Uma das raças de gado mais populares anteriormente é Krasnogorbatovskaya. Essas vacas são quase universais porque são pouco exigentes e têm bom desempenho. No entanto, apesar disso, eles ainda perdem sua popularidade todos os dias. Qual é a razão disso, por que os Krasnogorbatovskiy burenki são atraentes e quais as condições de detenção de que precisam, você aprenderá com o artigo.
Descrição da raça
Esta raça se originou na Rússia quando, no século 19, várias vacas tirolesas foram importadas da Suíça, que tiveram problemas com a aclimatação e se acostumando à comida em um novo local.
Observando as características positivas dos burenoks suíços, os criadores russos os cruzaram com uma raça Great Russian e, como resultado, receberam bezerros fortes, saudáveis e adaptados às condições de vida russas. A raça foi oficialmente registrada em 1926 na região de Nizhny Novgorod, de onde começou a se espalhar posteriormente. As vacas Krasnogorbatovskiy são notáveis por seu corpo poderoso e cores brilhantes, e também possuem as seguintes características de aparência:Você sabe A palavra "vermelho" no nome da raça indica um naipe, que deve ser inteiramente em tons de cereja, e "Gorbatovskaya" - no distrito de Gorbatov, onde a raça foi criada.
chifres | comprimento médio, tem uma característica - as extremidades são pintadas em cor escura. |
a cabeça | pequeno |
pescoço | largura, comprimento médio |
nariz | top rosa |
peito | largo, 180–185 cm |
corpo | construção proporcional |
músculos | desenvolvimento muscular |
esqueleto | forte |
membros | reta, baixa |
terno | cores vermelhas e brilhantes têm touros. Pontos no úbere, cauda e barriga são permitidos. |
altura na cernelha | 120-130 cm |
cauda | longo |
bunda | ligeiramente elevado |
úbere | os lobos são desenvolvidos igualmente, têm uma forma cônica, os mamilos são reunidos |
Prós e contras
Vantagens de vacas da raça Krasnogorbatovskaya:
- Prós
- excelente saúde animal;
- boa adaptabilidade fisiológica;
- imunidade alta e estável, que protege os indivíduos de doenças comuns das vacas - brucelose, tuberculose, leucemia;
- despretensiosidade ao sair e às condições de detenção;
- não tem medo do tempo gelado;
- alta produtividade, que persiste em uma região de habitat frio;
- ganhar peso rapidamente;
- com uma diminuição na qualidade e quantidade de alimento, eles podem reter sua massa;
- produzir carne e laticínios de alta qualidade;
- as vacas são de tamanho bastante compacto e podem ser mantidas em quartos pequenos;
- pastoreio livre;
- Não exija comida cara.
- Contras
- a estrutura especial do úbere de uma vaca, o que impossibilita a ordenha mecânica - na era dos modernos equipamentos técnicos das fazendas, as ordenhas tornam-se inúteis e pouco competitivas, de modo que o número dessa raça está diminuindo rapidamente;
- flacidez nas costas e sacro caído;
- membros de sabre;
- fraco desenvolvimento da porção média do úbere (raramente).
Importante! O número de animais dessa espécie diminuiu acentuadamente até o momento e atinge cerca de 1% de todo o gado na Rússia.
Manutenção e cuidados
As vacas com chifres vermelhos devem seguir algumas regras:
- realizar limpeza regular dos animais, no verão, realizar o procedimento de banho;
- monitorar a limpeza do úbere em vacas e realizar lavagem sistemática antes e antes da produção de leite;
- monitorar a condição dos cascos, aparando em tempo hábil;
- observar a rotina diária e o regime alimentar;
- criar condições ideais para o gado.
O Krasnogorbatovskie burenki é despretensioso em manutenção e não requer condições de cuidados especiais, o que é uma de suas vantagens. Eles têm a capacidade de tolerar extremos de temperatura e se sentem normais tanto em invernos rigorosos e frios no interior da Rússia quanto em dias quentes de verão.
Você sabe O leite da raça Krasnogorbatovskaya é muito popular entre os produtores de queijo duro. Também é usado para a fabricação de sorvetes e sorvetes de alta qualidade.
