A varanda ou terraço coberto é um elemento arquitetônico popular de uma casa de verão ou prédio de apartamentos. Combina praticidade (além da entrada, onde você pode deixar sapatos sujos) e conveniência. Na varanda, você pode passar o tempo, como em um aconchegante mirante, desfrutando do ar fresco e sem ter medo da chuva ou da luz do sol. Existem muitas opções para decoração de interiores no sótão, algumas das quais serão discutidas mais adiante.
Como embainhar uma varanda dentro
Existem muitas opções para revestir o sótão ou um terraço coberto sem aquecimento. Você pode escolher um material específico com base em preferências pessoais, finanças e praticidade. Primeiro, você deve considerar o tipo de varanda - aberta ou fechada.
Aberto
O alpendre aberto é uma estrutura leve, com uma cobertura. Essa estrutura pode ser localizada diretamente no chão, em uma base de faixa de luz ou em pilares feitos de tijolos (ou concreto a granel). Além disso, um aterro de areia e cascalho pode ser suficiente para essa estrutura.
Muitas vezes, existem estruturas de capital erguidas sobre uma base comum com a casa. Se a estrutura for construída ordenadamente, com tijolos novos ou bons velhos, com juntas ou madeira de alta qualidade, não é necessário finalizar a extensão (basta abrir a árvore com impregnação ou verniz).
Importante! Antes de revestir o terraço com madeira, todos os elementos devem ser tratados com uma impregnação que proteja a árvore. Você pode usar composições como Tikkurila Eko Wood, Luxens, Pinotex Ultra, etc.
Em outros casos, ao escolher um material para revestimento, deve-se guiar pelas mesmas regras que ao decorar paredes externas da estrutura. Ou seja, o revestimento deve suportar fatores ambientais agressivos (chuva, neve, vento) e ter um exterior agradável.
Os seguintes materiais são mais comuns para revestimento de interiores:
- Árvore. Um material de decoração popular usado em diferentes formas: trilho, tábuas com bordas e ranhuras, molduras moldadas, revestimento. A última variedade é usada com mais frequência do que outras (hoje no mercado existe uma grande variedade de formas dessa madeira). Você pode usar uma prancha regular lixada nos dois lados. Com essa madeira, você pode preencher o espaço entre os racks de suporte, sob os trilhos, fazer as paredes na forma de uma cerca, uma superfície sólida ou grade. Da mesma forma, você pode costurar as paredes da varanda aberta e não pensar mais em cobrir a estrutura do lado de fora.
- Tapume. Para revestir as varandas por dentro, não use apenas tapume de metal - esse material é muito quente no verão e frio no inverno. Mas vinil, fibrocimento e outros painéis são usados para decoração externa e interna. Esse revestimento tem as seguintes vantagens: excelente aparência, longa vida útil, baixa manutenção.
- Policarbonato (celular ou monolítico). Uma ótima opção para cobrir a varanda, adequada para decoração decorativa e como principal material das paredes. Os painéis transparentes podem ser montados em molduras ou fixados diretamente a uma balaustrada de madeira.
Fechado
Uma estrutura fechada (com paredes, janelas, tetos revestidos) pode ser finalizada a partir do interior, de maneira a não diferir muito da estrutura de capital. Se houver aquecimento, por exemplo, aquecimento elétrico, em tal extensão, você poderá passar um tempo no inverno. Precipitação e vento não entram na varanda desse tipo, respectivamente, os requisitos de revestimento aqui são menos rigorosos.
Importante! As extremidades dos painéis de policarbonato celular devem ser fechadas com plugues de perfil em U antes da instalação. Caso contrário, a umidade e a sujeira entrarão nas folhas, o que se tornará um meio para o desenvolvimento de mofo e pequenas algas, o que fará com que o material pareça desarrumado.
