As condições climáticas extremas novamente este ano determinaram a quantidade de colheitas e preços no mercado de batata.
Segundo Thomas Herkenrath, presidente da Associação Alemã de Comércio de Batata (DKHV), na 68ª Bolsa Internacional de Outono de Batata, realizada em 1º de outubro em Hamburgo, as mudanças climáticas foram sentidas pelos agricultores em seu trabalho diário.
Especialistas acreditam que a produção de batata este ano em 10,4 milhões de toneladas provavelmente seja 16,8% maior que a safra historicamente pequena em 2018, mas a média a longo prazo será menor em 1%.
Herkenrath observou que os produtores aumentaram a área de cultivo em 12,8% em comparação com os valores médios anuais.
Segundo ele, o cultivo de batata em 2019 novamente sofreu com o calor e a seca extremos. Apesar de não ter sido tão forte quanto no ano anterior, no entanto, o Comitê de Peritos espera um rendimento médio de apenas 37,7 toneladas / ha. em 2019, que é 5,8 toneladas ou 13% menor que a média por um longo período.
Segundo o presidente da DKHV, em 2019, a área sob batatas também se expandiu nos países europeus vizinhos. O rendimento médio é estimado em 44,7 toneladas / ha. e, portanto, estará aproximadamente 5% abaixo da média de cinco anos.
No entanto, em geral, é possível assumir um suprimento confiável de produtos processados, explicou Herkenrath.