A melhoria de uma casa de veraneio é um problema urgente para os proprietários de famílias grandes e pequenas. Afinal, quero organizar tudo da maneira mais racional e bonita possível. Você pode fazer isso usando métodos diferentes. Leia mais sobre como planejar o projeto da paisagem em um terreno de 5 acres, leia o material.
O que você precisa considerar ao planejar um terreno de 5 acres
Se você comprou uma área suburbana, o planejamento adicional dependerá do objetivo da aquisição. Pode se tornar:
- apenas uma casa de veraneio com canteiros e um local para armazenamento de equipamentos agrícolas;
- um jardim perto da casa de campo;
- conspiração com uma plantação de jardim em combinação com uma bela área de lazer;
- uma casa de campo completa com edifícios residenciais e agrícolas.
Normalmente, as preferências na organização do site são distribuídas da seguinte forma:
- 10-15 acres - Este é um projeto de uma casa completa, com um jardim e outros edifícios;
- 6-7 acres - É um pequeno jardim com uma cabana compacta;
- 5 e menos - Esta é uma horta.
Considere um terreno com um jardim e uma casa pequena. Afinal, expandir o jardim, se você não precisar de um edifício residencial, não será problema. E antes de tudo, nos voltamos para documentos regulatórios. Estes são o SNiP 30-02-97 sobre o planejamento e desenvolvimento de territórios de cabanas de verão e as Normas para projetar territórios com desenvolvimento de várias categorias.
Ambos os documentos descrevem os requisitos que devem ser observados ao colocar objetos no site:
- a cerca pode ser instalada a uma altura de 1,5 m de materiais de malha ou treliça;
- a distância dele a qualquer edifício deve ser de pelo menos 1 me preferencialmente de 1,5 a 2 m;
- deve haver pelo menos 6 m entre sua casa e um imóvel residencial em um terreno adjacente;
- entre uma pedra e um edifício de madeira - pelo menos 8 m;
- entre o anexo e a faixa de rodagem - pelo menos 5 m;
- a distância entre as árvores do seu jardim e a casa é de pelo menos 5 m;
- entre duas árvores - 2-4 m.
Importante! A distância entre edifícios na maioria dos documentos regulamentares é de natureza consultiva, o que significa que o proprietário pode decidir por si mesmo onde as estruturas serão localizadas.
Que estilo de paisagismo escolher para uma pequena área
Todos os estilos de paisagismo são divididos em 2 grandes grupos. Estes são estilos nos quais uma pessoa:
- se esforça para se encaixar na natureza circundante;
- contrasta com a natureza.
O primeiro grupo é chamado paisagem ou irregular. Caracterizam-se pela assimetria no espaço, coroas naturais de arbustos e árvores, linhas sinuosas, lagoas semelhantes às naturais, uso de materiais naturais na construção e decoração. Entre eles estão os estilos inglês, chinês, japonês, rústico e florestal.
O segundo grupo é chamado de irregular. Caracterizam-se por ordem e simetria, arbustos aparados, topiaria, canteiros da forma correta, lagoas de cerâmica e mosaicos dos reservatórios, numerosas estátuas nos parques, canteiros de flores geometricamente regulares espetaculares, com padrões. Este grupo inclui estilos francês, mediterrâneo e árabe.
