A pequena área do local e o desejo de decorar a paisagem com o maior número possível de plantas tornam a jardinagem vertical uma dádiva de Deus para os jardineiros. Imitando guirlandas de flores, trepadeiras em vasos suspensos e composições em suportes de apoio decoram as estruturas do jardim com folhagem densa e floração abundante. O artigo é dedicado aos tipos de jardinagem vertical, formas arquitetônicas de jardins e à escolha de plantas.
Plantas para jardinagem vertical
Para escolher as plantas certas para o apoio adequado à jardinagem vertical, você deve primeiro entender os vários métodos de escalada - podem ser antenas, folhas e caules retorcidos, raízes aéreas pegajosas. Algumas plantas se agarram e rastejam em um suporte, enquanto outras precisam de uma liga e da ajuda de um jardineiro.
Existem espécies despretensiosas, enquanto outras requerem cuidados complexos. Muitas dessas plantas não apenas decoram o jardim com verduras vivas e diferentes tonalidades de flores, mas também o enchem de aroma, algumas vivem apenas para a estação e as culturas perenes agradam mais. A escolha permanece sempre com o jardineiro. Abaixo está uma pequena lista de plantas para jardinagem vertical.
Importante! As estruturas de suporte funcionam melhor com trepadeiras que atingem uma altura máxima de 2 a 5 m ou podem ser cortadas com esses tamanhos.
Plantas anuais:
- Glória da manhã - videira despretensiosa da família Vyunkovyh. As flores do funil são tons de branco, rosa, roxo, azul ou misto. Pode ser cultivado em áreas abertas e em recipientes.
- Kvamoklit - uma espécie de videira do gênero Ipomoea. Cresce até 3 m de altura. As flores em forma de funil são vermelhas, rosa ou brancas com cinco pétalas.
- Kobe - uma videira leve e calorosa que não resiste a invernos rigorosos; portanto, são plantadas anualmente no clima russo como uma cultura anual. As folhas são pinadas complexas, as flores de sino são grandes, brancas, roxas, lilás, dependendo da variedade. Cresce rapidamente até 4 m de altura, sendo necessário um forte apoio devido à grande massa verde da videira.
- Tunbergia - cresce até 2 m de altura em regiões quentes, um pouco menos quando cultivada em recipientes. As flores alaranjadas com uma mancha escura característica no centro têm cinco pétalas.
- Ervilha doce - planta despretensiosa, sobe a uma altura de 1-2 metros com o apoio adequado. O cirro sai com duas folhas e as gavinhas das extremidades agarradas a um suporte. As flores são roxas, perfumadas. Requer ordenação nas treliças, caso contrário, as hastes serão entrelaçadas e o paisagismo assumirá uma aparência desordenada.
- Dolichos ou feijão decorativo - planta trepadeira da família das leguminosas. Hastes com flores rosa-violeta, amarelo ou branco e vagens violeta-avermelhadas interessantes são um fundo favorável para outras plantas ornamentais brilhantes. O feijão precisa de um apoio forte com uma altura de pelo menos 3 m.
- Pepino selvagem - tem até 8 m de comprimento e, na presença de suporte, eles se estendem para cima, agarrando-se às antenas e sem suporte tecem ao longo do solo. A flor tem uma corola branca ou amarela esverdeada com seis pétalas finas. Os frutos com até 5 cm de comprimento lembram uma minúscula melancia ou pepino espinhoso, mas não são comestíveis.
- Chagas - uma planta termofílica encaracolada e lindamente florida. Cresce até 3 m por estação, as flores são alaranjadas, vermelhas, amarelas, as folhas são verde claro. Adequado para cultivo em recipientes, em treliças.
- Abóbora decorativa - escalar planta anual, atinge uma altura de 2-5 m, é apreciado pela abundância de frutas decorativas com diferentes tonalidades de cor.
Plantas de escalada perenes:
- Rosas de escalada - O exemplo mais brilhante e bonito de trepadeira que pode mudar a aparência de qualquer paisagem. Composições perfumadas de flores rosa de várias tonalidades irão decorar o jardim por muitas estações. As rosas são despretensiosas, resistentes à seca, mas com o início do inverno devem ser removidas das estruturas, cortadas e isoladas. Na nova temporada, as hastes podem crescer até 4 m de altura e precisam de apoio. Variedades baixas podem ser cultivadas em vasos, o que as torna excelentes plantas para pátios e pequenos jardins.
