Pequenos lagos decorativos são cada vez mais populares nas casas de verão. Eles acrescentam variedade à paisagem e se tornam um elemento importante da área de recreação. Para construir esse lago com suas próprias mãos, basta um pequeno conjunto de ferramentas e materiais improvisados. Leia mais sobre como fazer isso - leia o material.
Tipos de lagoas e reservatórios decorativos
Antes de prosseguir com a construção da lagoa no país, é importante determinar sua finalidade e fazer a escolha certa do tipo de estrutura. Eles diferem no design, podem ser diferentes em tamanho e grau de complexidade do dispositivo.
Importante! Você não pode manter peixes em um tanque com um volume inferior a 2000 litros. Profundidade de até 80 cm também é insuficiente — no inverno, essa camada de água congelará completamente.
Existem tipos de reservatórios artificiais:
Mini é um design pequeno para um pequeno jardim. Pode ser representado por uma piscina portátil ou fabricado com materiais improvisados. O mini design pode ser angular ou ser o centro da composição do jardim. O ecossistema no lago selvagem é o mais próximo possível do natural, incluindo plantas, sapos, libélulas e lagartos. Não há bomba no reservatório para animais selvagens de água doce, eles não instalam um filtro e não usam meios químicos para desinfecção.
Viveiro de peixes ornamentais frequentemente criado em jardins de estilo japonês. Por exemplo, o koi é uma variedade muito bonita de carpa que é cultivada para purificar a água e decorar o local. Para garantir a saúde dos peixes, esse lago é formado usando um sistema de filtragem, como um aquário redondo regular. Para a criação de peixes em uma área suburbana, apenas uma grande quantidade de água é adequada, as condições nas quais a tornam mais adequada ao tipo de criatura viva que será cultivada.
Ele precisa prestar muita atenção para garantir que os habitantes aquáticos permaneçam saudáveis e se reproduzam. Se você ainda não decidiu o tipo de lago, comece planejando qual área de tamanho você pode alocar e qual área será o provável reservatório. Preste atenção especial à sua posição em relação a quaisquer edifícios e plantações, em particular à presença de sombreamento, crescimento radicular e queda de folhas. Considere também a forma ideal da estrutura.
Como fazer um lago decorativo com suas próprias mãos
Comece decidindo qual lago é o mais adequado para a colocação perto de sua casa. Será uma mini-construção ou um grande reservatório para criação de animais. Lembre-se de que um pequeno lago limita o número de peixes que podem viver nele. Eles também podem comer parte das plantas, portanto as algas precisam ser atualizadas regularmente. Se sua região possui invernos frios, pense imediatamente na organização do inverno para todos os organismos vivos. Depois disso, determine a localização do reservatório.
Evite proximidade muito próxima das árvores. Folhas caídas e outros detritos devem ser limpos regularmente. É importante para as plantas que a lagoa fique exposta ao sol por pelo menos 6 horas por dia. Na ausência de seres vivos, a circulação da água não é necessária; caso contrário, você deve determinar o modelo do filtro e da bomba com antecedência. Seu custo pode afetar a escolha do tamanho da lagoa. É necessária uma bomba para equipar uma fonte ou cachoeira. Além disso, o som da água borbulhante aumenta muito o prazer de contemplar a lagoa.
O próximo passo é determinar o tamanho e a forma. A profundidade do tanque de peixes não deve ser inferior a 2 m. Em regiões frias, pode ser maior. Forneça acesso à rede elétrica e ao abastecimento de água, pois você precisará conectar a bomba. E é necessária água durante a limpeza da primavera e a renovação do reservatório. Em seguida, prossiga para esboçar. Tente concluir todas as três projeções do reservatório com as dimensões exatas. Isso ajudará a concretizar as idéias existentes e a garantir como elas se encaixam.
Vídeo: lagoa decorativa faça você mesmo de maneira rápida e barata
Estilo e design adequados
Uma variedade de estilos pode ser reduzida para duas opções principais para o reservatório:
- imitando a natureza, irregular;
- regular.
Um representante marcante do primeiro grupo é um lago no estilo chinês em paisagismo e o segundo no estilo ocidental. Parques chineses decorativos surgiram como um local de descanso e caçavam o imperador e sua comitiva. Esses eram territórios naturais nos quais as áreas de criação de animais eram organizadas, o mais inscrito possível na paisagem. Outra variedade de parques orientais tornou-se artificial, em que a presença de um reservatório foi interpretada pela filosofia do Feng Shui.