Cada estilo tem suas próprias características especiais, materiais utilizados no design, cores e texturas. Na tabela abaixo, você encontrará as principais características de alguns deles:
Estilo | Cor / Material | Elementos decorativos | Paleta de plantas |
Ásia |
| produtos de bambu, bonsai, pagodes | Bordo japonês, cedro, azálea, musgo, magnólia, sakura, zimbro |
Inglês |
| artigos decorativos tecidos de casca ou palha, móveis de madeira ou metal para jardim, vasos de pedra para jardim, estátuas | teixo, hortênsia, delfínio, rosas de jardim, buxo |
País de origem |
| móveis de madeira, cadeiras de vime, artesanato feito de galhos, um poço no quintal, casas de pássaros e taças para pássaros no jardim | hortênsia, lilás, spirea, azálea, glicínias, ervas ornamentais |
Montanha |
| jardins de pedra, alvenaria, vasos de flores de pedra, itens decorativos no jardim | prímula, cedro, clematis, ervas, flores da montanha |
Rural |
| móveis de madeira, cadeiras de vime, decoração de jardim em madeira | hortênsia, lírio, spirea, azálea, glicínias |
Mediterrâneo |
| vasos de terracota, estátuas, colunas, fontes de pedra na parede, móveis forjados | figueira, cipreste, citros, lavanda, azeitona |
Francês |
| balaustradas de pedra, arbustos de topiaria, móveis encaracolados de metal com cores claras, tigelas de fontes de pedra ou cimento, potes de vidro | alium lilás com inflorescências esféricas, arbustos de buxo, lavanda francesa, peras, clematis, rosas |
Espanhol |
| Grandes fontes espanholas, lanternas forjadas com vidro, vasos de cerâmica | romãs, laranjas, limões, laranjas, agave, urze, buganvílias |
Importante! A lista de elementos básicos será a mesma em estilos diferentes. Apenas os modos de realização são diferentes, as cores e texturas utilizadas.
Zoneamento do site
A área suburbana, como a casa, consistirá em zonas separadas. Mesmo que não sejam distinguidos por nada, você certamente determinará com precisão a localização de uma área residencial, jardim ou área de recreação.
Se nos voltarmos para os documentos regulatórios mencionados acima, então o seguinte grupo de zonas é distinguido:
- residencial, que inclui todos os edifícios em que as pessoas vivem;
- jardim jardim;
- herdade - este é o setor ao qual pertence a parte principal dos edifícios do pátio - instalações para guardar animais, uma casa de banhos, uma garagem e outros;
- recreacional - combina todos os lugares onde você relaxa - um playground, piscina, área de relaxamento, mirante.
Recomenda-se espaço separado para as zonas principais.. Por exemplo, para uma zona residencial e edifícios domésticos - 10-15% cada. Isso não significa que você não pode alocar mais. Os designers simplesmente acreditam que o espaço deve ser usado com eficiência na vertical e na horizontal. E se a casa precisar ser construída maior, então com dois andares ocupará a mesma área no local, mas terá um tamanho diferente.
Para facilitar a divisão do site em zonas separadas, faça um plano. Tente chegar à escala exata dos edifícios, árvores e formas de relevo reais no local. Em seguida, anote em uma folha separada tudo o que você gostaria de colocar. Defina prioridades e coloque essas áreas no plano em ordem de prioridade.
Assim como existem paredes em uma casa para separar um cômodo do outro, também deve haver elementos no site que permitam separar uma zona da outra. Você pode fazer isso com:
- coberturas;
- shopping
- diferenças na textura do revestimento; por exemplo, um gramado verde para uma área de lazer e um revestimento emborrachado para um playground.
Casa e outros anexos
A partir do momento em que as pessoas começaram a construir uma habitação - ela se tornou a parte principal da propriedade da casa e ao redor do pátio. Uma casa em um terreno de 5 acres é desejável para tornar compacta, quadrada ou retangular.
Foi construído em um local com solo estável e um nível de água subterrânea não superior a 1,5 m. Você pode mover os edifícios para o lado norte para colocar no jardim e na horta sul. Para o planejamento da qualidade, preste atenção à vista que será aberta a partir das janelas. Se esta é uma zona industrial, terreno baldio, outro território sem graça, seria bom cobri-lo com uma cerca de árvores coníferas e um jardim de flores na frente deles.
Você sabe Os jardins de Versalhes são considerados o melhor exemplo de estilo regular. Combina a simetria perfeita de linhas, fontes e estátuas espetaculares e belos canteiros de flores. O jardim é obra do designer francês Andre Lenotra, localizado em uma área de 900 hectares.
