Caminhos de madeira em uma casa de verão não são apenas bonitos, mas também funcionais. Muitos paisagistas recomendam o uso desse elemento externo para dividir o território em zonas, para criar caminhos de conexão entre diferentes edifícios e estruturas. Existem muitas variações dessas faixas. Cada proprietário pode instalar esse elemento do projeto da paisagem, ajustando-o ao estilo pronto de seu site.
Vantagens e desvantagens das passarelas de madeira
Como várias partes do exterior, esses caminhos têm seus prós e contras.
- A lista das principais vantagens dos caminhos de madeira inclui:
- Simpatia ambiental. Esse material não só se encaixa organicamente em quase todos os estilos da horta, mas também não tem efeitos tóxicos no meio ambiente. A madeira é um produto natural puro, portanto, não causa danos aos seres humanos ou ao meio ambiente.
- Disponibilidade. Esses caminhos de jardim não exigem enormes custos financeiros durante a criação e durante o reparo. Muitos proprietários encontram cortes de serras de madeira em pátios que já se tornaram recuperados, o que é muito lucrativo. A instalação das faixas é bastante simples, portanto, a instalação pode ser feita com suas próprias mãos e sem a ajuda de especialistas, e isso é bastante econômico.
- Originalidade. Caminhos de madeira são distinguidos por seu estilo único. Cada proprietário pode traçar a pista à sua maneira, usando seu próprio padrão, cortes de vários tipos de árvores, elementos decorativos incomuns. Tudo isso como um todo criará um design original.
- Fácil de instalar e operar. Colocar uma passarela de madeira é muito mais fácil, por exemplo, do que um caminho na calçada. Não requer a implementação de tecnologias de instalação complexas e também não precisa comprar materiais e ferramentas caros. A restauração de tais caminhos é simples, pode ser feita de forma independente, sem chamar os mestres.
- A lista de falhas é muito menor. Consiste em dois pontos:
- Fragilidade. A madeira é um produto orgânico que pode se deteriorar devido a vários fatores mecânicos e naturais. Mesmo se você usar meios especiais para proteger esse material, não tenha certeza de que isso ajudará a preservar o produto por décadas.
- Recurso de aplicação. Caminhos de madeira não podem ser chamados de elementos de design universal. Eles se encaixam perfeitamente nas parcelas do país, projetadas no estilo de "país" ou "casual", e quando o território é enquadrado em um estilo modernista, você deve pensar na adequação de seu uso.
Tipos de passarelas de madeira
Existem muitas opções para caminhos do material em questão.
Os designers modernos recomendam que os proprietários de casas particulares usem caminhos em seus quintais com base em:
- cortes de madeira;
- pranchas;
- viga de madeira;
- parquet de jardim;
- casca de árvore ou serragem (cobertura morta).
Cada um desses tipos tem uma tecnologia de criação quase idêntica, apenas as características externas e alguns detalhes de estilo serão diferentes.
Feito de cortes de madeira
Hoje, essas faixas são muito populares, pois o material está disponível e é fácil de instalar. Não é necessário comprar um corte de árvore, ele pode ser obtido após a limpeza dos territórios como resultado do trabalho das concessionárias e em muitas outras situações. A aparência desse tipo de caminho é muito semelhante à de pedras de pavimentação. A principal diferença é que os cortes de serra de madeira são caracterizados por padrões e tamanhos distintos, o que cria um design original.
A colocação do tipo de pista em questão pode ser feita de diferentes maneiras: alternando formas grandes e pequenas, dispostas na forma de vários ornamentos e padrões, formas, criando "ilhas" de elementos de madeira. As especificidades da criação dessa versão do caminho são que os cortes da serra devem ser parcialmente escavados no chão.
De tábuas de madeira
Esta opção é considerada temporária. Isso se deve ao fato de as placas nem sempre terem uma aparência estética e também, com uso constante, as peças podem entrar em colapso rapidamente. Na maioria das vezes, os caminhos considerados são utilizados nos primeiros anos após a construção da cabana e nos estágios iniciais do design do exterior do local. O caminho das placas é uma opção barata, simples e funcional; muitas pessoas preferem instalá-las.
É possível encomendar madeira ou materiais disponíveis após a construção. O processamento de placas geralmente é realizado usando uma plaina ou máquina elétrica. A instalação de tal caminho é possível na superfície da terra e em um longo tronco de madeira. A segunda opção é mais durável.
