Para decorar o jardim, os designers oferecem idéias e soluções inovadoras, incluindo lagoas decorativas. No entanto, para criar esse elemento do projeto paisagístico a partir do zero, é necessário um grande terreno e uma certa quantia de financiamento. Existe uma maneira mais orçamentária de tornar independente uma determinada área do jardim ou da cabana original: criar um lago decorativo a partir de uma banheira velha.
Escolhendo um lugar para a lagoa
Para equipar um lago, é recomendável escolher um lote de uma casa ou jardim de verão localizado em sombra parcial. A luz solar direta não é o melhor lugar, pois queimam flores e arbustos que crescem nas proximidades (a luz é refletida na água e dá brilho às plantas próximas). Mas esse não é o único motivo para evitar áreas bem iluminadas para criar um reservatório.
Outras razões:
- floração da água de um grande número de fungos e microorganismos que amam um ambiente quente;
- o assentamento de animais (sapos, sapos, larvas de insetos).
Importante! Ne no período de verão, é bem possível instalar-se em um peixinho de aquário de mini lago (carpa cruzada chinesa). Um pré-requisito - na primeira onda de frio para pegar animais de estimação e colocar no aquário da casa.
Localização ideal: sombra ou sombra parcial com bom fluxo de ar e visibilidade, em qualquer parte do jardim. Na maioria das vezes, a criação de lagoas é praticada no local mais distante, porque perto de um lago improvisado você pode colocar um banco, uma mesa, composições esculturais e criar um canto de paisagem acolhedor. Dado o tamanho do banho, não é racional colocar a lagoa como o principal objeto de paisagem no centro do jardim, embora se seu território é pequeno, é permitido.
Recipientes de ferro fundido com dimensões de 2 × 2 me dreno de água são um material de design maravilhoso. Com base nessa piscina, o proprietário do local também pode construir uma pequena fonte, uma cachoeira (um furo de drenagem é útil para isso).
Materiais e ferramentas necessários
Para criar um mini-lago com suas próprias mãos, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- pá;
- banheira velha de ferro fundido;
- capacidade de medição;
- pedra britada, areia, pedras;
- estacas de madeira;
- fio;
- tubos de plástico (diâmetro de 50 mm);
- mangueira de borracha;
- concreto
- cola para construção;
- espátula para colocar a solução;
- Recipientes para misturar cola;
- carrinhos de mão para transporte terrestre;
- baldes são de jardim.
As opiniões dos designers sobre se é possível fazer um lago com um banho de acrílico antigo, uma piscina com defeito ou um banho de plástico para crianças são diferentes. Mas a maioria está inclinada a acreditar que o ferro fundido ainda é o material ideal para a composição.
O revestimento acrílico da exposição constante à água rebentará mais cedo ou mais tarde e começará a descascar; portanto, essas paredes são escorvadas e cobertas com uma camada de cola para revestimento, sobre a qual é colocada pedra natural. O custo desta solução de design é bastante alto. Um banho de bebê de plástico também exigirá elementos decorativos adicionais, revestidos com fragmentos de pedra ou mármore do lado de fora. Não há proibições quanto ao uso de ambos os materiais, a decisão permanece apenas com o proprietário e sua imaginação.
Instruções passo a passo para criar
O que você precisa fazer passo a passo para decorar o site com um lago improvisado está descrito nas instruções:
- O primeiro e mais importante passo: cavar um buraco mais 20 cm que as dimensões originais do tanque e 25 cm mais alto que sua borda superior (por exemplo, se o objeto tiver 2 m de comprimento e 60 cm de largura, respectivamente, adicione 20 cm de cada lado e 25 cm de altura).
- Em seguida, faça um furo adicional de 40 cm de profundidade, no qual você precisará colocar uma folha de estanho ou uma panela de aço inoxidável sem fundo. Coloque grandes escombros e seixos lá (este é o dreno futuro, através dele a água entrará imediatamente no solo e não cairá novamente).
- Despeje o fundo do poço de maneira uniforme com uma camada de areia de 20 cm de altura, compacte-o e só então retire cuidadosamente a panela ou o lençol (em todos esses estágios, você precisará de um nível de construção para que o futuro lago pareça natural e fique nivelado com o resto do solo no jardim).