- Clematite (Clematite) - uma liana de rápido crescimento, com 1,5 a 3 m de altura, floresce densa e longa, com grandes flores violetas, azuis, rosa e brancas, requer apoio. As espécies arbustivas são usadas para o paisagismo de muros altos, troncos, mandris, treliças, pérgulas, rastejamentos - no meio-fio, baixas grades.
- Madressilva - planta rasteira despretensiosa que pode crescer até 4-7 m de altura. As folhas são decorativas e as flores (laranja, vermelho, branco, amarelo) são coloridas e perfumadas - o cheiro se intensifica à noite. Variedades de madressilva de folhas pequenas densas são usadas como sebes baixas.
- Campsis ou tecoma - uma bela liana decídua resistente ao gelo, atingindo uma altura de 7 a 15 m por estação. As flores em forma de funil são grandes, vermelho-laranja. Pode facilmente se tornar uma espécie invasora, pois se espalha rapidamente por galhos subterrâneos. Agarra-se ao suporte com ventosas de raízes de ar.
- Uva de menina - planta despretensiosa e de rápido crescimento até 8-15 m, capaz de cobrir densamente o espaço fornecido. No final do verão, as folhas da videira são pintadas em vários tons de verde, amarelo e roxo, o que revive a paisagem de outono. A poda é necessária para controlar o crescimento intensivo.
- Ivy - fácil de cultivar, cresce em qualquer solo e não requer cuidados complexos, para os quais amamos jardineiros. Este alpinista perene não precisa de apoio, pois as raízes das ventosas podem se agarrar à menor rugosidade.
- Lúpulo - atinge uma altura de até 7 M. A parte do solo morre com o advento do inverno, mas volta a crescer na primavera. Prefere sombra parcial.
Tipos de jardinagem vertical em paisagismo
Videiras, trepadeiras e outras plantas trepadeiras são adequadas para jardinagem vertical. Eles podem esconder construções agrícolas feias, cercas, postes, paredes da casa, criar mandris com sombra e lugares para privacidade no jardim.
Pelo método de colocação de vasos de flores e escolha do design da composição do jardim, a jardinagem vertical é dividida em tipos.
Vasos pendurados
O jardineiro sempre não tem espaço suficiente para o cultivo de novas plantas; portanto, o uso de vasos pendurados facilita a criação de um jardim vertical, coloque o maior número possível de flores e economize espaço.
Para fazer isso, você pode conectar as plantas individuais em vasos em uma haste de metal que passa por todos os vasos de flores e prendê-la em uma estrutura vertical, grade, arame ou cerca. Várias dessas hastes formam uma parede de plantadores de flores no pátio ou na cerca. Mas esse design é menos móvel e volumoso devido ao grande peso dos vasos.
Uma maneira mais conveniente é fazer furos em cada vaso e, em vez de uma haste longa, fixar uma mais curta por dentro com um laço na parte superior para pendurar o vaso de flores em um gancho no teto ou em outra construção.Importante! Verifique diariamente os vasos de plantas em clima quente quanto à umidade e regue-os em tempo hábil.
Portanto, é muito mais fácil montar um grande número de vasos, se você desejar, mudar de lugar com frequência e usar espaços estreitos para composições verticais com mais eficiência do que usar uma haste de aço comprida com vários vasos de plantas. Você pode adicionar recipientes interessantes de vários tons, formas, cores e padrões.
Ao regar, a água flui do orifício de drenagem em uma panela e entra na planta abaixo. Se o jardim vertical estiver localizado do lado de fora, você poderá permitir que o excesso de água do último vaso de flores flua para o chão.
Paisagismo de paredes sem elementos adicionais de suporte
O paisagismo vertical dos edifícios é uma parte importante do projeto da paisagem e essas casas são típicas das cidades europeias e do Reino Unido. Um método não suportado de jardinagem envolve o uso das chamadas plantas trepadeiras ou alpinistas (uvas de garotas, hera, hortênsias pecíolos, clematis).
Você sabe A decoração das paredes e a jardinagem podem ser feitas de maneira incomum, nomeadamente com desenhos de musgo. Para fazer isso, prepare tinta "vegetal" a partir de água, musgo, kefir, açúcar e hidrogel e aplique o padrão selecionado com um pincel comum. O musgo brota e forma figuras verdes nos locais de aplicação.
