O gramado é parte integrante do paisagismo, usado no projeto paisagístico. Para combiná-lo harmoniosamente com pequenas formas arquitetônicas, fachadas de edifícios e canteiros de flores, você precisa fazer muito esforço. Primeiro de tudo, você precisa escolher o tipo de corte de grama e fornecer a ele os cuidados adequados.
O que é um gramado em paisagismo
O termo vem do francês "gazon", que literalmente significa grama ou grama. Por trás da definição, encontra-se um pedaço de terra criado artificialmente semeado com plantas herbáceas que são aparadas regularmente.
O gramado é usado como uma composição independente e em combinação com várias plantações decorativas, pequenas formas arquitetônicas ou móveis de paisagismo. É usado em diferentes zonas climáticas e latitudes, incluindo as do norte. Mas cada cinturão é caracterizado por certos tipos de plantas herbáceas que podem suportar temperatura, umidade e uma certa quantidade de chuva, mantendo a máxima atratividade.
Tipos de gramado para paisagismo
Hoje, o projeto paisagístico utiliza uma grande variedade de tipos de gramados. Cada um deles tem suas próprias características e é usado para seus próprios fins. Eles podem ter formas muito diferentes - redondas, quadradas, arbitrárias. Eles são complementados por elementos do projeto paisagístico, como colinas alpinas, terraços, bastidores, topiaria, labirintos e muito mais.
Você sabe Até os governantes da antiga Pérsia, Grécia, Roma e China decoravam os espaços do palácio com coberturas de grama. Foi a partir desse período que começou a história do surgimento de um território bem preparado, coberto por vários tipos de grama de baixo crescimento.
Térreo
Também é chamado inglês. Sua peculiaridade reside no fato de que somente a grama da mais alta qualidade e as melhores variedades são usadas para a formação. Graças a isso, é possível obter uma cor uniforme por um longo período de tempo - do início da primavera ao outono.
A área coberta de grama do solo requer manutenção cuidadosa e não pode ser pisada, pois perde a aparência decorativa.
Mourisco
Para formar esse tipo de gramado, é necessária uma paisagem., perto do natural. É dominado não apenas por ervas, mas também por flores silvestres, como calêndula, orégano, trevo doce, genciana, elecampane, linho, papoula, confrei, trevo, miosótis e outros. Dependendo de quantas espécies crescem no local, o gramado dos mouros pode ser liso ou multicolorido. Os cuidados neste caso são simplificados, pois o corte é feito uma vez, após o florescimento completo das plantas.
Natural
Opção ideal para decorar o jardim ao redor da casa ou chalé. Nesse caso, são utilizadas variedades de ervas resistentes ao pisoteio. Forme cortando com frequência, enquanto cuidados adicionais não são necessários.
Paisagismo
Este tipo é resistente a qualquer estresse mecânico e pouco exigente ao nível da iluminação. PosaNesse caso, a planta permite a inclusão de plantas como bluegrass, pente, festuca, azevém ou grama de trigo. Para tornar o gramado bonito, você precisa escolher as plantas certas que corresponderão às condições climáticas de uma região específica.
Especial
Esse gramado está localizado em condições adversas e hostis - por exemplo, perto de um posto de gasolina, ao longo de uma rodovia, próximo a linhas ferroviárias e muito mais. Por regra, tem uma função prática - fortalece as encostas, protegendo-as de deslizamentos de terra e lixiviação. O design neste caso é feito para fechar áreas que não podem ser cuidadas regularmente.
Esportes
Pelo nome, podemos ver que estamos falando de uma área de competição coberta de grama homogênea. Nesse caso, a grama deve ser especialmente densa e elástica. As plantas são cereais selecionados; o principal critério é a resistência ao pisoteio, pois é esse gramado que foi projetado para ser percorrido ou percorrido.
Como fazer um gramado em paisagismo
Antes de começar a implementar um gramado paisagístico em sua área, é necessário considerar os pontos principais:
- Determine o tipo de plantas que atenderão às necessidades.
- Escolha o melhor lugar.
- Leve em conta as condições no local selecionado e escolha a variedade apropriada de flores para grama ou prado. Leve em consideração que a flor não deve ser grande, mas crie um tapete de pequenas inflorescências.
- Prepare o solo e semeie de acordo com as regras.