Além do exposto, utilizado para trabalhos ao ar livre, vale a pena prestar atenção nos seguintes materiais:
- De plástico. Esse tipo de revestimento inclui qualquer painel sem costura ou revestimento de PVC. O material universal com uma longa vida útil, tolera perfeitamente a umidade, tem uma excelente aparência. Além disso, roedores e germes não gostam desse revestimento. O material é semelhante ao policarbonato celular, mas é opaco, mas você pode escolher muitas cores, texturas e padrões. A instalação é realizada como um revestimento de madeira - os painéis são instalados no caixote e conectados juntos usando uma trava de lingueta e ranhura. Devido ao baixo peso do material, à facilidade de lavagem e manutenção, os painéis de plástico são uma solução ideal para revestir o interior da varanda.
- Painéis de MDF. O material é feito de aparas de madeira prensadas sob alta pressão. As próprias matérias-primas são coladas usando lignina, um polímero de origem natural contido na madeira. Portanto, cola sintética não é usada para unir serragem. No entanto, para a compatibilidade ambiental desses painéis, você deve pagar com outras qualidades, neste caso, uma diminuição na resistência à umidade. Se você decidir revestir o terraço com painéis de MDF, certifique-se de selar cuidadosamente as extremidades deles, através dos quais a umidade penetra. Monte um revestimento semelhante aos painéis de madeira.
- Drywall. Para cobrir superfícies, incluindo uma varanda coberta, é utilizado um drywall à prova de umidade. Se a sala estiver equipada com aquecimento a chama aberta ou churrasqueira, use material resistente ao fogo. O drywall não é um material de revestimento, mas é uma excelente base para reboco, pintura, ladrilhos, etc.
- Placa OSB ou DSP. Um material maravilhoso que possui notável resistência à umidade. Trabalhar com isso é simples: as placas são montadas em uma estrutura feita de um perfil de metal ou uma viga de madeira.
As paredes, revestidas de tijolos, pedra selvagem ou imitação, ficam lindas nas varandas. Esses revestimentos também devem ser selecionados levando em consideração fatores de alta umidade e possíveis geadas, evitando o uso de materiais de gesso.
Opções de decks de bricolage
O revestimento interno do terraço coberto depende, em primeiro lugar, de como as paredes da casa são revestidas do lado de fora. É desejável que ambos os materiais, o principal e o revestimento da varanda, sejam combinados em tipo e cor. Por exemplo, o terraço de uma casa de campo construída com toras pode ser revestido com uma guarita de metal.
Importante! Tapume de vinil moderno foi feito pela primeira vez em 1957 por Crane de Ohio, Michigan. Hoje, esse material cobre mais de 2/3 de todas as casas particulares nos Estados Unidos.
É bastante lógico anexar um sótão à casa de tijolos com o mesmo material que não precisa ser revestido, e o chalé revestido de tapume será bem combinado com a mesma varanda.No entanto, esse princípio não é uma regra inabalável, mas um estereótipo baseado na experiência e nas tradições . Hoje, os designers oferecem muitas opções, à primeira vista, de materiais incompatíveis que parecem ótimos e são práticos.
Vídeo: decoração de interiores da varanda
Árvore
A madeira é um material universal, para a instalação da qual basta um conjunto mínimo de ferramentas, conhecimentos e habilidades. Se, em termos de qualidades de proteção, a madeira perde para alguns materiais sintéticos modernos, então, na aparência, é praticamente fora de competição. Afinal, os painéis de madeira de alta qualidade são um clássico imortal que pode trazer uma sensação de conforto e um toque de conforto a qualquer edifício.
Importante! Se você decidir cobrir as paredes com uma placa localizada na horizontal, ela deve ser colocada com ranhuras para baixo, para que a umidade não entre nelas.
Para cobrir o perímetro interno da varanda com madeira, você precisará dessas ferramentas e materiais:
- placa (forro, palafita, gume, corvina, etc.);
- madeira 40 × 40 mm;
- serra circular ou serra de vaivém;
- chave de fenda;
- parafusos autorroscantes;
- martelo e pregos;
- impregnação para madeira interna;
- kleimers;
- nível e prumo.