Eles são equipados com ventosas especiais, antenas ou raízes acessórias transportadas pelo ar, que se agarram à alvenaria e cobrem completamente a superfície das paredes. Eles não podem ser presos às molduras das janelas e ao vidro, de modo que as aberturas permanecem livres de vegetação e parecem cortadas em folhagem. A mudança sazonal em tons de cores verdes abriga cores bizarras e diversas.
Esta versão da jardinagem vertical não requer estruturas de suporte adicionais, é usada para fachadas e cercas sólidas de concreto ou tijolo. Plantas desbastadoras criam pontos de paisagem claros ou escuros, estáticos ou dinâmicos.
Os contêineres das caixas de janelas localizadas nos peitoris das janelas também decoram os edifícios do lado de fora e melhoram a aparência. Videiras e videiras perenes florescem preenchem o espaço vertical com hastes em cascata que caem além das bordas da caixa e são capazes de alcançar o solo.
Trellis paisagismo
Como elementos de paisagismo na treliça (italiano. Spalliera “suporte, ombro”), é usada uma forte estrutura vertical com enchimento treliçado, que permite o uso máximo da área limitada no espaço do jardim. Uma treliça simples é um fio ou barbante comum fixado na parte superior, apoiando as plantas na posição vertical. Muitas vezes, apenas um dispositivo tão elementar é usado na jardinagem.
Treliça usa uma cerca de madeira ou metal, grades, cercas de ferro forjado, arame ou bambu, barbante de plástico na base da estrutura do jardim. Ao contrário da treliça, onde as próprias plantas se agarram à treliça, na treliça, os rebentos das plantas são cortados e fixados em suportes de apoio na ordem estabelecida.
Para instalar a estrutura, é necessário inserir a extremidade da treliça no solo próximo às mudas encaracoladas, mas sob a cobertura das paredes, a fim de evitar o vento. Deve estar a pelo menos 30 cm da superfície plana para permitir a circulação de ar entre as folhas.Se houver um local no jardim para uma forma incomum de suporte, você poderá criar uma treliça escultural instalando uma estrutura de armação na forma de um tripé, ventilador, pirâmide, estrutura em forma de A ou escadas feitas de duas treliças retangulares. Ao adicionar uma tensão de malha, arame ou corda ao suporte, você pode obter novos pontos de fixação para as plantas.
Dentro da estrutura, haverá uma área sombreada que pode ser usada para colocar plantas sensíveis à iluminação excessiva. Qualquer desenho de treliça apoiará videiras finas e encaracoladas, como clematis, mandeville, glória da manhã, batata-doce. Videiras mais pesadas (glicínias, buganvílias) podem causar flacidez e alongamento da treliça leve à medida que cresce.
Paisagismo de treliça de forma arquitetônica
Quando se trata de decorar a paisagem, os desenhos de jardins podem dar uma aparência romântica e transformar o pátio. Um exemplo desse elemento é uma pequena forma arquitetônica - treliça (treillage francesa - treliça). O design é um painel de grade plana que é usado para apoiar plantas.
As treliças geralmente têm uma base quadrada com um topo arredondado, mas outras formas geométricas decorativas são possíveis. A treliça é montada em suportes em forma de pilares de madeira, metal ou tijolos.Algumas treliça estão presas à parede, enquanto outras estão localizadas separadamente em pé composições e formam mandris com paisagismo denso para proteger do sol e da chuva, a fronteira da zona econômica ou uma tela verde de cercas e paredes nuas mal expressas .
Dentro da estrutura, a estrutura de treliça é feita de ripas de madeira, hastes forjadas de metal, bambu e plástico. A dificuldade de encher a parte interna da treliça não tem importância fundamental, pois deve ser completamente coberta por trepadeiras, como uvas bravas, lúpulo, leguminosas, hera, ervilha, glória da manhã, clematis, rosas trepadeiras.Para instalar uma grade independente, você precisa cavar furos para a instalação de postes e preenchê-los com cimento. Quando a solução solidificar, obtenha um design sólido e estável.