A zona econômica inclui: um galpão para guardar equipamentos agrícolas, uma garagem, uma oficina em casa. Recomenda-se que não sejam alocados mais de 15% do território. Mas você também precisa considerar que as passagens pavimentadas e a entrada de automóveis ocupam cerca de 25%. Portanto, para a distribuição exata da área, prepare um plano no qual todos os objetos necessários sejam plotados na escala exata.
Área de recreação
Além da área residencial e dos prédios da fazenda no local, é aconselhável fornecer uma área de lazer. Pode incluir:
- terraço;
- gazebo de jardim;
- um terreno de hotel com móveis de jardim e um dossel;
- parque infantil;
- um campo de esportes.
Terraço é uma extensão perto da casa. Ela está em um pequeno pódio para o qual os degraus levam. Sua área é de cerca de 30 m². e de fato faz parte da casa. Como regra, ele não tem paredes, mas uma cerca pode ser fornecida.
O mirante ou pavilhão é um elemento construtivo em muitos estilos - italiano, mediterrâneo, árabe, chinês, japonês. Pode ser construído em metal, madeira, pedra. O metal, especialmente o aço, é frequentemente usado para gazebos em locais públicos, mas geralmente não é adequado para construção no país por razões estéticas e práticas. Esse design é pesado, difícil de montar e suscetível à ferrugem. A madeira será uma boa escolha, pois pode suportar chuva ou neve e parecer mais elegante que o metal.
As pérgulas são ideais para relaxar com os amigos, uma noite romântica ao ar livre, como pano de fundo para um pátio com paisagismo perfeito ou mesmo como uma cerca para uma banheira de hidromassagem. Dependendo do tipo de caramanchão, pode ser complementado com bancos e mesas, vasos de flores.
As pérgulas são independentes ou fixadas na parede do edifício, para que você possa escolher entre várias variedades:
- Rotunda - Este é um grande mandril redondo. Geralmente consiste em um anel de colunas com um teto abobadado.
- Pagode - construção em estilo japonês. Trata-se de um grande edifício de madeira de forma retangular, com um telhado de várias camadas, curvado e apontado para o topo.
- Pavilhão - Este é um design simples, com um teto aberto ou teto decorativo leve. É geralmente de forma retangular.
- Pérgola - uma estrutura para apoiar trepadeiras com um teto de treliça. O foco dessa estrutura está nas videiras ou outras plantas trepadeiras que a cobrem. O teto pode ser aberto ou fechado, suportado por suportes simples e fortes para instalações de elevação.
Você sabe O melhor exemplo de um jardim romântico é o Marquessac Hanging Gardens. Estabelecidos no século XIX, eles consistem em muitas formas topiárias, separadas por shoppings sombreados, cascatas e pequenos mandris.
Todos os tipos de mandris resolvem perfeitamente uma questão de uma área de lazer. Proporcionam sombra, proporcionam acesso ao ar fresco e a oportunidade de apreciar os aromas do jardim e do canto dos pássaros. No gazebo pode ser definida uma mesa e cadeiras para os turistas.
Um parque infantil é um espaço projetado para jogos criativos e desenvolvimento de atividades físicas. Idealmente, deve incluir a presença de areia (caixa de areia) e água (fonte) como elementos da atividade criativa e a interação das crianças umas com as outras. Acredita-se que crianças e adolescentes tenham maior probabilidade de usar playgrounds próximos da natureza do que complexos especialmente construídos com escorregadores e balanços.
Você sabe Jardins incrivelmente bonitos podem ser criados não apenas por designers profissionais. Um jardim de quatro estações, criado em sua propriedade na Inglaterra por dois médicos, é formado por mais de 3.000 plantas que florescem de janeiro a dezembro de geadas.
Em um playground moderno pode acomodar:
- Carrossel - Este é um elemento clássico do quintal. Permite que as crianças pulem e aprimorem sua coordenação, dando impulso à rotação.
- Swing montado com um revestimento emborrachado no chão para suavizar o choque ao frear.
- Escada de corda horizontalsuspenso acima do solo, permite que você desenvolva destreza e realize o desejo da criança de subir em algum lugar.