Forro ou madeira costumam ser usados para revestimento de interiores, embora materiais com superfície mais em relevo, como um palheiro, um americano que imita o revestimento com uma placa sobreposta, não pareçam pior.É possível embainhar um anexo por dentro com um revestimento de madeira natural mais barato, mas não menos espetacular . Para fazer isso, use uma tábua com arestas ou não cortadas ou uma corvina sem casca.O revestimento é montado com pregos ou parafusos autorroscantes diretamente nas paredes.. É melhor fixar o revestimento em uma caixa pré-instalada de madeira de pinho 40 × 40 mm. Diretamente no caixote, as peças são instaladas usando kleimers - prendedores especiais que seguram firmemente os painéis pelas ranhuras e os fixam com segurança. Os elementos de madeira devem ser revestidos com uma composição que proteja contra pragas e umidade.
Policarbonato
Uma ótima solução para decorar uma varanda aberta ou fechada. A popularidade do material é explicada por sua despretensão em sair, um preço bastante acessível, baixo peso e facilidade de instalação. Além disso, esses painéis têm uma qualidade notável - oferecem uma vista panorâmica. Essa propriedade cria um efeito único de presença: chegando sob proteção do vento e da chuva, você está em contato direto com o meio ambiente.
Existem dois tipos de policarbonato:
- Cell. Possui peso mínimo, vida útil longa e excelente transmissão de luz, o que a torna uma ótima opção para tetos de revestimento.
- Monolítico. Parece vidro de quartzo, mas notavelmente menos frágil. Graças a essas qualidades, é usado em construções verticais: portas, janelas, paredes.
Hoje, um grande número de policarbonato é produzido em várias tonalidades, o que possibilita escolher a cor individual da estrutura. É possível concluir o revestimento combinando folhas de várias cores, o que dará ao anexo uma aparência original única.
É bastante simples trabalhar com policarbonato, para isso basta ter tais ferramentas e materiais:
- folhas de policarbonato;
- faca de construção;
- chave de fenda;
- parafusos especiais com arruelas (para plástico);
- nível e prumo.
As peças de madeira nas quais os painéis de policarbonato serão montados são limpas e revestidas com impregnação. Em seguida, os painéis são cortados e os elementos da configuração desejada são cortados com uma faca. Se o material for usado apenas para o revestimento inferior, as folhas serão colocadas horizontalmente, mas se o revestimento for feito sobre toda a parede, elas serão instaladas em um plano vertical.As folhas são montadas em parafusos autoatarraxantes especialmente projetados para essa finalidade, com cabeça e arruelas de diâmetro maior. Além disso, para evitar danos ao material, são usadas almofadas de borracha.
Painéis de MDF
O material possui várias vantagens, entre as quais é necessário destacar uma largura de folha suficientemente grande, o que possibilita embainhar rapidamente a estrutura. Mas esses painéis têm uma desvantagem significativa - são pouco resistentes à alta umidade. E se você ainda optar por usar o MDF para revestimento, é melhor fazer isso para trabalhos internos em ambientes fechados ou abrir cuidadosamente as proteções com verniz de todos os lados.
Para embainhar o terraço com esses painéis, você precisará de:
- Painéis de MDF;
- madeira 40 × 40 mm;
- serra circular ou serra de vaivém;
- chave de fenda;
- parafusos autorroscantes;
- martelo e pregos;
- verniz (se necessário);
- kleimers;
- nível e prumo.
Os painéis são montados como um revestimento de madeira - em kleimers. Primeiro, uma caixa de madeira é presa às paredes da estrutura. Nele, usando os fixadores indicados, fixe diretamente o painel. Se houver necessidade, o pré-revestimento é tratado com verniz. As vantagens deste revestimento são óbvias, independentemente de sua varanda estar aberta ou fechada. Por exemplo, você pode dar à superfície qualquer sombra que corresponda à cor exterior da extensão ou da casa como um todo.
De plástico
Talvez a opção mais prática para decorar quartos sem aquecimento, não destinados à residência permanente. Este material é resistente a várias influências climáticas, não requer manutenção e é fácil de limpar. Além disso, os painéis de plástico pesam muito pouco e têm custo mais que moderado.