- Depois disso, instale um recipiente de lagoa no poço, verifique o nível e enrole delicadamente a borda da banheira com barbante de borracha para selar. Também nas bordas, você pode colocar pedras redondas do rio, polvilhá-las com areia ou prender junto com argamassa de cimento.
- Feche o ralo inferior do banho com uma rolha para que mais tarde seja possível liberar água e o lado - para cimentar, pois não é necessário.
Plantio
Flores e arbustos são parte integrante da paisagem do lago. Graças às plantas, toda a composição natural parece natural e bonita. Todas as flores são adequadas para o paisagismo, mas a única nuance de plantá-las é que você precisa organizá-las para que as hastes e folhas não caiam na água e não causem alagamentos. Possíveis opções de plantas: íris, gerânio, brunner, hospedeiro, loosestrife, kaluzhnitsa, jardim de gerânio.
Você sabe Uma opção luxuosa para decorar o jardim é uma lagoa biológica com um sistema de tratamento de água. Eles foram construídos na China no final do século passado e, desde então, esse tipo de solução de design para a organização de um lago foi considerado o mais caro e durável.
O processo de desembarque inclui várias regras:
- mais perto da borda estão flores e arbustos de baixo crescimento;
- As plantas espalhadoras são plantadas a uma pequena distância, por exemplo, samambaia;
- as bordas são cercadas com pedras, pedras ou uma cerca de bambu;
- as flores são selecionadas para serem adaptadas a um tipo de solo e preferem sombra parcial.
Decoração com pedra e outros materiais
O design decorativo do local e o mini-lago não se limita a plantas com flores e arbustos de coníferas. Pedras e esculturas darão ao site um charme e charme especiais.
Os possíveis tipos de decoração incluem:
- esculturas de jardins sob a forma de animais, gnomos, jarros, ânforas, etc;
- pedras de rio de tamanho médio;
- pedregulhos gigantes;
- pedras com hieróglifos;
- sebes de bambu;
- todos os tipos de elementos decorativos em estilo japonês e flores aquáticas (nenúfares).
Cuidado de reservatório
As regras básicas para cuidar de um reservatório incluem essas ações:
- monitorar a pureza da água (é conveniente que os cruzeiros chineses morem no lago - eles comem larvas de insetos que de alguma forma aparecem no lago);
- regar oportuna as plantas localizadas ao redor;
- limpe a área de detritos e folhas, verifique se eles não caem na mini-piscina;
- É muito importante instalar um filtro de limpeza mesmo no menor tanque de água (ele coletará pequenos detritos em um compartimento especial, que deve ser limpo uma vez por mês).
Se você seguir todas as regras para cuidar de um mini-lago artificial, ele ficará encantado durante o verão.
Limpeza
O procedimento é realizado por um filtro mecânico e por instalações de limpeza. Estes incluem tillia, botão de ouro, hornwort, pântano, elodea, fontinalis e urut. Nessas plantas, os cruzeiros (peixinho) se sentem confortáveis. O método mecânico de purificação enche a água de oxigênio, e os filtros "vivos" criam condições ideais para a vida dos peixes.
Você sabe Peixes vermelhos (dourados) chineses simbolizam sabedoria e riqueza. Eles são criados para purificar a água das larvas de helmintos e até chegam a beber taças para cavalos, para que eles comam pequenos parasitas.
Preparações de inverno
Durante o inverno, a lagoa é libertada da água através da descarga mais baixa. Isso deve ser feito antes da primeira geada, para que a água saia mais fácil. A superfície do reservatório é coberta com lona ou material de cobertura, que é cercada por pedras ou tijolos nas laterais, para que não seja levada pelo vento. Na primavera, a piscina artificial é novamente preenchida com água.
O mini-lago artificial caseiro é uma decoração incomum do jardim, que, além disso, simboliza pureza e riqueza. Com os devidos cuidados e limpeza regular, ele encantará os proprietários do jardim durante a estação quente, até o final do outono.