- Anéis de retenção (semelhante à ginástica) permitem que você treine a força das mãos quando a criança puxa para cima.
- Banco giratório precisa de adultos que acompanhem o bebê no parquinho ou decidam cuidar das crianças.
- Slides - Este é um atributo invariável da área de recreação infantil. Agora eles são feitos de plástico, diferentemente dos antigos modelos de metal. Pode ser reto ou curvo. Eles estão incluídos nos complexos de jogos ou são instalados como um elemento separado.
- Área de escalada - Esta é a parte mais emocionante do complexo. Representa uma parede na qual são fixados triângulos interconectados, agarrados à qual a criança se ergue. Desenvolve perfeitamente os músculos das mãos, elevando as habilidades em uma estrutura vertical e é muito popular entre todas as crianças.
- Lane obstáculos do cânhamo de diferentes alturas na forma de uma linha ou em zigue-zague permitem treinar o aparelho vestibular e o movimento em um espaço limitado. Também podem ser dispostas lajes no local em uma determinada sequência, de modo que, para movê-las, era necessário saltar sobre um grande espaço.
- Grande um tronco de árvore pode se tornar uma espécie de tronco de ginástica se você o fixar acima do nível do solo.
Ao instalar qualquer playground - para crianças ou esportes, é importante garantir que seja seguro. Isso significa que as estruturas podem ser feitas de qualquer material, mas não devem quebrar, desintegrar-se, ser sujeitas a deformações ou trincas. A madeira deve ser tratada contra mofo, bolor e revestida com verniz ou tinta aprovada para uso em playgrounds. E o metal não deve ser aquecido. A textura e o revestimento devem permitir minimizar a possibilidade de beliscar os dedos ou a roupa.
Jardim e jardim
Ao decidir sobre a localização do jardim, é necessário considerar que a maioria das plantas adora o sol; portanto, é melhor colocá-lo no lado sul ou sudoeste. Algumas culturas não podem tolerar o vento frio - portanto, na direção de seu movimento, o jardim é cercado por uma parede de edifício ou árvores coníferas. As águas subterrâneas não devem estar a menos de 1,5 m da superfície.
Ao planejar seus desembarques, considere:
- zona climática;
- fertilidade da cultura;
- drenagem e acidez do solo;
- polinização cruzada - algumas plantas precisam de um companheiro polinizador;
- o tamanho das plantas adultas e a extensão do seu sistema radicular.
Se você acabou de comprar um lote, preste atenção a um parâmetro como a acidificação do solo. À medida que as plantas crescem e se desenvolvem, extraem nutrientes dela. Como resultado, torna-se ácido. Neste local, muitas ervas daninhas crescem bem, por exemplo, capim e cardos de trigo, mas árvores frutíferas.Portanto, antes de colocar o jardim, o solo deve ser limpo de ervas daninhas e desoxidado com a aplicação de cal. Isso levará cerca de um ano.
Importante! As culturas de frutas também não estão localizadas na parte inferior do site. Isso aumenta o risco de danos nos rins devido às geadas da primavera e do inverno, à medida que o ar frio se acumula nas terras baixas.
Todas as plantas de jardim precisam de luz solar intensa. Nesse caso, eles dão mais frutas e os vegetais são maiores e mais deliciosos. Um pré-requisito para isso é o amido, formado nos vegetais como resultado da fotossíntese. Se houver apenas uma área baixa para colocar o jardim, faça camas altas.
As principais etapas da criação de um jardim:
- determinar o local onde será localizado;
- camas de planta, sua largura recomendada é de 1,2 m;
- colocar faixas entre eles; a sua largura mínima é de 0,5 m;
- prever a criação de um poço de compostagem para o descarte de copas, folhas e outros resíduos orgânicos;
- montar um sistema de irrigação.
Canteiros e canteiros de flores
O número e a forma dos canteiros de flores dependem do estilo. Para os regulares, é uma forma geometricamente regular emoldurada por uma borda. Para os irregulares (paisagísticos), existem formas de arranjo de flores que se assemelham a plantações naturais.
