Nos cuidados com as videiras, a poda é um destaque. Ao contrário de outras plantas de jardim, cortadas 1 a 2 vezes por ano, as uvas passam por esse procedimento várias vezes. Todo produtor iniciante deve saber que, além do outono e da primavera, a poda do verão também é importante. Este artigo ajudará você a entender por que você precisa cortar as uvas no verão, quando e como fazê-lo.
Por que podar uvas no verão
As operações de poda de uva no verão são chamadas de verde, pois visam brotos jovens, ainda não lignificados, folhas verdes, inflorescências e escovas. Estas operações carregam uma carga preventiva, fortalecem a videira e contribuem para o amadurecimento de bagas de qualidade. Nos países e regiões do sul, os procedimentos ecológicos perdem sua importância, pois as condições climáticas são muito favoráveis para o amadurecimento de uma colheita abundante. Mas na zona central da Rússia é quase impossível obter uma colheita de qualidade sem poda de verão.
Objetivos alcançados pela poda verde:
- o equilíbrio entre os cílios frutíferos e estéreis - se houver muitos galhos "vazios", eles receberão as reservas de plantas necessárias para a formação dos frutos, e a presença de brotos frutíferos produzirá uma colheita de bagas pequenas e sem gosto;
- amadurecimento de grandes cachos com bagas grandes, suculentas e doces;
- nutrientes e umidade das raízes mais rapidamente e em quantidades maiores atingem brotos com inflorescências, de modo que as bagas se formam e amadurecem mais rapidamente;
- o arbusto inteiro é bem ventilado e recebe luz solar suficiente;
- cílios limpos e não muito grossos são mais fáceis de cuidar e colher;
- fortalecimento e cura da videira - torna-se mais resistente a geadas e doenças.
Quando podar uvas no verão
A realização de operações verdes está intimamente ligada aos estágios de desenvolvimento da videira: vegetação, floração, formação de ovários, amadurecimento de frutos, colheita. Eles também dependem da região e das condições climáticas.
Importante! Quer cunhe ou não menta e clareira, o viticultor decide. Estes procedimentos não são relevantes para todas as variedades de uvas e nem em todas as regiões..
Os seguintes períodos são característicos da banda do meio:
- pode - início de junho, antes do início da floração - rompendo brotos jovens e beliscando brotos frutíferos;
- julho, após a floração - beliscar;
- agosto, durante o amadurecimento de bagas - perseguição e esclarecimento.
Padrão de corte
Uma característica da poda de verão é que todos os processos são executados sem nenhuma ferramenta. De fato, a poda é chamada de rompimento ou broto verde, folhas e inflorescências com as mãos. No entanto, embora nem uma faca nem uma tesoura de poda sejam usadas, cada estágio deve ser executado corretamente, de acordo com um determinado esquema.Esquema de poda de uvas no verão
Remoção de enteados
Imediatamente após as inflorescências florescerem, você pode planejar beliscar, ou seja, interromper enteados ou processos laterais que crescem das axilas das folhas. Se isso não for feito, o arbusto ficará muito coberto, sombreado e doloroso, e as bagas ficarão azedas e sem gosto. A escoragem impedirá isso. Para executar o procedimento, basta colocar o polegar em um galho fino e ele se quebra facilmente.
Não há necessidade de interromper o enteado na própria base, caso contrário, em alguns dias uma nova fuga aparecerá deste lugar. É suficiente beliscar a parte superior do broto em 1,5 a 2 cm. Este procedimento pode ser repetido semanalmente.
Beliscar
Beliscar é a remoção do ponto de crescimento da parte aérea para impedir seu crescimento. O objetivo deste procedimento é estimular a formação e o amadurecimento de frutas. É realizada de maneira muito simples: com os dois dedos, os topos dos cílios são arrancados em cerca de 2-3 cm, graças a isso, os nutrientes enviados anteriormente aos pontos de crescimento superiores são redirecionados para as inflorescências. Sem essa etapa, as flores são subnutridas e regadas. A compressão é especialmente importante para cultivares com cachos soltos. O procedimento dura cerca de 2 semanas e pode ser repetido.
Vídeo: beliscar brotos de uva
Perseguindo
No final do verão, é realizada a perseguição ou redução de brotos. O procedimento é semelhante ao beliscão, mas difere por não ser apenas a coroa removida, mas uma parte significativa da parte aérea (até 40 cm). Além disso, 13 a 15 folhas produtivas devem permanecer no chicote colhido. A perseguição é necessária para acelerar o amadurecimento dos cachos. É especialmente importante para cultivares vigorosas de crescimento tardio, cuja colheita sem esse estágio de poda simplesmente não terá tempo para amadurecer. Variedades fracas e precoces podem ficar sem ela.
Importante! A perseguição geralmente é feita manualmente. Mas você pode usar uma faca afiada ou tesouras de podar, que devem ser higienizadas antes do procedimento.
Remoção de folhagem
Quando os cachos são formados, as bagas já são derramadas, mas ainda não maduras, são realizadas clarificações ou remoção das folhas. Esse procedimento faz sentido para variedades de folhagem espessada. É mais relevante para a faixa do meio, onde os frutos podem não ter tempo para amadurecer do que para a região sul.Objetivos da operação:
- aliviar os aglomerados para que recebam mais luz do sol e amadureçam mais rapidamente;
- melhor ventilação de todas as partes do mato;
- prevenção de infecções, por exemplo, podridão cinzenta.
Para atingir esses objetivos, você pode escolher com segurança de 5 a 10 folhas em cada sessão.
Você sabe De acordo com o relatório bíblico, Jesus Cristo chamou a si mesmo a videira e seus discípulos chamaram os ramos. Ele disse que galhos que não dão bons frutos serão podados.
Quais folhas devem ser arrancadas:
- cachos de sol;
- velho e amarelado;
- crescendo no fundo da videira.
Dicas úteis
As operações verdes de verão são podas condicionais, pois são executadas sem ferramentas. Ao mesmo tempo, a videira recebe uma carga muito leve.No entanto, para não prejudicar, mas para fortalecer o mato, é necessário considerar vários pontos importantes:
- Todas as etapas do corte devem ser realizadas no devido tempo, caso contrário, elas perdem o significado e não serão úteis.
- Qualquer que seja o método de poda realizado - interrompendo brotos ou podando por tesouras de podar, pode enfraquecer a imunidade da videira. Portanto, após o procedimento, é desejável tratar a planta com um agente fungicida para a prevenção de doenças. Se forem observados vestígios de podridão cinza, o arbusto deve ser pulverizado com uma solução de permanganato de potássio e cachos com uma solução de bicarbonato de sódio.
- O regime de rega, fertilização e capina não difere do habitual.
- Após um furacão ou granizo, você precisa remover todos os brotos danificados. Se o dano for significativo, pode ser necessário aparar todos os ramos primários na base.
Para obter uvas deliciosas, a videira precisa ser bem cuidada, pontual e devidamente podada. Ouvindo os conselhos de viticultores experientes, até os iniciantes podem lidar com essa tarefa.