Muitos moradores de verão instalam mandris finlandeses no jardim, cujo espaço interno é equipado com lareiras, churrasqueiras e churrasqueiras. Esses projetos práticos e confortáveis podem ser adquiridos pré-montados ou feitos com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisará estudar cuidadosamente a tecnologia e escolher os materiais certos.
Características dos gazebos finlandeses
Se você decidir construir um gazebo finlandês, e não uma estrutura clássica, precisará instalar uma churrasqueira no interior do edifício (pode ser encontrado em fontes literárias como uma grade da casa). Você também pode usar vários tipos e modelos de focos para cozinhar. Se tal dependência estiver presente na casa de campo, será possível organizar recepções regularmente e preparar alimentos de forma independente ao ar livre.
Você sabe O "Mandril dos Ventos" é considerado famoso - o edifício original de 1956. Está instalado no topo de Shagan-Kaya (Crimeia) e é usado como plataforma de observação, pois fornece uma visão geral de 150 km.
As características dos mandris finlandeses são as seguintes:
- Construção estacionária (pode ser usada o ano todo);
- a capacidade de cozinhar sem ter que sair;
- conforto e praticidade;
- durabilidade.
Como fazer um gazebo finlandês com suas próprias mãos
Para não comprar gazebos caros de produção industrial, muitos moradores de verão tomam a decisão de construir seus próprios edifícios. Isso permite que você escolha seu próprio estilo e decoração.
É necessário determinar os materiais. Melhor se forem naturais. Isso recriará o estilo escandinavo no interior do mirante. Mas primeiro, prossiga com o desenho de um desenho detalhado, que ajudará a calcular com precisão a quantidade de tudo o que é necessário para a construção.
Criação de desenho
Para construir um mirante finlandês, você precisa realizar todo o trabalho, aderindo ao projeto. O primeiro estágio é que você precisa escolher um local adequado e fazer cálculos. Depois disso, prossiga para criar o desenho. Se você tem experiência, pode fazer isso sozinho.Na ausência de tais habilidades, consulte um especialista. Ele não apenas fará um desenho de qualidade, mas também criará um layout.
Importante! É melhor que o projeto seja apresentado primeiro em papel e depois visualizado em uma versão tridimensional em um computador. Então você verá claramente como o edifício ficará no futuro.
Ao executar o desenho, os seguintes parâmetros devem ser considerados:
- Espaçoso. Quanto mais pessoas puderem estar no mirante, maiores serão suas dimensões.
- Sazonalidade. Se você usar o design exclusivamente no verão, poderá abri-lo. Para o inverno, será necessário um edifício fechado e isolado.
- Estilo arquitetônico. Preste atenção nos prédios que estão próximos. Todos os edifícios devem ser combinados entre si no projeto.
- Dimensões de janelas e portas, se você estiver planejando um mirante para qualquer clima.
- Design de interiores. Pense preliminarmente sobre onde os bancos, mesas etc. ficarão.
- Distância de casa. Mandris com lareiras são melhor posicionados a uma distância de 8 m de prédios residenciais, para que a fumaça não penetre na sala de estar.
Preparação de ferramentas e materiais
Ao montar um mirante finlandês, é preferível usar pranchas de lingueta e ranhura feitas de pinho. Este material possui resistência ao desgaste e retém bem o calor dentro da estrutura. Como proteção, o caramanchão deve ser revestido com materiais isolantes adicionais. É melhor realizar esse trabalho fora e muitos designers recomendam o uso de painéis de parede multicamadas. A linha inferior é que uma viga perfilada é usada como material externo. O interior da estrutura deve ser revestido com forro ou madeira. Entre essas camadas deve ser colocado o isolamento, que é resistente ao fogo.
Ferramentas necessárias para construir um mirante finlandês:
- machado e pá;
- formões e chaves de fenda;
- corda e fita métrica;
- serra de vaivém (uma serra elétrica ou serra é usada como um substituto);
- broca e nível;
- facas
Para a construção, você precisará de:
- Feixe com arestas, comprimento: 6 m (6 unid.).
- Placas, tamanho: 150 × 50 cm (6 unid.). Sua altura não é inferior a 6 m.
- Placas, tamanho: 100 × 50 cm (6 unid.). O comprimento deve ser de 6 m.
- Placas, tamanho: 150 × 25 cm (6 unid.), 6 m de altura.
- Cantos de metal.
- Pregos galvanizados.
- Parafusos autorroscantes e outros elementos de fixação.
- Decks para telhados.
- Pintura frontal.
- Cimento.
Construção passo a passo
A tecnologia passo a passo para a construção de um mirante finlandês é a seguinte:
- Marque o território.
- Remova o solo superficial, remova a vegetação e os detritos do local.
- Despeje a fundação.
- Instale o quadro.
- Para fazer e montar um telhado.
- Embainhar a casa por dentro.
- Coloque janelas e portas.
- Construa uma chaminé e lareira.
Cada etapa será descrita em mais detalhes abaixo.
Você sabe Na Finlândia, cerca de 190 mil lagos. Eles ocupam cerca de 9% da área total do país.
Colocação de fundações
Se o material principal for madeira, a fundação deve ser de construção leve. Isso se deve ao fato de a base não precisar suportar forte pressão. Alguns moradores de verão usam a fundação como piso, porque o fogo aberto estará presente dentro do edifício e é necessário proteger a casa do fogo.
