Certamente todos os proprietários de pelo menos uma pequena cabana de verão pensavam em construir um mirante. Esta pequena forma arquitetônica permite criar as melhores condições de relaxamento, além do aconchego e conforto necessários. Entre todos os tipos de abundância de seus vários tipos, o mais ousado e moderno é considerado uma estrutura de vários níveis, com um segundo andar aberto. O artigo descreve em detalhes como construir um gazebo de forma independente e também descreve todas as sutilezas da construção de uma estrutura de dois andares.
Criação de desenho
Um desenho detalhado é a primeira coisa a começar muito antes do início da construção do mirante. Antes de tudo, não apenas a harmonia e proporcionalidade de toda a estrutura, mas também o cálculo correto dos volumes de materiais de construção dependem de seus detalhes. Isso geralmente não requer conhecimentos e habilidades especiais, pois na construção de pequenas formas arquitetônicas é permitido fazer isso esquematicamente.
Um desenho correto deve descrever:
- plano geral do site;
- a base da estrutura e sua forma;
- a forma de cada lado da estrutura, incluindo o telhado;
- diagrama de quadro;
- todas as estruturas de suporte de carga;
- posição da janela e aberturas de entrada.
Além disso, o projeto correto sempre carrega informações sobre os materiais utilizados, suas características e métodos de fixação de elementos individuais. Ao mesmo tempo, a máxima escrupulosidade no estágio de planejamento permite levar em consideração todas as nuances, além de evitar todo tipo de dificuldades imprevistas.
Importante! O desenho principal, bem como as imagens adicionais, devem ser executados em uma escala relativa à estrutura futura. Esta é a única maneira de recriar corretamente o circuito em espécie, sem erros e imprecisões.
Materiais e ferramentas necessários
Quase todos os materiais de construção destinados à construção de estruturas de capital podem ser usados para construir um mirante. No entanto, a opção mais barata e fácil de processar é a madeira natural, enquanto permite criar um design bastante estético.
A partir de materiais de madeira, você precisará de:
- trilho de montagem;
- madeira 100 × 100 mm (cintas, armação e sobreposição);
- madeira 150 × 50 mm (sistema de vigas);
- placa polida resistente à umidade;
- grades decorativas para trilhos.
Além disso, você precisará de cantos e placas de metal perfurado, parafusos de madeira, âncoras, bem como reforço e mistura de concreto da marca M200, no mínimo. O concreto pode ser fabricado de forma independente e adquirido na forma acabada. Também exigirá material de cobertura ou qualquer outro material de impermeabilização semelhante.
Das ferramentas para construção, você precisa do seguinte mínimo:
- um martelo;
- serra na madeira;
- chave de fenda uma cruz ou uma chave de fenda;
- broca de martelo ou broca de martelo;
- pá;
- recipiente para mistura e armazenamento de mistura de concreto.
Seleção e preparação do local
Uma seleção escrupulosa de um local para um gazebo é um dos principais requisitos ao criar um design de durabilidade que ofereça o melhor conforto. É por isso que a parte remota do jardim, localizada à sombra da vegetação alta, é considerada o melhor lugar para um mirante. Se uma lagoa ou fonte artificial estiver equipada no local, o mirante deve ser localizado no corpo d'água o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, a estrutura deve complementar harmoniosamente o território do jardim, bem como todos os tipos de vegetação.
Do ponto de vista prático, o local ideal para construção deve estar localizado em uma pequena colina. Isso evitará inundar a fundação durante fortes chuvas ou degelos na primavera. Além disso, para evitar a subsidência do edifício, o local sob a estrutura futura não deve ser localizado em solos aráveis, caso contrário, será necessário aprofundar a fundação para horizontes do solo que não estejam envolvidos na atividade econômica.
A preparação básica do território para a construção de um mirante é bastante simples. Primeiro, a horta precisa ser limpa de todos os tipos de ervas daninhas, além de outros tipos de lixo, e depois nivelada. Se o local da futura estrutura estiver em uma colina, a camada de solo arável deve ser removida, se possível. Depois disso, com a ajuda de estacas de madeira e um fio denso, você precisará marcar a base da futura estrutura.
Colocação de fundações
A fundação é colocada em relação à área marcada com estacas. Para fazer isso, crie uma vala uniforme ao longo de seu perímetro com uma profundidade de pelo menos 50 cm e uma largura de 30 cm. Uma cofragem com uma altura de 15 a 20 cm é instalada sobre ela. No futuro, o reforço deve ser instalado no poço ao nível da cofragem e depois despeje a mistura de concreto. Após o endurecimento da mistura, a cofragem pode ser desmontada e prosseguir para os próximos passos.
Para economizar materiais e dinheiro, a fundação da tira pode ser substituída por pilares de concreto. Para fazer isso, em vez de uma estrutura contínua em torno do perímetro da base marcada, devem ser criados 4-8 espaços em branco para colunas, nas quais a mistura de concreto deve ser derramada ainda mais.
Importante! O concreto seca e ganha força por pelo menos 25 dias. Até esse momento, não é recomendável erguer paredes ou molduras, caso contrário, há uma alta probabilidade de violar sua integridade.
Arnês inferior e instalação da estrutura
A instalação do arnês inferior e da estrutura começa após a mistura de concreto ter solidificado completamente. Para isso, uma viga de madeira com uma seção de 100 × 100 mm deve ser colocada no perímetro da fundação de cada lado. Você pode fazer isso de duas maneiras: sobrepor ou nivelar com o lado adjacente. No primeiro caso, na junção das vigas, é necessário fazer ranhuras de interseção; no segundo, as cintas são fixadas umas às outras usando placas de montagem ou cantos.