Por exemplo, acreditava-se que, para que a água desse energia vital, é necessário criar um lago com linhas curvas que repetem a curva natural do rio. O fundador do estilo europeu deve ser considerado grego. À sua moda, contornos geometricamente corretos, o domínio de mármore, mosaico e pedra. Tais lagoas são decoradas com esculturas, colunatas, fontes. Seu seguidor é um lago francês, representando um quadrado ou retângulo com lados não muito altos e uma pequena quantidade de vegetação aquática.
Você sabe Acredita-se que a água tenha energia positiva. É por isso que em momentos diferentes a casa perto da lagoa era um símbolo de prosperidade, capaz de aumentar a riqueza do proprietário, tornar sua vida mais calma e mais medida.
O reservatório inglês pode ter contornos curvos suaves e gramados bem aparados e aparados. Um pequeno lago é melhor projetado em estilo regular, com decoração em pedra ou mosaico. Se você o deixar o mais inscrito possível na paisagem, parecerá uma poça comum. Mas um lago grande é mais fácil de tornar natural, economizando em decoração. Quanto ao design do reservatório, é necessário considerar os elementos decorativos circundantes. Pode ser bancos, estátuas, iluminação e flores em vasos.
Escolhendo um lugar para um reservatório em uma cabana de verão
Primeiro de tudo, você precisa planejar o território do site e se identificar. onde exatamente é o abastecimento de água, esgoto, sistemas de fornecimento de eletricidade estabelecidos, Internet e outros equipamentos. Para uma lagoa pequena, o nível de ocorrência de águas subterrâneas não é importante, mas se você decidir construir um reservatório para o cultivo de peixes, precisará de um estudo completo da geologia do local, com a determinação do tamanho das camadas, sua estrutura e densidade.
Lembre-se também de que, a partir das instalações, você admira o site nada menos do que caminhar por ele. Portanto, ao escolher um local, leve em consideração a vista da janela. Se a casa tiver filhos, a lagoa fica longe do playground e fornece uma cerca ao redor.. Então você precisa avaliar como estão as raízes das árvores e arbustos. É provável que plantas velhas e fortes tenham um sistema radicular poderoso, mas jovens e em desenvolvimento no futuro podem danificar as paredes das estruturas.
A criação de um lago consiste em várias etapas:
- O solo superficial (cerca de 20 cm) deve ser removido. Esta é uma área útil de grama que pode ser usada em camas.
- Em seguida, cave um buraco no tamanho. Se você criar uma estrutura grande, precisará resolver o problema de remoção do solo com antecedência.
- Ao cavar, forme terraços nos quais as plantas serão plantadas. A inclinação das paredes é de 45 °, a largura dos terraços é de 50 cm.
- Bata no fundo da lagoa, em grandes estruturas - use uma placa vibratória.
- Em seguida, coloque uma camada de entulho. Para obter a compactação máxima, despeje água sobre ela.
- Coloque areia nos escombros, que também são compactados e regados.
- Cubra a superfície com um hidrofólio (por exemplo, uma membrana EPDM sintética). As bordas podem se deitar arbitrariamente, mas as dobras devem ser achatadas.
- Em seguida, fixe o filme no fundo e coloque as pedras sobre a área do reservatório. Para maior confiabilidade, eles podem ser selados com selante e preencher as lacunas com cascalho pequeno.
Do que pode ser feito um lago decorativo?
Existem muitas opções para o que pode ser feito de um lago decorativo, de pneus reciclados a bacias de ferro fundido. E embora a fabricação independente de um reservatório seja mais barata, se desejar, você pode solicitar os serviços de um designer e entrar em contato com serviços especializados. Você pode transformar qualquer recipiente grande de plástico, barril, balde em um lago e até transformá-lo em um banho velho. Equipe uma fonte nela, sobreponha pedras e o resultado agradará você e seus amigos durante todo o verão.
Ao comprar um tanque de polímero para uma lagoa em uma loja, você pode obter uma lagoa com um volume de 50 a 1500 litros de água. Eles vêm em diferentes formas, cores e tamanhos. Alguns até têm uma prateleira para plantar. Se a forma adequada não for encontrada - desenhe um esboço, coloque-o no local com um fio de construção e faça uma vala ao longo dos limites pretendidos.
Você sabe A tradição de organizar lagoas artificiais no território das casas veio do Oriente. Nos países muçulmanos, a água sempre foi muito valorizada; portanto, a piscina artificial foi considerada um sinal de uma rica propriedade de luxo.
