Na maioria das vezes, quando perguntado sobre a diferença entre um coelho e uma lebre, você pode ouvir a resposta: "O coelho é um animal doméstico e a lebre é selvagem". Mas essa é a única diferença entre eles e é possível obter filhos comuns deles?
Qual é a diferença entre um coelho e um coelho
Mesmo externamente, entre eles você pode encontrar muitas diferenças. Sim, eles pertencem à mesma família Zaitsev, eles têm uma dieta semelhante. Mas em muitos outros pontos, ambos os animais têm muitas diferenças.
Você sabe As lebres não são roedores e podem comer carne.
Habitat
A primeira diferença é o habitat. As lebres, originárias do continente euro-asiático, espalharam-se gradualmente por todo o mundo. Eles não estão apenas na Austrália, onde coelhos selvagens que chegaram lá com os colonos ocupavam esse nicho, rapidamente se acostumaram e se multiplicaram em uma escala catastrófica, transformando-se em pragas de animais. Eles até construíram uma barreira especial.Eles se sentem bem no território dos dois continentes americanos. Na América do Norte, 50% de todos os coelhos da Terra vivem. Mas na Europa, na natureza, será extremamente raro encontrá-los - aqui o reino oblíquo.
Aparência
Externamente, distingui-los é bastante simples. Embora ambos os animais tenham orelhas longas, cauda curta e pernas traseiras longas, as diferenças entre eles são suficientes:
- coelhos menores;
- as lebres mudam a cor da pelagem, dependendo da estação;
- em coelhos, as orelhas são um pouco mais curtas e mais arredondadas;
- as pernas da lebre são adaptadas para saltos longos, portanto são mais fortes e mais longas;
- o corpo da lebre é mais magro, mais musculoso, magro.
Estilo de vida
Eles diferem em seu modo de vida. Coelhos são criaturas sedentárias. Eles cavam tocas e vivem lá em famílias numerosas, expandindo e melhorando suas “condições de vida”. Em caso de perigo, eles começam a fazer barulho e chiar, tentando avisar seus parentes. Eles tentam passar a maior parte do dia em um buraco e não se mostram mais uma vez.
As lebres, porém, são solitárias, não formam pares permanentes, convergem juntas apenas durante a estação de acasalamento. Não há abrigos permanentes - eles vagam. Se ele vê perigo - foge ou cava um abrigo para ficar de fora.Você sabe Apesar do amor à solidão, os oblíquos podem se comunicar com sua própria espécie enquanto batem nas patas.
Prole
Coelhos dão à luz durante todo o ano, a gravidez da fêmea dura cerca de um mês. Em uma prole traz até 16 coelhos. Os filhotes nascem indefesos, cegos, sem cabelos. Um coelho alimenta os recém-nascidos com seu leite 4 semanas após o nascimento. Após o que eles começam uma vida independente.A lebre carrega os filhotes duas vezes mais que 40 a 55 dias. Por um ano, ele pode dar quatro filhotes, que consistem em quatro lebres, que nascem totalmente formadas, avistadas, cobertas de lã, e depois de algumas horas a mãe deixa os filhotes - eles estão prontos para viver de forma independente e comer como adultos.
Importante! A fertilidade dos coelhos é explicada por um útero bifurcado - é capaz de suportar dois filhotes ao mesmo tempo.
É possível cruzar uma lebre com um coelho
Tentativas de criar filhotes comuns eram frequentemente feitas. Mas tudo terminou em fracasso. Existem diferenças entre eles, mesmo no nível genético - eles têm um número diferente de cromossomos. Os rastreamentos têm 22 cromossomos, enquanto os oblíquos têm 24 cromossomos. Talvez seja por isso que esses animais se recusam a viver nas proximidades e começam a brigar se estiverem juntos.
Apesar de algumas semelhanças e pertencer à mesma família, existem muitas diferenças entre coelhos e lebres - no estilo de vida, nos habitats e em relação à prole. As diferenças são tão significativas que nem são cruzadas.