Se estiver montando uma grade de parede, primeiro você precisará anexar tiras de acabamento na parede para fornecer um espaço e espaço para o crescimento das plantas e, em seguida, anexar a treliça às tiras com buchas. As dimensões das janelas e portas na parede devem ser levadas em consideração ao calcular as células de treliça para enquadrar simetricamente as aberturas.Hedge
As sebes são frequentemente usadas como jardinagem vertical para o planejamento de jardins e são uma linha de arbustos ou árvores espaçados estreitamente para criar bordas e molduras para locais individuais.
As cercas, cortadas em 50 cm, são consideradas bordas e servem para a delimitação geométrica de canteiros, locais e caminhos individuais. Se a poda for realizada no nível dos olhos e acima, a cerca poderá substituir a cerca do jardim, esconder as paredes dos edifícios e criar um canto quieto e sombreado, garantindo privacidade.Você sabe A cobertura única de faias, plantada em 1745 na propriedade escocesa de Meyklur, está listada no Guinness Book of Records, por ser considerada a mais alta (30 m) e longa (530 m).
As plantas cortadas e aparadas, usando a técnica nivaki, se tornarão composições esculturais e diversificarão a paisagem com suas formas. Selecionando plantas com cores diferentes de folhas e agulhas, você pode criar pinturas pitorescas de "tapeçaria". Para essas sebes, são plantados madeira de buxo, alfeneiro, bérberis, azevinho ou uma mistura de ouro, culturas de coníferas verdes e cinza-azuladas (thuja, zimbro, cipreste).
Os arbustos não cortados no hedge ocupam mais espaço, mas compensam essa lacuna - rosas, hibiscos, buganvílias, rododendros, hortênsias.Paisagismo em arco
O Arco do Jardim é uma estrutura autônoma que serve como passagem e trepadeira. Geralmente, possui dois painéis laterais e um teto curvo, que pode ser aberto ou fechado.
Os arcos do jardim são elementos importantes da paisagem e são feitos de vários materiais: madeira, pedra, metal, plástico. Mesmo árvores ou arbustos podem servir como arco, sendo amarrados e cortados na forma de configurações curvas.
Os arcos desempenham várias funções importantes da paisagem, apoiando plantas, atuando como focos e criando as espécies desejadas. Uma sequência de arcos pode ser usada para marcar caminhos no jardim ou se tornar uma composição solitária em uma paisagem "selvagem" criada artificialmente. A escolha da forma, material e plantas para o paisagismo depende da finalidade da estrutura em arco, bem como do estilo geral da paisagem criada.Os arcos criam um cenário excelente, olhando para outra parte do jardim ou para a paisagem além. Isso é especialmente eficaz se você tiver uma vista das montanhas, lagoas ou outras estruturas que deseja destacar. Com esse uso, o arco cria uma “paisagem emprestada”, transformando tudo o que está no quadro em parte integrante do espaço do jardim. Esta é a entrada perfeita para o pátio, jardim ou pátio.
Para projetar um arco de forma independente, é necessário cavar uma estrutura no chão e plantar trepadeiras próximas, cuja escolha deve ser tomada com muito cuidado - leve em consideração a iluminação do local, o estilo do jardim e as dimensões do arco.Grandes videiras, como as glicínias, precisam de arcos extremamente fortes e pesados capazes de suportar seu peso considerável. Arcos menores podem suportar escalar rosas, clematis e outros arbustos, plantas perenes e anuais. Os arcos às vezes são cercados por sebes, vasos de flores e outros arbustos densos.
Pérgulas paisagísticas
Ao contrário do arco, a pérgola consiste em vigas abertas horizontais superiores suportadas por pilares. Essa pequena forma arquitetônica pode ser uma pequena estrutura na forma de um mirante com um telhado plano ou um grande dossel para o pátio ou terraço, entrelaçado com plantas para proteger do sol escaldante. Uma pérgola forma a entrada do pátio, criando uma borda sombreada na fachada frontal.A própria pérgola é uma estrutura decorativa de uma paisagem de jardim e, quando usada como suporte crescente para plantas trepadeiras, atua como um elemento da jardinagem vertical.
As vigas são presas às colunas e as extremidades da madeira são cortadas em um perfil decorativo. As trepadeiras são plantadas na base dos pilares, ao longo das quais se estendem até as barras transversais superiores. A construção é sólida e capaz de suportar o peso de trepadeiras pesadas, como uvas, glicínias e hortênsias, e um leve sombreamento no interior oferece boas oportunidades para a colocação de recipientes de jardim e cestos pendurados.