Os selecionados e pré-limpos de detritos de plantas, tocos, setor de detritos da área do jardim, que será a instalação do mirante, devem ser marcados com uma corda e estacas. A área da fundação deve ser 20 a 30 cm maior que a área do futuro edifício. Quando as marcações estiverem instaladas, remova a camada superior da terra. A profundidade do poço, que é formada de acordo com o nível, deve ser de cerca de 20 cm. Na mesma fase, é montado um tubo especial, cujo objetivo principal é fornecer tração para a chama.
A tecnologia de instalação de tubos é a seguinte:
- Do centro da estrutura, cave uma trincheira que se abrirá para o mirante.
- Instale o tubo. Seu diâmetro deve ser de pelo menos 20 cm.
- Prenda os cotovelos de montagem em cada extremidade e vire-os de cabeça para baixo. Isso permitirá que a fumaça escape.
Instalação da estrutura da haste
Todos os materiais de madeira que serão usados para a estrutura precisarão ser tratados com revestimentos de proteção.. Isso impedirá o desenvolvimento de mofo e bolor. Esse tratamento permite prevenção adicional de incêndio.
Importante! Se for usada uma armação de metal, os materiais serão revestidos com compostos anticorrosivos.
Para construir um esqueleto de madeira, é necessário usar uma viga aplainada com uma seção transversal de 15 × 15 cm. Ele deve ser fixado à fundação com chumbadores e parafusos. Nos cantos da estrutura, instale pilhas de madeira, usando uma viga com uma seção transversal de 10 × 10 cm e um comprimento de 2,5 M. No total, devem haver 8 peças. E a instalação é realizada verticalmente. Não esqueça que 2 pilares devem estar no lugar da porta.
Você precisa prender as barras com cantos de metal nos parafusos. Se você deseja fortalecer ainda mais o quadro, precisará usar as inclinações laterais. O arnês superior é realizado de acordo com o mesmo princípio que o inferior.
A construção do sistema de vigas
A geometria do telhado depende da forma do gazebo finlandês. Se você estiver construindo uma estrutura hexagonal, é recomendável usar um telhado de tendas. Além disso, não se esqueça de deixar um pequeno orifício para a saída da chaminé. É exibido no centro.O sistema de vigas não é fixo em um ponto. Todos os elementos devem estar conectados com um hexágono. As vigas são feitas de madeira de madeira, com cerca de 40 cm de comprimento.
Recomenda-se montar a estrutura em uma superfície plana para que não haja diferenças e deslocamentos. Prenda as vigas com cantos de metal na parte central. Depois disso, faça cortes nas vigas. O último passo é a fixação: se você decidir isolar o teto, isso pode ser feito cobrindo-o com uma película de impermeabilização. A ondulina ou telhas moles são usadas como camada principal.
Revestimento de parede
Muitas vezes, os residentes de verão realizam revestimentos adicionais nas paredes. Drywall é usado como material principal. Graças a essas ações, é possível melhorar o isolamento térmico das estruturas de suporte de carga. Como resultado, você pode cozinhar em um gazebo finlandês, mesmo no inverno, e ao mesmo tempo se sentir confortável.
Instalação de janelas e portas
Uma característica do gazebo finlandês é a presença de um grande número de janelas. Graças a isso, cria-se uma ilusão de espaço aberto, e também entra muita luz solar, recomenda-se comprar janelas e portas prontas. Sua instalação é realizada de acordo com uma determinada tecnologia, dependendo das formas e tamanhos selecionados dos elementos de construção.
Coberturas
O telhado é composto por várias camadas e, para criá-lo, serão necessários alguns materiais montados em vigas de madeira pré-instaladas:
- a primeira camada é uma película de barreira ao vapor;
- o segundo é isolamento;
- o terceiro é um filme impermeabilizante;
- quarta - placa OSB;
- tapete do quinto forro;
- sexta - ladrilhos flexíveis.
Acessórios interiores
O trabalho interno consiste no fato de que é necessário cobrir o telhado com um revestimento. Depois disso, instale bancos em todo o perímetro da salausando uma árvore densa e de alta qualidade.Faça as lacunas entre o chão e a base inferior do mirante. Para isso, é recomendável usar espuma de montagem. Decore o interior da churrasqueira com base em suas próprias preferências, mas seguindo o estilo escandinavo.
Instalação de churrasqueira, churrasqueira ou lareira
Tente comprar uma churrasqueira pronta, churrasco ou outro equipamento para a lareira. Eles são projetados de acordo com todas as regras de segurança contra incêndio. Além disso, há uma bancada e os elementos de fixação necessários.Recomenda-se instalar o pedestal inferior no centro do mirante acima do cotovelo do tubo de tração. A chaminé é descarregada através do elemento passante no telhado. O tubo superior é conectado a um sino de escape especial.
Decoração
Muitas vezes, os mandris finlandeses são decorados com flores em vasos ou trepadeiras.
Você também pode usar têxteis como decoração:
- cortinas de luz nas janelas criam detalhes em cores no interior;
- pesadas cortinas ou persianas são penduradas no lado ensolarado;
- numerosas almofadas nos bancos contribuem para a incorporação de conforto e decoração da casa;
- tapetes em tons suaves trarão um sotaque escandinavo ao ambiente.
É bem possível construir um caramanchão finlandês com suas próprias mãos. Nele você pode se divertir com os amigos. Alguns moradores de verão equipam as dependências de tal maneira que às vezes ficam sozinhos depois de ler um livro interessante. O principal - durante a instalação do mirante, observe as precauções de segurança e siga as instruções passo a passo.