Importante! Recomenda-se fazer areia sob a alvenaria. Além disso, as pranchas devem ser tratadas com agentes protetores especiais para madeira.
De uma barra de madeira
Essa opção é muito semelhante a um calçadão, mas a diferença está apenas nas características do material. O bar é considerado mais caro e durável. Muitos proprietários preferem, em vez de placas, por causa da estabilidade, confiabilidade e durabilidade. Você pode colocar o feixe de maneira contínua e intermediária. Estabeleça o tipo de caminho considerado diretamente para o solo sem o uso de alvenaria, mas para isso é necessário nivelar a superfície do solo.
Do chão do jardim
Este tipo de faixa é amplamente utilizado hoje.. Para a criação de placas prontas a partir de placas ou material compósito. O deck é a opção mais popular, produzida sob a forma de módulos lado a lado ou parquet de jardim. Esse revestimento é feito de compósito comum de larício, pinho ou polímero de madeira. Para evitar que o parquet se dobre, é recomendável colocá-lo em uma superfície dura previamente preparada.
Da casca de árvores e serragem (cobertura morta)
Devido ao fato de esse material ter vida curta e endurecer rápido o suficiente, é necessário derramar produto orgânico de tempos em tempos. A instalação fácil é uma vantagem nesse caminho, pois você só precisa remover o solo superficial. Ao organizar essas faixas temporárias, é imperativo instalar bordas para reduzir a probabilidade de respingos de cobertura morta.
A desvantagem desse tipo de calçada no país é que, devido à alta probabilidade de deterioração dos resíduos de madeira, o conteúdo da vala deve ser substituído a cada 1-2 anos. Também é necessário levar em consideração o fato de as partículas aderirem aos sapatos e se espalharem por toda a área. No território com solo arenoso, você pode derramar cobertura morta diretamente no chão sem o uso de material para impermeabilização.
Seleção e preparação de material para faixas cortadas
O primeiro passo na criação de uma calçada de madeira campestre é a seleção e o processamento corretos de madeira. Serras podem ser retiradas de qualquer tipo de árvore. As melhores opções são carvalho, larício e faia.
Você sabe Os especialistas dizem que os cortes de lariço podem durar um quarto de século ou mais com o manuseio adequado do material na fase inicial da colocação da trilha.
Muitas vezes, os proprietários escolhem madeira de espécies coníferas, acreditando erroneamente que, graças às resinas, os cortes de serra durarão mais tempo. De fato, as “rondas” do pinheiro são mais friáveis e decaem muito mais cedo do que as espécies decíduas sólidas.
O processamento da madeira é realizado de acordo com as seguintes regras:
- A altura padrão dos anéis é de 15 a 20 cm. Se a espessura for menor que 10 cm, é muito provável que os cortes da serra não se mantenham bem no chão e também possam rachar sob carga.
- Cada elemento de madeira deve ser limpo de casca. Apodrece rápido o suficiente, apesar do uso de equipamento de proteção.
- Recomenda-se que o corte da serra inferior seja processado com betume.
- Usando sulfato de cobre, você não apenas protege a madeira, mas também obtém uma sombra escura nobre.
- As serras de trincas devem ser descartadas.
- É possível aplicar material completamente seco após o processamento.
Ferramentas necessárias
Para criar caminhos, além dos cortes de serra de madeira, é necessário preparar alguns materiais e equipamentos.
A lista de itens obrigatórios inclui:
- Cavilhas e corda para marcação.
- Impermeabilização: geotêxtil laminado ou não tecido.
- Seixos, cascalho, areia e água para a fundação.
- Pá, baldes e escovas para preparação de valas.
- Pedras ou barras para os lados.
- Nível.
- Martelo ou marreta.
- Motosserra.
Marcando o local e desenhando
Esta etapa envolve refletir sobre o estilo da pista e seu layout, após o qual tudo isso deve ser transferido para o desenho. O design deve indicar a configuração da linha e os parâmetros do caminho.
O plano preparado pode ser transferido com segurança para o site. Alguns ajustes podem ser feitos aqui, pois o local geralmente é um pouco diferente do plano do proprietário. Marque a área com estacas e uma corda esticada entre elas. É muito importante determinar a localização da pista principal e caminhos estreitos e sinuosos adicionais.Importante! A largura média da pista é 60–80 cm do cálculo de que para uma pessoa cerca de 35 cm será suficiente.
