Na segunda década de julho, no norte da Ucrânia, foram observadas condições agrometeorológicas desfavoráveis para o crescimento e desenvolvimento de culturas agrícolas tardias. O período de maturação das primeiras culturas ficou mais longo, o que dificultou a colheita. Isso é evidenciado pela revisão agrometeorológica do Ukrhydrometeocenter.
Vale ressaltar que durante a segunda quinzena de julho, as regiões central e sul do país sofreram com a falta de chuva.
Uma quantidade reduzida de umidade produtiva foi observada no solo. O número de áreas em que o umedecimento do solo com girassol e milho era claramente insuficiente estava crescendo.
Desde os primeiros dias do verão, a maior falta de chuva em relação à norma de 30-70% foi observada no território das regiões de Cherkasy, Poltava, Kharkov, Sumy, Chernihiv e Kharkov, onde a quantidade de chuvas de verão de 1 de junho a 20 de julho foi a menor últimos anos, informa o Ukrhydrometeocenter.
Os analistas esclarecem que, devido ao resfriamento periódico e à ausência de ventos prolongados, a influência da seca não se tornou irreversível.
Para obter informações, no distrito de Seredino-Budsky, na região de Sumy, os agricultores não podem começar a colher devido a um atraso no amadurecimento das culturas devido ao frio e à chuva.