Depois de fixar o chicote, você pode instalar as vigas de suporte. Eles são colocados no canto de cada lado, bem como a uma distância de 50-100 cm, aderindo a uma vertical ideal de 90 °. Sua altura deve corresponder à altura do teto do projeto. Uma madeira de 100 × 100 mm é usada para uma moldura de madeira, presa à sua fixação usando cantos de metal e chapas perfuradas. Estes últimos são fixos para que a conexão seja feita na forma de um chanfro, num ângulo de 45 °.
Instalação de um tronco para o piso e a guarnição superior do primeiro andar
Assim que a base estiver pronta, ela deve, antes de tudo, concluir sua ligação. Aplique para estas barras da mesma seção - 100 × 100 mm. Eles são colocados nas vigas de suporte por cima e fixados com cantos e placas perfurados. As interseções de canto das barras de cintas devem ser conectadas de acordo com o método de ranhura, para o qual será necessário criar recortes de vasimocontato em cada uma delas. Além disso, o chicote é reforçado com a ajuda de parafusos ou buchas auto-atarraxadas alongadas.
Você sabe A pátria dos mandris é considerada a costa do Mediterrâneo, bem como a parte norte do Oceano Atlântico. Na Rússia, essas estruturas apareceram pela primeira vez no século XVIII, no território dos jardins reais.
O quadro pronto começa a se fortalecer do chão. Para fazer isso, é fortalecido com a ajuda do chamado atraso. São barras de seção 100 × 100 mm, dispostas em uma direção com um passo não superior a 50 mm, contando com o arnês. Conclua a instalação do primeiro andar instalando grades decorativas de trilhos nas aberturas entre as barras verticais. No entanto, a estrutura tanto interna quanto externa pode ser revestida com uma prancha, tábuas de madeira ou qualquer outro material.
A construção do segundo andar
A construção do piso superior de uma estrutura de dois andares começa com a instalação do piso. Para fazer isso, entre os dois lados mais curtos, as barras são dispostas com uma seção de 100 × 100 mm, o passo não deve ser superior a 50 mm. Eles são presos à base com a ajuda de âncoras, reforçando adicionalmente o local do pacote com chapas e cantos metálicos. Depois disso, um material de cobertura ou outro material impermeabilizante é colocado no topo do teto. No final da instalação em torno do perímetro da estrutura, é necessário fixar a barreira envolvente com uma altura de cerca de 50 a 100 cm. Nesse caso, os trilhos decorativos são considerados a solução mais simples.
Instalação de piso
O piso é fixado em cima da defasagem, começando no primeiro andar e terminando com o topo. A opção mais barata é uma placa lixada ou painéis especiais. Para alcançar a maior vida útil possível do revestimento, a tábua de chão é tratada com substâncias protetoras contra a umidade. Ao mesmo tempo, a madeira embebida com medicamentos antifúngicos especiais é usada para cobrir o piso do segundo andar.
Escadaria
A instalação das escadas é considerada a última e uma das etapas mais importantes na construção de uma estrutura de duas camadas. Este objeto pode ser instalado dentro e fora do mirante. Além disso, a última opção é a mais rentável. Ele não apenas permite criar uma largura confortável das escadas e a altura dos degraus, mas também possibilita evitar a confusão do espaço interno do gazebo.
Você sabe O edifício mais alto do mundo é considerado o arranha-céu Burj Khalifa localizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos). Sua altura é de 829,8 m, o que é um recorde absoluto.
Na maioria das vezes, madeira ou metal é usado para construir essa instalação. Ao mesmo tempo, as estruturas metálicas são mais preferíveis para escadas externas. Você pode criar uma escada de qualquer complexidade, mas é recomendável comprar uma estrutura pronta que consiste em vários módulos. Isso simplificará bastante sua construção, além de proteger contra todos os tipos de dificuldades durante operações posteriores. Nesse caso, recomenda-se prestar atenção aos modelos com uma altura de degrau de 17 a 25 cm; em outras faixas, a subida será mais difícil e desconfortável.
Sistema de telhado e telhado
Como o design deste mirante de dois níveis oferece um piso superior aberto, a instalação dessa estrutura não realiza a instalação no telhado. No entanto, do final do outono ao início da primavera, a estrutura deve ser protegida da neve e da precipitação excessiva, caso contrário, a duração de sua operação diminuirá significativamente.
Eles resolvem esse problema instalando um sistema de viga temporário. Sua base são barras paralelas (150 × 50 mm) dispostas no corrimão com um passo de 50 cm. Para alcançar a drenagem desejada da chuva, no topo do atraso, eles fazem uma caixa do trilho de montagem com uma inclinação de pelo menos 15 ° para um lado. Qualquer material de cobertura é fixado em cima dessa caixa, enquanto o revestimento feito de chapa (papelão ondulado ou telha de metal) é considerado o mais rentável e apropriado.
Um mirante com dois níveis é o melhor exemplo de uso racional do espaço livre com o máximo efeito. Essa estrutura permite dividir efetivamente o espaço, além de criar áreas confortáveis para todos os tipos de recreação. No entanto, antes de sua montagem, deve-se levar em consideração que os edifícios abertos estão sempre sujeitos ao impacto máximo da precipitação; portanto, sua vida útil é várias vezes menor que a dos edifícios internos.