Etapas da construção
Depois que as etapas preparatórias foram tomadas para criar uma calçada de madeira campestre, você pode começar o trabalho principal.
A construção consiste nas seguintes etapas:
- preparação de valas;
- preparação da base, impermeabilização e bordas (se necessário);
- estabelecendo cortes de serra.
Cada passo requer atenção. Em caso de erro, o proprietário terá que gastar dinheiro em materiais adicionais para corrigir o problema. Se todas as etapas forem executadas de acordo com as recomendações, o caminho de madeira servirá por muitos anos.
Trincheira
Esse recesso para fixação do caminho é necessário para uma longa vida útil e segurança ao se mover. A profundidade da vala depende da altura da própria serra. Ao mesmo tempo, você pode adicionar 50 a 100 mm adicionais, levando em consideração o tipo de solo e a carga na calçada. A largura é idêntica aos parâmetros da trilha planejada.
Cerca de 15 a 20 cm de solo fértil são normalmente removidos e o caminho é formado em uma leve inclinação para desviar a precipitação. Do lado em que há um maior grau de inclinação, você pode instalar um sistema de drenagem.
Preparação de base e impermeabilização
O fundo da vala deve ser impermeabilizado. Para esses fins, é adequado geomaterial ou um filme plástico especial.Cascalho ou pedra britada (misturada com areia) são adicionados ao revestimento de impermeabilização, o que ajuda a proteger a madeira da umidade. Esta camada deve ser de 25 a 50 mm. A drenagem deve ser cuidadosamente abalada. Areia e cascalho devem ser nivelados com um nível.
Nesta fase, você também pode construir os lados, feitos de pedra, barras e outros materiais. Em seguida, você precisa fazer outra camada de areia, para que a altura do travesseiro seja de até 100 mm. Para selar, você pode derramar água.
Você sabe Arkhangelsk é caracterizada pelo maior número de calçadas de madeira restauradas e criadas na Rússia. As autoridades da cidade chamam esse elemento de paisagismo de destaque para atrair turistas.
Empilhamento
O processo de disposição de círculos de madeira não possui nenhuma regra específica. A instalação dos elementos depende das preferências do proprietário do pátio, do padrão concebido. Hoje você pode encontrar opções de caminhos, onde os cortes de serra são muito bem agrupados. Também é permitido agitar cada elemento a uma distância do elemento vizinho, criando linhas retas ou em zigue-zague. O principal requisito é aprofundar o cânhamo e alinhar todos os cortes aproximadamente no mesmo nível.
Vestir
Você pode decorar a madeira com tinta colorida para criar um clima. O tom escuro do cânhamo coberto com uma solução a 20% de sulfato de cobre ou verniz parece nobre, e as colheitas de cobertura do solo e seixos lisos parecem muito agradáveis entre os cortes. Alguns proprietários usam grama em rolos como base para grandes lacunas na pista.
Para preencher o espaço, você pode comprar cascalho multicolorido e, nas bordas do meio-fio, várias plantas gramadas e floridas são decoradas com pedras, figuras pequenas e lanternas em miniatura.
Cuidar de caminhos de madeira
Durante a operação, as calçadas do jardim racham, apodrecem e perdem sua atratividade ao longo do tempo. Para trazer a aparência da pista de volta ao normal a tempo, é necessário inspecioná-la cuidadosamente anualmente. Ao criar caminhos, é recomendável preservar o material principal e decorativo, que será necessário para reparos no futuro.
Os procedimentos obrigatórios incluem:
- Limpeza de trilhas de detritos e sujeira.
- Tratamento de cânhamo com agentes anti-sépticos.
- Substituindo elementos danificados por novos.
Assim, os caminhos de madeira visam criar facilidade de movimento em torno da área do jardim, além de manter uma aparência elegante do território. Criar esse elemento do projeto paisagístico não é difícil e não requer grandes custos financeiros. Se você fizer uma calçada no jardim a partir de cortes de serra, seguindo as instruções passo a passo e também executar todas as etapas necessárias de cuidado, uma parte funcional do exterior agradará o proprietário por muitos anos.