Os principais tipos de canteiros de flores:
- mixborder - É um jardim de flores, no qual as flores formam um ciclo contínuo de março a geadas de outono;
- canteiro de flores - Este é um jardim de flores geometricamente regular, com uma moldura em torno da borda;
- fronteira - Esta é uma forma especial de jardim de flores, formado por flores plantadas ao longo do shopping;
- manchas de flores - São pequenos grupos de plantas com flores no jardim que imitam uma clareira na floresta.
Os canteiros de flores ficam bem em um gramado bem cuidado. Mas você precisa levar em conta o fato de que o gramado, cujo objetivo é apenas decorativo, será apropriado em um terreno grande. E em uma área de 5 acres, pode ser uma cobertura para um playground, uma área de recreação ou uma inclinação desagradável, que não pode ser útil.
O que plantar no local
Ao escolher plantas para plantar, você precisa se concentrar nas condições em que elas podem crescer. Antes de comprar, verifique os diretórios:
- solo preferido e seu nível de acidez;
- zona climática - descreve as temperaturas mínimas de inverno que uma cultura pode suportar;
- requisitos de iluminação.
Árvores e arbustos determinam coletivamente o tipo de jardim. Para navegar em toda a sua diversidade, eles são divididos em 2 grandes grupos - decíduos e coníferos. As folhas decíduas caem no outono e entram no período adormecido. Estas são árvores frutíferas e culturas de frutos silvestres. Para que o jardim não pareça muito monótono e retenha sua atratividade - eles são diluídos com árvores coníferas (abeto, pinheiro, arborvitae) e arbustos (zimbro, cipreste).
Importante! O jardim, como uma pessoa, passa por diferentes faixas etárias. É impossível dar uma nova aparência ao antigo jardim plantando algumas novas culturas. Você só pode adicionar elementos de decoração a ele para se conectar estilisticamente com o restante do site ou para limpar o território de plantas e plantar novas.
Se você está interessado no formulário, as culturas ficam assim:
- colunar - Thuja ocidental "Smaragd", zimbro chinês;
- cônico - abeto vermelho comum, abeto Konika, zimbro comum;
- piramidal - álamo, tília de folhas pequenas, cipreste Lavsan;
- rodada - bordo, castanha, lilás, teixo;
- chorando - bétula, salgueiro;
- almofada - Thunberg bérberis, bálsamo de abeto "Nana".
Como o período de floração da maioria das culturas florestais não excede algumas semanas, você pode plantar plantas com folhas decorativas no local. Assim, as coníferas podem ter não apenas a cor verde das agulhas, mas também dourado, azul ou prata. Alternações de duas cores de uma planta parecem especialmente interessantes. Por exemplo, uma cobertura de abetos verdes e prateados. O bordo japonês, o euonymus e a bérberis Thunberg também têm cores de folhas interessantes.
Outros elementos de design paisagístico
Além de edifícios e árvores, o projeto paisagístico do local é formado por caminhos e elementos decorativos. O jardim tem arcos, características da água, móveis de jardim.
Mas itens de decoração podem não ser apenas itens específicos. Entre as principais formas de decoração adicional:
- criação de padrões geometricamente em shoppings e no desenho de bordas de canteiros;
- originalidade - o jardim de flores pode ser plantado na forma de um riacho seco que flui de um jarro ou é colocado no tronco de uma árvore velha;
- na fronteira - para flores, seixos multicoloridos alinhados com um padrão podem servir como tal;
- decoração da parede do celeiro com vasos com flores anuais.
Faixas
A tarefa da pista é conectar diferentes partes da trama da melhor maneira possível. Para criar uma rede de faixas, você precisa pegar uma folha de papel e desenhar um plano de plotagem em uma escala. Marque nele as melhores rotas. Então vá ao site, caminhe ao longo deles, ajuste o plano.
Eles podem ser feitos de cascalho, tijolo, azulejo, mosaico ou outro material. Alguns deles não lhe custarão muito - um caminho bem trilhado na floresta ou no estilo chinês, cascalho ou seixo no minimalismo mediterrâneo, alpino, moderno. E outros são mais complexos:
- alvenaria projetada com uma tela ou padrão contínuo;
- telha cerâmica;
- mosaico.