Para melhores pérgulas de sombreamento com teto aberto durante a maior parte do dia, ele é posicionado de forma que as vigas sejam orientadas na direção norte-sul. Quando o sol se move, eles formam uma sombra dentro da estrutura, com exceção do meio-dia.
Vídeo: Fazendo uma pérgola
Galerias verdes berso
Túneis verdes, constituídos por uma série de arcos de madeira ou metal, cada um dos quais suporta plantas trepadeiras, são chamados de galerias berso. Pela primeira vez becos verdes com um nome tão sonoro apareceram no século XVII. e ganhou instantaneamente o título de um dos elementos mais luxuosos do paisagismo.
Quando os arcos são usados na paisagem, a composição é semelhante a um túnel ou pérgola, exceto que as lacunas entre os elementos individuais deste último permitem que mais luz e ar penetre no interior. As galerias Berso com densa cobertura decídua são mais maciças e mais longas que uma pérgola.Troncos e ramos esqueléticos das plantas são anexados à estrutura berso para obter a forma pretendida. As plantas lenhosas são plantadas do lado de fora dos arcos, a uma distância de 0,5 a 1 m das paredes, trepadeiras e trepadeiras (uvas silvestres e cultivadas, madressilva, glicínia, vinha de magnólia chinesa) - mais perto.Várias plantas trepadeiras perenes, cujos galhos estão ligados à estrutura, são plantadas na base dos arcos berso. Em expansão, as videiras formam um corredor verde contínuo, trançando as paredes e o teto. Para criar um beco verde, você pode usar árvores e arbustos com galhos flexíveis (salgueiro, raio, acácia).
O arco pode ser arqueado, plano ou empena. Muitas vezes, o interior é um caminho asfaltado ou pavimentado, com bancos ao longo do resto.Tais galerias podem levar a outras áreas de jardins e parques, reservatórios e lugares de descanso e abrigo em dias quentes. Um exemplo é o Berso no Parque Gatchina ou no Jardim de Verão de São Petersburgo, perto da ponte pedestre Andreevsky em Moscou.
Canteiros de flores verticais
Os canteiros de flores podem ser colocados não apenas horizontalmente no chão, mas também para decoração vertical do jardim.Para isso, é adequado um projeto único com colocação em camadas de recipientes, cestas de lodo de vasos de várias formas e flores plantadas neles.
A estrutura pode ter a forma de uma pirâmide, escadas, círculo, o que dá um charme único a uma área pequena. Os recipientes são de madeira, cerâmica, concreto, pedra, plástico. Um exemplo é o design de diferentes diâmetros de tigelas amarrados em uma haste comum.
Importante! Em cercas de metal ou cercas de madeira, você pode prender suportes ou "bolsos" para vasos de plantas, usar canos, barris e pneus para acomodar plantas com flores.
No jardinagem de canteiros de flores verticais, ou meninas de flores, são utilizadas culturas de plantas florescentes (petúnia, pelargonium, begônia, verbena, chagas, diásia), que não apenas decoram a composição com flores, mas também formam superfícies coloridas dispostas verticalmente com hastes. As plantas devem ter aproximadamente as mesmas condições de crescimento, caso contrário, será difícil cuidar de um canteiro de flores vertical.
Hoje, essa forma de paisagismo moderno é popular não apenas em jardins particulares, mas também em parques da cidade e na decoração de ruas. Tais composições parecem impressionantes, não ocupam muito espaço e permitem aumentar a área de paisagismo.
A opção mais fácil que você pode fazer é cavar estacas e puxar uma grade com geotêxteis ao seu redor. O saco resultante é preenchido com o solo misturado com musgo, os sistemas de irrigação são organizados a partir de tubos inseridos no interior. As plantas são plantadas em numerosas ranhuras localizadas assimetricamente.As trepadeiras decorativas são capazes de assumir as formas mais incomuns e dar às estruturas arquitetônicas e composições de jardins a beleza natural e a aparência da vida selvagem. Deve ser uma imagem holística e ponderada, e não uma coleção de objetos interessantes; portanto, tenha cuidado e não permita que a jardinagem vertical cubra outros aspectos atraentes da paisagem do jardim.