Groselhas saborosas e saudáveis enfrentam facilmente o frio e o calor, a seca e a umidade. Mas com toda a sua despretensão, infelizmente, ainda é suscetível à infecção por pragas e doenças. Na maioria das vezes, o indicador visual da saúde do arbusto é as lâminas das folhas; se a coroa estiver verde com folhas uniformes, a colheita não estará em perigo; no entanto, se as folhas estiverem visivelmente deformadas, secas e torcidas, é urgente descobrir as razões para não perder a massa verde, o que afetará negativamente o futuro. a colheita.
Por que as groselhas são folhas enroladas, razões
No período de maturação completa dos arbustos, no meio do verão, os jardineiros podem esperar um momento desagradável: aparecem repentinamente retorcidos entre folhas saudáveis, enquanto o mesmo verde é verde. Um grande número de insetos se alimenta do suco de madeira de groselha e bagas, e sua atenção é atraída apenas pelas folhas jovens mais delicadas e suculentas; neste momento, insetos nocivos os infectam, larvas de pragas se depositam no interior da folha torcida e, quando implantadas, você pode determinar qual inseto está lá.
Além disso, além da infecção, uma das muitas pragas, a causa da torção pode ser uma doença viral ou fúngica. É importante estabelecer a causa da torção de maneira oportuna e correta; caso contrário, a folhagem começará a secar rapidamente e perderá metade de sua massa verde, o que desacelerará significativamente seu desenvolvimento e reduzirá significativamente o rendimento. O tempo de ocorrência da lesão também ajuda a identificar a doença.
Você pode identificar o problema inspecionando minuciosamente a planta, prestando atenção aos seguintes sintomas e nuances visualmente detectáveis:
- quantos anos as folhas torceram;
- a presença de uma pequena teia de aranha ou revestimento branco;
- de que cor são as manchas, se houver (por exemplo, manchas marrons indicam doença antracnose ou sferoteka, manchas alaranjadas são um sinal de ferrugem colunar);
- natureza dobrável: interna ou externa;
- se existem tubérculos ou crescimentos.
As doenças virais do mato não são tratáveis; portanto, é recomendável desenterrá-lo e destruí-lo completamente; caso contrário, o vírus continuará a espalhar a infecção.
Pragas
Um número de pragas de insetos pode infectar a folhagem de groselha. Para determinar o tipo de inseto, basta expandir o tubo da folha. Os principais são pulgões e vermes.
O pulgão se alimenta do suco doce da planta e vive no topo do mato com brotos jovens. Primeiro, as folhas danificadas tornam-se tuberosas a partir da massa de pulgões que se acumulam sob a folha, logo a folha muda de cor para amarelo ou vermelho, devido à sucção do suco. Os principais portadores desses insetos são formigas, pastam pulgões e se alimentam do suco doce que os pulgões carregam.Você sabe Anteriormente, as groselhas eram chamadas de “bagas do mosteiro” devido ao fato de serem cultivadas em quase todos os mosteiros e eram amplamente usadas pelos monges para fins medicinais.
Se novos brotos jovens aparecerem nas proximidades, as formigas rapidamente transferem colônias de pulgões para lá. Portanto, é necessário lutar não apenas com pulgões, mas também necessariamente com formigas. O pulgão deixa a groselha no verão em julho, mas retorna no outono.
Folheto - uma pequena borboleta de dois centímetros de cor marrom, asas com um padrão escuro, dobrada nas costas. Mas o dano não é causado por uma borboleta, mas por larvas amarelas, que depositam em grandes quantidades em uma folha por um mês.
As lagartas emergem das larvas e causam danos na forma de morder a folha, após o que são torcidas em uma folha para o inverno, produzindo uma teia de aranha ao redor delas e se alimentando do suco da folha. No outono, a folha cai e após o inverno na primavera, a lagarta se reproduz e uma borboleta aparece novamente e o ciclo se repete.
Doenças que torcem as folhas
A causa da torção, além dos danos causados pelos insetos, pode ser viral, doenças fúngicas. É importante prestar atenção aos sintomas novamente para iniciar o tratamento correto. Dois tipos de doença são a antracnose e oídio.
Os primeiros sinais de antracnose são pequenos pontos marrons na folha, que aumentam de diâmetro com o tempo e podem se fundir entre si, dos quais a folha já está completamente marrom, seca, escurece e espalha esses pontos de ilhota no tronco e nas bagas. Toda folhagem fica marrom e a coroa cai antes do tempo.