É fácil trabalhar com esse revestimento, e uma grande variedade de cores está disponível no mercado. A única desvantagem do material é sua fragilidade na estação fria. Em clima frio, o painel de PVC pode quebrar devido ao estresse mecânico leve.
Se você decidir fazer o revestimento da extensão usando este revestimento, prepare os seguintes materiais e ferramentas:
- painéis de plástico;
- perfil ou barra de alumínio 40 × 40 mm;
- suspensões para um perfil metálico;
- cortador, moedor, serra de vaivém, serra ou faca de plástico;
- chave de fenda;
- parafusos autorroscantes (inclusive para PVC - 4,2 × 16 mm);
- grampeador de construção;
- nível e prumo;
- calor e impermeabilização (se usado).
Se você embainhar uma varanda coberta, faz sentido isolá-la usando impermeabilização (filme, película, etc.) e proteção contra o calor (poliestireno, lã mineral, etc.). Primeiro, uma caixa de madeira de madeira ou perfil de alumínio é presa às paredes. Se você decidir isolar a estrutura, folhas de isolamento e impermeabilização serão colocadas entre os elementos da caixa.
Os painéis de PVC são presos a uma viga de madeira com um grampeador, fixando os grampos na borda larga dos painéis de plástico. As blindagens são parafusadas no perfil de alumínio com parafusos autoatarraxantes especiais - 4,2 × 16 mm. Parafusos autorroscantes semelhantes também podem ser usados para madeira, mas nessa situação, o uso de um grampeador é mais fácil e rápido.
Tapume
Este revestimento é um excelente material de revestimento que tem uma aparência bonita. O tapume de qualquer tipo é adequado para revestimento interno. No entanto, deve-se ter em mente que o revestimento de metal sem isolamento térmico causará altas temperaturas na varanda no verão.
Para embainhar a superfície com este revestimento, você deve preparar os seguintes materiais e ferramentas:
- tapume;
- perfil ou barra de alumínio 40 × 40 mm;
- suspensões para um perfil metálico;
- moedor ou serra circular;
- tesoura;
- chave de fenda;
- parafusos autorroscantes;
- nível e prumo;
- calor e impermeabilização (se usado).
Monte o tapume de maneira semelhante ao plástico, em uma caixa de madeira ou perfil de alumínio. A opção mais econômica para revestimento é uma chapa com perfil metálico. Este material pode ser considerado um análogo do revestimento de metal na maioria dos aspectos.
Você sabe Inicialmente, o revestimento, que apareceu nos EUA no século 19, foi chamado de tecnologia de revestimento de paredes com placas. Eles foram colocados de tal maneira que uma fileira de tábuas pendia levemente sobre a outra por baixo, contribuindo assim para o pingar das gotas de água.
Materiais de cimento
Para finalizar a extensão, construída com cimento (blocos de espuma ou de concreto, tijolos, etc.), é melhor levar materiais com composição próxima. Às vezes, os proprietários ficam alarmados com o alto custo de tais acabamentos, mas isso pode ser feito independentemente, em casa. Para fazer isso, basta estocar corantes de cimento, areia e anilina, com os quais você pode dar qualquer cor ao produto.
Para fazer o revestimento (telhas, pedras artificiais, etc.) e embainhar a varanda, você precisará de:
- cimento;
- areia;
- corante anilina (se necessário);
- Moldes para refluxo;
- Cola de PVA;
- malha de reforço;
- broca com bico misturador;
- baldes;
- espátula;
- espátula;
- nível e prumo.
O processo de fabricação de ladrilhos é o seguinte:
- 3 partes de cimento são combinadas com uma parte de areia, cola e água são adicionadas (se necessário, um corante), tudo é completamente misturado com uma broca.
- A composição é preenchida em formas, a malha de reforço é colocada por cima e deixada para secar.