Área para caminhadas de verão
Antes de começar a pastar o animal em uma plataforma de caminhada no verão, o controle veterinário deve ser realizado para excluir possíveis doenças. A transição para o pasto deve ser suave, para que o sistema digestivo do animal possa se adaptar gradualmente a novos alimentos. Durante a caminhada, as vacas devem ser mantidas sob controle, certificando-se de que não se reúnem em um só lugar.
Para uma estadia confortável do animal no verão ao ar livre e para evitar superaquecimento, é recomendável criar uma plataforma de caminhada que permita passear, evitando o sol escaldante. Para esses fins, é coberto com um dossel, que cria uma sombra.
Liquidação de um celeiro
Os requisitos para o estábulo para manter as vacas Red Horned não são únicos; Antes de tudo, é necessário proteger o animal dos efeitos do tempo. O estábulo deve ser de tamanho médio, porque as vacas desta raça não têm grandes dimensões. De acordo com os regulamentos, as instalações devem ter pelo menos 6 m² por adulto e 10 m² por vaca com bezerro.
Ao mesmo tempo, a altura do estábulo deve ser de pelo menos 2,5 m. Tais parâmetros garantirão uma estadia confortável para a vaca, pois ela pode se deitar e andar um pouco, se houver desejo ou necessidade. A barraca deve ser isolada, apesar do fato de que esses burenki toleram bem o frio. Manter-se em uma sala quente aumenta sua produtividade.
No celeiro, é necessário equipar o suprimento de água, necessário tanto para os procedimentos de higiene dos animais quanto para a limpeza das instalações. Vale ressaltar a importância do equipamento de escoamento para resíduos de gado, o que ajudará a manter a cama limpa no estábulo.
Os alimentadores devem ser dispostos de maneira que seja conveniente para o animal comer alimentos sem acumular ou empurrar o alimentador com outras pessoas. A solução ideal é a forma do trapézio invertido, pois permite reduzir a perda de alimentação, reduzindo o derramamento. Este alimentador é conveniente e fácil de limpar. Ele deve estar localizado a uma altura de 7 cm do chão.As dimensões do alimentador podem ter 30 cm de comprimento por 40 cm de largura, expandindo-se para o topo, onde a largura é de 60 cm e o comprimento é de 75 cm no corredor. É melhor fazer um alimentador a partir de uma árvore, tendo processado o material previamente para que o animal não se machuque com possíveis lascas.
Os bebedouros devem ser posicionados de forma que não fiquem perto do alimentador - para que a água não se misture com o alimento. A solução moderna são as bacias de beber automáticas, nas quais é necessário substituir regularmente a água.
O piso do celeiro pode ser composto por:
- palha;
- areia;
- serragem;
- turfa;
- estrume seco.
Ele deve permanecer seco, quente e limpo o tempo todo - portanto, é necessário um monitoramento cuidadoso para evitar a multiplicação de vários microorganismos que caem na superfície do piso com restos de comida e fezes. Para simplificar o processo de limpeza e o controle de limpeza, recentemente começou a usar tapetes inorgânicos de animais artificiais, cuja produção de borracha e polímeros é usada.
Condições de detenção
Apesar da capacidade das vacas de Krasnogorbatovsk tolerarem mudanças de temperatura, o regime médio de temperatura recomendado para sua vida produtiva é de 15 a 18 ° C, e no inverno o termômetro no estábulo não deve ser inferior a 10 ° C. Como as vacas desta raça são populares em regiões onde o clima gelado costuma ser no inverno, o aquecimento do celeiro é uma condição necessária para a manutenção.
O celeiro deve ter boa iluminação, o que:
- afeta positivamente o estado de saúde do animal;
- permite diagnosticar mal-estar do gado em um estágio inicial;
- promove a limpeza de alta qualidade da sala.
Limpeza de berços
Colocar a ordem no celeiro é um procedimento muito importante e integral, que deve ser realizado regularmente. Vaca Krasnogorbatovskaya não gosta de maus cheiros. Portanto, é necessário:
- verifique se os alimentos não estragam no alimentador, remova os resíduos;
- controlar a pureza e frescura da água no bebedor;
- barracas limpas removendo alimentos e resíduos. Este procedimento deve ser realizado duas vezes por dia antes da ordenha;
- desinfete a sala.