Desde antracnose é uma doença fúngica, é facilmente tolerada pelo vento, insetos e chuva; portanto, ao identificar os sintomas, é urgente tratar todo o jardim. No arbusto afetado, a resistência do inverno diminui e a próxima safra estará em risco. A alta umidade contribui para o rápido desenvolvimento desse fungo. Frequentemente encontrado em solos não-chernozêmicos.
Oídio desenvolve no início da primavera devido ao excesso de luz, nitrogênio no solo, falta de cálcio. Nos brotos superiores do mato, um inverno microscópico de fungos apicais, que retoma seu ciclo de vida no início da primavera. O cogumelo é anexado à folha e parasita. Cobre a planta com uma teia de placa, que posteriormente se torna pulverulenta e deforma folhas e brotos, retardando o crescimento de groselhas. As condições favoráveis para o fungo são o tempo chuvoso.
O que processar
Os pulgões são resistentes a produtos químicos durante o plantio de ovos, portanto devem ser tratados a cada 2 semanas, resultando na destruição de mais de 70% das larvas jovens que são mais prejudiciais às groselhas.
Você sabe As folhosas não gostam do cheiro de yarrow e camomila comum; portanto, para prevenção, você pode plantar essas plantas ao lado dos arbustos de groselha.
Para combater o folheto, são necessárias duas pulverizações - antes da dissolução da folhagem e um mês antes da colheita. O verme danifica apenas as folhas individuais e não é contagioso. Portanto, eles precisam ser coletados e queimados.
Para o tratamento da antracnose, é necessário usar o método de pulverização com líquido de Bordeaux no início da primavera. Um método para controlar o oídio pode ser considerado pulverizando com uma solução de uréia em uma concentração fraca. Também adequado é a pulverização com enxofre. A frequência do processamento deve ser de 10 dias.
Produtos químicos
Antes de usar um agente químico para o controle de pragas, você precisa entender que é muito tóxico e pensar se realmente há necessidade disso. Os produtos químicos têm uma eficiência muito alta, levando à morte completa devido a distúrbios fisiológicos. O processamento deve necessariamente ocorrer em duas etapas, a re-pulverização é realizada após 14 dias.
Remédios populares:
- Aktara - um amplo espectro de ação, pertence ao grupo de neonicotinóides. Eficaz contra pulgões.
- Apollo - afeta larvas e ovos, acaricida de contato, esteriliza adultos. Seguro para humanos.
- Actellik - contra insetos que roem folhas, ação de contato intestinal. Recomendado para processamento no início da primavera.
O processamento é necessário não apenas para os arbustos, mas também para as árvores mais próximas.
Aditivos biológicos
Menos tóxicos para a planta serão os aditivos biológicos, que geralmente são feitos de bactérias. Os aditivos biológicos aumentam a imunidade do solo do que os insetos.
Remédios mais populares:
- Agravertin - contra larvas, ação intestinal de contato.
- Fitoverm - contra lagartas que comem folhas, ação intestinal de contato.
- Actofit - uma ampla gama de ações, proteção contra pulgões, larvas e outras pragas.
Remédios populares
Existem muitos remédios populares preventivos e terapêuticos para a proteção de passas de Corinto. A cada duas semanas, é necessário executar o processamento pelos seguintes meios:
- solução de alho (100 g de alho em 10 litros de água, cepa);
- infusão de cebola (200 g de casca de cebola em 10 l de água, insista 10 dias);
- infusão de dente de leão (400 g de dente de leão por 10 litros de água morna, deixe por 2 horas);
- solução de absinto (1 kg de absinto por 10 l de água a ferver, frio);
- infusão de batata (pique o topo das batatas, adicione água, tensão).
Medidas preventivas
Para impedir o uso de métodos de tratamento químico, é necessário recorrer a ações preventivas. As dicas mais populares são:
- ao plantar mudas, é necessário observar a distância entre os arbustos a 3 m um do outro;
- freqüentemente afrouxe o solo e certifique-se de cobrir com cinzas;
- despeje troncos de primavera com água fervente ou vinagre;
- polvilhe com pó de tabaco e cinza de madeira;
- podada na primavera e no outono, sempre queime folhas e galhos velhos.
O pó e a pulverização devem ser realizados apenas em clima seco e calmo. A rega após o procedimento é necessária após 6 horas.
O tratamento oportuno ajudará a salvar o arbusto e as medidas preventivas oportunas tomadas - para evitar a recorrência da situação na próxima temporada.