescimento usando, por exemplo, Epin. Após o plantio, eles são abundantemente regados e cobertos com uma espessa camada de turfa.
Mudas de raiz
Para propagar o incenso com estacas de raiz na primavera, você precisa cavar um arbusto, enxaguar com água e dividir o rizoma com uma faca afiada em vários fragmentos. Cada segmento deve ter um comprimento de cerca de 3-4 cm e um rim. O material resultante é enterrado em caixas com solo preparado a partir de turfa e areia - aqui o processo de enraizamento ocorrerá. Quando novos brotos aparecem acima do solo, eles podem ser plantados em novas caixas de crescimento até que as mudas reais cresçam mais fortes. Depois disso, eles são mergulhados e plantados em campo aberto.
Mudas de brotos
Para propagar o incenso com estacas, você precisa escolher brotos de meia idade (4-5 anos). Os galhos devem ter botões apicais e rosetas. Estacas no início da primavera. Cada uma delas deve ter cerca de 10 cm de comprimento e as folhas inferiores são arrancadas, deixando apenas 3-4 folhas.Recipientes com turfa são preparados para o plantio. As estacas são plantadas a uma profundidade de 4-6 cm. Geralmente, o enraizamento ocorre rapidamente, dentro de uma semana. No final da primavera, eles começam a se adaptar às condições da rua, levando-os periodicamente ao ar fresco e, no final do verão, podem ser transplantados para o campo aberto.
Sementes
O cultivo de incenso a partir de sementes é o procedimento mais longo, mas ao mesmo tempo permite obter muito material de plantio por vez. A semente é colhida após a floração. Em setembro, você precisa coletar as inflorescências, trazê-las para a sala para secagem e, em seguida, abrir as caixas de sementes e sacudir o material.
Semeiam incenso no final do outono. Para fazer isso, prepare os recipientes com solo floral com antecedência. Para o plantio, os sulcos são formados com uma profundidade de cerca de 5 mm a uma distância de 3-4 cm um do outro. São derramados com água morna e sedimentada, depois cheios de sementes e fecham. É melhor levar a caixa para o quintal e colocá-la sob a neve.
Você sabe Badan pertence a centenários — em um lugar, a planta se sente ótima por cerca de 15 anos e até mais.
No início de março, o contêiner com semeadura é trazido para a sala, instalado em um local escuro com temperatura do ar de cerca de + 20 ° C, regado. Após 20 a 25 dias, os primeiros tiros aparecerão. Todo o período de crescimento é necessário para umedecer e soltar o solo, afinar as mudas. O primeiro sinal de afrouxamento é o aparecimento de um revestimento verde na superfície do solo, o que significa que uma quantidade suficiente de oxigênio não atinge as raízes das plantas.Então, as mudas crescem até meados de maio. Em seguida, mergulham na caixa e crescem até o final do verão, retirando periodicamente o ar fresco para endurecer.Em agosto, eles podem ser transplantados para o campo aberto. Para isso, faça furos com cerca de 10 cm de profundidade e diâmetro. Os arbustos são dispostos de acordo com o esquema de 40 × 40 cm Após o plantio, os arbustos são abundantemente regados e o solo é coberto.
Doenças e pragas
Sob condições favoráveis de cultivo e cuidados adequados, o incenso é mais raro. No entanto, os casos não são excluídos quando a planta é afetada por uma infecção por fungos ou sofre ataques de pragas de insetos. Na maioria das vezes, a cultura sofre com uma longa permanência úmida, com base na qual a ramulariose se desenvolve. Esta doença pode ser diagnosticada pela aparência no lado superior das folhas de manchas marrons com uma borda vermelha. Ao mesmo tempo, nos lados inferiores, você pode notar um leve revestimento esbranquiçado. Se o tratamento não for iniciado a tempo, as folhas começarão a secar, desintegrar-se e, eventualmente, a planta morrerá.
Para curar a cultura, você deve primeiro remover todas as folhas danificadas e tratar a própria planta com uma preparação química contendo cobre. Pode ser líquido de Bordéus, Fundazol, etc. Quanto às pragas, você precisa ter cuidado com nemátodos e moedas de um centavo. Não é difícil se livrar dos centavos - para isso, a planta é pulverizada com inseticidas. Por exemplo, você pode usar "Aktara", que é tratado duas vezes com arbustos em intervalos de 7 a 10 dias. Nemátodos são mais difíceis de combater. Será necessário desenterrar a planta afetada, enxaguar o rizoma e manter por 30-40 minutos em uma solução de permanganato de potássio.Após esse procedimento, o mato é transplantado para um novo local, e a terra onde cresceu anteriormente é tratada com um inseticida ("Actellik"). Nesse local, será possível plantar outras culturas apenas em um ano. Plantar incenso no local é uma boa opção para os jardineiros. A planta adornará qualquer canto do território da casa com dignidade, e sua falta de exigência salvará os proprietários dos muitos problemas que acompanham o cultivo da maioria das culturas decorativas.