Além disso, cada item é tratado sequencialmente.Também deve ser levado em consideração que, durante quase todo o período de desenvolvimento dos gramados e do paisagismo, a grama foi combinada com outras plantas que foram plantadas no centro do gramado ou nas bordas, enquadrando o verde "mar".
Preparação da ferramenta
A principal ferramenta de gramado usada com mais freqüência para criar os gramados mais bonitos e bem cuidados:
- Alisamento ou engomar - aplique quando for necessário rolar com precisão um gramado enrolado e fechar costuras.
- Bússola permite cortar curvas diferentes ao criar formas complexas de cobertura do gramado.
- Diferentes tipos de facasque são mais frequentemente utilizados pelos profissionais para conveniência e conclusão rápida do trabalho.
- Bem e claro cortadores de gramaque permitem manter uma certa altura de plantas herbáceas.
Preparação do solo
É importante que o solo onde o gramado é plantado ou semeado esteja preparado.
Para fazer isso, você precisa:
- limpe-o de vários detritos;
- arranque todos os tocos e remova as plantações de possíveis arbustos.
A grama ou as plantas pequenas são removidas com uma pá. Os profissionais usam máquinas especiais e, se houver muitas ervas daninhas, a área é tratada com herbicidas. Após essas manipulações, a superfície é nivelada. Observe que esta etapa é realizada em clima ensolarado e seco. A inclinação pode ser removida, mas pode ser deixada - tudo depende da ideia final.
Por favor, note que se a água atrasar o território, é necessário organizar a drenagem. Para isso, é realizada uma base de três camadas - grandes pedras abaixo têm até 15 cm de altura, no meio 15 cm de areia ou cascalho com uma pequena fração, no topo há uma camada de solo fértil de 15 a 20 cm.
Você sabe O criador do cortador de grama é considerado o inglês Edwin Beard Bading. Foi ele quem em 1830 recebeu uma patente para o desenvolvimento de um dispositivo para cortar grama.
Se o solo é pobre, é necessário introduzir fertilizantes de húmus e fósforo nitrogenado; potássio, magnésio e zinco também são adicionados. Se a composição do solo é difícil de controlar, é melhor usar fertilizantes complexos, que devem ser soltos - grandes e médios torrões quebram. Depois disso, eles comprimem o solo para eliminar os vazios.
Semeando e crescendo grama
Para a semeadura, é utilizado um ancinho, que solta a terra e forma pequenos sulcos. Em seguida, as sementes são dispersas uniformemente, manualmente ou com uma semeadora. É importante considerar que é necessário semear, pisando 8 cm além das bordas de todos os lados para eliminar manchas carecas nas bordas. Devem ser produzidas pelo menos 30 g de sementes por 1 m², caso contrário, a grama ficará escassa e as ervas daninhas sairão por baixo.Depois da semeadura, o gramado será regado a cada dois dias ou após 2 dias. Após 7 a 10 dias, os primeiros tiros aparecerão.
Rolar gramado
Nesse caso, as plantas são cultivadas em colchões soltos retangulares feitos de plantas ou fibras artificiais. Quando tudo estiver pronto, eles podem ser enrolados, o que é extremamente conveniente para o transporte e a organização do local.O trabalho preliminar é semelhante ao realizado antes da semeadura. Em seguida, o gramado enrolado é espalhado por uma área fixa. Sele as bordas para que elas se ajustem intensamente à superfície da terra. Após o layout, ele deve ser regado.
Como cuidar do gramado
Se o solo estiver bem preparado e fertilizado, e as plantas forem plantadas adequadamente, o gramado não requer nada além de rega periódica - além disso, é necessário usar principalmente aspersores pequenos para isso. A forte pressão da água pode formar falhas no patamar.
Importante! Todas as espécies, exceto os mouros, passam por cortes de cabelo regulares para formar um belo tapete verde. Embora seja permitido cortá-lo não completamente, mas cortar apenas faixas de largura arbitrária - é assim que um gramado e um caminho de grama são formados.
Usando essas recomendações, é fácil obter um gramado bonito e atraente em seu site. Servirá como um elemento independente do projeto da paisagem ou será um ótimo complemento para o plantio de outros tipos de flores ou estruturas de pedra na forma de uma colina alpina.