Um grande número de residentes de verão é plantado em suas áreas de thuja. Essas plantas são ideais para criar composições de designers. Eles também são muito despretensiosos no cuidado e no cultivo. Mas existe o risco de danos às árvores decorativas por várias doenças ou insetos nocivos. Sobre os inimigos mais comuns das coníferas e métodos para lidar com elas - mais adiante neste artigo.
Doenças de Thuy e seu tratamento
Entre as doenças mais comuns e perigosas, podemos citar: shute, ferrugem, ferrugem, necrose, podridão radicular, fusarium. As plantas infectadas por eles costumam morrer. Portanto, é necessário nos estágios iniciais ser capaz de reconhecer sintomas prejudiciais e realizar o tratamento a tempo.
Importante! Certifique-se de aparar os galhos velhos e danificados, eles precisam ser queimados. Uma vez que esses brotos podem ser uma fonte de infecção por doenças e pragas.
Schütte
Doença fúngica caracterizada pelos seguintes sintomas:
- as agulhas ficam amarelas na primavera;
- uma teia densa aparece no thuja, primeiro cinza, depois ficando preto e marrom;
- as agulhas, portanto, grudam.
Você pode combater a doença pulverizando com a preparação de Topsin-M (15 g por 10 litros de água), solução Kurzat a 0,7%, cloróxido de cobre a 0,5%, solução de Fundazol a 0,2%, etc. Também é muito importante executar medidas preventivas: cortar galhos secos e doentes, tratar com 1% de mistura Bordeaux, sulfato de ferro ou cobre na primavera e no outono.
Ferrugem
Os principais sinais de ferrugem no thuja:
- fica marrom e cai de agulhas;
- principalmente brotos jovens são afetados.
Para o tratamento dessa doença, é melhor usar o medicamento "HOM" (40 g por 10 litros de água). Pulverize na primavera e no verão (em caso de desenvolvimento repetido). Também é possível tratar a zona do tronco próximo com o agente químico "Fundazol" (20 g por 10 l de água). Para prevenção, você precisa usar o fungicida "HOM" apenas 1 vez na primavera.
Phytophthora
Uma doença muito perigosa que destrói completamente a planta e se manifesta pelos seguintes sintomas:
- o topo da planta se dobra;
- a árvore começa a desaparecer;
- uma sombra cinza aparece nas agulhas;
- o tronco abaixo amolece e fica marrom por dentro;
- um odor podre aparece na zona basal;
- a raiz se quebra facilmente.
É impossível curar plantas da praga tardia. As árvores devem ser destruídas imediatamente, a fim de evitar expandir a gama de influências prejudiciais. Desinfecte a terra. Para evitar a ocorrência de doenças, as mudas devem ser plantadas em áreas com boa permeabilidade à água.
Você sabe Graças às qualidades curativas e decorativas dos thujas, eles eram constantemente plantados em parques reais na França.
Podridão da raiz
Outra doença afetada pelas raízes das plantas e causada por um fungo. Pode ser distinguido por tais sinais:
- o thuja atira primeiro, ficando amarelo, depois marrom;
- um revestimento branco aparece na casca e na madeira da arborvitae;
- a raiz do pescoço fica marrom;
- árvores jovens morrem muito rapidamente.
Nesse caso, thujas infectadas não são restauradas. Eles devem ser destruídos imediatamente. As árvores vizinhas devem ser regadas com uma solução a 0,2% de "Rovral Flo 255 SC".
Necrose
Esta doença é causada por vários tipos de fungos. Manifesta-se com os seguintes sintomas:
- a casca nas áreas afetadas fica marrom;
- brotos de plantas morrem;
- as agulhas ficam amarelas de cima para baixo e depois escurecem e caem.
Se ocorrer necrose, as árvores afetadas devem ser cortadas e queimadas. Nas proximidades, as plantas em crescimento devem ser pulverizadas com Topsin M 500 SC a 0,1%.
Fusarium
Afeta o sistema radicular das coníferas. O agente causador é um fungo patogênico. Você pode distinguir esta doença da seguinte maneira:
- as raízes ficam marrons;
- as agulhas murcham, ficam amarelas, coram e caem;
- com o tempo, as árvores secam.
A doença ocorre quando o thuja é plantado em áreas com água estagnada, com baixa permeabilidade do solo e iluminação insuficiente. A luta contra a infecção por Fusarium consiste no tratamento de plantas com uma solução a 0,2% de Fundazol, Abiga-Peak, HOM, etc.