Importante! Vacas da raça Krasnogorbatovsk são muito sensíveis à violação do regime diário. Para o conforto e tranquilidade do animal, a limpeza, o banho e a alimentação devem ser realizados ao mesmo tempo, observando a sequência de procedimentos.
Preparação para ordenha
A característica fisiológica das vacas é a impossibilidade de ordenha mecânica, o que implica apenas ordenha manual. A preparação para esse processo consiste nas seguintes etapas:
- limpar o estábulo das vacas;
- higiene do úbere, lavagem com água morna, secagem com uma toalha limpa;
- amarrar a cauda ao membro posterior para não interferir na ordenha e não contaminar o leite;
- preparação de pratos, que é melhor envolvida com gaze, atuando como um filtro;
- higiene das mãos antes da ordenha, na presença de rachaduras e feridas, luvas devem ser usadas;
- massagem do úbere, que melhora a circulação sanguínea e a formação de leite. Cada metade do úbere é massageada separadamente. Ela é amassada da base até os mamilos e depois na direção oposta.
Ração de alimentação
Vacas krasnogorbatovskoy nutrição produzidas de acordo com a dieta de raças de carne de gado. A dieta deve ser observada claramente e consiste em três refeições por dia. É impossível alimentar um animal antes da ordenha. Quatro vezes ao dia alimentam as novilhas após o parto.
O feed deve ser:
- boa qualidade, não deve conter alimentos estragados;
- quente, pelo menos 10 ° C, caso contrário, deve ser aquecido antes de alimentar os animais.
- alimento concentrado;
- grosso - são administrados 2-3 vezes ao dia, dividindo proporcionalmente a norma diária;
- grãos que são dados pela manhã; no inverno, são servidos, combinados com as raízes;
- alimentação suculenta pela manhã;
- culturas de raízes que devem ser lavadas e descascadas.
Cada alimentação começa com concentrado e termina com volumoso. No intervalo, dê ração e cereais suculentos. Depois de alimentos suculentos, como regra, o animal é oferecido a beber água. No verão, é melhor observar a alimentação das pastagens.
A imunidade à vaca deve ser mantida usando:
- óleo de peixe;
- Trivit
- Prelak.
Vídeo: Dietas de alimentação de vaca
Passeio de verão no pasto
A mudança da dieta do verão para o inverno deve ser gradual, com uma substituição parcial de volumosos e cereais por suculentos, caso contrário, poderá ocorrer um distúrbio digestivo. No verão, as vacas suprem totalmente suas necessidades com capim e não requerem nutrição adicional, mas precisam fornecer acesso gratuito à água. Pode ser um corpo de água próximo ou uma tigela para beber.
As vacas não devem estar sob o sol escaldante - portanto, precisam de uma área de caminhada com teto ou acesso ao estábulo, onde possam se esconder em dias especialmente quentes. Vale ressaltar que o pasto deve estar seco, sem sujeira, o que pode afetar adversamente a saúde dos cascos das vacas.
Você sabe No inverno, as vacas desta raça cultivam cabelos mais longos que o verão, o que facilita a tolerância ao frio.
Da variedade de cobertura de grama do pasto e área de caminhada dependem:
- quantidade de leite;
- a qualidade do leite, o seu teor de gordura e as características do paladar;
- taxa de ganho de peso corporal.
Diferenças na alimentação de inverno
A dieta de inverno não é diferente do verão - é necessário observar estabilidade para o conforto dos animais.
No entanto, a dieta muda um pouco, o volumoso começa a prevalecer nela:
- palha;
- feno
- silo;
- misturas de alimentos.
No período frio, eles compõem 2/3 da dieta.
Agua
É necessário regar as vacas após cada alimentação - portanto, pelo menos 3 vezes ao dia. Se for uma refeição da manhã ou da tarde, a água é oferecida ao boerjack após a alimentação suculenta. Sua temperatura não deve cair abaixo de 10 ° C.
A vaca Krasnogorbatovskaya mostra muitas qualidades positivas, no entanto, em condições modernas, ela não é competitiva e lucrativa para a criação em grandes fazendas, pois só pode ser ordenhada manualmente. Pequenas fazendas privadas estão envolvidas em sua criação, obtendo produtos de alta qualidade.