Concreto nas paredes do poço, decorar a superfície com azulejos e colocar grandes pedras. Terra perto de uma taboa ou íris - isso dará à lagoa uma aparência natural e atraente. Se não houver vontade de mexer no concreto, cubra a lagoa com um filme de impermeabilização, plante jacintos de água, coloque pedras decorativas ou compre uma fonte esculpida. Essa estrutura se tornará o centro do seu jardim e atrairá atenção.
Dispositivos Necessários
Para que a água permaneça transparente, qualquer lago requer purificação periódica.
Três tipos de filtros de purificação estão disponíveis no mercado:
- biológico;
- mecânica;
- esterilizante.
As bactérias biológicas são usadas para destruir os resíduos de um reservatório, transformando-os em compostos menos prejudiciais que podem ser usados como fertilizantes para plantas aquáticas. Os filtros mecânicos capturam e removem detritos, sedimentos. Os esterilizadores passam a água através de um canal com radiação ultravioleta que mata microorganismos patogênicos. A combinação dos três tipos de filtros será mais eficaz. Mas se não houver criatura viva na lagoa, a necessidade de filtragem desaparece.
Importante! Como o princípio do filtro biológico se baseia na atividade vital das bactérias e elas precisam de acesso constante ao oxigênio, o aparelho deve funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se ele parar — bactérias vão morrer.
Dispositivos mecânicos e biológicos são críticos para o processamento de orgânicos. Isso inclui o desperdício de peixe, alimentos comidos pela metade, folhas e grama capturados no corte de grama. Além disso, o reservatório precisa ser limpo de folhas caídas. Em um pequeno lago, eles são coletados usando uma rede e, em um grande lago, é necessário um skimmer. Sua tarefa é remover o lixo antes que ele afunde no fundo e comece a se decompor. O dispositivo geralmente é instalado para que não seja visível. Skimmers in a box e flutuantes estão disponíveis no mercado.Ao escolher um modelo, além de focar no custo, é necessário levar em consideração o tamanho da unidade, a potência e o local onde será colocada. Em climas quentes, encha a lagoa com água de tempos em tempos para compensar a perda de umidade que se evapora. Se uma fonte estiver instalada, você poderá executá-la em intervalos regulares para ajudar na aeração do reservatório. Coloque uma pequena bola flutuante na lagoa para que parte da superfície fique sem gelo em clima frio. Isso é necessário para que a água possa ser saturada com oxigênio.
E também não quebre o gelo à força, porque você pode atordoar e ferir peixes que estão inativos a temperaturas muito baixas. As plantas precisam de água oxigenada. O índice de oxigenação para o reservatório deve estar na faixa de 8 a 12 mg / l. Com seu apoio, plantas e peixes vivem e se desenvolvem sem problemas. Fontes, jatos de água, riachos são usados para fornecer oxigênio para a lagoa. Uma bomba ou qualquer sistema de filtragem pode sugar a água e deslocá-la através de um bico ou através de um design especial (cascata). Também não se esqueça que os sistemas de bomba a -10 ° C não devem funcionar.
Lagoa decoração e decoração
Na maioria das vezes, pedras, cascalho, seixos são usados para decorar lagoas. Eles desenham os lados da lagoa, bem como abrigos de fundo para peixes. O tamanho de seixos de 10 a 30 mm permite criar uma superfície ideal para a reprodução de caracóis e outros habitantes aquáticos, que mantêm o ecossistema em equilíbrio, comendo orgânicos que caíram no fundo e as bactérias que o habitam. O cascalho também é necessário para as plantas aquáticas fixarem melhor as raízes na parte inferior.A instalação de lâmpadas de LED ao redor do perímetro tornará toda a área ainda mais atraente. Os LEDs vêm em tons diferentes e isso os torna um excelente elemento decorativo para destacar o lago à noite e à noite. Muitos jardineiros também gostam de decorar o lago com estátuas e composições figuradas. Existem muitas opções maravilhosas para polímeros em estilos diferentes - grego, chinês, conto de fadas, etc. Qualquer solução adicionará charme ao seu jardim e lago.
A escolha de plantas para a lagoa
Juntamente com as pedras, as plantas são capazes de adicionar um reservatório de naturalidade visual. Entre seus incontáveis números e uma grande variedade de altura, cor e forma, você deve primeiro vir da profundidade da lagoa. Como regra, ao organizar um lago, são fornecidos três terraços a 30, 50 e 80 cm de profundidade da superfície da água. A largura de cada um deles é de pelo menos 50 cm.
