Analistas do mercado russo concluíram que, em um futuro próximo, os consumidores domésticos devem se preparar para preços mais altos para trigo e pão. Os fatores que influenciaram o aumento do preço dos produtos de panificação e do trigo sarraceno estão enraizados na deficiência de grãos e nos preços mais altos dos fertilizantes.
Confira
Além disso, o custo dos fertilizantes, que alimentavam o trigo mourisco crescente eo restante do grão, aumentou significativamente, assim como o preço dos produtos fitofarmacêuticos. O aumento no preço de fertilizantes e herbicidas provocou um aumento no preço de trigo sarraceno e produtos de panificação feitos com trigo russo, centeio e outros cereais.
O aumento no preço do trigo também afetou o aumento no preço do pão, que aumentou 54% em 2018. O centeio ficou mais caro em 30%. E isso sem mencionar o fato de que o aumento das despesas com o pagamento de serviços habitacionais e comunitários e o aumento dos preços de aluguel de instalações e terrenos também não se refletiram da melhor maneira para o consumidor no custo do pão.
De acordo com especialistas em análise de mercado, a participação do lucro no preço de varejo dos fabricantes de pão branco a partir de farinha de 1ª e 2ª séries é de apenas 3,5%, que é o indicador mais baixo da indústria de alimentos.