- Após a secagem completa, o ladrilho pode ser usado para o acabamento. Para a colocação vertical de ladrilhos, é utilizada argamassa de grau pelo menos M-300 (1 parte de cimento, 4 - areia). Além disso, o cimento deve ser fresco, porque perde suas qualidades durante o armazenamento e, se puder ser usado para o trabalho no chão, os elementos da parede não sustentarão bem esse material. Além disso, cola PVA (para uma boa fixação) e cal hidratada (melhor elasticidade e menor absorção de umidade) são às vezes adicionadas à solução.
Utilizado para a colocação de elementos verticais e misturas secas prontas, como Ceresit CM 11, Optirok (Vetonit), Atlas, Sopro, Unis e outros.
Características da escolha do piso
Não há menos ou mais opções para cobrir o chão da varanda do que o revestimento da parede.
Importante! Coma falsidade de trabalhar com ladrilhos reside no seu corte, especialmente para formas não padronizadas. Essa operação é realizada usando um cortador de azulejos.
Este elemento é muito importante e deve atender aos seguintes critérios básicos:
- resistência a influências ambientais;
- pode ser facilmente limpo e lavado (no terraço, o chão fica sujo mais rápido e mais forte do que em casa);
- sensações táteis agradáveis;
- qualidades de calor e impermeabilização.
Entre os materiais mais populares correspondentes às qualidades listadas, pode-se distinguir o seguinte:
- telha;
- placa do terraço;
- linóleo;
- revestimento de borracha;
- concreto.
A telha não pode ser chamada de escolha mais barata e fácil, mas certamente a mais prática.
Possui as seguintes propriedades:
- bem resiste a influências mecânicas;
- é fácil de lavar;
- Você pode escolher uma opção da massa de variedades de formas, cores, padrões e texturas.
Antes de colocar os ladrilhos, você deve nivelar a superfície e preencher a mesa. Caso contrário, você não poderá nivelar o piso. Eles colocam esse revestimento em uma cola especial aplicada à superfície traseira. Coloque o bloco em relação um ao outro, verificando o nível. Cruzes de plástico são colocadas entre os cantos para fixar o tamanho das costuras. As costuras são substituídas por uma composição especial que adiciona aparência decorativa.
Placa do terraço - madeira especialmente processada, é também um deck, composto por 3 camadas. O fundo tem ranhuras de ventilação especiais, o meio é composto por cavidades que expandem a madeira e uma superfície lisa.
- As vantagens de usar essa placa são as seguintes:
- instalação fácil que não requer habilidades e equipamentos especiais;
- longo prazo de operação;
- alta capacidade de calor;
- Uma grande variedade de texturas e cores.
No mercado existe uma placa de terraço revestida com impregnação ou verniz. Se você planeja colocar a prancha no terraço ao ar livre, é melhor comprar exatamente esse revestimento. Na mesa, é montada uma estrutura a partir de retalhos de madeira, perpendiculares à direção das tábuas do terraço empilhadas.A distância entre as defasagens vizinhas é de 40 a 60 cm. O espaço entre eles é preenchido com impermeabilização (película, argila expandida etc.). As placas são montadas diretamente nos logs usando parafusos autorroscantes.
- Apesar da aparente falta de representatividade, ele tem muitas vantagens:
- ao colocar a peça inteira não passa água;
- fácil de lavar e limpar, absolutamente sem medo de sujeira;
- colocar um revestimento desse tipo é fácil, provavelmente essa é a opção mais simples que não requer qualificações;
- baixo custo;
- uma enorme variedade de cores e padrões, incluindo uma variedade de tipos de madeira, azulejo ou pedra.
O linóleo é uma opção de orçamento para cobertura. Antes de colocar o linóleo, você precisa fazer uma mesa uniforme. Um pedaço de linóleo cortado e recortado é colocado em uma superfície nivelada (várias partes podem ser, mas uma é melhor) e fixado com um rodapé parafusado nas paredes.Se você ainda precisar fazer um revestimento de peças de material, há uma tira especialmente projetada para prendê-las. Protege o revestimento contra flexão e penetração de umidade.
- Esse revestimento tem as seguintes vantagens:
- resistência ao estresse mecânico;
- resistência à umidade;
- durabilidade
- tolera mudanças de temperatura bem.