Pragas de Thuje e a luta contra eles
Além das doenças fúngicas, existem também outros inimigos do thuja - insetos nocivos (ácaros, pulgões, luboed, mariposa manchada, minhoca). Eles também causam grandes danos às plantas, muitas vezes levando à sua morte.
Importante! Todos os produtos químicos devem ser usados de acordo com as instruções anexadas a eles. Você também deve aderir às regras de sua própria segurança ao trabalhar com elas.
Ácaro aranha
Ataca principalmente árvores que crescem em solos secos. A aparência de um ácaro na thuja é acompanhada pelo seguinte:
- uma teia aparece nos galhos;
- as agulhas ficam cobertas de manchas amarelas, se desfazem.
Depois que os primeiros sinais aparecerem, é necessário tratar as árvores com infusões de dente de leão (despeje 300 g de dente de leão picado em 10 litros de água morna e deixe por 5 horas), alho (150 g de casca de alho seca despeje 10 litros de água e deixe por 24 horas) ou solução de enxofre coloidal (40 g por 1 balde de água). Mantenha o thuja umedecido com água fria (isso repele os carrapatos).
Pulgões
Suco de sucção de insetos prejudicial de brotos jovens. Por uma temporada pode dar até 5 gerações. As árvores doentes têm a seguinte aparência:
- as agulhas ficam marrons;
- as plantas caem no outono e no inverno;
- O pulgão se forma na superfície da colônia na forma de um revestimento branco.
Neste caso, recomenda-se o tratamento duas vezes de thuja com as preparações “Karbofos” (60 g por 8 l de água), “Fitoverm” (4 ml por 1 l de água, solução de trabalho), etc.
Luboed
O comedor de besouros Thuja se alimenta de casca, fibra, madeira de galhos, danificando muito as plantas.
Você pode detectá-lo pelos seguintes sinais:
- pequenos buracos são visíveis no córtex;
- os brotos desbotam e secam;
- árvore perece parcial ou completamente.
Você precisa tratar o thuja deste inseto com a ajuda de inseticidas como o Karbofos (90 g por 10 litros de água). Em medidas preventivas, recomenda-se examinar cuidadosamente as mudas jovens, evitando assim a infecção por pragas nas plantas. Na primavera, trate com uma solução a 1% de líquido Bordeaux.
Traça manchada
Uma pequena borboleta de 4 mm representa uma grande ameaça para as coníferas. O dano que ela infligiu se parece com isso:
- o topo das árvores fica marrom;
- as pontas dos galhos morrem;
- pequenos furos aparecem em superfícies danificadas.
Para evitar a destruição em massa de thuja, é necessário aparar rebentos danificados. Também pulverize com produtos químicos Fumitox Antiklesh, Tornado Antiklesh, Moskitol Antiklesh.
Folheto
Outra praga comum do thuja é a lagarta. O inseto põe ovos nas fendas da casca, das quais as lagartas eclodem com o tempo e comem brotos jovens.
É caracterizada por tais sinais:
- casulos com lagartas no meio aparecem nas agulhas;
- planta conífera envolvida em teias de aranha;
- as árvores perdem sua bela aparência;
- as arborvitas estão doentes e perecem.
A prevenção é que você precisa tratar as árvores com preparações Fufanon (1 ampola por 1-2 litros de solução de trabalho em água), Decis Profi (1 g por 10 litros de água), Actellik (15 g por 10 litros de água) .
Prevenção
Para evitar o aparecimento de doenças ou insetos nocivos no thuja, as medidas preventivas desempenham um papel importante.
Você sabe Nos séculos antigos, as agulhas de thuja eram usadas para queimaduras sacrificiais.
Eles não exigem muito esforço e são os seguintes:
- inspecione regularmente as plantas quanto a danos ou alterações;
- plantar árvores em áreas abertas e ensolaradas;
- na primavera e no outono, poda galhos velhos, doentes e danificados;
- comprar material de plantio saudável de fornecedores confiáveis;
- realizar pulverização preventiva na primavera;
- hidratar e alimentar as árvores a tempo.
Todos esses procedimentos ajudarão a proteger as coníferas contra doenças, além de torná-las mais fortes e mais bonitas.
Apesar de as arborvitas serem muito despretensiosas, alguns cuidados devem ser tomados. Atenção especial deve ser dada à proteção contra os efeitos nocivos de doenças e insetos. Graças a essas ações, representantes de coníferas poderão decorar qualquer terreno com aparência, trazendo prazer estético aos seus proprietários.