Iluminação
Em qualquer local, é importante cuidar da cobertura do território. Primeiro, estamos falando da área de entrada e do shopping central que conecta o portão e a entrada da casa. Aqui, o nível de iluminação deve ser pelo menos 2 lux.
Os dispositivos de iluminação podem ser:
- estruturas em um longo suporte;
- modelos em uma perna pequena (cabeços);
- guirlandas;
- luzes embutidas;
- holofotes.
Você sabe Em meados do século, eles acreditavam na possibilidade de tratamento com pedras, ervas, flores e outros elementos. Na medicina moderna, também existe uma área semelhante responsável pelo tratamento da neurose, estresse e depressão, denominada terapia paisagística.
Luzes movidas a energia solar serão bastante interessantes. Eles acumulam a quantidade certa de energia durante o dia e, à noite, iluminam o seu jardim. No entanto, você não paga nada pela eletricidade. Ao planejar sua colocação, verifique se os equipamentos estão na área de acesso à luz solar.
A montagem de luzes solares é muito fácil:
- As estruturas de apoio são lançadas no chão. Você precisa ter certeza de que todos estão na mesma altura.
- As lâmpadas de iluminação são montadas na superfície dos postes. Existem modelos em que o elemento de iluminação é removível e aqueles em que forma uma única unidade com a perna.
- A maioria das luzes precisa de 8 horas para carregar e gerar boa iluminação durante a noite.
Decoração
A decoração do jardim torna o site atraente. Os portões que encontram o visitante na entrada do território criam um certo humor. As luzes pendentes ou os bancos de jardim cuidadosamente localizados não apenas falam sobre os gostos e preferências dos proprietários, mas também devem criar um clima positivo e ajudar a manter a atividade social. O segredo é não exagerar na decoração.
As regras básicas de decoração:
- Um jardim mobiliado não deve parecer muito cheio de objetos. Bastante 1-3 itens.
- Crie unidade repetindo as mesmas texturas, composições de cores, elementos em diferentes locais do site.
- Não use mais de três cores, materiais ou texturas na decoração, para não criar a impressão de aleatoriedade e desordem.
- Tente manter a paisagem misteriosa. Então, seguindo o caminho, o visitante deve ver um novo canto do jardim, uma escultura interessante ou outro objeto. O design não precisa ser previsível ou chato.
Você sabe Belos jardins podem criar e paisagistas russos. Um desses — Jardim em Etretat, criado em 2017 por Alexander Grivko. Aqui você pode admirar tramas interessantes formadas por esculturas surreais cercadas por topiárias.
Exemplos de pátio
Uma seção retangular ou quadrada é sempre melhor dividida em retângulos ou quadrados proporcionais. Se for irregular, a paisagem ajudará na quebra. Mas como você coloca os objetos depende das necessidades, prioridades e estilo escolhido.
Se considerarmos o design estilístico no exemplo de uma cerca, então:
- no estilo chinês, está ausente, mas pode haver portões para o jardim que personificam o caminho para algo novo;
- no estilo inglês de uma propriedade nobre, uma cerca também pode estar ausente;
- no estilo chalé (também em inglês) - será apresentado na forma de uma cerca de madeira branca de um metro de altura, cercada por canteiros de flores;
- no estilo mediterrâneo - é uma estrutura de pedra, sempre complementada por trepadeiras.
Você não pode dizer quão bem sucedido esse ou aquele design é. Mas cada um deles tem seus próprios fãs, então todos os estilos e opções de design são populares à sua maneira.
A melhoria de um site suburbano de chalés de verão trará muitas emoções positivas, se você abordar sua implementação de maneira organizada. Não é necessário definir tarefas difíceis, mas é imperativo realizar imediatamente uma análise minuciosa das vantagens e desvantagens da propriedade da sua casa, bem como o que exatamente você deseja ver nela.