O revestimento de borracha é feito de borracha vulcanizada na forma de ladrilhos ou peça única. Usando borracha, você pode criar um revestimento de piso de qualquer modelo com os mais altos indicadores de resistência ao impacto e resistência ao desgaste. Antes de trabalhar com ladrilhos de borracha, você deve alinhar a superfície sobre a qual os blocos estão assentados, conectando-os. As bordas do revestimento são reforçadas com um rodapé.
Importante! O piso coberto de linóleo pode ser isolado com revestimento de PVC. Este material tem um preço moderado, além de suavizar algumas rugosidade da mesa.
Para fixação no chão, os ladrilhos são colocados em cola de polímero. O revestimento do rolo é semelhante ao linóleo, apenas possui uma largura menor. As tiras são colocadas em uma mesa, as costuras são soldadas usando um ferro de solda especialmente projetado ou um secador de cabelo equipado com um bico fino. Você pode colar as juntas com cola de polímero.O concreto é o revestimento mais simples e ao mesmo tempo pesado. Para fazer esse piso, basta preencher uma base monolítica ou colocar lajes de concreto no piso.
- Vantagens de um piso de concreto:
- resistência ao impacto;
- não passa umidade;
- absolutamente independente das flutuações de temperatura;
- não precisa de cuidados.
Depois de derramar concreto ou colocar a laje, o piso precisa ser polido. Eles fazem isso com uma máquina de polir e abrasivos de diamante e começam a polir com uma fita de granulação grossa, passando gradualmente a abrasivos menores. Os valores de grão são expressos em sua quantidade por 1 cm, por exemplo, fitas nº 40, 80, 320. Consequentemente, quanto menor o número da marcação, maior o grão da fita. Eles polem o chão até obter um brilho uniforme.
Como embainhar o teto
Para a decoração do teto, você pode usar vários tipos de madeira, policarbonato, tapume (exceto pesados). Uma excelente opção para o teto no anexo é a superfície de vime.
Podem ser utilizados os seguintes materiais:
- Forro. O uso desse revestimento para o teto não difere do revestimento de superfícies verticais. Além disso, a combinação deste material no teto e na parede criará uma imagem de design completa. Para adicionar um pouco de entusiasmo, o revestimento do teto pode ser colocado, por exemplo, na diagonal e nas paredes - horizontal ou verticalmente. Para uso no teto, é utilizada uma placa com espessura de até 0,7 cm, devido ao seu peso mais leve.
- De plástico. Os painéis de PVC são ideais para cobrir o teto devido ao peso leve do material, sua versatilidade, facilidade de instalação e a capacidade de nivelar os tetos, sem complicações e despesas. Monte esses painéis da mesma maneira que nas paredes.
- Policarbonato. Além de todas as vantagens descritas anteriormente, o seu uso como revestimento de teto tem outra vantagem - transparência. Você pode escolher o material de qualquer cor, transmitindo parcialmente a luz solar. Nesse caso, haverá sombras claras no terraço, enquanto houver luz suficiente para um passatempo confortável.
- Revestimento de vime. Essa superfície trará um toque de estilo country para o interior. A varanda, cujo teto é feito de maneira similar, será semelhante a um aconchegante bangalô campestre. Esse teto é feito de compensado fino (3-4 mm) ou folheado. Para fazer isso, a folha é espalhada em tiras (5-15 cm) e são entrelaçadas. As bordas desse tapete são batidas em uma fita transversal do mesmo material. O revestimento em si é montado em vigas de madeira transversais usando pregos de ardósia.
Hoje no mercado existe uma grande variedade de materiais para enfrentar o perímetro interno da varanda. Há um grande número de revestimentos para pisos e tetos. Os materiais são apresentados na faixa de preço mais ampla: opções de orçamento e prêmio.
Vídeo: costuramos o teto da varanda com painéis de plástico
Ao mesmo tempo, o baixo preço do material não significa que ele tenha características de desempenho ruins. Devido à grande variedade a um preço razoável, você pode revestir qualitativamente a varanda.