Importante! Recomenda-se evitar o plantio de plantas invasoras ao redor do reservatório, bem como remover toda a vegetação a uma distância de 0,5 m da beira da água, pois as raízes das plantas do jardim se estendem à umidade.
Plantas de superfície, como o taboa, são projetadas para tornar as paredes da lagoa mais estáveis e eliminar a possibilidade de deslizamentos de terra. Porém, em um lago de concreto, isso não é necessário; portanto, as plantas são instaladas em vasos nos terraços.
Na zona costeira de um lago decorativo crescem:
Entre as plantas que flutuam na superfície podem ser:
Antes de comprar, é muito importante estudar as informações sobre a planta para saber o que esperar dela em termos de exposição, tamanho e crescimento. Certifique-se de considerar o nível de crescimento de espécimes adultos e a profundidade em que eles devem ser plantados. Coloque os altos o mais longe possível e os mais baixos nas imediações da beira da água.
Vídeo: plantas para a lagoa
Acessórios opcionais
Além do equipamento principal, você também pode precisar de equipamento adicional, que depende do tamanho do reservatório. Assim, em mini lagoas sem peixes e plantas, uma rede de aterrissagem é suficiente para coletar as folhas caídas. Não é necessário instalar um skimmer para isso. Para lagos grandes, eles recorrem à ajuda de uma bomba de lodo - ele suga o lodo, filtra-o do lixo e exibe água limpa de volta ao lago.
Importante! Os filtros não são recomendados para a captura de caviar. Primeiro, eles ficam entupidos e, segundo, esse método é inaceitável para manter a integridade do ecossistema aquático, porque, quando sugados, os ovos morrem.
Pássaros e gatos raramente causam problemas ao lago, mas eles o utilizam como fonte de água potável; portanto, se desejar, você pode instalar uma cerca ao redor do lago. Sapos e tritões vão encontrar um caminho para o seu lago de forma independente e torná-lo seu "lar". Na ausência de predadores naturais (gatos), eles podem se reproduzir em grande número.Todos os anfíbios geralmente põem ovos na superfície da água, por isso será humano comprar uma rede para coletá-la e transferi-la em um balde para o reservatório natural mais próximo.
Como cuidar de um lago
Os principais inimigos da lagoa e de seus habitantes são:
- algas marinhas;
- folhas caídas;
- gelo.
Para inibir o crescimento de algas, remova qualquer coisa que obscureça a água. Isto é especialmente verdade para galhos baixos de árvores e arbustos. Verifique também se as plantas plantadas nas proximidades não crescem demais. Cuidar de um reservatório artificial também consiste em sua limpeza oportuna, realizada no início da primavera. Para fazer o trabalho, você precisará de botas de borracha. O clima deve estar quente (cerca de + 12 ° C) e o dia ensolarado. Comece limpando a superfície com uma rede. Em seguida, usando uma bomba, a maior parte da água é removida da piscina para as camas. Em um recipiente separado, a água é coletada da lagoa e os peixes são capturados nela.
Em seguida, as pedras são lavadas com um fluxo de água de uma mangueira de jardim. Movendo-se gradualmente, lave as paredes e o fundo. Após o procedimento, o poço é preenchido com água nova, os peixes do contêiner são movidos de volta para a lagoa e as algas frescas são adicionadas conforme necessário, decoradas com plantas flutuantes. Quando você terminar essa parte do trabalho, adicione boas bactérias, adubo vegetal e alimente o peixe. Verifique o nível de acidez da água. Deve estar entre 7,0 e 7,8 pH. A altas taxas, recomenda-se adicionar cal ou cobre. Porém, qualquer medicamento deve ser usado com cuidado, observando a dosagem indicada na embalagem.Cuidar de plantas também é relativamente simples. Para que eles se desenvolvam bem, é necessário fornecer a eles pelo menos meio dia de luz solar, o solo certo para o crescimento e a profundidade. De tempos em tempos é necessário remover plantas que, por algum motivo, parecem dolorosas. Se você tiver a oportunidade de equipar um lago decorativo em um terreno pessoal, não é nada difícil. É importante lembrar que criar e manter um ecossistema é um processo sistemático e você pode iniciá-lo apenas quando tiver certeza de que possui tempo e recursos suficientes.